Cidadeverde.com

Hospitais da região Norte receberão mais recursos, mas terão que cumprir metas

Os municípios que formam a região Norte do Piauí participaram nesta sexta-feira (25) de um seminário sobre a contratualizacão das unidades hospitalares da rede SUS. Essa contratualizacão representa um incremento de 25% na receita dos hospitais. O evento aconteceu em Parnaíba, no hotel Cívico, reunindo diretores de hospitais estaduais e regionais daquela região.


O repasse será feito pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, que destinou R$ 1 milho por mês para atender todos os hospitais estaduais e regionais fora do município de Teresina. Todos terão que cumprir metas para justificar os recursos.

"Estamos trabalhando de todas as formas para que acabe com essa cultura de paciente ser transferido para Teresina. Isso causa um problema social e psicológico que poderia ser evitado se as unidades de saúde tiverem condições suficiente para o diagnóstico clínico, e é isso que estamos propondo", comenta o secretário Mirocles Veras.

A presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Socorro Candeira, considera que tanto a contratualizacão quanto a regulação representa uma revolução na forma de gerir a saúde pública. "Trabalhar a saúde é desafiador e cheio de dificuldades, mas temos que reconhecer o esforço que a Sesapi faz para driblar essas dificuldades e proporcionar. Melhor form de trabalhador neto na questão física hospital quanto na valorização do profissional de saúde . E a regulação é uma dessas", declara.

O seminário foi conduzido pela equipe técnica da Sesapi, formada pela diretora da unidade de controle e avaliação , Patrícia Batista, a coordenadora de regulação , Luciane Formiga , a coordenadora estadual do Samu, Cristiane Rocha. "Esse recurso poderá ser usado na parte administrativa, humana ou material, O hospital só precisará cumprir as metas, elaboradas por eles mesmo e apresentá-las à Sesapi na data estipulada para quem confirmado o cumprimento de melhorias, receba o recurso" , explica Patrícia Batista.

A segunda etapa do seminário aconteceu no hotel Cívico e contou com a participação de todos os municípios da região Norte, como Campo Maior, Esperantina, Piripiri, Pedro II, Esperantina, São Miguel do Tapuio, Luzilândia.

Da Editoria de Cidades

Cadela pitbull estéril adota gatinhos abandonados em Parnaíba

Um caso inusitado na cidade de Parnaíba mostra o quanto os animais podem dar lições de tolerância aos seres humanos. A cadela Mala, da raça pitbull de seis anos, estéril, adotou dois gatinhos abandonados. 



O dono da cachorra é o empresário Andrei Chaves que ficou surpreendido com a “adoção”. “Há três anos, ela teve uma gestação malsucedida, perdeu os filhotes e foi preciso fazer a retirada do útero. Há pouco tempo ela perdeu o companheiro dela, o Quias e ficou solitária. Há duas semanas encontrei estes dois gatinhos no terreno aqui do lado e trouxe para casa”, narra. 



Mala adotou e cuida dos bichanos como se fossem seus filhotes. A cadela chegou a produzir leite para amamentar os gatinhos que a reconhecem como mãe.



Com informações de Thiago Mendes (TV Cidade Verde)
Carlos Lustosa Filho 
[email protected]




Homem é preso após estuprar jovem de 15 anos com problemas mentais

O homem identificado como Antônio Ceará foi preso na noite desta segunda-feira (21) acusado de estuprar uma jovem de 15 anos com problemas mentais. De acordo com o major Costa Lima, comandante do policiamento de Parnaíba, os abusos ocorreram em janeiro deste ano e a jovem está grávida do acusado.


Antônio foi preso em sua casa na comunidade de Branquinhas. O mandado de prisão foi expedido pela juíza Maria do Socorro da comarca de Buriti dos Lopes e cumprido pelos policiais do grupamento de Polícia Militar.

Antônio foi levado para a delegacia e em seguida encaminhado para a Penitenciária Mista de Parnaíba. A jovem mora com a mçae na mesma comunidade.

Rayldo Pereira

Detenta queimada grávida morre após 10 dias na UTI

A detenta Isabel Batista da Silva, 20 anos, morreu após uma parada cardiorrespiratória, na Unidade De Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda) em Parnaíba. A vítima estava internada há 10 dias com 80% do corpo queimado após um incêndio em uma das celas da ala feminina da Penitenciária Mista de Parnaíba. 

De acordo com informações do Heda, a vítima apresentava um quadro clínico gravíssimo, com fortes dores, falta de ar, tosse, secreção pulmonar. Além de queimadura externas, Isabel Batista sofreu queimaduras nas vias aéreas e foi submetida a fisioterapias intensivas, troca diária de curativos e várias medicações. 

                         Foto: Proparnaiba

"O estado dela era gravíssimo de maneira tal que não tinha condições de ser transferida para um hospital de Teresina. Ela teve que dormir algumas vezes praticamente sentada", disseram funcionários do Heda. 

Segundo Robinson Castilho, funcionário do IML, a vítima seria natural de Teresina, mas residia em Parnaíba. A mãe já se encontra à espera da liberação do corpo da vítima que estava grávida de dois meses. 

O sub-diretor da Penintenciária Mista de Parnaíba, Lauro Antônio dos Santos Costa, disse que das cinco detentas vítimas do incêndio, três ainda estão em Teresina e a outra que também estava no Heda já retornou ao presídio. O corpo será liberado na tarde deste sábado (19), após ser periciado. 


O diretor de presídios do Estado, Wellington Rodrigues, lamentou a morte da detenta e reforça que não houve negligência no caso. 

"Dentro das celas não há restrição ao fumo e o que ocorreu foi  de responsabilidade de duas detentas que juntaram lençois, roupas e colchões e atearam fogo. Somos solidário a família e todos os procedimentos cabíveis foram feitos. A detenta que veio a óbito não veio para Teresina pois o seu estado de saúde era muito grave e havia riscos no transporte", disse Rodrigues. 

Wellington Rodrigues destaca ainda que Isabel Batista, que estava recolhida sob acusação de furto, não teria iniciado o incêndio e foi vítima das outras detentas de cela. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde

Parnaíba: homem é preso por praticar atos obscenos em público

O homem identificado como Márcio dos Santos do Nascimento, de 26 anos foi preso nesta sesta-feira (18) após denúncias de moradores do bairro Piauí, em Parnaíba de que ele estaria praticando atos obscenos em um terreno baldio do local.


Uma guarnição do Ronda Cidadão esteve no local e prendeu o acusado. "Jaburu", como é conhecido está em liberdade provisória da penitenciária Mista de Parnaíba e segundo o site Portal do Catita, já responde por furto e crime contra o meio ambiente.

Algumas vítimas estiveram na delegacia prestando queixa, e o homem é acusado de apedrejar telhados de residências da região e até de assediar uma outra vítima de 46 anos.

Rayldo Pereira
Com informações de Portal do Catita

Pescador sofre ataque fulminante e morre em alto mar dentro de canoa

Atualizada às 12h48

O corpo encontrado em alto mar na praia Pedra do Sal, em Parnaíba, foi identificado como o do pescador João Batista dos Santos Silva, 63 anos. Segundo Robinson Castilho, funcionário do IML, a vítima estaria na companhia de mais dois amigos em uma canoa quando começou a passar mal e veio a óbito. 

                          Fotos: Tiago Mendes/ Cidadeverde


"A vítima e mais dois amigos saíram para pescar e em alto mar a vítima passou mal. Os outros pescadores ainda tentaram reanimá-lo, mas ao que parece, ele foi vítima de uma ataque fulminante do coração", disse Castilho. O corpo foi levado ao posto pesqueiro e, em seguida, liberado para sepultamento. 




Postada às 11h43


Um corpo foi encontrado em alto mar por pescadores no litoral piauiense na manhã desta sexta-feira (18). O comandante do Corpo de Bombeiros, major Rivelino Moura, disse que uma guarnição foi enviada ao local por volta das 10h30 e ainda não há informações sobre a identidade da vítima. 

"O corpo foi achado por pescadores que tiraram a vítima do mar e levaram até a praia Pedra do Sal, em Parnaíba. Até então, não há registros de pessoas que tenham desaparecido e ainda não sabemos se realmente teria sido afogamento", explica o major Rivelino. 



Graciane Sousa

Professores de Medicina da UFPI em Parnaíba participam de seminário

Os professores do curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Reis Velloso, estão participando do I Seminário de Docência do referido curso, que é promovido pela instituição por meio da Coordenadoria de Apoio e Assessoramento Pedagógico (CAAP/PREG) e da Coordenação do Curso de Medicina de Parnaíba. Entre os participantes do seminário, o coordenador do curso, o professor doutor, José Ivo Pedrosa.


De acordo com um dos professores do curso de Medicina do campus de Parnaíba, o médico parnaibano, Fares José, as atividades do seminário serão executadas até o dia 19 de julho do corrente ano e um dos principais objetivos, de acordo com a grade curricular proposta pela instituição, os alunos deverão ser preparados para trabalhar com as novas políticas públicas existentes no sistema de saúde, além de proporcionar aos futuros médicos, aprendizado para lidar com o Programa Saúde da Família, que é fundamental para a assistência comunitária.

Os professores do curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Reis Velloso, estão participando do I Seminário de Docência do referido curso, que é promovido pela instituição por meio da Coordenadoria de Apoio e Assessoramento Pedagógico (CAAP/PREG) e da Coordenação do Curso de Medicina de Parnaíba. Entre os participantes do seminário, o coordenador do curso, o professor doutor, José Ivo Pedrosa.

De acordo com um dos professores do curso de Medicina do campus de Parnaíba, o médico parnaibano, Fares José, as atividades do seminário serão executadas até o dia 19 de julho do corrente ano e um dos principais objetivos, de acordo com a grade curricular proposta pela instituição, os alunos deverão ser preparados para trabalhar com as novas políticas públicas existentes no sistema de saúde, além de proporcionar aos futuros médicos, aprendizado para lidar com o Programa Saúde da Família, que é fundamental para a assistência comunitária.

Com informações de Proparnaiba

Disk- Drogas: Polícia desmonta esquema de venda de drogas por telefone

Após seis meses de investigação, a Polícia Militar conseguiu prender João Alberto Rebelo Filho, 41 anos, acusado de montar o próprio negócio e trabalhar com o serviço de tele-entrega de drogas, uma espécie de "Disk-Drogas". Como disfarce, o suspeito usava um colete de mototaxista e tinha um caderno com anotações com nome, telefone e endereço de mais de 50 clientes. 

                            Fotos: Proparnaiba

A prisão em flagrante ocorreu na madrugada desta quinta-feira (17), no Bairro Piauí, quando o acusado estava entregando em domicílio 21 pedras de crack e quatro trouxinhas de maconha.  



"Após a prisão em flagrante levamos o suspeito a residência no Residencial Raul Barcelar e encontramos arma, munições, maconha, cocaína, crack, moedor de drogas, R$ 85 em cédulas e mais R$ 170 em moedas", disse o major Costa Lima, comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar. 

O comandante explica ainda que o material ilícito encontrado na casa do acusado está avaliado em mais de R$ 10 mil. "Ele trabalhava sozinho no negócio e tinha clientes fixos aos quais ligavam e o suspeito fazia entrega pontuais. Para evitar a prisão, ele tentou subornar os policiais com R$ 10 mil, o que agravará a situação dele perante a Justiça", finaliza o major Costa Lima. 


Graciane Sousa

"Aniversário de Parnaíba será marco na educação", garante prefeito

O prefeito de Parnaíba Florentino Neto afirmou que o aniversário da cidade, que acontece em agosto, será um marco não só comemorativo, mas para a educação do município, com a apresentação oficial do curso de medicina na UFPI, que acontecerá no dia 13 de agosto.

     Fotos: Raoni Barbosa/ Cidadeverde.com

"Estamos com todos os esforços no sentido promover um grande aniversário para a cidade. Vamos fazer várias inaugurações, mas o mais importante é a apresentação do curso de Medicina da UFPI que deve iniciar as aulas 12 de setembro. É um parco que coloca a cidade como um dos polos regionais de educação no Brasil", declarou o prefeito.

Em visita ao Cidadeverde.com na tarde desta quarta-feira (16), o gestor acrescentou que o município tem se dedicado a divulgação do seu potencial turístico nacionalmente. "Desenvolvemos uma nova logo, um guia turístico e investimos nos eventos pois queremos levar a todos nossas potencialidades", pontuou Florentino.


Outro evento que fará parte da programação do aniversário da cidade será a Feira Agropecuária, com expositores da fruticultura e outros ramos do setor primário. Segundo o prefeito o evento marca a divulgação da potencialidade em produção leiteira no município.

Programação de férias

Em sua entrevista o prefeito falou ainda sobre a programação esportiva que está sendo oferecida durante todo o período de férias na praia da Pedra do Sal. "Nossa superintendência de turismo tem se empenhado para atender bem ao turista e temos toda uma programação voltada para este público na praia", finalizou o gestor.

Rayldo Pereira

Vigia de bar sofre tentativa de homicídio e é ferido com punhal

O vigia José Cardoso da Silva Filho, 44 anos, foi atingido com um golpe de punhal enquanto trabalhava na noite desta terça-feira (15). A vítima, que sofreu perfuração no braço, trabalha em um bar e restaurante, na Avenida Pinheiro Machado, Bairro Santa Luzia, em Parnaíba. 

                            Fotos: Proparnaiba

Segundo o proprietário do estabelecimento, José Maria, o funcionário foi surpreendido pelo acusado que o lesionou, sem motivo aparente. Após a agressão, o suspeito identificado como Romildo Araújo da Conceição, 30 anos, tentou fugir, mas foi preso.


"A vítima tentou proteger o peito e foi atingido no braço direito. O golpe atravessou o bíceps e populares o socorreram e levaram ao Pronto Socorro do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda). Ele estava perdendo muito sangue", disse o cabo Roberto, do 2º Batalhão da PM.

O acusado foi preso nas proximidades do cemitério do Bairro Alto Santa Maria e houve tentativa de linchamento por populares. O punhal foi apreendido e o suspeito levado à Central de Flagrantes. 


Com informações Proparnaiba

Posts anteriores