Cidadeverde.com

Pediatra tem crise de hipoglicemia e morre dentro de carro em Parnaíba

A médica pediatra Aline Rodrigues de Menezes, 47 anos, foi encontrada morta na tarde dessa quinta-feira (27) dentro do seu carro. O veículo estava parado na frente do Centro de Especialidades em Saúde (CES), na Praça Santo Antônio, em Parnaíba. 

O Cidadeverde.com apurou que a médica sofria de diabetes tipo 1 e teve uma crise de hipoglicemia ao sair do plantão no CES. A atendente do consultório particular da pediatra informou que Aline “passava mal” quase toda semana. 

“Ela era diabética, sempre trabalhou muito e não se alimentava direito. Eu sempre pedia para ela se alimentar melhor. Quando ela passava mal no consultório, eu estava perto e sabia o que fazer. Eu sempre acalmava ela e depois procurava algo para ela comer que tivesse doce como suco ou achocolatado e ai ela voltava ao normal”, conta a atendente Deyse Antunes. 

Deyse conta, ainda, que a médica fazia o uso de insulina. “Mas acredito que foi por excesso de trabalho mesmo. Ontem eu dei conta que aconteceu algo quando enviei uma mensagem para ela e ela não respondeu”, acrescente a atendente. 

Foto: Arquivo Pessoal

Aline era muito querida por pacientes e familiares. A família está muito abalada com sua morte. O velório é realizado na cidade de Parnaíba e corpo deve ser sepultado na tarde dessa sexta-feira (28).

Hipoglicemia: estrago imediato 

A hipoglicemia é a queda abrupta da taxa de açúcar no sangue. Quem tem Diabetes tipo 1 pode sofrer “hipos” severas que causam coma e até morte.  

A presidente da Associação dos Diabéticos do Piauí (Adipi), Jeane Melo, diz que a hipoglicemia é uma preocupação constate na vida dos portadores de diabetes. A queda da taxa de açúcar no organismo tem “efeito destruidor imediato”. 

“Eu como mãe fui muito desafiada com as “hipos”. Meu filho foi diagnosticado como nove meses de vida. Eu nem dormia de noite fazendo monitoramento. Alguma vezes eu me surpreendi com taxas muito baixas ao ponto dele ter espasmos e convulsionar.  Hipoglicemia é o grande fantasma que mais amedronta quem tem diabetes”, diz Jeane.

Jeane alerta que crises severas de hipoglicemia causam estragos imediatos nos portadores da diabetes. A presidente da Adipi não sabe o que ocorreu de fato com a médica Aline, mas pede aos diabéticos que tirem exemplos de casos como este.

“É importante que numa situação como essa a gente possa tirar lições. Ter hipoglicemia é uma situação que requer monitoramentos. Fazer glicemias que ponta de dedo várias vezes ao dia, se alimentar de forma correta e viver com seu kit de sobrevivência.

“Desde os 9 meses meu filho anda com todo aparelhamento  para fazer aferição da glicemia, a insulina para baixar quando está muito alta. São 13 anos de convivência com a diabetes. Temos uma bolsinha com doces também que a gente sabe que no caso de hipoglicemia é preciso, sim, entrar com a glicose  para que essa glicemia suba. O ruim da hipoglicemia é que ela cria estragos de forma imediata.  A pessoa entra em coma, sobrevive, mas ela fica com sequelas neurológicas muito graves”, alerta.


Izabella Pimentel
[email protected] 

Vigia morre em acidente 10 dias após pedir sinalização para a mesma rua

Foto: Portal do Catita

O vigia Júnior Araújo Carvalho, de 35 anos morreu após um grave acidente na noite deste sábado (22) em Parnaíba, município a 318 km de Teresina. O acidente ocorreu no cruzamento das ruas José Bonifácio com Itaúna e a vítima postou em suas redes sociais um pedido de sinalização para a mesma rua onde morreu exatos 10 dias antes do acidente. 

