Cidadeverde.com

Pai agride acusado de matar filho a facadas em bar

Um desentendimento em um bar no litoral piauiense resultou na morte de Dyone Albuquerque da Rocha Aquino, 25 anos, na manhã deste sábado (17). Revoltado com a morte, o pai ainda agrediu o acusado a socos e saiu carregando o filho ensaguentado no colo em busca de socorro. 

                            Fotos: Portaldocatita




O homicídio ocorreu por volta das 10h40, no bairro São Benedito, em Parnaíba. O acusado, identificado como Marcos Antônio Costa Damasceno, 35 anos, foi preso ainda no local e levado para a Central de Flagrantes.


"Eles já se conheciam e estavam bebendo em um bar. Em certo momento, os dois se desentenderam e o Dyone foi atingido com uma facada fatal. A motivação para o crime ainda será apurada", conta o tenente R. Costa, do 2º Batalhão da Polícia Militar de Parnaíba. 



Graciane Sousa

Dilma revela pedido de Zé Filho e garante energia e porto

Nesta sexta-feira (16), em discurso após a entrega de casas populares no município de Parnaíba (PI), norte do Estado, a presidente Dilma Rousseff (PT) reafirmou que irá se empenhar em melhorar o fornecimento de energia elétrica no Piauí e construir o porto de Luís Correia. Os dois temas foram levantados pelo governador Antônio José de Moraes Souza Filho (PMDB).

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR


Dilma Rousseff já tinha tratado do assunto horas antes em Teresina, na entrega de diplomas Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Na ocasião, no entanto, a presidente não afirmou que eram esses os dois pedidos que o governador Zé Filho lhe havia feito no trajeto do aeroporto para o local da solenidade na capital. 

Em Parnaíba, terra de Zé Filho, Dilma Rousseff foi agraciada com o título de cidadã parnaíbana. "Presidenta, aumentou a responsabilidade com a nossa cidade Parnaíba agora, hein?", disse o governador, que fez um discurso de agradecimento pelas obras na cidade e lembrou que já tinha feito dois pedidos para a presidente em Teresina e que, se a mesma quisesse, contaria quais eram. 

A presidente revelou na sequência que já tinha garantido atender os pleitos do governador. "Eu disse ao governador: o Governo Federal quer que a Cepisa seja uma empresa de energia eficiente, ágil, barata e que garanta energia para a povo do Piauí. Eu te asseguro, governador, que nós estamos no caminho para assegurar que a Cepisa seja isso", declarou Dilma, chamando a Eletrobras Piauí pelo nome antigo da empresa, que foi incorporada pelo Governo Federal. 

O outro tema foi o porto de Luís Correia, obra aguardada pelo litoral piauiense há mais de um século. No início do ano, em Teresina, Dilma Rousseff já havia prometido que iria "teimar" para que a obra seja concluída. Dessa vez, garantiu que recursos serão alocados. 

"No caso do porto, nós fizemos toda a reforma dos portos para garantir que houvesse condições de criar mais portos no Brasil. Luís Correia está no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e eu quero garantir para você que nós iremos viabilizar olhando a eficiência do porto e o custo mais barato possível", prometeu. 

Dilma Rousseff ainda defendeu os gastos para que Parnaíba mantenha sua estrutura antiga e se torne patrimônio histórico do Brasil. 

Fábio Lima

Dilma rebate críticas e anuncia Minha Casa, Minha Vida 3

A presidente Dilma Rousseff (PT) fez duras críticas aos que são contra o "Minha Casa, Minha Vida" e anunciou a terceira fase do programa. As declarações foram dadas durante a entrega de 982 residências em Parnaíba, litoral do Piauí, no início da noite desta sexta-feira (16).

Fotos: Roberto Stuckert Filho/PR

"Dizem que o dinheiro dos impostos não podem ser usados para garantir mais qualidade de vida aos que precisam. Mas eu vou dizer uma coisa: quando vocês entrarem pela porta de suas casas, entrem de cabeça erguida porque vocês pagaram por isso. Estamos usando esse dinheiro para beneficiar, com justiça, vocês, que não têm condições. Esse país tem que olhar principalmente para aqueles que precisam. Não adianta ajudar quem não precisa. Tem gente que não gosta disso, que acha que só os ricos têm direito de usar o dinheiro do governo federal", destacou a presidente.

