Cidadeverde.com

Jovem de 26 anos é assassinado a facadas em rua na cidade de Parnaíba

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Um jovem de 26 anos foi assassinado a facadas na noite de sábado (2) no bairro Alto Santa Maria no município de Parnaíba, a 337 km de Teresina.

A Polícia Militar informou que foi acionada por volta das 23h30, sobre um homem ferido na Rua Armando Cajubá, por trás de um supermercado.

No local os policiais encontraram Francisco Leandro de Oliveira, de 26 anos, ferido, caído na rua próximo a uma bicicleta. Uma equipe do Samu foi acionada, mas chegando ao local constatou que ele já estava morto.

A perícia criminal foi acionada e constatou que Francisco Leandro estava com duas perfurações por arma branca, uma na região das costelas do lado esquerdo e outra no braço esquerdo.

Uma equipe do Instituto de Medicina Legal (IML) também foi acionada e fez a retirada do corpo do local. A Delegacia de Combate a Homicídios, Tráfico de Drogas e Latrocínio de Parnaíba (DHTL) vai ficar responsável pela investigação.

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Ovinos e caprinos da planície litorânea terão feira e exposição .

A associação dos criadores da região de Parnaíba realiza entre os dias 21 e 23 deste mês o 5º Feirão de Caprinos e Ovinos da Região Norte.

O evento será no Parque de Exposições Francisco Borges dos Santos no bairro Igaraçu, zona oeste.

Na ocasião será realizado também o I Concurso Leiteiro da Planície Litorânea "AMIGOS DO LEITE". 

Fonte: Associação de Criadores. 

 

Força Tarefa cumpre 38 mandados contra facções no litoral do Piauí

Fotos: Polícia Civil/PF

Atualizada às 13h

A Força Tarefa de Segurança Pública realizou a "Operação Cadastrados" e cumpriu 38 mandados contra membros de uma facção criminosa que atua no Norte do Piauí na manhã desta terça-feira (29). Foram presos 14 suspeitos de tráfico de drogas e de crimes violentos como roubos e homicídios.

Mais de 100 policiais cumpriram, nas cidades de Parnaíba, Luís Correia, Cocal e Luzilândia, 38 mandados judiciais, sendo 17 de prisão e 21 de busca e apreensão, todos expedidos pelo Juízo da 2ª Vara Criminal de Parnaíba.

O superintendente Regional da Polícia Federal no Piauí, José Simões, disse que todos os presos fazem parte da mesma organização criminosa. Foram apreendidos R$ 10 mil, um veículo com a identificação raspada, aparelhos celulares, inclusive roubados, drogas e um drone. Houve também um flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, adulteração de sinal identificador de veículo e receptação.

“Alguns já tem antecedentes e outros foram recentemente batizados na organização criminosa. A operação é decorrente de outra operação da Força Tarefa e por meio dos levantamentos dessa investigação realizada em dezembro do ano passado é que conseguimos provas dos membros presos”, informou.

Ele explicou que os objetos apreendidos devem ajudar na coleta de mais provas que podem ajudar a identificar mais pessoas.

“Vários materiais apreendidos, documentos, mídias digitais, dinheiro e agora vamos para uma fase de análise desse material e tratamento dessas informações aferidas no dia de hoje. Todos fazem parte da mesma organização criminosa. São membros de uma organização nacional que aqui no Piauí vem atuando com força no litoral, por isso a ação de hoje, a Força Tarefa recebe informações de todos os membros dessa força integrada, então não é focada em uma organização, mas na demanda”, explicou.

A Força Tarefa apontou que os presos atuavam não somente no tráfico de drogas, mas também na logística da organização criminosa como a transferência de dinheiro.

“Vamos fazer um cinturão de segurança para mitigar a organização dessas quadrilhas organizadas. Com o advento da Força Tarefa tivemos um divisor de água, pois temos todos os órgãos de segurança com um objetivo comum de combater não somente ao entorpecente, mas os crimes que vem a reboco como o homicídio e o roubo”, disse o comandante do Policiamento do Litoral Meio-Norte da Polícia Militar, o coronel Erisvaldo Viana Lima.

