Cidadeverde.com

Projeto Senhor das Pedras registra primeiro exemplar de mero em Parnaíba

Nesta última terça-feira, 15, biólogos do projeto Senhor das Pedras, patrocinado pela Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, em parceria com o projeto Sociobiodiversidade da Ilha, financiado pela Tropical Forest Conservation Act-TFCA, geridos pela Comissão Ilha Ativa-CIA, registraram o primeiro exemplar do peixe mero (Epinephelus itajara) na praia Pedra do Sal, localizada no município de Parnaíba, Piauí. 


O projeto executa suas ações desde agosto de 2013 e envolve pesquisa e conservação na Área de Proteção Ambiental-APA Delta do Parnaíba. Para o início de suas atividades a equipe recebeu capacitação do projeto Meros do Brasil, patrocinado pela Petrobras, através do programa Petrobras Ambiental, que realiza estudos sobre a espécie em diversos pontos do litoral brasileiro. 

O mero de aproximadamente 0,73cm foi capturado acidentalmente por pescadores quando realizavam a pescaria do ariacó. De acordo com as informações, o peixe foi fisgado a 23 metros de profundidade por meio de linha e anzol e não foi possível salva-lo. A equipe foi acionada e o exemplar entregue voluntariamente durante o acompanhamento do desembarque pesqueiro realizado pelos biólogos. 


Segundo a coordenadora do projeto, bióloga Kesley Paiva, a confiança estabelecida entre os pesquisadores e pescadores artesanais, permitiu com que estes repassassem o material. “Por meio de nossas atividades, verificamos que os pescadores da Pedra do Sal conhecem e respeitam a lei nacional que proíbe a captura, transporte e comercialização do mero, mas não entendem as causas que o acometeram à ameaça de extinção. Assim, estas informações também são repassadas a comunidade, que passa a colaborar cada vez mais, tornando-se parceira do projeto e da espécie”. 

“O registro dessa ocorrência é de extrema importância, pois as informações sobre o mero no Piauí ainda são escassas. Esse material nos fornecerá diversos dados e será analisado por pesquisadores do projeto e outras instituições. Isto também reforça a importância e necessidade de continuação das ações, buscando mais parceiros para a proteção do mero na APA Delta do Parnaíba, comenta a coordenadora de campo”, bióloga, Liliana Souza.

Com informações de Proparnaiba

Homem é preso acusado de ameaçar PM com faca

O homem identificado como Evaldo Silva Carvalho, 38 anos, conhecido como Pelado, foi preso acusado de ameaçar um policial militar no município de Parnaíba, a 318 km de Teresina. Segundo o cabo Farlon Machado, do Ronda Cidadão, Pelado teria desacatado a ordem de um PM à paisana e se armado com uma faca. 

                              Fotos: Proparnaiba

"Pelado importunava seus parentes para comprar uma mercadoria, quando o policial, que estava à paisana, pediu para que Evaldo se retirasse. Ele saiu e retornou com uma faca para matar o policial que reagiu e acabou ferindo o agressor na sobrancelha do lado direito", conta o cabo. 


O caso foi registrado no bairro Piauí, no início da noite desta quinta-feira (17). Evaldo Silva foi medicado e levado para a Central de Flagrantes de Parnaíba.


Graciane Sousa

Cantor Lenine desembarca Piauí onde visita Projeto Pesca Solidária

O cantor Lenine chegou ao Piauí onde participa de visita as ações do Projeto Pesca Solidária, nas cidades de Cajueiro da Praia, Chaval e Bitupitá. O cantor desembarcou no aeroporto internacional de Parnaíba, por volta das 14h40 desta quinta-feira(17) acompanhado da representante da Petrobrás, Leila Maciel.

Foto: Divulgação ; Pesca Solidária
Lenine desembarca no aeroporto de Parnaíba

Este é o sétimo projeto visitado por Lenine durante os doze encontros socioambientais que estão sendo promovidos pela Petrobras e Governo federal. Logo na chegada, Lenine participou de entrevista com imprensa local e neste momento segue para Barra Grande onde deve pernoitar.


