Cidadeverde.com

Turista suíça some e é encontrada após 17h em praia deserta no Delta do Parnaíba

A turista suíça Ladina Guler foi resgatada em uma praia deserta no Delta do Parnaíba, no Piauí, após desaparecer na última quinta-feira (13). Ela praticava kitesurf com um grupo de seis amigos, quando se perdeu no meio do trajeto. De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros de Parnaíba, major Rivelino Moura, a turista ficou isolada por cerca de 17h e a prancha utilizada para a prática de esportes serviu de guarda-sol. 


"Ela estava velejando com os amigos e ficou para trás. Era um grupo de sete entre brasileiros e suíços que vieram ao Piauí para um evento de kitesurf. O caso foi comunicado ao bombeiros por volta de 7h desta sexta-feira (14) e a encontramos às 9h. Foram 2h de buscas", explica o major Rivelino. 

Ladina Guler foi encontrada em uma praia na localidade Morro do Meio, entre a Ilha dos Poldros e a Ilha do Caju. De acordo com os bombeiros que fizeram o resgate, a turista não estava debilitada e também não apresentava aparentes sinais de desidratação. Ela veio ao Piauí para a Eco Downwind Barge Kite School 2014 que acontece neste fim de semana nas praias de Barra Grande, Coqueiro, Pedra do Sal e Macapá.

O major Rivelino Moura recomenda aos turistas que sempre devem estar acompanhados de um guia. "Os turistas devem sempre seguir as orientações do guia e se vierem a se perder do grupo, devem retomar ao ponto de encontro, ao local onde foram vistos juntos pela última vez para que o socorro possa ter uma orientação", finaliza o comandante. 


Graciane Sousa

Parnaíba sorteia 71 unidades do Minha Casa Minha Vida

Famílias que vivem em áreas de risco na cidade de Parnaíba receberão casas pelo programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal.  O sorteio de 71 moradias do conjunto Dom Rufino – homenagem ao sacerdote que foi bispo da Diocese local - foi feito nesta sexta-feira (14), na sede da prefeitura.

Fotos: Proparnaíba

Dentre as autoridades presentes na solenidade estavam o deputado federal Assis Carvalho (PT/PI); o superintendente da Caixa no Piauí, Emanuel Bonfim Filho; o senador João Vicente Claudino; Ana Célia Veras, superintendente do patrimônio da União; vereador Cardoso, Gustavo Limma, Ronaldo Prado e o prefeito Florentino Neto.


“Além de garantir moradia digna para as famílias, o Minha Casa Minha Vida aquece a economia local com a compra de materiais de construção e o emprego de mão de obra na construção civil”, comentou o deputado Assis.

Da Editoria de Cidades

Travesti é agredido com garrafa de vidro após se envolver em briga

O travesti conhecido como "Chocolate" identificado como Claudenor dos Santos, de 23 anos foi agredido com uma garrafa de vidro após uma briga em um bar na rua Osvaldo Cruz, bairro São Francisco em Parnaíba, litoral do Piauí.

                  Fotos: Proparnaiba
  

De acordo com o cabo Pereira Silva, do 2º Batalhão de Polícia Militar do município, a vítima estava bebendo com um homem, conhecido apenas como "Diabinho", quando começaram uma discussão.

"Pelas informações que recebemos da equipe o diabinho pefou uma garrafa, quebrou e bateu na cabela dele. Depois ele fugiu do local", contou o policial.


A vítima ferida ficou no local onde foi atendida pelo SAMU. O policial acrescenta que "chocolate" e "diabinho" já são conhecidos da Polícia por envolvimento em outros incidentes.

Rayldo Pereira

Cantora Lorena Simpson é atração confirmada na 7ª parada LBGT

A 7ª edição da Parada LGBT de Parnaíba, organizada pelo Grupo Guará, acontece no próximo dia 30. A concentração será a partir das 15h30, no monumento da Águia na avenida São Sebastião. O evento deve reunir cerca de 10 mil pessoas. 


De acordo com o presidente do Grupo Guará, Wellington Araújo, várias atrações locais e nacionais já estão confirmadas. “Nesta edição, teremos a cantora paulista Lorena Simpson, o grupo local Arquivo Sonoro, além de Djs, Drag Queens e Gogo Boys”, frisa.

 Cantora paulista Lorena Simpson

O deputado estadual Fábio Novo ressalta a importância da realização de manifestações artísticas e culturais que valorizam a diversidade e os Direitos Humanos.