Matéria Original

A Força Tarefa de Segurança Pública cumpriu 38 mandados contra facções criminosas que atuam no Norte do Piauí na manhã desta terça-feira (29). Até o momento, 14 suspeitos de tráfico de drogas e crimes violentos foram presos. 

Os mandados foram cumpridos em Parnaíba, Luís Correia, Cocal e Luzilândia. 

A operação, batizada de ‘Cadastrados’, conta com a participação da Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar. 

A investigação realizada  apura a atuação de grupo criminoso na venda de entorpecentes, armas e envolvimento em crimes violentos como roubos e homicídios na região litorânea do estado.

“É uma investigação contra organizações criminosas notadamente envolvidas em delitos diversos, como tráfico de drogas”, explicou o delegado Célio Benício, gerente de policiamento do interior. 

Foto: Polícia Federal 

Os presos foram encaminhados para a Central de Flagrantes de Parnaíba. 

O balanço da operação será apresentado em uma coletiva de imprensa, às 10h, na Delegacia da Polícia Federal de Parnaíba. 

O nome da operação - Cadastrados - faz alusão a diversos indivíduos que foram identificados como integrantes de organização criminosa em atuação no litoral do Piauí.


Natanael Souza, Bárbara Rodrigues e Darival Júnior
[email protected]

CRM se reúne com médicos do Heda para tratar sobre contratos de trabalho e valor de plantões

Fotos Ascom/CRM

 

A diretoria do Conselho Regional de Medicina (CRM) se reuniu ontem (24) com o corpo clínico do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba. Na reunião foi discutida uma proposta de contrato aos médicos que prestam serviço ao hospital. 

Sobre a insatisfação dos valores dos plantões médicos, o CRM-PI confirmou que irá tratar com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) sobre a possibilidade de aumento do valor pago pelo plantão.

 Os conselheiros trataram também do direito dos médicos de paralisarem suas atividades para reivindicar melhores condições de trabalho, desde que comuniquem imediatamente ao CRM, à direção do Hospital, ao Ministério Público Estadual e demais autoridades, devendo resguardar o atendimento de urgência e emergência.

Participaram da visita ao HEDA o presidente do CRM-PI, Dr. Dagoberto da Silveira, a vice-presidente, Drª Mírian Dias Parente, a conselheira Drª Elmarene Athayde e o advogado do CRM-PI, Dr. Ricardo Abdala Cury. 

Também foram feitas vistorias nas dependências do hospital pelo médico-fiscal do CRM-PI, Dr. Juarez Holanda.

 

Da Redação
[email protected]

Mais de 1 tonelada em animais marinhos é apreendida em sacos plásticos no Piauí

Foto: divulgação PRF-PI

Estrelas-do-mar, camarões, lagostas, caranguejos, polvos e peixes. Mais de 1 tonelada em animais marinhos foi apreendida em Parnaíba, no litoral do Piauí. Parte carga ainda viva era transportada em caixas de isopor e sacolas plásticas dentro de um caminhão. 

O flagrante ocorreu nesta quinta-feira (24) durante fiscalização colaborativa entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (ADAPI), na BR-343, em Parnaíba (PI).

"As equipes solicitaram ao condutor, um homem de 45 anos, a apresentação dos documentos exigidos por lei. Dada a ausência dos papéis e a evidente falta de inspeção sanitária no compartimento em que os animais eram transportados, realizou-se uma minuciosa inspeção no espaço, resultando na descoberta da carga ilegal" informou a PRF-PI.

O condutor foi encaminhado à Delegacia Regional de Parnaíba e responderá, em princípio, por crime ambiental, podendo ser responsabilizado administrativa, civil e penalmente. 

Os animais vivos foram resgatados em segurança e estão à disposição do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). 


Graciane Araújo
[email protected]

UFDPar define banca para concurso público que vai ofertar 70 vagas

Foto: Divulgação/UFDPar


A Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) definiu a banca organizadora para o concurso público que vai ofertar 70 vagas na instituição. A escolhida para executar o certame foi a Universidade Federal de Goiás (UFG). A publicação foi feita nesta quarta-feira (23) no Diário Oficial da União.