Lenine segue na manhã desta sexta-feira (19) para Chaval onde fará uma saída embarcada para conhecer as espécies envolvidas no projeto. O cantor encerra sua visita no próximo sábado (19) com show gratuito na praça de Jericoacoara no litoral cearense.




Rayldo Pereira

Pedreiro é preso acusado de tentar estuprar a própria cunhada

O pedreiro identificado como Júnior da Conceição Araújo, 22 anos, foi preso acusado de tentar estuprar a própria cunhada, no bairro Piauí, em Parnaíba, a 318 km de Teresina. A vítima estava sozinha na residência, reagiu e teve a roupa rasgada. Vizinhos escutaram gritos de socorro e ajudaram a jovem. 


                                    Fotos: Proparnaiba

A suposta tentativa de estupro ocorreu por volta das 04h, desta quarta-feira (16), quando a vítima estava dormindo e acordou com o barulho do cadeado.


"O suposto agressor chamou por seu irmão e com a porta entreaberta por uma corrente, pediu sal. O cadeado abriu e ele teria entrado na casa e segurado a mulher pelo braço tentando tirar sua roupa. Ele ainda teve tempo de passar a mão nos seios da vítima, que começou a gritar", disse a vítima a PM.

A  mulher foi encontrada com hematomas no braço, ombro esquerdo, nas costas e nos glúteos.


Graciane Sousa
Com informações Proparnaiba

Carcereiro descobre grade serrada e aborta fuga do 2º DP

Um carcereiro da Central de Flagrantes abortou a fuga de dois presos do 2º Distrito Policial de Parnaíba, nesta terça-feira (15). A tentativa de fuga teria sido planejada pelos detentos Igor da Conceição Sousa e Francisco Martins de Almeida, acusados de homicídio e tráfico de drogas, respectivamente. 

                             Fotos: Portaldocatita

"Fazia entrega de presos na delegacia do 2ºDP, quando me apoiei na barra da grade que caiu, pois havia sido serrada. Fizemos uma inspeção na cela e encontramos uma serra que foi apreendida", conta o carcereiro. 


Igor da Conceição e Francisco Martins Almeida foram transferidos para a Penitenciária Mista de Parnaíba. Os outros detentos foram transferidos para  uma cela ao lado.


Com informações Portaldocatita

Cantor Lenine visita projeto litoral do Piauí

O cantor Lenine visita nesta sexta-feira (18) o projeto Pesca Solidária que abrange os municípios de Cajueiro da Praia, no Piauí, e Chaval e Barroquinha no Ceará. O artista ainda fará um show na cidade de Jericoacoara. 


Segundo o Coordenador de Comunicação do Projeto, Chico Brandão, Lenine deve desembarcar em Parnaíba pela manhã e seguir para a região do estuário que abrange as três cidades cearenses e a Cajueiro da Praia. "Ele irá visitar a região dos rios Timonha e Ibatuba, que fica na divisa do Piauí com o Ceará. Vai ver a despescar e conversar com os pescadores locais. Depois irá conhecer outros projetos e irá se apresentar em Jericoacoara", descreve. 

A turnê “Encontros Socioambientais com Lenine” chega ao estuário dos rios Timonha e Ubatuba, no litoral da divisa dos estados do Piauí e Ceará. No dia 18, o artista estará na cidade de Chaval (CE) e vai visitar a área de pesquisa do programa anfitrião: o Projeto Pesca Solidária. Lenine também fará uma apresentação aberta ao público na Praça Central de Jericoacoara dia 19, às 20h30 horas.

