Cidadeverde.com

Equipe realiza captação de córneas no HEDA em Parnaíba

A equipe técnica do Núcleo de Captação Córneas do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) realizou, na última segunda-feira (29), um procedimento de captação de córneas após o falecimento de um dos pacientes que estava na unidade. A captação dos tecidos foi realizada após a autorização dos familiares, a quem cabe a responsabilidade de permitir a doação. Somente nos cinco primeiros meses deste ano, o Núcleo de Córneas recebeu 08 doações.

O Núcleo funciona desde 2020 e é certificado pelo Banco de Tecidos Oculares do Hospital Getúlio Vargas (HGV). O atendimento acontece todos os dias da semana, no horário das 07h às 19h.

A enfermeira e coordenadora do Núcleo de Córneas, Nadja Miranda, falou sobre o processo para que a doação seja feita com sucesso. “Após o falecimento, toda pessoa é uma potencial doadora de córneas, no entanto, é preciso analisar a causa da morte, idade e é feita uma entrevista, com a presença de um profissional, que traga informações claras, precisas e objetivas sobre a doação dos tecidos para obter autorização de familiares”, pontuou.

De acordo com a legislação vigente, o doador deve ter entre 02 e 80 anos, além da autorização para a doação dos tecidos.

As pessoas que legalmente podem a assinar o termo são parentes até segundo grau, cônjuges ou tutores, e no caso de menores de idade, autorização de ambos os pais.

Nadja Miranda explica ainda que a remoção das córneas do doador falecido é um processo  rápido, que dura cerca de 30 minutos. A cirurgia de retirada das córneas deve ocorrer em um tempo de até 06 horas após o óbito. Os tecidos então são armazenados e encaminhados, conforme as normativas técnicas da Anvisa, para o Banco de Olhos do HGV, em Teresina.

O HEDA é o único hospital do estado, fora da capital Teresina, que possui o Núcleo de Captação Córneas. De acordo com dados da Central de Transplantes do estado, 385 pessoas estão à espera de um transplante de córnea no Piauí.

Na última semana, a equipe do Núcleo de Córneas participou da capacitação sobre o processo de doação de órgãos para profissionais de saúde. O curso é uma parceria do Hospital Israelita Albert Einstein com o Sistema Nacional de Transplantes por meio do PROADI-SUS, que contou com a participação da enfermeira e coordenadora do Núcleo de Córneas, os enfermeiros do Pronto-Socorro e o médico da UTI da unidade.

Nadja Miranda fala também que toda a equipe do Núcleo de Córneas está sendo capacitada para que possam atuar na doação de outros órgãos dentro do HEDA, visto que o hospital já deu o primeiro passo para implementar outros serviços, conseguindo implementar o diagnóstico de morte encefálica desde março, conforme as normativas do Conselho Federal de Medicina.


 Da Redação

Enfermeira suspeita de duplo homicídio é solta e diz que foi vítima de emboscada

                         Foto: reprodução Facebook

A enfermeira Isabelle Cristina Simplício Brandão, 28 anos, ganhou liberdade após habeas corpus impetrado pela defesa contra a prisão preventiva. Ela foi presa, em fevereiro deste ano, acusada de um duplo homicídio e uma tentativa de homicídio. Os mortos teriam ligação com agiotagem. Na audiência de instrução, a mulher declarou que foi vítima de uma emboscada que teria sido armada pelo sobrevivente, o intermediador com quem contraiu o empréstimo. 

A ligação entre Isabelle e o trio tem início após ela pedir emprestado R$ 12 mil e penhorar um carro.  Deoclécio Rodrigues Silva de Souza, 37 anos, e José de Maria Vieira Lira, 57 anos, foram mortos dentro de uma hilux. Já Pedro Jorge do Nascimento Freitas, conhecido como "Pedro Caroço", levou um tiro de raspão no rosto e sobreviveu. Em depoimento, Isabele declarou que acredita ter caído em uma emboscada. 

"Ela tomou empréstimo sem conhecer a pessoa do Deoclécio. O intermediário foi o Pedro Jorge. Desde o empréstimo que a vida de Isabele transformou-se em um inferno. Chegaram até ao absurdo de dizer que a mãe dela, que é policial penal, teria participação em todo o episódio, e disseram que Isabele havia matado aquelas pesssoas com arma de fogo e feito uma emboscada em seu carro", diz a defesa. 