“Nosso mandato sempre apoia eventos que valorizam a diversidade e a defesa dos Direitos Humanos. Contamos com a participação dos cidadãos parnaibanos, bem como dos municípios vizinhos, para que essa festa seja ainda mais bonita”, conclui.


Da Editoria de Cidades

Motorista de caminhão é flagrado com 450 comprimidos

Um motorista foi flagrado com 450 unidades de comprimidos derivados de anfetaminas, drogas que estimulam o sistema nervoso central. O medicamento é conhecido como "rebite" usado para manter motoristas mais tempo acordados, o que pode causar acidentes. O produto não tem certificação junto ao Anvisa e é considerado ilegal.

         Fotos: Portalcostanorte


O flagrante ocorreu nesta terça-feira (11), na BR-343, em Parnaíba, após agentes da Polícia Rodoviária Federal revistarem o veículo. O condutor do caminhão, que não teve a identidade revelada, poderá pegar até 15 anos de prisão. 

As abordagens para coibir o uso do medicamento estão sendo realizadas, principalmente na região sul do estado. 


Com informações Portalcostanorte

Adolescente de 16 anos morre ao tentar matar rival

Um adolescente de 16 anos, identificado como Luan Rodrigues dos Santos, morreu no pronto-socorro do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), para onde foi levado após ser atingido com dois disparos de arma de fogo na cabeça. A vítima estava de motocicleta e os tiros transfixaram o capacete.

O homicídio ocorreu na noite desta terça-feira (11), no Bairro Ceará, em Parnaíba. A Polícia Militar acredita em um possível acerto de contas.

"O Paku, como era conhecido, estava na garupa de uma moto Honda Bros 150cc de cor laranja, modelo de 2010, com placas NIQ-9944 Parnaíba-PI, quando tentou efetuar disparos de arma de fogo contra um rival, que revidou efetuando mais de seis tiros contra o adolescente. Dois deles acertaram a cabeça. Um atravessou o capacete, saindo na testa. O outro atingiu o olho esquerdo", contaram PMs que atenderam a ocorrência. 

         Fotos: Portalcostanorte


Após ser baleada, a vítima caiu próximo a uma calçada e o condutor abandonou a motocicleta e fugiu a pé. De acordo com testemunhas, o acusado de efetuar os disparos também fugiu em uma motocicleta, cor preta. 

Paku foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado ao Heda, mas não resistiu. A polícia já tem pistas do autor dos disparos, mas o acusado ainda não foi localizado.


Graciane Sousa
Com informações Portalcostanorte

Clara Mello lança livro e participa de bate-papo no Salipa

A jovem escritora Clara Mello é um dos destaques da 5ª edição do Salão do Livro de Parnaíba (Salipa), que ocorre de 12 a 15 de novembro, em Parnaíba. A piauiense, que mora no Rio de Janeiro, contou ao Cidadeverde.com, que pela primeira vez participa da feira literária no litoral piauiense e que pretende se manter na rota de eventos do gênero no Piauí. 


"Já participei de salões do livro em Teresina e Picos e agora terei a oportunidade de conhecer Parnaíba de um outro jeito. Estou superanimada e feliz por continuar na rota de eventos no meu estado", disse Mello. 

A escritora participará, nesta quinta-feira (13), às 17h, no Porto das Barcas, de um bate-papo literário e lançará o livro “Blog da Clara: pequenas grandezas do dia a dia”, que apresenta os principais textos dela no blog de mesmo nome no Cidadeverde.com.

"Estou ansiosa e espero que o bate-papo seja divertido, leve e informal. Pretendo interagir com todo mundo de uma maneira alegre e atual", disse. 

Em novembro, Clara Mello participa também de debate no Festival do Bonequinho do Jornal O Globo, sobre o filme "Homens, mulheres e filhos", no Rio de Janeiro. Em Belo Horizonte, a escritora participa da Bienal do Livro de Minas.

Salipa

O escritor Assis Brasil é o homenageado da 5ª edição do Salipa. O parnaibano é o primeiro a ser homenageado em vida e terá um espaço intitulado “Casa do Escritor”, para divulgação de sua trajetória profissional.

Grandes nomes da literatura nacional também confirmaram presença. O jornalista Mário Magalhães abordará biografias não autorizadas e a liberdade de expressão; o escritor Cristovão Tezza discutirá o tema "Lutar com palavras é a luta mais vã" em sua palestra. Nomes como o da escritora Alice Ruiz, que vai ministrar a palestra "Do haikai à letra de música - Uma viagem poética", e da professora Sônia Rodrigues, filha de Nelson Rodrigues, que vai falar sobre o trabalho do pai na literatura nacional já estão confirmados. 


Graciane Sousa

Vereador requer audiência pública para discutir tombamentos em Parnaíba

Mais de 800 imóveis que compõem o conjunto arquitetônico do cento histórico de Parnaíba estão precisando de reparos. O patrimônio foi tombado pelo Insituto do Patrimônio Histórico e Artístico nacional (IPHAN) em 2009 e desde então qualquer modificação, mesmo pintura, tem que ser autorizado pela instituição. O vereador André Neves, convocou uma audiência pública para discutir o assunto, já que muitos casarões estão sendo modificados sem passar por qualquer critério técnico por conta da demora nas liberações do IPHAN. 

 O patrimônio histórico é formada por cerca de 830 imóveis divididos em cinco setores. Qualque modificação na estrutura física, e até mesmo uma nova demão de tinta é considerado um ponto negativo pelo IPHAN. Alguns prédios estão abandonados. Quarteirões inteiros já caíram deixando ruas intrafegáveis no centro da cidade. 

O vereador André Neves requereu uma audiência pública com o IPHAN para esclarecimentos sobre as ações em Parnaíba. "O IPHAN não temum diálogo aberto com a sociedade e deixou a desejar. Muitos proprietários dos imóveis para fazer uma simples pintura ficam meses esperando uma autorização. De continuar do jeito que está, nada poderá ser feito e esses imóveis ficarão apenas na lembrança do que um dia foi o centro da cidade". 

Por conta dos embargos, muitos casarões estão fechados, foram postos à venda ou estão abandonados servindo de ponto de encontro para usuários de drogas. Outros prédios receberam autorização para a a reforma, mas apresentam fachadas modernas, descaracterizando as exigências do IPHAN. 

O arquiteto Carlos Alberto Farias, já apresentou vários projetos que foram rejeitados pela instituição. Ele disse que a demora em autorizar projetos varia entre oito e doze meses. "Os proprietários não tem esse tempo para esperar e acabam partindo para a ilegalidade e reformando por conta própria. O IPHAN não tem fiscalização e eles acabam fazendo a obra de forma.


Com informações de Darival Júnior (Tv Cidade Verde/Parnaíba)
Redação Sana Moraes
[email protected] 

Carro é destruído pelo fogo após pane elétrica no motor

Um carro pegou fogo após uma pane elétrica no motor na avenida São Sebastião, bairro Campos, em Parnaíba. O condutor, identificado como Raimundo José da Silva, ainda tentou conter as chamas jogando areia, porém o fogo se alastrou rapidamente e consumiu todo o veículo.

Fotos: Portalcostanorte



"O carro em chamas chegou a andar sozinho por cerca de 50 metros, parando em frente a sede da Eletrobras Distribuição Piauí. As chamas só foram controladas após a intervenção de uma equipe do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Parnaíba", relatam testemunhas.

Raimundo José trabalha nas proximidades do Mercado de Nossa Senhora de Fátima e a pesar do susto não ficou ferido. 


Com informações Portalcostanorte

Vendedor atira contra suspeito de apedrejar casa e esfaquear filho

O vendedor ambulante José Sousa do Nascimento, 52 anos, conhecido como 'Zé Caburé', foi levado à delegacia após atirar contra Joel Santos da Costa, 20 anos, no bairro Mendonça Clarck, em Parnaíba. De acordo com informações da PM, o acusado teria reagido após ver seu filho lesionado com uma faca e ter a casa da família apedrejada pela vítima e mais dois amigos. 

                      Fotos: Proparnaiba



"A discussão teve início as margens do rio Igaraçu e Ian Lucas Silva Nascimento, filho do acusado, foi lesionado com uma faca. Ele disse que tentaram levar sua bicicleta e correu para dentro de casa para se proteger. Na residência, o pai vendo a casa apedrejada e o filho lesionado reagiu e efetuou o disparo", explica o comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar, major Costa Lima.

Joel Santos foi atingido no pescoço e encaminhado ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda). O vendedor ambulante alega que agiu em legítima defesa. 

As facas e o revólver calibre 32 utilizado no crime foram apreendidos e os envolvidos, todos suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas, foram conduzidos para a Central de Flagrantes. 


Graciane Sousa

Posts anteriores