Cidadeverde.com

Parnaíba: jovem vereador morre após bater carro em poste

Foto: Reprodução/Facebook 

O vereador da cidade Araioses (MA), Elson Nascimento Coutinho, 26 anos, morreu na madrugada desta terça-feira (20), em um acidente de carro na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí. 

Segundo informações do comandante da PM em Parnaíba, tenente coronel Antônio Pacífico, o vereador bateu “de forma violenta” seu Corolla em um poste. O acidente aconteceu por volta das 2h30. 

O vereador faleceu no local. 

Ainda não há informações sobre o que provocou o acidente. 

No Facebook, Elson se apresenta como presidente da Câmara de Vereadores de Araioses. Amigos e familiares lamentam nas redes sociais a morte do parlamentar. 

Izabella Pimentel
[email protected] 

Idosa passa mal e morre durante assalto em Parnaíba

Uma idosa identificada apenas como Nice, de 61 anos, morreu após passar mal ao ser vítima de assalto no litoral do Piauí. O assalto ocorreu no início da manhã dessa segunda-feira (19), no cruzamento da rua Joaquim Santos com rua Marechal Pires de Castro, no bairro de Fátima, em Parnaíba.

De acordo com as primeiras informações, a mulher não teria resistido ao impacto de ter dito abordada por dois homens armados de faca em uma motocicleta, sentou na calçada e começou a sentir fortes dores no peito, vindo a óbito ainda no local.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foi acionada, mas ao chegar no local a mulher já estava sem vida.

De acordo com outra vítima de assalto que também passava pela rua, afirmou que os suspeitos levaram a bolsa de dona Nice e disse que mulher não resistiu  a forte emoção de ter sido assaltada.

Os policiais militares estiveram no local e informaram que a mulher após ter sido assaltada, não se sentiu bem, sentou na calçada e começou a pedir socorro. Os peritos do Instituto de Criminalística foram acionados para realizar perícia médica e apontar a real causa da morte. O IML fez a remoção do corpo. A Polícia Civil vai investigar o caso.

Fonte: portaldiariodonorte

Capela de túmulo em cemitério é alvo de vandalismo e tem santo quebrado

  • TUMULO4.jpg arquivo pessoal
  • tumulo3.jpg arquivo pessoal
  • tumulo2.jpg arquivo pessoal
  • tumulo1.jpg arquivo pessoal
  • rumuloa.jpg arquivo pessoal
  • b70058f0-942b-4752-8371-44f303c6801f.jpg arquivo pessoal

"É um desrespeito com os mortos". Esse é o desabafo de um filho ao ver a capela em que seu pai está enterrado no Cemitério São Sebastião, na Rua Tabajara, em Parnaíba, com telhado, santos e jarros quebrados. 

O aposentado Eduardo da Cunha diz que a situação está sendo recorrente e vê a situação com tristeza. "Quebraram São Francisco, o santo que meu pai gostava. É triste isso, eu arrumei tudo, pintei, troquei as telhas, tinha uns jarrinhos de flores, tava tudo novinho, bonito. Vou dá um jeitinho de arrumar, mas nem tenho mais dinheiro. Agora é colocar só a vela porque não sei se vão tomar providências", comentou.

Eduardo relata que a capela em que seu cunhado está enterrado, no mesmo cemitério, também foi arrombada. Os dois casos ocorreram nesta semana. Ele registrou um boletim de ocorrência na quinta-feira (15). 

O Cidadeverde.com entrou em contato com o superintendente de articulação com as Forças de Segurança em Parnaíba, tenente Madislan Sousa.  

O superintendente informou que em Parnaíba existe uma ronda patrimonial que faz patrulhas diárias nos prédios públicos, incluindo os cemitérios municipais. Ele relata que dependentes químicos fazem furtos nos cemitérios e em outros locais, uma maneira de sustentar o vício. O nome de um suspeito foi repassado a polícia. 

"Nós temos tentando coibir essas práticas. Eles entram pulando os muros e portões. É uma questão que vai além da segurança pública, e extrapola, inclusive, a competência municipal. As ronda são feitas durante o dia e a noite nos cemitérios", disse o tenente. 

O Cidadeverde.com recebeu a informação que o cemitério São Sebastião só possui vigilante durante o dia, e que as ocorrências de arrombamento e furto ocorrem, principalmente, durante a noite.  Sobre isso, o tenente argumentou que "nesse cemitério tem vigilância; ocorre que, assim como em qualquer setor, sempre acontece alguma ocorrência que foge a normalidade, e essa foi uma", afirmou. 

A esposa de Eduardo lamentou a situação e ajuda o marido a, pelo menos, arrumar o telhado para que a água da chuva não entre no local. 

"Ele até já chorou por isso. Pegou o 13º pra arrumar a capelinha pro pai dele. Isso é coisa de vândalo. Eu coloquei uns jarrinhos, florzinhas, não tinha nada de caro não, a gente arruma que é pra deixar bonito porque é o pai dele, e eu também tinha gosto pelo meu sogro. Entraram só pra fazer essa maldade. É triste isso", desabafou Felicidade Costa.


Suspeitos pulam o murto para entrar no cemitério (imagem: reprodução/google maps)



 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Homem é encontrado morto na Lagoa do Portinho em Parnaíba

Um homem foi encontrado morto por volta das 14h00 desta terça-feira (13), no meio de um matagal na estrada de acesso à Lagoa do Portinho, no conjunto Simplício Dias da Silva, no município de Parnaíba.

A vitima foi identificada como Júlio Cesar da Silva Soares,  41 anos, e estava desaparecido desde o ultimo dia 7 de novembro. A família já havia registrado um B.O por conta de seu desaparecimento.

De acordo com informações, ele costumava ingerir bebida  alcoólica frequentemente e as vezes surtava em consequência disso. O corpo foi removido por uma equipe do IML de Parnaíba. A causa do óbito ainda será oficializada após trabalho pericial.

Unidades da Polícia Militar estiveram na cena da ocorrência.

Com informações portal do Catita

Acidente de moto deixa uma mulher morta em Parnaíba

Uma colisão na Avenida Armado Cajubá (antiga 3 de Maio) em Parnaíba deixou uma pessoa morta e outra gravemente ferida na tarde deste domingo (11).

Segundo informações de testemunhas, o motorista de um carro modelo Palio teria tentado fazer um retorno na via quando colheu a motocicleta que transitava no mesmo sentindo e tentava fazer a ultrapassagem.
 
Com o impacto da batida, o condutor da moto identificado como Welington Rodrigues dos Santos e sua namorada Ana Carolina Santos foram arremessados cerca de 10 metros.

Por conta do impacto, Ana Carolina não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. Welington sofreu ferimentos pelo corpo e duas fraturas na perna direita e foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para o Hospital Dirceu Arcoverde (HEDA). De acordo com testemunhas, somente Welington usava capacete no momento do acidente.

Ainda com relatos de testemunhas, ao perceber a gravidade do acidente, o motorista do carro evadiu-se do local após a colisão.

Por conta do acidente, o trânsito ficou complicado nos dois sentidos da Avenida.

Fonte:Blog do Pessoa | Jornal da Parnaíba

Polícia prende dupla que facilitou fuga de presos em Parnaíba

A Polícia Civil de Parnaíba prendeu Evaldo Costa Lima, de 29 anos e Fabiano Silva Souza, de 28 anos, acusados de facilitar a fuga de detentos da Penitenciária Mista de Parnaíba em Março. Entre os detentos fugitivos está Cândido de Sousa Araújo, responsável pelo assassinato do agente penitenciário José Silvino. 

Segundo o delegado titular da operação, Eduardo Aquino, a dupla ainda atentou contra a vida do policial que estava na guarita da penitenciária no momento da fuga.Foram apreendidos na operação meio tablete de cocaína e a quantia de R$ 1774, ocasião em que também foi autuado pelo crime do Art. 33 da Lei 11.343/06.

A Polícia Civil aproveita a oportunidade para reforçar a divulgação da ferramenta para a realização de denúncias anônimas (link acima), o que facilita sobremaneira as investigações e conclusões dos delitos investigados.

Rayldo Pereira
[email protected]

Parnaíba sediará evento voltado a projetos de pesca e aquicultura

(Fotos: ANPr/ Fotos Públicas)

O público do evento será composto por marisqueiras, pescadores, catadores de caranguejos, piscicultores, produtores rurais, professores, estudantes, representantes de órgãos públicos, pesquisadores, técnicos de empresas públicas e privadas, presidentes de associações, colônias de pescadores e fornecedores de insumos.

O VI Encontro é organizado pela Codevasf 7ª SR, e tem o apoio de instituições e órgãos federais, estaduais, municipais e fornecedores de insumos. Esse evento possibilita que o público beneficiado mostre por meio de apresentações e relatos, suas experiências diárias no desenvolvimento dos projetos da pesca de mariscos, do cultivo de peixes e da agricultura. 

Nesse sentido, ocorrerá uma troca de conhecimento, integração e interação entre os projetos, os órgãos públicos e os representantes dos insumos, possibilitando que os beneficiados conheçam mais sobre as atividades desenvolvidas no dia a dia de cada projeto/produtor e sua organização, além dos programas públicos, ações de apoio e as atualidades da cadeia produtiva.

O evento acontecerá no dia 28 de novembro, das 8h ás 17h, no auditório da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), em Parnaíba.

 

Com informações do Jornal da Parnaíba

Homem é preso após encher o tanque do veículo e fugir sem pagar

Na noite desta terça-feira (30), por volta das 22 horas, um homem identificado  como Marcelo Dell abasteceu um veiculo, Siena prata de placa OEC 9712, em um posto da Avenida São Sebastião, localizado  ao lado da Eletrobras em Parnaíba, e ao terminar de completar o tanque  arrancou e saiu em disparada sem pagar pelo serviço.

