Cidadeverde.com

Prefeito declara ponto facultativo na estreia da Copa do Mundo

O prefeito Florentino Neto declarou ponto facultativo, o dia 12 de junho de 2014, aos órgãos e entidades da administração pública municipal direta e indireta e autárquica.

 
O decreto Nº 2.174/2014 justifica-se pela relevância da realização do evento esportivo Copa do Mundo Fifa 2014 no Brasil, o sentimento de patriotismo e a forte identidade que o povo tem com a Seleção Brasileira de Futebol.
 
"Caberá aos dirigentes dos órgãos e entidades a preservação e o funcionamento dos serviços essenciais às respectivas áreas de competência", destaca o prefeito de Parnaíba.


Da Editoria de Cidades

Prefeitura lança guia com 29 pontos turísticos do litoral piauiense

Nestas férias, os visitantes que escolherem o litoral piauiense serão recepcionados com guia descritivo de 29 pontos turísticos. O material impresso- que será distribuído em hotéis, pousadas, rodoviária, aeroporto e agências de turismo- foi apresentado nesta terça-feira (10), juntamente com a logomarca “Parnaíba Capital do Delta”.


Segundo a superintendente de Comunicação, Tatiana Corrêa, a logomarca da cidade remete à natureza, ao ecoturismo, à praia, ao pôr do sol, dando vida aos braços e rios do maior Delta em mar aberto das Américas.


 
“Apenas nos apropriamos de algo que já está na boca do parnaibano, nas notícias da cidade, em nossos corações. Apesar de o Delta fazer parte de três estados, a cidade que oferece melhor estrutura turística, hoteleira e de serviços, e que trabalha o destino com oferta de pacotes turísticos é Parnaíba, o que já justifica consagrá-la capital do Delta”, conta a superintendente, sobre a criação da logo.
 
A logomarca foi impressa no Guia de Bolso, material de apoio ao turista para deslocamento e localização de 29 pontos turísticos. Segundo o superintendente Marcos Fonteles, o inventário foi catalogado pela Superintendência de Turismo, que o disponibilizou para apreciação ao curso de Turismo da UFPI, trade turístico e Instituto Histórico e Geográfico Parnaibano (IHGP). 
 
"Impresso em única versão em duas línguas (português e inglês), o material é o ponta pé inicial de uma série de medidas que visam promover Parnaíba como destino turístico", reitera Fonteles. 

A logomarca da cidade será disponibilizada aos empresários do trade turístico e será usada na divulgação turística assim como na promoção de eventos que agregam valor ao turismo local, pela prefeitura de Parnaíba.


Da Editoria de Cidades

Homem é retirado de velório e levado para IML de Parnaíba

Um fato inusitado aconteceu no final de semana na cidade de Buriti dos Lopes. O agricultor Bernardo José Cardoso Araújo, 57 anos, faleceu na tarde de sábado (7) em um acidente de moto na entrada do povoado Salgado, naquela cidade, foi retirado de dentro do caixão, durante o velório, no domingo (8), e levado pelos funcionários do Instituto Médico Legal de Parnaíba. 


Segundo a diretoria do IML, o fato aconteceu porque o Instituto só foi comunicado do óbito no dia seguinte à morte. “Todo paciente, vítima de morte violenta ou suspeita, tem que passar pelo IML que irá emitir a certidão de óbito. Em algumas localidades desta região a situação é difícil. O hospital de Buriti está fechado e só funciona o posto. Não sei dizer o que aconteceu, mas o IML acabou não sendo acionado no dia. O fato só aconteceu depois de solicitação do delegado regional”, declarou o diretor do IML, Charles Peter. 


Ele acrescenta que esta não foi a primeira vez que isto aconteceu. “Já aconteceu duas ou três vezes. A mais recente foi com uma vítima de Cocal. É preciso que as pessoas se conscientizem que é preciso acionar a polícia ou o IML, para que seja determinada a causa da morte e seja emitida a documentação do óbito”, completou. 


O IML constatou que a vítima acabou morrendo em decorrência de uma hemorragia cerebral. O corpo de Bernardo foi liberado no domingo. 

A certidão de óbito é necessária para a emissão de documentos como pensão, seguro, entre outros. 




Flash Carlos Lustosa Filho

Agentes penitenciários encontram drogas e dinheiro dentro de cela

Agentes da Penitenciária Mista de Parnaíba encontraram drogas, celulares e baterias, além de R$ 100 em dinheiro dentro de uma das celas do presídio. O material foi encontrado durante vistoria rotineira dos agentes penitenciários e atribuído a Michel Pereira, que cumpre pena pelo crime de tráfico de drogas. 