Dilma acrescentou que adquirir a casa própria é fundamental para formar uma sociedade mais virtuosa e segura. "Quando você paga aluguel, compromente uma parte muito grande da renda. Neste programa, apenas 5% da renda pode ser comprometida e no final de 10 anos, vocês terão um patrimônio, um capital, uma riqueza", ressaltou.


A presidente alertou as famílias beneficiadas para a necessidade de cuidar dos imóveis. "É importante fazer um condomínio, administrar juntos, porque essa casa vai valorizar, com ajuda da prefeitura e do Estado, e vai se tornar um lugar bom para viver", explicou.

O programa "Minha Casa, Minha Vida" foi lançado em 2009 e beneficiou 1 milhão de pessoas. Em 2011 foi lançada a 2ª etapa do programa, que beneficiou, segundo a presidente, 2.750 milhões de famílias. "Esse programa não foi importante somente para as famílias que foram contempladas, mas também para os trabalhadores, que construíram esses prédios. Pequenas, médias e grandes empresas participam disso. Por isso, não precisa temer: nós faremos o Minha Casa, Minha Vida III", anunciou.

Jordana Cury

Prefeito entrega título de cidadania para Dilma e defende criação da Universidade do Delta

O prefeito de Parnaíba, Florentino Neto defendeu a criação da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, durante a visita da presidente Dilma Rousseff, nesta sexta-feira (16). Segundo o gestor com a abertura do cronograma do vestibular para o curso de Medicina na UFPI, a cidade se torna um dos maiores centro de ensino superior do Nordeste. Na ocasião, o gestor entregou para a presidente o título de cidadã parnaíbana.

Dilma Rousseff entregou casas em Parnaíba

"Junto com a UFPI, seus professores e nossos alunos, tudo isso aponta para a consolidação de um sonho que será a futura Universidade Federal do Delta do Parnaíba", afirmou o gestor.

Na ocasião, Dilma Rousseff fez a entrega de 982 casas do programa Minha Casa Minha Vida. Em seu discurso, o prefeito reforçou ainda o agradecimento a presidente e garantiu que o município fará parte do PAC das Cidades Históricas, que vai permitir o resgate do casario municipal. 


Outro ponto levantado pelo gestor foi o saneamento básico. Segundo Florentino, 85% da cidade já foi contemplada. "Isso é um ícone do apoio da presidente a nossa gestão. Este índice coloca Parnaíba com o maior indicador e acesso ao serviço de saneamento", pontuou o prefeito.

Pronatec

A presidente participou em Teresina da formatura de estudantes concludentes do Pronatec, destes 4 mil são de Parnaíba, que segundo o gestor lidera em inscrições no Estado com 2050 somente este ano.

Florentino Neto anunciou ainda a construção da unidade oncológica do município e convidou a presidente a permanecer no município, ofertando a ela um placa. "Fique aqui em Parnaíba que a senhora é nossa irmã", concluiu o prefeito.

Rayldo Pereira

Homem é preso com moto roubada, pistola e dinheiro falso

O homem identificado como Antônio Nascimento Junior, 32 anos, residente no bairro Três Andares, em Teresina, foi preso no litoral piauiense durante rondas ostensivas da PM, no bairro Ceará, na noite desta quarta-feira (14).

                           Fotos: Folhadeparnaíba


Segundo o major Costa Lima, comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar de Parnaíba, Antônio Nascimento foi abordado em atitude suspeita e com ele foram encontrados uma motocicleta XRE 300 roubada, placa OGY 0701, um celular, uma pistola 380- com numeração KEU 83189-, R$ 754 em dinheiro e mais uma cédula falsa de R$ 100.


"Ele estava em atitude suspeita e ao ser abordado conseguimos apreender todo este material. Antônio Nascimento foi autuado em flagrante e já tem várias passagens pela polícia. Ao ser abordado, ele disse que trabalhava em uma empresa de segurança", explica major Costa Lima. 


Graciane Sousa

Trabalhador cai de barco e é encontrado morto em rio em Parnaíba

O corpo do homem identificado como Marco Antônio da Silva Lopes, de 40 anos, foi encontrado boiando no rio Parnaíba, na altura da comunidade Sossego, entre os municípios de Parnaíba e Luís Correia. A vítima trabalhava com embarcações de pequeno porte e trabalhava na comunidade Chafariz, quando caiu do barco na manhã desta segunda-feira (12).