O concurso deve ofertar 70 vagas para cargos de nível médio e superior:

Confira os cargos: 

Nível médio 

  • Assistente em Administração - 32 vagas
  • Técnico em Contabilidade - 2 vagas
  • Técnico em Laboratório - 3 vagas
  • Técnico em Tecnologia da Informação - 5 vagas

Nível superior 

  • Administrador - 5 vagas
  • Analista de Tecnologia da Informação - 9 vagas
  • Arquivista - 1 vaga
  • Asistente Social - 1 vaga
  • Auditor - 1 vaga
  • Bibliotecário - 1 vaga
  • Contador - 3 vagas
  • Engenheiro - 1 vaga
  • Médico- 1 vaga
  • Pedagogo - 3 vagas
  • Psicólogo - 2 vagas

Após a definição da banca organizadora, serão realizadas as próximas etapas para a realização do concurso, como elaboração do edital e definição do cronograma de execução.

O certame vai ser o primeiro realizado pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), que conclui em 2023 o processo de desmembramento da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

 

Natanael Souza
[email protected] 

Detran amplia vistoria veicular e digitaliza serviços na cidade de Parnaíba

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Os procedimentos de vistoria e regravação de chassi de veículos de propriedade de pessoas que residem em Parnaíba e municípios do litoral do estado, que antes precisavam ser enviados para Teresina, passam a ser realizados a partir de agora na própria cidade, Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). O anúncio foi feito pela diretora-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran), Luana Barradas.

Além de oferecer mais agilidade no processo de vistoria para a regularização de carros e motocicletas no trânsito, o novo trâmite fortalece os mecanismos de segurança contra fraudes e combate à prática de desmanches de veículos, em uma parceria com o Departamento de Combate a Roubos e Furtos da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP).

O órgão de trânsito implantou ainda o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), com profissionais treinados, para agilizar as demandas da Ciretran de Parnaíba junto à sede do órgão, em Teresina. A ferramenta de gestão de documentos e processos tem como objetivo promover a eficiência administrativa e contribuir para a preservação do meio ambiente, uma vez que exclui a utilização de malote de papel.

A diretora-geral do órgão destaca que a ampliação das atividades na região litorânea faz parte da nova estratégia de gestão do Detran. “Abrimos há poucos dias um novo posto de atendimento no Shopping de Parnaíba. Agora, mediante o treinamento de equipes e aquisição de equipamentos tecnológicos, estamos descentralizando os serviços, promovendo mais agilidade e segurança para a tramitação de processos, em benefício da população”, revela Liana Barradas.

 

Da Redação
[email protected]

Corpo é encontrado em cova rasa no litoral do Piauí

As equipes de inteligência da Polícia juntamente com as equipes da FT, sob comando do Sgt Rivelino, foram até a localidade Labino verificar uma denúncia de ocultação de cadáver na região. O fato foi registrado na manhã deste sábado (19/08), por volta das 10h, na Ilha Grande do Piauí.

A vítima identificada como Paulo César Marçal dos Santos, vulgo chinês, 32 anos, foi morto no dia 04/05, o mesmo foi enterrado na região do Povoado Bom Jesus, na localidade Labino.

A Polícia ao chegar na casa onde possivelmente os envolvidos estariam, três deles fugiram e em seguida foram encontrados na casa os menores do sexo feminino de 13 anos, outro do sexo masculino 16 anos, e um jovem de 19 anos, todos residentes no Labino, Ilha Grande-PI.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para auxiliar na retirada do cadáver. O Instituto de Medicina Legal IML realizou os procedimentos de praxe e fez a remoção dos restos mortais para o posto avançado no bairro Frei Higino em Parnaíba para a realização dos exames cadavéricos e após ser liberado para os trâmites funerários.

Da Redação

TJ reduz para 28 anos pena de acusado de matar e roubar idosa em Parnaíba

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

O desembargador Erivan Lopes, da 2ª Câmara Especializada Criminal, reduziu para 28 anos e 6 meses de reclusão a pena de Evaldo Machado dos Santos que matou e roubou a idosa Maria José Soares Maciel, de 67 anos, no ano de 2020. Anteriormente ele tinha sido condenado a 46 anos, e a nova decisão faz uma redução de 17 anos na pena.