Em entorpecentes, teriam sido encontrados 29 trouxinhas de maconha embaladas para a revenda e ainda será apurado como o detento teve acesso ao material ilícito. 


Michel Pereira foi levado à Central de Flagrantes para prestar depoimento e, com o flagrante, deverá ter agravo na pena.


Com informações Portalcostanorte

Veículo atinge barraca em praia e vendedora morre ao ser arremesada

A comerciante Maria Elizete dos Santos Costa, 31 anos, morreu após ser arremessada violentamente por um veículo no povoado Pedra do Sal, em Parnaíba. O acidente ocorreu na manhã de hoje (08), enquanto a vendedora de produtos artesanais se preparava para mais um dia de trabalho. 
 
                                Fotos: Daniel Santos/ Proparnaiba



O condutor do veículo foi identificado como o operador de máquinas Luciano Pereira da Silva, 28 anos, natural de Piracuruca, que trabalha na construção da Usina Eólica. De acordo com testemunhas, o carro invadiu a barraca na PI- 116, destruindo parte da estrutura e arremessando a vendedora. 



Após o acidente, moradores tentaram linchar o motorista que foi retirado do local por uma guarnição da Força Tática, comandada pelo sargento Fabriciano Monteiro. 


Submetido ao teste do etilômetro, pela Polícia Rodoviária Federal, foi constatado que o operador de máquinas dirigia com teor de álcool  por litro de ar de 0,80 mg/l. Pela nova legislação, o limite de álcool constatado no hálito passou a ser de 0,05 miligrama por litro de ar, em vez de 0,1 mg/l, o mesmo que zero. O condutor que for flagrado com teor acima de 0, 33 mg/l, além de multa, responderá por crime de trânsito. 

"Ele disse que esteve em uma festa no Bairro Morros da Mariana, município de Ilha Grande. Afirmou que bebeu, mas tomou um energético para se manter acordado, no entanto, dormiu ao volante e quando acordou viu a mulher morta caída no chão e seu carro danificado", explica o sargento da PM. 

Maria Elizete deixou uma filha de 15 anos de idade órfã. Segundo Maria da Paixão dos Santos, irmã da vítima, sua sobrinha ainda teria avisado a mãe quando o carro se aproximava, mas não pôde evitar a tragédia.

"Ela ainda desceu do banquinho de onde estava pendurando bolsas, mas não deu tempo e foi colhida violentamente. Todos os dias, elas vendiam artesanato e viviam uma pela outra. Mãe e filha construíram a barraca para venda do artesanato do qual tiravam o sustento", lamenta a irmã.



Luciano Silva, que também não teria Carteira Nacional de Habilitação, foi conduzido à Central de Flagrantes.


Graciane Sousa
Com informações Proparnaiba

Hospital Estadual Dirceu Arcoverde receberá R$ 3 milhões para reforma

O governador Zé Filho cumpriu uma extensa agenda neste sábado em Parnaíba. Entre as ações, a entrega de nove ambulâncias para municípios da região. Os veículos, tipo S 10, são totalmente equipados e custaram, cada, 179 mil reais do tesouro estadual.


Ainda em Parnaíba, Zé Filho assinou ordem de serviço para reforma do prédio da Uespi de Parnaíba, bem como a compra de novos equipamentos para o curso de Odontologia. A maior ação durante a agenda em Parnaíba foi a autorização de quase 3 milhões de reais para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA). Os recursos serão investidos em uma reforma estrutural e aquisição de equipamentos.

"O governador tem dado atenção especial para a saúde. A prova disso são os benefícios entregues e anunciados hoje aqui", disse Mirócles Veras.


Para o governador, a área de saúde merece atenção especial não só em Parnaíba, mas em todas as regiões. "Estamos trabalhando para melhorar ainda mais a nossa saúde, disse.

Entre as cidades beneficiadas com ambulâncias estão Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Parnaíba, Caxingó, Luis Correia. Caraúbas, Esperantina, Buriti dos Lopes e Murici dos Portelas.

Principal via de Parnaíba é interditar após vazamento de óleo e acidentes

Uma das principais vias públicas de Parnaíba ficou interditada por aproximadamente 3h, após um caminhão bitrem derramar óleo diesel na pista. Segundo o major Rivelino de Moura, comandante do Corpo de Bombeiros em Parnaíba, cerca de nove pequenos acidentes foram registradas na presidente Getúlio Vargas, após o incidente. 

                          Fotos: Proparnaiba

"O caso ocorreu no início da noite e foi ocasionado por um veículo que transportava óleo, que estava carregado com excesso de combustível ou estaria com o tanque furado. Fomos informados que vários motociclistas caíram na pista e tivemos que interditar a via", explica o major Rivelino. 




Equipes do Corpo de Bombeiros e da empresa responsável pela limpeza pública de Parnaíba despejaram areia na avenida para a absorção do óleo. Uma guarnição do Pelotão de Policiamento de Trânsito (Pptran) também foi acionada para auxiliar no tráfego de veículos, uma vez que, outra via próxima ao semáforo, que dá acesso à ponte e ao bairro Ilha Grande de Santa Isabel, também foi interditada. 

"Ainda tivemos que despejar água na avenida para lavar a pista. Por volta das 22h, o Pptran liberou avenida Getúlio Vargas e nenhum acidente grave foi registrado", finaliza o major do Corpo de Bombeiros. 


Graciane Sousa

Com 80% da lotação, prefeito vai a São Paulo e pede ampliação dos voos

O prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, e o diretor de Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas, Ronaldo Veras se reuniram nesta sexta-feira (06) para discutir os dois meses operações no Aeroporto João Silva Filho, em Parnaíba. De acordo com dados da Comissão Ícaro, entre pousos e decolagens, a lotação média é de 80% da capacidade total de passageiros. 


O encontro ocorreu na sede da empresa em São Paulo e participaram ainda o superitendente de Turismo de Parnaíba, Marcos Fonteles, e o analista da Azul, Guilherme Aberle.


Representantes da Comissão Ícaro- Comissão organizada pela Superintendência de Turismo- apresentaram um relatório com as estatísticas das operações no aeroporto, bem como o relatório de atividades da comissão, entidade constituída pela prefeitura de Parnaíba, que reúne diversos setores da sociedade que acompanham e lutam pela ampliação da oferta de vôos para o litoral do Piauí.

“Apresentamos para a Azul, a pesquisa que demonstra a demanda por vôos em cada dia da semana e houve compromisso da empresa em estudar os dados apresentados. Os próprios dados que a empresa aérea dispõe, além dos indicadores de crescimento de Parnaíba, serão importantes para decidir sobre a ampliação da oferta de vôos para o Aeroporto João Silva Filho”, explicou o prefeito Florentino Neto.


Graciane Sousa

Secretário de Saúde garante melhorar tratamento de câncer no município

A vereadora Fátima Carmino foi pessoalmente convidar o secretário Estadual de Saúde, Mirócles Veras, para uma audiência pública sobre combate ao câncer que será realizada na Câmara Municipal de Parnaíba, no dia 26 de junho. A audiência foi requerida pela própria parlamentar. 

Segundo ela, o intuito da audiência é discutir o tratamento de câncer no município. E, para isso, a legisladora tem buscado apoio de órgãos voltados para este trabalho. 


Em reunião com o secretário de Estado, a vereadora também tratou sobre o tratamento de câncer na cidade e Mirocles informou que o Estado auxiliará o município nesse aspecto, onde o Hospital Marques Bastos trabalhará em parceria com a Clínica João Silva Filha, dando o suporte estrutural, como a disponibilização de leitos na Unidade de Terapia Intensiva – UTI.

Mirócles disse ainda em reunião com Carmino, que Parnaíba será o primeiro município do interior a ser contemplado com estas ações. O secretário confirmou presença na audiência pública e elogiou a iniciativa da legisladora em buscar soluções para um assunto tão relevante para a população parnaibana.

Entre os órgãos convidados para a audiência, estão a Sociedade Parnaibana de Combate ao Câncer, Associação Piauiense de Combate ao Câncer, secretarias estadual e municipal de Saúde e Ministério Público.

Família procura por jovem com transtornos mentais desaparecida

A família de Maria Laura da Silva Costa, de 21 anos, pede ajuda para encontrar a jovem que desapareceu por volta das 22h30 de quarta-feira (28) no assentamento Lagoa do Prado, na Baixa da Carnaúba, zona rural de Parnaíba. 


De acordo a mãe da jovem, a senhora Ana Cristina da Silva, 53 anos, Maria Laura sofre de distúrbios psicológicos e necessita de acompanhamento. 

Ana Cristina foi até o Ronda Cidadão em busca de informações e pede que as pessoas colaborem com informações através dos números (86) 99763791 ou (86) 98607075.

Rayldo Pereira
Com informações de Proparnaiba

Posts anteriores