O Corpo de Bombeiros fez buscas na região durante todo o dia atpe o resgate do corpo. Após a retirada do rio, o corpo foi levado para o IML onde passa por procedimentos legais e deve ser liberado somente nesta quarta-feira (14).

Flash de Tiago Mendes (Direto do Local)
Rayldo Pereira (Da Redação)

Pacientes com Câncer podem ficar isentos de IPTU em Parnaíba

Em breve, pacientes em tratamento contra o câncer poderão ficar isentos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) na cidade de Parnaíba. A Câmara Municipal aprovou nesta segunda-feira (12) um requerimento, de autoria do vereador André Neves, solicitando que o Poder Executivo analise esta possibilidade.


De acordo com a proposição, o objetivo é facilitar a vida das pessoas que sofrem com este tipo de enfermidade, visto que os custos do tratamento são extremamente elevados e nem sempre é oferecido pelo SUS. “O requerimento é o primeiro passo para que o fim da cobrança possa se tornar Lei”, explicou André Neves.


A matéria foi discutida no plenário da Câmara e aprovada por unanimidade. Ainda segundo André Neves, depois da isenção do IPTU, é possível ser avaliada a possibilidade de retirar ou pelo menos diminuir outros impostos e taxas para os pacientes em tratamento contra o câncer. 

Da Editoria de Cidades

Em sete dias, casal navega de Teresina a Parnaíba em veleiro de garrafa PET

O casal Eduardo Carvalho e Renata Maia se aventuraram nas águas do Rio Parnaíba em um veleiro construído com garrafas PET e outros materiais recicláveis. A expedição batizada de Delta PET teve início no mês de abril e percorreu os estados do Ceará, Maranhão e Piauí. Para desembarcar no litoral piauiense, o casal saiu de Teresina em uma viagem com duração de sete dias até chegar em Parnaíba, a 318 km de Teresina. 


Durante o percurso, o casal aportou em lugares como Novo Nilo, Milagres e Magalhães de Almeida, além de municípios como União, Miguel Alves, Porto, e Luzilândia. Na expedição- que integra o Projeto Grandes Rios do Brasil- eles desenvolvem trabalho de Educação Ambiental com comunidades ribeirinhas e estudantes, além de repassar informações sobre reaproveitamento do lixo. 


A embarcação foi chamada de 'Tes Prisma' e assim como outras utilizadas no projeto, voltado para a pesca tradicional e uso turístico, possui registro oficial na Marinha Brasileira, obedecendo os critérios legais de navegação.


Renata Maia revela que a decisão de navegar pelo Rio Parnaíba, partiu da curiosidade em descobrir as belezas naturais do 2º maior rio do Nordeste, que desemboca em um dos lugares mais singulares do mundo, o Delta do Parnaíba. Ela conta que a maior dificuldade desta expedição foi o assoreamento do rio em inúmeros pontos.

“Por muitas vezes pensamos em desistir porque o calado da nossa embarcação tem apenas 1 metro de profundidade o que não nos permite navegar em água bastante rasa e por diversas vezes tivemos que empurrar o barco para sair dos bancos de areia. A  água no meio do rio dava abaixo dos nossos joelhos”, relembra.

No Piauí, o casal do Rio Grande do Norte entrou no Rio Igaraçu, um dos braços do Parnaíba, e aportou no Porto das Barcas, após percorrer mais de 400 quilômetros pelas águas caudalosas do Velho Monge. 



“Conhecemos paisagens fantásticas e praticamente desconhecidas do resto do país. Ficamos muito encantados com tudo, tanto com o que que vimos ao longo da viagem, como em nossa chegada na região de Parnaíba e litoral do Piauí”, disse Eduardo Carvalho que deverá retornar com Renata Maia para Natal-RN- nesta quarta-feira (14). 


Empresa OAK

Eduardo Carvalho é pioneiro na utilização desta tecnologia. Sua empresa- OAK Soluções Ambientais- já fabricou mais de 60 embarcações no Rio Grande do Norte e Ceará, entre 2012 e 2013, além de desenvolver projeto de compensação ambiental, ensinando a tecnologia para as comunidades de pesca artesanal.