De acordo com o comandante da Polícia Militar de Parnaíba, coronel Antônio Pacífico, o acidente ocorreu por volta das 21h quando Júnior colidiu a moto modelo BIZ que conduzia com um veículo modelo Up de cor branca conduzido por uma mulher não identificada.

A Polícia Militar  e o SAMU chegaram a ser acionados mas a vítima morreu ainda no local. O corpo de Júnior foi conduzido para procedimentos legais no Instituto Médico Legal de Parnaíba e em seguida liberado para a família.

Postagem

Na postagem feita por Júnior em seu Facebook, o servidor da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), que trabalhava como vigia em uma escola cobrava por sinalização na mesma rua onde acabou morrendo. Em seu texto ele questiona ainda sobre quantos acidentes seriam necessários para uma medida mais efetiva das autoridades.

"Cruzamento das ruas José Bonifácio com Prudente de Moraes. Quanto tempo mais esperaremos pela conclusão da sinalização da rua José Bonifácio com Prudente de Moraes. Quanto tempo mais esperaremos pela conclusão da sinalização da rua José Bonifácio? Quantas freadas bruscas teremos que ouvir? Quantas colisões mais teremos que assistir?", diz o texto da postagem.

O Cidadeverde.com tentou contato com a Prefeitura de Parnaíba, mas até a publicação desta matéria não obteve sucesso. A reportagem deixa o espaço aberto para que a prefeitura se posicione acerca da sinalização.

Foto: Reprodução / Facebook Junio Araújo

Rayldo Pereira
[email protected]

OAB denuncia "condições sub-humanas" e pede interdição de abrigo de idosos

  • Sem_Título-12.jpg OAB/Parnaíba
  • Sem_Título-11.jpg OAB/Parnaíba
  • Sem_Título-10.jpg OAB/Parnaíba
  • Sem_Título-9.jpg OAB/Parnaíba
  • Sem_Título-8.jpg OAB/Parnaíba
  • Sem_Título-7.jpg OAB/Parnaíba
  • Sem_Título-5.jpg OAB/Parnaíba
  • Sem_Título-4.jpg OAB/Parnaíba
  • Sem_Título-3.jpg OAB/Parnaíba
  • Sem_Título-1.jpg OAB/Parnaíba

A seccional em Parnaíba da Ordem dos Advogados do Brasil impetrou ação civil pública que pede liminar para interditar o Abrigo São José, no bairro São Benedito. O local presta assistência a idosos abandonados pela família e uma vistoria promovida pelo Corpo de Bombeiros e a Vigilância Sanitária Municipal detectou sérios problemas na estrutura física do prédio na avenida Padre Raimundo José Vieira.

A OAB acrescenta ainda no texto da ação ação que desde 2016 tem promovido visitas e atividades lúdicas junto ao abrigo e que desde então tem constatado "condições sub-humanas" em que viveriam os idosos. 

Leia a ação na íntegra

Relatórios elaborados após uma vistoria realizada no último dia 14 de setembro revelam diversas precariedades como  a falta de um atestado de regularidade do Corpo de Bombeiros e até mesmo extintores de incêndio com data de recarga vencida. Em relatório elaborado pelo Corpo de Bombeiros são elencados itens como saúdas de emergência, iluminação de emergência, hidrantes, alarmes de incêndio e muitos outros itens que não foram encontrados no momento da vistoria.

Leia relatórios na íntegra

A Vigilância Sanitária Municipal também participou da vistoria e estipulou em relatórios prazos que variam entre 15 e 30 dias para a realização de reparos. Há ainda solicitações imediatas a serem adotadas como retirada de lixo e higiente de equipamentos encontrados no local. Segundo relatório da vigilância até a colocação de filtros nos bebedouros estava deficiente no local.

O abrigo possui atualmente 17 idosos, 14 do sexo masculino o e o3 do feminino e baseado nos relatórios técnicos a OAB pede à Justiça que determine a interdição das atividades do abrigo proibindo a manutenção dos idosos na unidade sob pena no valor de R$ 10 mil por idoso mantido no local. A ação pede ainda a realocação imediata dos idosos internados para outros abrigos ou a reinserção familiar.

O abrigo é administrado pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC). 

Secretaria responde

Em contato com o Cidadeverde.com, a secretária Ana Paula Mendes afirmou que o abrigo passou por reforma recente e que não apresenta mais problemas estrutirais. Segundo ela haverá o envio de um funcionário para complementar o quadro do local e afirmou ainda que não tem conhecimento da ação movida pela OAB em Parnaíba. "Realmente nós não recebemos na secretaria então vamos esperar uma notificação para responder e analisar o que iremos fazer", concluiu a secretária.

 

Rayldo Pereira
[email protected]

Jovem é linchado após tentativa de furto no João XXIII, em Parnaíba

A Polícia Militar foi acionada através do COPOM (Centro de Operações da Polícia Militar) por volta de 1h20 desta madrugada de domingo (16), para atender uma ocorrência no bairro João XXIII em Parnaíba-PI.

Uma guarnição da Polícia Militar foi até o local e encontrou um rapaz identificado como William de Araújo Carvalho, 18 anos, desacordado e com lesões por todo o corpo com bastante sangramentos.

Uma fonte da Policia Militar informou que o rapaz foi vítima de linchamento, pois  teria tentado adentrar numa residência e acabou sendo flagrado. 

Uma equipe de paramédicos do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) prestou socorro ao jovem e encaminhou o rapaz ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda).

Fonte:portal do catita

Lagoa do Portinho ganha serviços de ônibus urbanos

Ônibus urbanos que circulam na cidade de Parnaíba começaram a fazer o percurso para a Lagoa do portinho neste fim de semana e prosseguirão todos os sábados à tarde, domingos e feriados. 

Os ônibus de números 05, 30, 33, 39 e 40 que fazem linha para o Bairro Piauí até o conjunto habitacional Simplício Dias, o último da rota, ficarão de plantão nos finais de semana a partir das 13h do sábado para realizar o percurso até a Lagoa do Portinho, iniciando  na Praça Santo Antônio atravessando toda a cidade fazendo o seu percurso habitual da semana e seguindo pela nova estrada de acesso a Lagoa do Portinho que será inaugurada nesta segunda-feira (10) às 17h.

Inicialmente serão dois horários nos sábados à tarde e quatro durante os domingos e feriados. A medida que o fluxo de passageiros aumentar serão ampliado os horários.

Fonte: Jornal da Parnaíba

Colisão de carro e ônibus deixa um morto na BR-343 na região Norte

Uma colisão entre um ônibus e um carro de passeio deixou uma pessoa morta e e dois feridos na BR-343. O acidente aconteceu no km 54.4 entre as cidades de Buriti dos Lopes e Parnaíba, região Norte do Piauí.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o ônibus bate na traseira do carro de passeio, que tinha placas de Parnaíba. Já o outro veículo tinha placas de Curitiba, Paraná.

As outras duas pessoas do carro tiveram ferimentos leves e foram levadas ao hospital.

Hérlon Moraes
[email protected]

Operação no litoral do Piauí prende suspeitos de assaltos na região


fotos: Polícia Civil

Uma operação policial no litoral piauiense prendeu dos suspeitos de praticar diversos assaltos. Os presos também são investigados por algumas tentativas de latrocínio e homicídio. 

"Na operação foi apreendido o menor de iniciais M. R. S, vulgo 'Negueba', 16 anos, com quem foi encontrado um simulacro de arma de fogo, que este utilizava para a prática de assaltos na cidade de Parnaíba, além de vários pertences de vítimas destes assaltos", informou a Delegacia de Combate ao Tráfico de Drogas e Latrocínio de Parnaíba (DHTL) em nota divulgada à imprensa.  

"Também foram presos na operação Francisco Dias de Souza, 62 anos, Edivaldo Cardoso De Souza, 41 anos, e Damião Neres De Sousa, sem documento, os quais estavam dando guarida em uma residência no Povoado Carneiro, município de Luís Correia - PI, divisa com o estado do Ceará, a outro menor de iniciais R.S.A, vulgo “Irmãozin”, que também possuía mandado de apreensão em seu desfavor", detalhou a nota. 

Na residência, os policiais encontram armas de fogo de uso restrito, munições calibre .38, animais silvestres, tijolos de maconha e balança de precisão. A investigação levantou a hipótese do local ser usado para comercializar drogas. 

A operação foi realizada pela Delegacia de Combate ao Tráfico de Drogas e Latrocínio de Parnaíba (DHTL) com o apoio da Força Tática da Polícia Militar de Parnaíba e policiais da Delegacia Regional, DEPATRI, Buriti dos Lopes, Cocal, DEAM, 1 DP e o Núcleo de Inteligência da Planície Litorânea.

"O menor infrator será encaminhado ao Complexo de Menor de Parnaíba e os outros presos serão apresentados a audiência de custódia, ficando ambos a disposição do judiciário", esclareceu a DHTL. 

Denúncias 

Para denúncias anônimas, a Polícia Civil disponibiliza uma ferramenta e conta com o apoio da população para combater e investigar os crimes, identificando e prendendo todos os envolvidos. Clique aqui.


 

 

Carlienne Carpaso
Com informações da DHTL
[email protected] 

Homem é lesionado a faca em tentativa de assalto no centro de Parnaíba

Um homem de 47 anos que não teve o nome revelado levou uma facada no pescoço, durante uma tentativa de assalto na noite de sábado (01/12), próximo a Ponte Simplício Dias no centro de Parnaíba. 

Segundo informações da própria vítima a tentativa de assalto aconteceu nas proximidades da ponte, mas ele conseguiu chegar até a frente do prédio da Federação das Indústrias onde caiu e pediu ajuda aos homens da Guarda Patrimonial que faziam ronda na região.

A vítima perdeu muito sangue e foi encaminhado para o Hospital Dirceu Arcoverde.

Fonte: blog do pessoa

PM prende ex-presidiário suspeito de furto em Parnaíba

A Policia Militar prendeu na manhã deste domingo (25) o ex-presidiário identificado como Miquéias de França Oliveira, 28 anos, sob acusação de furto. A prisão foi efetuada pelo sargento Guedelho próximo ao restaurante Ponto Leste na Avenida São Sebastião na cidade de Parnaíba.

Ele foi flagrado por câmeras de segurança furtando um capacete do interior do guarda-volumes de uma motocicleta Honda/Biz, furto ocorrido em frente de uma residência na Rua Antonio Gutemberg.

Miquéias já havia sido preso e processado por roubo. Ele deu entrada na Penitenciária Mista de Parnaíba no dia 26 de novembro de 2013, cumprindo pena na unidade prisional de 02 anos, 10 meses e 20 dias em regime fechado.

Fonte: portaldocatita

Empresário é baleado no rosto durante assalto em Parnaíba

Um empresário foi baleado durante assalto na manhã desta terça-feira (20), em frente a seu estabelecimento comercial, localizado na Rua José Ribamar de Lima, bairro São Vicente de Paula, em Parnaíba, litoral do Piauí.

Segundo informações, a vítima estava no interior de seu estabelecimento, quando foi abordada por dois homens que estavam armados e chegaram ao local em uma moto Honda Fan de cor preta, sem placa. O empresário e mais dois funcionários foram feitos refém por um dos assaltantes, o outro recolheu roupas, objetos da boutique e uma quantia em dinheiro.

Na fuga, aproveitando um momento de distração do bandido, a vítima se armou com uma pedra de calçamento, porém, o comparsa notou o fato e disparou contra o empresário. O tiro acertou a face e a bala ficou alojada.

O Corpo de Bombeiros e o SAMU foram acionados para socorrer a vítima que em seguida foi levada para o Hospital Dirceu Arcoverde para cuidados médicos. No momento do socorro o empresário estava consciente, orientado e seu estado de saúde era estável, mas perdeu muito sangue e reclamava de dores na coluna.

A Polícia Militar continua as diligências no bairro, no intuito de localizar e prender os suspeitos.

Com informações Blog do Pessoa

Posts anteriores