Durante o encontro, Lenine visitará, embarcado, o estuário dos rios Timonha e Ubatuba juntamente com pescadores das cidades de Cajueiro da Praia, Chaval e Barroquinha, municípios que compõem a área de abrangência do Pesca Solidária. Na ocasião o cantor vai conhecer a fauna e a flora da região e acompanhar a pesca artesanal, bem como a despesca dos currais de peixe; ele estará acompanhado de técnicos do Projeto Pesca Solidária, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e realizado pela Comissão Ilha Ativa (CIA). Lenine fará uma viagem de imersão no ecossistema do estuário dos rios que desaguam no mar entre os estados do Piauí e Ceará, dentro da área de abrangência do Projeto.

Na manhã de sábado (19), Lenine mais os representantes do Pesca Solidária e de outros cinco projetos patrocinados pela Petrobras participarão de uma atividade de Educação Ambiental em Jericoacoara, quando será realizada uma limpeza de praia e distribuição de material informativo relacionado ao lixo.


Projeto
Lenine deu início a uma turnê por 12 projetos socioambientais pelo Brasil para encontros com as comunidades, gestores, técnicos e, claro, para fazer o que mais gosta: música. "A arte é um instrumento de aproximação poderoso por uma sociedade mais justa, gosto de acreditar que a minha música vai além do que meramente canto", explica o cantautor, que também é botânico autodidata, colecionador de orquídeas (ou "orquidoido", como prefere) e apoiador engajado de grupos de preservação ambiental.

 
Os “Encontros Socioambientais com Lenine” percorrem as 5 regiões do país e já passaram pelo projeto “Floresta Sustentável” na Praia do Forte, Bahia e “Orquestra Jovem”, “Tecendo uma Rede de Cidadania” (MG), “Centro de Referência de Esporte Educacional” (RS), “Mantas do Brasil” (SP), “Pé de Pincha” e “Bois Vermelho e Azul” (AM) e “Bichos do Pantanal” (MT). As próximas paradas serão: “Pesca Solidária” (CE), “Caranguejo Uça” e “Projeto Diferentes Talentos” (RJ), “Meros” (ES), , “Encauchados” (AC), “Comunidade Produção e Renda” (MA) e “Cerrado Vivo” (GO). Toda essa extensa agenda conta com a parceria e o patrocínio da Petrobras, através do Programa Socioambiental.
 
Serão dois dias de ações em cada destino. No primeiro dia o cantor visita o projeto anfitrião e no segundo celebra com a comunidade local, conhecendo a história dos vários projetos da região, assim como seus representantes e parceiros locais. O encerramento será com um show gratuito, onde Lenine revisita seu repertório para mostrá-lo ao público de uma maneira intimista, no formato voz e violão. 

A estimativa é de que ao final do projeto, mais de 24 mil pessoas sejam alcançadas diretamente, e 640 mil indiretamente, pelas ações do projeto ‘Encontros Socioambientais com Lenine – Música e Sustentabilidade numa só nota’. O artista já passou pelos estados da Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo, Amazonas e Mato Grosso. Até junho, ele conhecerá iniciativas ambientais, sociais e de esportes educacionais distribuídas por 12 estados das cinco regiões geográficas do país.


Da Redação 

Carro de professor é incendiado com candeeiro em Parnaíba

Um automóvel Gol prata começou a pegar fogo por volta das 18h30 do último sábado (12), na rua Samuel Santos, bairro Pindorama, em Parnaíba. Populares tentaram conter as chamas e então descobriram qual foi a razão do início das chamas: um candeeiro foi localizado sob o veículo. 

Fotos: Blog do Pessoa

Segundo informações do major Rivelino de Moura, comandante do Corpo de Bombeiros de Parnaíba, o crime está sendo investigado. “Os vizinhos agiram e não deixaram o fogo se alastrar até a chegada dos Bombeiros. Tudo indica que foi um incêndio criminoso causado por um desafeto do proprietário, que é professor. A Polícia já está investigando”, ressalta o militar. 


Uma testemunha afirma ter visto um rapaz próximo ao veículo e pensou que ele estava apenas acendendo um cigarro. A residência do professor fica próximo ao local onde ocorreu o incidente. 