Segundo a denúncia apresentada pelo Ministério Público, o condenado e a vítima viviam em união estável. Vizinhos informaram que ouviram gritos de socorro no dia 22 de agosto de 2020, mas devido ao relacionamento conturbado do casal, ninguém acionou a polícia. No dia 24, Evaldo foi visto tirando móveis e eletrodomésticos da residência da vítima, o que levantou suspeitas e por isso a família da vítima foi informada e a polícia foi acionada.

No local, a polícia encontrou a residência fechada e saíram em busca do suspeito. Evaldo foi encontrado com um cartão da Caixa Econômica Federal da idosa e chaves da residência da vítima. A polícia retornou com o suspeito até a residência da idosa e Maria José foi encontrada morta, embaixo de uma cama sobreposta por dois colchões, com a face coberta por um tecido, com lesões causadas por uma foice. 

O caso foi levado a julgamento pelo Tribunal do Júri e no dia 10 de outubro de 2022, o juiz Georges Cobiniano Sousa de Melo, determinou a condenação por feminicídio majorado pelo crime cometido contra pessoa idosa e furto qualificado pelo concurso de agentes, com pena de 6 anos por furto qualificado e 40 anos pelo feminicídio, totalizando em 46 anos e 243 dias-multa.

Evaldo Machado dos Santos recorreu da decisão, e no dia 28 de julho, o desembargador Erivan Lopes aceitou parcialmente os pedidos do acusado. Ao analisar a dosimetria da pena, o desembargador reduziu em 17 anos o tempo de prisão, após reconhecer que o acusado confessou o crime e que a morte não foi causada com o objetivo de roubar, com isso ele determinou uma pena de furto de 3 anos e 6 meses e de feminicídio de 25 anos, totalizando 28 anos e 6 meses de prisão.

“Para a caracterização do crime de latrocínio exige-se a comprovação do nexo causal entre a morte e subtração patrimonial, ou seja, que o agente, durante o suposto roubo/furto, tenha usado intencionalmente de violência contra a pessoa, para possibilitar a subtração ou assegurar a subtração já alcançada. Diante da prova oral produzida, infere-se que o dolo precípuo do réu foi ocasionar a morte da vítima. Por sua vez, a subtração dos objetos, no interior da residência desta, ocorreu a título de intenção subsequente ao fato anteriormente praticado e consumado. Portanto, trata-se de ações distintas, motivadas por desígnios autônomos”, afirmou o desembargador.

Ele então aceitou parcialmente o recurso da defesa. “Dou-lhe parcial provimento para neutralizar as vetoriais da conduta social e consequências do crime de ambos os delitos;  neutralizar a vetorial motivos do crime quanto ao delito de furto qualificado; modificar o critério de majoração utilizado, além de aplicar a atenuante de confissão espontânea em relação ao crime de feminicídio. Por consequência, altero a reprimenda final para 28 anos e 06 meses de reclusão e 12 dias-multa, mantendo os demais termos da sentença”, destacou.

 

  
Bárbara Rodrigues
[email protected]

PF prende suspeito de comprar R$ 1 mil em dinheiro falso

A Polícia Federal prendeu um suspeito de comprar papel moeda com indícios de falsidade. A prisão foi realizada nesta sexta-feira (11), durante a  operação Contrafação III, com o objetivo de reprimir o crime de moeda falsa.  O dinheiro falso estava dividido entre cédulas de R$ 100 e R$ 50, que totalizavam R$ 1mil.

O suspeito- que não teve a identidade revelada- foi preso durante o cumprimento a um mandado de busca e apreensão.

"Durante as investigações, foi identificado que um homem com residência na cidade do litoral piauiense adquiriu o papel moeda com indícios de falsidade de pessoas que residem em outros estados da federação. O destinatário das notas falsas foi preso em flagrante, logo após o recebimento das cédulas", informou a PF.

O investigado deve responder pelo crime de moeda falsa, cuja pena pode chegar a 12 anos de reclusão.


Graciane Araújo
[email protected]

Posts anteriores