Segundo o casal, a ideia de reaproveitar o lixo surgiu em 2005, quando construíram um veleiro de PET e percorreram o Rio São Francisco durante três meses, em um projeto chamado Mega PET. "Desde então, desenvolvemos o trabalho de construção artesanal de embarcações que flutuam sobre esse tipo de garrafas descartadas no meio ambiente em comunidades pesqueiras", reitera.

“Nosso trabalho já tirou mais de 60 mil garrafas PET do meio ambiente, isso empilhado daria uma montanha de mais de 19.500 metros de altura ou seja o equivalente à 26 Corcovados com o Cristo Redentor no Rio de Janeiro”, exemplifica Eduardo Carvalho.


Graciane Sousa
Com informações Proparnaiba

Paciente internada com pneumonia é vítima de furto em hospital

O adolescente Felipe Enilton dos Santos, 18 anos, conhecido “Bode Louro”, foi preso sob acusação de furto no município de Parnaíba, a 318 km de Teresina. O crime teria ocorrido dentro do hospital Santa Casa de Misericórdia e a vítima, uma paciente internada com pneumonia. 

                            Foto: Proparnaiba
Bode Louro já seria conhecido pela polícia acusado de praticar furtos na região

O suspeito teria entrado na unidade de saúde pela porta dos fundos, ao chegar uma ambulância. Da vítima foram levados uma bolsa- que foi jogada no banheiro do hospital- com mais de R$ 800, cartões de crédito e uma aliança.

“Bode Louro” foi preso em uma casa abandonada no fim da tarde deste domingo (11), no bairro Mendonça Clark, por equipe da Polícia Militar, através de uma guarnição da Força Tática, comandada pelo sargento Fabriciano Monteiro.

À PM, o acusado teria confessado o furto e revelado que já teria gasto quase toda a quantia levada na ação. Do dinheiro, apenas R$ 71 foram recuperados.

Felipe Enilton, que trabalha como auxiliar de Serviços Gerais, foi preso e conduzido à Central de Flagrantes. 


Com informações Proparnaiba

Congresso sobre conservação do Delta do Parnaíba será sediado no litoral

O curso de Turismo da UFPI Campus de Parnaíba realiza entre os dias 14 e 16 de maio o IV Congresso Nacional de Unidades de Conservação do Delta do Parnaíba (Coruc), sob orientação da professora Msc Simone Cristina Putrick em parceria com a Mega Turismo e Eventos. O Congresso visa analisar e debater as atividades presentes nas Unidades de Conservação (UC´s) e tem como temática "Territórios e Comunidades".


Os objetivos do evento são: abordar e fortalecer o planejamento e a gestão territorial das Unidades de Conservação federais, estaduais e municipais, aliado a práticas turísticas para o desenvolvimento; fortalecer e consolidar a rede de articulação entre comunidades pesqueiras e o município, que proporcione e melhore as trocas de informações, as condições e a qualidade de trabalhos das famílias envolvidas através da pesca artesanal nas redes de empreendimentos solidários.

A edição 2014 do Coruc é voltado para profissionais, técnicos, cientistas, estudantes, pessoas ligadas a órgãos governamentais, instituições sem fins lucrativos, centros de estudos, universidades, empresas públicas e privadas e as mais diversas áreas interessadas. São esperados mais de 500 participantes, meta já alcançada no III Coruc, realizado no ano de 2013.

Na quarta edição, o evento abrange diversos estados do Nordeste, entre os quais se destacam Piauí, Ceará e Maranhão, que juntos englobam quatro unidades de conservação: APA Delta do Parnaíba (PI), Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), Parque Nacional de Jericoacoara (CE) e Parque Nacional de Ubajara (CE).

Seminário Redes Solidárias na Pesca Artesanal

Durante o IV Coruc ocorre também o "Seminário Redes Solidárias na Pesca Artesanal", que contará com a participação de todos os Campus da UFPI. O propósito é debater aspectos relacionados à pesca artesanal em suas múltiplas dimensões, com foco nas redes de articulação solidárias.

O Seminário é voltado a pescadores artesanais, aquicultores familiares, educadores populares, técnicos ligados a trabalhos com pesca e aquicultura familiar, representantes de entidades de apoio técnico governamentais e não governamentais, estudantes e professores universitários, representantes do poder público das três esferas, entre outros.


Da Editoria de Cidades

Posts anteriores