Da Redação
Com informações do Blog do Pessoa

Acidente entre Kombi e automóvel deixa um morto em Buriti dos Lopes

Uma colisão frontal entre uma Kombi (HOY 2154 – São Luis/MA) e um Gol (NWY 0226 – Timon/MA) deixou um morto e vários feridos na BR 343, na cidade de Buriti dos Lopes. O acidente aconteceu no local conhecido como Curva do Pirangi por volta das 16h de sábado (12). 

Fotos: Portal do Catita

Após o impacto, o motorista da Kombi ficou preso nas ferragens e chegou a ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas morreu na ambulância do Samu. Os demais feridos do veículo coletivo se feriram e foram encaminhados ao Hospital Dirceu Arcoverde, em Parnaíba. 


Uma mulher identificada como Iara Coelho, estava no banco de passageiros do Gol e saiu ilesa da colisão. 




Segundo o major Rivelino de Moura, comandante do Corpo de Bombeiros de Parnaíba, havia quatro ocupantes na Kombi. "A equipe que atendeu a ocorrência me informou que eles seriam de uma banda. O motorista morreu e os outros três tiveram ferimentos e escoriações", descreve o militar. 

Da Redação (Com informações do Portal do Catita)

Homem é preso com munições de arma de fogo dentro de casa

O Serviço Reservado do 2º Batalhão de Polícia Militar do Piauí prendeu o auxiliar de Serviços Gerais Jeová de Carvalho Santos, 28 anos, por volta das 20h de sexta-feira (11) no bairro Ilha Grande, em Parnaíba.  

Os policiais obtiveram a informação, através de denúncia anônima, de que na casa de Jeová Santos haviam munições de arma de fogo. Quando chegaram a casa, na Travessa Evangelina Rosa, pediram para entrar e encontraram, no guarda roupas, 25 munições de arma revólver de calibre 38. 

O homem disse que não tinha arma. Ele foi conduzido para a Central de Flagrantes.


Com informações do Proparnaíba


Companhia Azul prevê ampliação de voos para Parnaíba

O Aeroporto Internacional Dr. João Silva Filho, instalado na cidade de Parnaíba, ao Norte do Piauí, está com voos regulares entre Teresina (PI) e Fortaleza (CE) com ocupação máxima. Em razão da procura por passagens, a empresa aérea Azul estuda ampliar o número de voos para a cidade. 


“Estes números traduzem a boa receptividade dos turistas à abertura dos voos regulares para o litoral piauiense. A procura surpreendeu, inclusive, a Azul, que já está estudando a possibilidade de ampliar as ofertas para a região e abrir mais um dia de voo”, revela o gerente de Operações da Infraero em Parnaíba, Celso Lara.

Celso Lara destaca que, até hoje, já foram feitas oito operações no Aeroporto Internacional de Parnaíba. Sendo que, 272 pessoas embarcaram rumo a Teresina ou Fortaleza neste período e 351 desembarcaram no sítio aeroportuário. “No que se refere ao cumprimento dos horários de voo, os pousos têm sido feitos pontualmente, às vezes até antecipadamente. Já os embarques, o máximo de atraso registrado foi de 10 minutos. Ou seja, está tudo dentro do esperado”, acrescenta.

Segundo a companhia Azul, os voos entre Teresina e Parnaíba acontecem aos sábados e domingos, com opções de ida e volta. Já os voos entre Parnaíba e Fortaleza serão executados às quintas-feiras, sábados e domingos, também com opções de ida e volta.

Os voos regulares da Azul foram conseguidos através de negociações do Governo do Estado junto à Azul o que inclui a redução de ICMS sobre QAV que anteriormente era de 25%. A redução vale para aeronaves com capacidade de transportar até 120 passageiros, seguindo as seguintes alíquotas: um terço do percentual até então vigente para empresas com atuação em dois municípios piauienses; um quarto para empresas que operem em três cidades do Piauí; um quinto para as que atuem em quatro municípios do estado.
 
Da Editoria de Cidades

Posts anteriores