Cidadeverde.com

UFDPar define lista tríplice e caberá ao presidente Lula escolher próximo reitor

Foto: Reprodução / UFDPar

Por Roberto Araujo

A Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) definiu nesta quarta-feira (25) a lista tríplice com os nomes indicados para a reitoria da instituição entre 2024 e 2028. A lista foi formada em reunião do Conselho Universitário, que se baseou na consulta acadêmica, onde estudantes, professores e servidores participaram de votação. Assim como na votação geral, o conselho indicou o atual reitor pro-tempore (provisório) João Paulo Macedo em primeiro colocado.

Na reunião do Conselho Universitário desta quarta, dos 46 conselheiros presentes, 34 votaram em João Paulo Macedo, 11 votaram em Milka Meireles, que também foi a segunda colocada na votação à comunidade universitária, e um votou em Johnson Fernandes Nogueira, que não participou da consulta. Os nomes dos três irão compor a lista tríplice que será enviada ao Ministério da Educação (MEC).

Agora, caberá ao presidente Lula escolher quem será o dirigente da instituição. A legislação permite que o presidente escolha um dos três nomes apresentados na lista tríplice no processo de escolha de reitores de universidades federais. No entanto, em janeiro deste ano, em uma reunião com reitores, Lula garantiu que irá respeitar as votações das universidades e indicar o primeiro colocado das listas. A prática é diferente da adotada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que fez nomeações de segundos e terceiros colocados.

Foto: Reprodução


João Paulo Macedo e Vicente Borges venceram processo de consulta universitária para os cargos de reitor e vice-reitor

A UFDPar terá seu primeiro reitor escolhido por meio de processo à consulta universitária. Desde 2018, quando foi fundada por desmembramento da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a instituição é gerida por reitores pro-tempore, ou seja, provisórios. O primeiro nomeado foi Alex Marinho, que ficou no cargo entre dezembro de 2019 e janeiro de 2023. Ele foi sucedido por João Paulo Macedo, que está no cargo desde então.

A votação da comunidade aconteceu no dia 16 de outubro. João Paulo Macedo, teve 40,91% dos votos, enquanto Milka Meireles, teve 37,12% dos votos. O resultado levou em conta o cálculo em que o voto dos professores tem peso de 70%, e os dos estudantes e servidores técnicos, 15% cada segmento. Dos cinco mil eleitores aptos a votar, pouco mais de 2 mil participaram da votação.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais