Cidadeverde.com

MPF pede a interdição parcial da Penitenciária Mista de Parnaíba

Foto: Google Maps

O procurador da República, Kelston Pinheiro Lages, do Ministério Público Federal (MPF), solicitou à Justiça Federal que o governo do Piauí promova a imediata interdição parcial da Penitenciária Mista de Parnaíba. O MPF pede ainda que os presos sejam transferidos para outros estabelecimentos prisionais.

O procurador tomou como base o relatório de inspeção produzido pelo Conselho Penitenciário do Piauí na Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, onde apresenta ao MPF várias constatações de extrema gravidade, dentre elas condições degradantes dos detentos, incompatíveis com o princípio da dignidade da pessoa humana. A inspeção foi realizada dia 21 de fevereiro de 2019.

O relatório do Conselho Penitenciário, segundo o MPF, diz que as instalações físicas da Penitenciária Mista de Parnaíba originaram-se do prédio que fora construído, há décadas, para o funcionamento do antigo Mercado Central da cidade, configurando uma situação esdrúxula que tem sido mantidas ao longo de sucessivas décadas como presídio. Ainda de acordo com o conselho, as instalações hidráulicas e a rede interna de esgoto estão estouradas, as paredes e pisos deteriorados, há umidade e sujeira, o que propicia a proliferação de bactérias, fungos e insetos. 

O MPF diz ainda com base no Conselho Penitenciário, "que as instalações elétricas são absolutamente inadequadas e representam riscos à vida e incolumidade física dos seres humanos que lá habitam e trabalham".

Para o MPF, tais fatos corroboram com o relatório de inspeção produzido pelo mesmo Conselho, em abril de 2018, anexado nos autos da ação civil pública ajuizada ano passado, onde naquela oportunidade, foram observadas as mesmas irregularidades.

Em nota, a Sejus informou que ainda não foi notificada sobre pedido feito pelo Ministério Público Federal (MPF) a respeito da Penitenciária Mista de Parnaíba. O órgão deverá se pronunciar após notificação e análise do pedido.

Com informações do MPF
[email protected]

Parnaíba e Ilha Grande registram os dois maiores volumes de chuvas do Brasil

Nas últimas 24 horas as cidades do litoral piauiense Parnaíba e Ilha Grande registraram os maiores volumes de chuva do Brasil. Os dados são do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Segundo os índices do Cemaden, em Parnaíba choveu 256mm. Já em Ilha Grande o volume da chuva chegou a 250 mm. No ranking das cinco cidades onde mais choveu no Brasil aparece ainda as cidades de Humaitá (AM), Fernandes Tourinho (MG) e Florestal (MG). 

O climatologista Werton Costa disse ao Cidadeverde.com que em 24 horas choveu em Parnaíba mais do que estava previsto para chover em um ano inteiro. O especialista afirma, ainda, que hoje e no fim de semana as chuvas no litoral continuarão intensas.

Foto: Reprodução/Cemaden

O Cemaden é órgão de monitoramento que trabalha em parceria com as defesas civis dos Estados. Os dados do Centro são utilizados para definir estratégias preventivas e urgentes de Defesa Civil. 

Na manhã desta sexta-feira (22) a prefeitura de Parnaíba decretou situação de emergência diante da intensa chuva que caiu na cidade. Vários bairros da cidade registram alagamentos e, segundo o Corpo de Bombeiros cerca de 20 famílias estão desabrigadas no município. 

Foto: Fábio Barros/AscomParnaíba

Chuva em Parnaíba deixou família desabrigadas

 

Izabella Pimentel
[email protected] 

Parnaíba decreta situação de emergência com as fortes chuvas

Foto: Fábio Barros/Ascom

 

Com 24 horas de chuvas intensas, a Prefeitura de Parnaíba decretou nesta sexta-feira (22) situação de emergência devido as áreas alagadas e os estragos no município.

 Segundo o decreto, as chuvas registradas nas últimas horas supera expectativa para todo o mês de março, atingindo quase 180mm.

De acordo com o major Rivelino de Moura, do Corpo de Bombeiros de Parnaíba, toda a cidade foi atingida e que oficialmente 10 bairros com efeito gravíssimo. “Até o momento já são mais de 20 famílias desabrigadas, mas o número poderá ser maior, pois ainda estão sendo realizadas contagens”, disse.

O major Rivelino informou ainda que a Prefeitura, a Secretaria de Defesa Civil, a Secretaria de Governo estão trabalhando junto com o Corpo de Bombeiros e que hoje, por determinação do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Piauí, foram enviados reforços de Teresina para Parnaíba para que os trabalhos sejam intensificados com maior apoio ao município.

As famílias desabrigadas estão sendo levadas para abrigos em Parnaíba. “Já são dois abrigos funcionando e mais quatro estão disponíveis”, enfatizou o major Rivelino.

O comandante do Corpo de Bombeiros, Carlos Frederico, acompanhará de perto o trabalho dos oficiais em Parnaíba. 

