Cidadeverde.com

Leituristas de água irão entregarão orientações para ajudar no combate à dengue

Parceria recém firmada entre a Águas de Teresina e a Fundação Municipal de Saúde (FMS) pretende ampliar a divulgação sobre as ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika. Leituristas da concessionária farão a entrega do informativo com orientações para evitar a proliferação do mosquito, especialmente nessa época de chuvas.

Segundo dados da FMS, somente este ano foram confirmados 273 casos de dengue; 38 de Chikungunya e um de zika em Teresina. As três doenças são infecciosas, de origem viral, transmitidas através da picada dos mosquitos contaminados.

Representantes da Fundação Municipal de Saúde proferiram uma palestra na semana passada para os colaboradores da Águas de Teresina, destacando o papel da concessionária nesse desafio coletivo. “A Águas de Teresina entende que esta é uma ação que carece ao máximo do envolvimento da sociedade e, portanto, se coloca à disposição para amplificar as informações. Somos uma empresa que trabalha com serviços essenciais à saúde e prezamos pela qualidade de vida. Combater o Aedes aegypit  é uma responsabilidade de todos”, avalia Pedro Alves, gerente de sustentabilidade da Águas de Teresina.

A concessionária também passará a incluir as orientações de combate e proliferação do mosquito por meio de seus programas socioeducativos Saúde Nota 10 e Sanear é Viver, ambos voltados ao público escolar, tanto alunos como profissionais da educação. 

De acordo com a FMS, o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2019, realizado entre os dias 25 de fevereiro e 1º março, mostra que houve aumento do número de criadouros do mosquito em 103 bairros da capital. Segundo as vistorias, a maioria dos focos do mosquito foram encontrados em armazenamentos de água para consumo humano, em depósitos a nível do solo (barril, tina, tonel, depósito de barro, tanque e cisterna), bem como em lixo passível de remoção, que são recipientes de plástico, garrafas, pneus e latas.

Os leituristas da Águas de Teresina farão a entrega do folder elaborado pela Fundação Municipal de Saúde junto com a fatura dos serviços de água e esgoto. Os colaboradores estão devidamente uniformizados e portando a identidade funcional da concessionária.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais