Cidadeverde.com

Jovem tem pés e mãos amarrados após tentar furtar andaimes

Um jovem de 25 anos foi perseguido, amarrado e agredido por populares no bairro Piauí, em Parnaíba a 318 km de Teresina. Segundo testemunhas, o rapaz foi flagrado tentando furtar andaimes em uma obra de construção.

                           Fotos: Tacyane Machado/ Proparnaiba

O rapaz foi imobilizado com um cinta "enforca gato" nos pés e mãos. Policiais do Ronda Cidadão foram acionados e evitaram o linchamento. 


"Ele já foi visto, outras vezes, na mesma construção e teria furtado vários materiais, mas desaprovamos fazer justiça com as próprias mãos", relatam testemunhas. O jovem, que não teve a identidade revelada, foi desamarrado pela PM e levado para a Central de Flagrantes. 


Caso reincidente


Esta é a 2ª tentativa de linchamento no Piauí, nesta semana. Em São João do Piauí, um suspeito de tentar matar a mulher e cunhado foi capturado e espancado por populares. 



Graciane Sousa
Com informações Proparnaiba

Florentino Neto relata momentos de terror durante assalto na prefeitura

"Foi extremamente complicado, triste e constrangedor" - essas foram as palavras utilizadas pelo prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, para descrever os momentos de terror vividos na noite nesta segunda-feira (19), enquanto ele e outras 15 pessoas foram feitas reféns dentro da prefeitura.


Em entrevista por telefone ao Notícia da Manhã, Florentino explicou que tem o hábito de sempre voltar à prefeitura por volta das 18h, para se reunir com assessores e secretários, de forma mais tranquila.

Matéria relacionada


"Por volta das 23h fui flagrado pelos bandidos. Eles renderam a segurança armada, adentraram meu gabinete, anunciando o assalto. Eles disseram logo que não queriam nada da prefeitura, apenas o dinheiro dos caixas eletrônicos", contou o Florentino.


O prefeito acrescentou que, além dele, estavam no local os vigilantes da prefeitura, o vigia armado, um amigo pessoal, os auxiliares, o secretário de Fazenda, Paulo Cardoso, e quatro senhoras que estavam aguardando a saída da van que vai para Teresina com pacientes.


"Quando anunciaram o assalto, eles não agrediram ninguém, somente informaram que éramos reféns e só haveria agressão se nós reagíssemos. Quando saíram, pegaram todos os nossos celulares e trancaram a porta do gabinete por fora. Demoramos cerca de 30 minutos para conseguir abrir algumas portas internas do gabinete até chegar a uma janela. Um dos vigias saiu e conseguiu nos libertar", narrou o gestor de Parnaíba.


Florentino confirmou que os oito bandidos estavam com o rosto descoberto, mas destacou que eles pediram para que os reféns não olhassem para eles e abaixassem a cabeça.


"Aquilo foi muito planejado e foi também uma crítica à segurança. Disseram que era muito fácil entrar e sair do Piauí. Isso é lamentável. Fica a reflexão para que a gente possa rever nossa segurança", finalizou o prefeito.



Jordana Cury

Prefeito e mais 15 pessoas são mantidas reféns por bando

O prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, e mais quinze pessoas foram feitos reféns dentro da sede da prefeitura da cidade, por volta das 22h30 da segunda-feira (19). Entre as vítimas estavam ainda o secretário de Fazenda, Paulo Cardoso.

Foto: Proparnaiba


Cerca de oito homens com sotaque carioca renderam os vigilantes e tinham como objetivo arrombar os caixas eletrônicos que existem na sede da prefeitura. Os reféns ficaram no gabinete do prefeito e estiveram sob a mira das armas dos criminosos por cerca de duas horas.

Matéria relacionada

Peritos da Polícia Federal estiveram no local, mas entenderam que como os caixas eletrônicos são do Banco do Brasil, passaram a investigação para a Polícia Civil.

Foto: Reprodução TV Cidade Verde

O delegado regional de Parnaíba, Rodrigo Moreira, diz que o bando usou um maçarico para arrombar os caixas eletrônicos. "A princípio sabemos que eles tinham sotaque que não são do Piauí. As polícias de outros Estados foram acionadas, assim como a Greco e o Instituto de Criminalística", afirmou.


O bando conseguiu levar o dinheiro de apenas um dos dois caixas do local. Segundo as vítimas, o outro caixa não foi totalmente arrombado porque faltou gás no maçarico.

Os criminosos não usaram capuz, de acordo com a polícia, viraram as câmeras de segurança da prefeitura para não serem identificados. Mesmo assim, as imagens existentes estão sendo analisadas pela polícia.


Testemunhas contaram ainda que o bando dominou os seguranças e do lado de fora da sede da prefeitura não foi notada nenhuma movimentação estranha. "Estamos, nesta manhã, aguardando a chegada da perícia e analisando as imagens", finalizou o delegado Rodrigo Moreira.



Carlos Lustosa Filho e Jordana Cury

Trio é preso após ser flagrado com animais silvestres em Parnaíba

Três homens foram conduzidos à Central de Flagrantes, acusados de crime ambiental, pela Polícia Rodoviária Federal por volta das 10h de domingo (18/05) no KK 35,7 da BR-343, próximo ao posto fiscal da PRF, em Parnaíba.


Uma guarnição da Polícia Rodoviária Federal flagrou os três homens transportando aves silvestres. Eles foram identificados como Francisco Edelson Sousa da Silva, Antonio Luiz dos Santos Rodrigues e seu irmão Carlos dos Santos Rodrigues, de 28 anos. Todos com endereço em Parnaíba. Eles vinham da zona rural da cidade de Buriti dos Lopes após realizar uma suposta caça.

Segundo informou o patrulheiro Roberto Cláudio a autoridade policial, Antônio Luiz foi flagrado pilotando uma moto Honda Pop 100 levando consigo uma gaiola com um pássaro silvestre conhecido pelo nome de “azulão” ou “bicudo”, um facão e alçapão, utilizado na captura dos animais.

Bem como, também foi flagrado Carlos dos Santos conduzindo uma motocicleta Yamaha YBR, de cor vermelha, e levando na garupa Francisco Edelson. Com eles foram apreendidos dois pássaros do tipo “bicudo” e “azulão”, duas caixas transportadoras de pássaros, contendo uma ave em cada uma delas. Bem como foram apreendidos dois facões, dois alçapões e uma rede de nylon. Os acusados foram autuados por crime ambiental no artigo 29 da lei 9.605/1998. As aves foram levadas para o escritório regional do IBAMA.

Da Editoria de Cidades

Pai agride acusado de matar filho a facadas em bar

Um desentendimento em um bar no litoral piauiense resultou na morte de Dyone Albuquerque da Rocha Aquino, 25 anos, na manhã deste sábado (17). Revoltado com a morte, o pai ainda agrediu o acusado a socos e saiu carregando o filho ensaguentado no colo em busca de socorro. 

                            Fotos: Portaldocatita




O homicídio ocorreu por volta das 10h40, no bairro São Benedito, em Parnaíba. O acusado, identificado como Marcos Antônio Costa Damasceno, 35 anos, foi preso ainda no local e levado para a Central de Flagrantes.


"Eles já se conheciam e estavam bebendo em um bar. Em certo momento, os dois se desentenderam e o Dyone foi atingido com uma facada fatal. A motivação para o crime ainda será apurada", conta o tenente R. Costa, do 2º Batalhão da Polícia Militar de Parnaíba. 



Graciane Sousa

Dilma revela pedido de Zé Filho e garante energia e porto

Nesta sexta-feira (16), em discurso após a entrega de casas populares no município de Parnaíba (PI), norte do Estado, a presidente Dilma Rousseff (PT) reafirmou que irá se empenhar em melhorar o fornecimento de energia elétrica no Piauí e construir o porto de Luís Correia. Os dois temas foram levantados pelo governador Antônio José de Moraes Souza Filho (PMDB).

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR


Dilma Rousseff já tinha tratado do assunto horas antes em Teresina, na entrega de diplomas Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Na ocasião, no entanto, a presidente não afirmou que eram esses os dois pedidos que o governador Zé Filho lhe havia feito no trajeto do aeroporto para o local da solenidade na capital. 

Em Parnaíba, terra de Zé Filho, Dilma Rousseff foi agraciada com o título de cidadã parnaíbana. "Presidenta, aumentou a responsabilidade com a nossa cidade Parnaíba agora, hein?", disse o governador, que fez um discurso de agradecimento pelas obras na cidade e lembrou que já tinha feito dois pedidos para a presidente em Teresina e que, se a mesma quisesse, contaria quais eram. 

A presidente revelou na sequência que já tinha garantido atender os pleitos do governador. "Eu disse ao governador: o Governo Federal quer que a Cepisa seja uma empresa de energia eficiente, ágil, barata e que garanta energia para a povo do Piauí. Eu te asseguro, governador, que nós estamos no caminho para assegurar que a Cepisa seja isso", declarou Dilma, chamando a Eletrobras Piauí pelo nome antigo da empresa, que foi incorporada pelo Governo Federal. 

O outro tema foi o porto de Luís Correia, obra aguardada pelo litoral piauiense há mais de um século. No início do ano, em Teresina, Dilma Rousseff já havia prometido que iria "teimar" para que a obra seja concluída. Dessa vez, garantiu que recursos serão alocados. 

"No caso do porto, nós fizemos toda a reforma dos portos para garantir que houvesse condições de criar mais portos no Brasil. Luís Correia está no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e eu quero garantir para você que nós iremos viabilizar olhando a eficiência do porto e o custo mais barato possível", prometeu. 

Dilma Rousseff ainda defendeu os gastos para que Parnaíba mantenha sua estrutura antiga e se torne patrimônio histórico do Brasil. 

Fábio Lima

Dilma rebate críticas e anuncia Minha Casa, Minha Vida 3

A presidente Dilma Rousseff (PT) fez duras críticas aos que são contra o "Minha Casa, Minha Vida" e anunciou a terceira fase do programa. As declarações foram dadas durante a entrega de 982 residências em Parnaíba, litoral do Piauí, no início da noite desta sexta-feira (16).

Fotos: Roberto Stuckert Filho/PR

"Dizem que o dinheiro dos impostos não podem ser usados para garantir mais qualidade de vida aos que precisam. Mas eu vou dizer uma coisa: quando vocês entrarem pela porta de suas casas, entrem de cabeça erguida porque vocês pagaram por isso. Estamos usando esse dinheiro para beneficiar, com justiça, vocês, que não têm condições. Esse país tem que olhar principalmente para aqueles que precisam. Não adianta ajudar quem não precisa. Tem gente que não gosta disso, que acha que só os ricos têm direito de usar o dinheiro do governo federal", destacou a presidente.

Dilma acrescentou que adquirir a casa própria é fundamental para formar uma sociedade mais virtuosa e segura. "Quando você paga aluguel, compromente uma parte muito grande da renda. Neste programa, apenas 5% da renda pode ser comprometida e no final de 10 anos, vocês terão um patrimônio, um capital, uma riqueza", ressaltou.


A presidente alertou as famílias beneficiadas para a necessidade de cuidar dos imóveis. "É importante fazer um condomínio, administrar juntos, porque essa casa vai valorizar, com ajuda da prefeitura e do Estado, e vai se tornar um lugar bom para viver", explicou.

O programa "Minha Casa, Minha Vida" foi lançado em 2009 e beneficiou 1 milhão de pessoas. Em 2011 foi lançada a 2ª etapa do programa, que beneficiou, segundo a presidente, 2.750 milhões de famílias. "Esse programa não foi importante somente para as famílias que foram contempladas, mas também para os trabalhadores, que construíram esses prédios. Pequenas, médias e grandes empresas participam disso. Por isso, não precisa temer: nós faremos o Minha Casa, Minha Vida III", anunciou.

Jordana Cury

Prefeito entrega título de cidadania para Dilma e defende criação da Universidade do Delta

O prefeito de Parnaíba, Florentino Neto defendeu a criação da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, durante a visita da presidente Dilma Rousseff, nesta sexta-feira (16). Segundo o gestor com a abertura do cronograma do vestibular para o curso de Medicina na UFPI, a cidade se torna um dos maiores centro de ensino superior do Nordeste. Na ocasião, o gestor entregou para a presidente o título de cidadã parnaíbana.

Dilma Rousseff entregou casas em Parnaíba

"Junto com a UFPI, seus professores e nossos alunos, tudo isso aponta para a consolidação de um sonho que será a futura Universidade Federal do Delta do Parnaíba", afirmou o gestor.

Na ocasião, Dilma Rousseff fez a entrega de 982 casas do programa Minha Casa Minha Vida. Em seu discurso, o prefeito reforçou ainda o agradecimento a presidente e garantiu que o município fará parte do PAC das Cidades Históricas, que vai permitir o resgate do casario municipal. 


Outro ponto levantado pelo gestor foi o saneamento básico. Segundo Florentino, 85% da cidade já foi contemplada. "Isso é um ícone do apoio da presidente a nossa gestão. Este índice coloca Parnaíba com o maior indicador e acesso ao serviço de saneamento", pontuou o prefeito.

Pronatec

A presidente participou em Teresina da formatura de estudantes concludentes do Pronatec, destes 4 mil são de Parnaíba, que segundo o gestor lidera em inscrições no Estado com 2050 somente este ano.

Florentino Neto anunciou ainda a construção da unidade oncológica do município e convidou a presidente a permanecer no município, ofertando a ela um placa. "Fique aqui em Parnaíba que a senhora é nossa irmã", concluiu o prefeito.

Rayldo Pereira

Homem é preso com moto roubada, pistola e dinheiro falso

O homem identificado como Antônio Nascimento Junior, 32 anos, residente no bairro Três Andares, em Teresina, foi preso no litoral piauiense durante rondas ostensivas da PM, no bairro Ceará, na noite desta quarta-feira (14).

                           Fotos: Folhadeparnaíba


Segundo o major Costa Lima, comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar de Parnaíba, Antônio Nascimento foi abordado em atitude suspeita e com ele foram encontrados uma motocicleta XRE 300 roubada, placa OGY 0701, um celular, uma pistola 380- com numeração KEU 83189-, R$ 754 em dinheiro e mais uma cédula falsa de R$ 100.


"Ele estava em atitude suspeita e ao ser abordado conseguimos apreender todo este material. Antônio Nascimento foi autuado em flagrante e já tem várias passagens pela polícia. Ao ser abordado, ele disse que trabalhava em uma empresa de segurança", explica major Costa Lima. 


Graciane Sousa

Trabalhador cai de barco e é encontrado morto em rio em Parnaíba

O corpo do homem identificado como Marco Antônio da Silva Lopes, de 40 anos, foi encontrado boiando no rio Parnaíba, na altura da comunidade Sossego, entre os municípios de Parnaíba e Luís Correia. A vítima trabalhava com embarcações de pequeno porte e trabalhava na comunidade Chafariz, quando caiu do barco na manhã desta segunda-feira (12).

O Corpo de Bombeiros fez buscas na região durante todo o dia atpe o resgate do corpo. Após a retirada do rio, o corpo foi levado para o IML onde passa por procedimentos legais e deve ser liberado somente nesta quarta-feira (14).

Flash de Tiago Mendes (Direto do Local)
Rayldo Pereira (Da Redação)

Posts anteriores