O prefeito Mão Santa está neste momento visitando a região do Piscinão que fica no bairro Piauí, uma das áreas mais alagadas da cidade. Pelo menos 12 pessoas tiveram que ser retiradas do local, principalmente na rua Anhanguera. Outros bairros estão em situação crítica como Do Carmo, próximo a Capitania dos Portos, conjunto Betânia, Ilha de Santa Isabel, São José, Bairro de Fátima e Vazantinha.

A Prefeitura de Parnaíba está fazendo levantamento sobre o número de desabrigados. A Secretaria Municipal de Assistência Social está canalizando alguns prédios para colocar mais desabrigados.

A prefeitura informou que até o momento nenhuma escola do município teve aulas suspensas.

Fotos: Fábio Barros

 


Flash Yala Sena e Maura Duarte 
[email protected]

Polícia Civil prende francês em Parnaíba acusado de violência doméstica

A Polícia Civil do Estado do Piauí, por intermédio da Delegacia de combate a Homicídios, Tráfico de Drogas e Latrocínio (DHTL) e Núcleo de Inteligência da Planície Litorânea (NI) prendeu na tarde deste sábado (16/03/2019) ALAIN BOULEY em decorrência da existência de Mandado de Prisão Preventiva por crime de Violência Doméstica, fato ocorrido nesta cidade.

A Policia Civil recebeu durante a semana informação da existência de Mandado de Prisão Preventiva expedido contra o estrangeiro e que, diante da circunstância, o mesmo pretendia se ausentar do Brasil.

Diante da situação, os policiais civis iniciaram intensa investigação no sentido de localizar e prender Alain Bouley antes que este lograsse êxito em fugir do país, evitando, portanto, que seu crime ficasse impune.

Na tarde deste sábado a Policia Civil localizou o francês o qual foi conduzido para a central de flagrantes de Parnaíba onde ficará a disposição da justiça.

Fonte: Jornal da Parnaíba

Bandidos armados tomam motocicleta de assalto na estrada da Pedra do Sal no litoral do Piauí

Uma motocicleta marca Honda, modelo CG FAN ES, 125cc - cor preta, de placa ODY 4748, foi tomada de assalto nesta manhã de terça-feira (12), na estrada de acesso à praia de Pedra do Sal, na altura do projeto 'Janela para o Mundo', na comunidade Labino.

A dupla que andava armada de revólver em outra motocicleta de cor preta e placa não anotada, levou também a bolsa da vítima de nome Maria Tatiana, contendo cartões magnéticos, documentos pessoais e de familiares, celular e a quantia de R$ 100 reais.

Alguma informação do paradeiro deste veículo, entrar em contato com 190 da Polícia Militar ou fazer a denúncia no link da Polícia Civil através do endereço : http://bit.ly/denunciapcphb

Com informações do Portal do Catita / Jornal da Parnaíba

Detento solto há um ano por engano é preso em Parnaíba

Foto: Google Maps

Um detento identificado como Fábio Augusto Fonseca Rocha foi preso novamente na tarde desta segunda-feira (11), em Parnaíba, após um ano solto por engano. Segundo o delegado Rodrigo Luna, ele foi beneficiado com um alvará de soltura, no entanto, estava detido por outros mandados.

Segundo o delegado, uma equipe mista de policiais civis realizava diligências investigatórias quando receberam denúncia do possível paradeiro de detento. 

"A equipe se dirigiu até o endereço no bairro João XXIII e efetuou a prisão do mesmo, que estava com um carro clonado modelo Onix", disse o delegado.

Fabão, como era conhecido, foi preso em flagrante pelo crime de receptação apesar de ter contra si vários mandados de prisão preventiva. 

Segundo a polícia, ele é conhecido por comandar um esquema de compra de veículos roubados/furtados e  "esquentar" a documentação e vender para terceiros.

"Para isso praticava os crimes de falsificação de documentos, fraudes, estelionato, corrupção, entre outros", afirmou o delegado.

A prisão teve a participação de policiais da Delegacia de Crimes contra o Patrimônio (DEPATRI) e Delegacia de Homícidio, Tráfico e Latrocínio (DHTL).

Da Redação
[email protected]

Homem é preso com drogas e balança de precisão em Parnaíba

Um homem identificado como Antônio Carlos Costa da Silva, 29 anos, natural de Água Doce do Maranhão foi preso por tráfico de drogas nessa tarde de terça-feira (05), às 16h25, em sua residência localizada no na Travessa A, número 335, bairro João XXIII, na cidade de Parnaíba, no Norte do Piauí.

A Polícia Militar recebeu várias denúncias de que em uma residência do bairro João XXIII estaria funcionando uma boca de fumo. Diante das denúncias, os militares se deslocaram até a casa, onde foram recepcionados pelo acusado que no momento fumava um cigarro de maconha e por sua esposa.


Droga encontrada na casa do suspeito Segundo informações do 2º Batalhão da Polícia Militar, o acusado não resistiu e cooperou com a PM. Os militares realizaram uma revista na residência do suspeito, na qual foram apreendidos uma balança de precisão, um tablet de maconha pesando 185 gramas, cinco celulares e 18 reais em dinheiro trocado.

Antônio Carlos recebeu voz de prisão e foi conduzido para a Central de Flagrantes de Parnaíba, onde foram realizados os procedimentos legais cabíveis. Antônio Carlos já foi preso e processado por receptação.

Fonte: jornaldaparnaiba

Polícia usa bombas e tiros de borracha para controlar multidão em Parnaíba

 

Um tumulto na madrugada da última segunda-feira(04) foi registrada na avenida São Sebastião em Parnaíba, durante uma festa carnavalesca. Policiais militares precisaram atirar contra a multidão que jogava garrafas de vidros e outros objetos contra eles. 

Um vídeo, divulgado nas redes sociais, mostra o momento em que populares arremessam latinhas e vidros contra os policiais que atiram contra a multidão. Um dos militares chega a pegar uma pessoa e fazer de escudo humano.

De acordo com o comandante do 2º Batalhão, tenente coronel Antônio Pacífico, o fato aconteceu próximo a um posto de combustível, onde tinha vários paredões de som tocando e teria começado uma confusão.   
 
"A polícia interveio e arremessaram garrafas de vidro e outros objetos contra os policiais, que os policias foram obrigados a fazerem uso de armamento não letal pra controlar o tumulto, restabelecer a ordem e prender os infratores", informou o comandante à produção da TV Cidade Verde.

No relatório do policiamento, o coordenador do serviço, capitão Paulo José de Melo Carvalho disse que foram registradas algumas alterações mais todas foram controladas de forma pacífica. 

"A que mais se destacou foi na área que estavam os paredões de som automotivo onde vândalos chegaram a arremessar vidros de bebidas em direção aos PMs que só foi controlada  após a força tática agir com energia,  lançando bombas de efeito moral contra os mesmos,  e prender alguns deles, com isso tudo foi controlado da melhor forma  possível, isso tudo aconteceu por volta de 01h da manhã, depois  desse ocorrido aconteceu tudo dentro  da normalidade até o término da festa", relatou o capitão.

Foram apreendidos seis menores e um adulto de 38 anos por perturbação e baderna. 


Caroline Oliveira
[email protected]

Suspeito é morto após ataque a PM em abordagem policial

(Foto: Jornal da Parnaíba)

Um suspeito, identificado como Jeferson da Silva Sousa, foi morto durante abordagem da Polícia Militar na cidade de Parnaíba, no litoral do Piauí. O capitão Bernardo Pereira, comandante da Força Tática, explica que o PM efetuou o tiro após ser atacado com uma faca. 

O caso ocorreu na noite deste sábado (02) no conjunto habitacional Broderville, em Parnaíba. 

"O suspeito foi à casa de um rapaz com o qual tinha uma rixa e quebrou tudo lá. O dono da casa, acionou a PM e indicou que o Jeferson seria o responsável. Então, a equipe se dirigiu até à residência e estava conversando com uma pessoa que estava lá quando o Jeferson apareceu correndo e desferiu uma facada no PM que só não foi ferido porque estava de colete.", explica o comandante da Força Tática. 

Para o capitão, o PM agiu em legítima defesa. Apenas um tiro foi efetuado. O militar acrescenta que a facada atingiu o colete e cortou o acessório que serve para segurar a arma. 

O Samu ainda foi acionado, mas Jeferson não resistiu ao ferimento. Equipes do Instituto Médico Legal (IML) e do Instituto de Criminalística foram ao local.

 O capitão acrescenta que duas pessoas que estavam na casa de Jeferson foram conduzidas à delegacia. 

"A pessoa que morreu era envolvida com o tráfico de drogas. Inclusive, encontramos vários tabletes de drogas na residência e duas pessoas foram levadas para prestar esclarecimentos", completa o comandante da Força Tática de Parnaíba. 

A conduta do policial militar durante a abordagem será avaliada pela Corregedoria da PM. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Mulher é presa com 21 papelotes de cocaína em Parnaíba

Durante Operação denominada Start, deflagrada pela Policia Militar em Parnaíba-PI, foi presa na Quadra C2, conjunto Dom Rufino II, por volta de 1h desta madrugada de quinta-feira(28), a sra. Daniele dos Santos da Silva, de 24 anos, acusada de tráfico de drogas. 

Em poder da investigada, os militares apreenderam 21 papelotes de uma substância análoga a cocaína, além de uma faca tipo peixeira. Caso encaminhado à Central de Flagrantes para os procedimentos de praxe.

A Operação Start visa combater tráfico de drogas, roubos, furtos e outros delitos nos bairros de Parnaíba, litoral do Piauí na chegada da festa momesca.

Fonte: portaldocatita

Posts anteriores