A Polícia Militar foi acionada e conseguiu prender o acusado e o levou até o frentista para reconhecimento de Marcelo e do veículo. Após o reconhecimento o caso foi encaminhado a Central de Flagrantes e Marcelo Dell foi autuado como estelionato. Na manhã desta quarta-feira ele será encaminhado para audiência de custódia e como é réu primário deverá ser solto para responder em liberdade.

O acusado seria cantor e trabalha na noite parnaibana sendo uma pessoa bastante conhecida. Ainda segundo informações ele é estudante da universitário. Ainda segundo o frentista esta é a segunda vez que o acusado teria praticado esta mesma ação na rede de postos Mais. A primeira vez foi em um outro posto próximo ao aeroporto da cidade.

Fonte: JornaldaParnaiba

Mulher é golpeada com facão e espancada por companheiro em Parnaíba

Uma jovem identificada apenas como Helena de 22 anos ficou ferida após ser golpeada com um facão pelo companheiro. O crime aconteceu por volta das 14h desta segunda-feira (29), na Rua Frei João Pedro, no bairro São Vicente de Paula em Parnaíba.

Helena teve o dedo mindinho quase decepado quando tentou se defender das agressões. A vítima foi socorrida para o HEDA e não corre risco de morte.

Até o fechamento da matéria o agressor não havia sido localizado pela polícia que continua fazendo diligências.

Fonte: Fala Piauí

TCU paralisa obras da Vila Olímpica de Parnaíba por irregularidades

O Tribunal de Contas da União (TCU) divulgou, nesta quarta-feira  (24), um relatório de fiscalização que aponta indícios de irregularidades graves na construção da Vila Olímpica do município de Parnaíba. Com isso, o tribunal recomendou a paralisação das obras, até que o problema encontrado seja solucionado.

Segundo o TCU, ao todo são 62 obras financiadas com recursos da União, sendo que a área técnica do TCU fez 77 auditorias.

A fiscalização concentrou-se em contratos que somam R$ 16,3 bilhões. Do total de obras encontradas com indícios de irregularidades graves, o tribunal recomendou a paralisação de 10, até que o problema encontrado seja solucionado.

Entre as principais irregularidades encontradas pelo TCU estão obras com projetos básicos e executivos deficientes, com sobrepreço ou superfaturamento, além de descumprimento de cronograma e restrição de competição.

Das obras que apresentaram indícios de irregularidade grave, oito já constavam do levantamento realizado pela corte no ano passado.

Paralisação
Segundo o relatório, deverão ser paralisadas as seguintes obras: Canal do Sertão (Alagoas), obra da transposição do Rio São Francisco, com o objetivo de levar água a 42 municípios de Alagoas; construção da Vila Olímpica em Parnaíba (Piauí) adequação da travessia urbana em Juazeiro – em trecho das BRs 235/407 (Bahia); construção da Fábrica de Hemoderivados e Biotecnologia (Pernambuco); construção da BR-040 (Rio de Janeiro), na implantação do trecho da subida da Serra de Petrópolis, na BR-040; corredor de ônibus – SP – Radial Leste – Trecho 1 (São Paulo); corredor de ônibus – SP – Radial Leste – Trecho 2 (São Paulo) e BRT de Palmas (Tocantins).

Duas novas recomendações foram feitas para a obra do corredor de ônibus Aricanduva (SP), que prevê a construção de quase 25 quilômetros de corredor exclusivo para ônibus na Avenida Aricanduva, na zona leste da capital paulista, e a do canal adutor Vertente Litorânea (PB), com 122 quilômetros no total de canal para aproveitar as águas levadas à Paraíba pelo Programa de Integração do Rio São Francisco.

Além das 10 obras com recomendação de paralisação, o TCU indicou quatro empreendimentos com recomendação preliminar de paralisação, que ainda precisam passar por  análise dos ministros do TCU: adequação de trecho rodoviário da BR-116 (BA); duplicação da BR-230 em Campina Grande (PB); ampliação de capacidade da BR-290 (RS) e corredor de ônibus Capão Redondo (SP).

Retenção de valores
O TCU classificou ainda como obras com índice de irregularidade grave, mas com recomendação de retenção parcial de valores, a construção da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, e as obras de construção da BR-235, na Bahia, entre o trecho que vai do km 282 ao 357,4. A medida permite a continuidade da obra desde que sejam inseridas garantias para prevenir possível dano ao Erário.

O relatório será encaminhado ao Congresso Nacional, e as informações deverão subsidiar a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) quanto à distribuição dos recursos orçamentários para o ano que vem.

O tema da paralisação de obras tem incomodado os ministros da corte.

Está prevista uma reunião no Supremo Tribunal Federal (STF) com a presença de ministros do TCU e de conselheiros de tribunais de Contas estaduais para tratar do tema. No encontro, serão discutidas formas de cpntribuição do Poder Judiciário e de órgãos de controle, como o TCU, para com a retomada do andamento dos empreendimentos.

Com informações da Agência Brasil

Posts anteriores