"Primeiro, Isabele nunca teve nenhum veículo. Aquele carro era do senhor [Deoclécio] que veio a óbito por sete facadas, conforme informou a perícia. Ele estava dirigindo; Isabele estava no banco traseiro sob comando de três homens. Ela com uma estatura aproximada de 1,55 metro é que foi levada para a cena do crime pelas três pessoas e que, obviamente, o motorista [Deoclécio], tido como agiota, não sabia a trama, segundo a Isabele Brandão falou com detalhes na instrução e julgamento. Na audiência, ela disse também que ele não sabia a trama que estava lhe esperando pelo próprio comparsa, pelo seu agenciador de empréstimos [Pedro Jorge] que tinha diversas entradas na penintenciária de Parnaíba. Tudo isso foram declarações dadas por Isabele à Justiça", completa Teles. 

Informações preliminares indicavam que a enfermeira teria matado Deoclécio e José a tiros e ferido o terceiro. Contudo, a defesa diz que Deoclécio [que estava no banco do motorista e era o dono da hilux] foi assassinado a facadas. O advogado critica o fato da juíza, da 1ª vara criminal de Parnaíba, Maria do Perpétuo Socorro Ivani de Vasconcelos,  não ter atendido o pedido da defesa para ouvir os peritos sobre a dinâmica do crime. 

"Os autos não têm indícios claros de que Isabele tem culpa nesse episódio. Isabele foi levada para uma emboscada. Quem buscou Isabele na sua residência foram os três dentro dessa hilux. Isabele vinha sendo pressionada constantemente a pegar carro para pagar juros, vivia numa imensa pressão dessas pessoas. Inclusive, um dia antes do episódio, esses três foram presos com dinheiro sem justificar a origem. Pagaram fiança e foram postos em liberdade", narra o advogado. 

 

SOLTURA

Com a soltura, a enfermeira deve responder em liberdade até o julgamento. Entre os argumentos utilizados pela defesa está o fato dela ser mãe de uma criança menor de 12 anos, ter profissão e ser ré primária. 

"A Suprema Corte, o Supremo Tribunal Federal, já decidiu pacificamente e outros tribunais seguem essa jurisprudência vnculante de que mãe ou pai de criança de menos de 12 anos de idade não pode estar em prisão cautelar, preventiva, se não cometeu violência contra ascendente. O fato, e que ainda hoje intriga, é que esse processo é tenebroso. A população merece uma resposta plausível, porque inocente estava na cadeia e culpados soltos. Compete ao estado, à polícia, ao MP, ao Judiciário dar essas respostas", finaliza Jacinto Teles.

O alvará de soltura foi expedida nesta quinta-feira (01).  


Graciane Araújo
[email protected]

XXI São João da Parnaíba terá duração de um mês

A Superintendência de Cultura anunciou a programação do XXI São João da Parnaíba, de 01 de junho a 01 de julho.  A festa de São João, segundo a superintendência, vai agitar toda a cidade, com uma movimentada programação durante todo o mês de junho com uma atividade cultural e artística em cada bairro da cidade.

No dia 27 de junho começa o espetáculo do São João da Parnaíba, com concentração e disputas dos grupos culturais na praça Mandu Ladino no bairro de Fátima, zona norte, o Quadrilhódromo.

A programação junina começa nessa quinta-feira dia 1º de junho na praça Coronel José Narciso, no bairro São José, com apresentações artísticas, quadrilhas, comidas típicas e shows musicais. E seguindo a programação, a cada dia um bairro da cidade vai ser cenário para o Arraiá da Capital do Amor, até o dia 26 de junho.

Ascom

 

PF cumpre mandados contra suspeitos de fraude bancárias em Parnaíba

Foto: PF

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (30) a operação “Não Seja um Laranja 2” e cumpriu dois mandados de busca e apreensão na cidade de Paranaíba, a 337 km de Teresina, com o objetivo de desarticular esquema criminoso voltado à prática de fraudes em contas eletrônicas mantidas em diversas instituições bancárias do país. 

Ao todo foram cumpridos 51 mandados de busca e apreensão em 17 estados e no Distrito Federal. No Piauí, equipes da Polícia Federal cumpriram dois mandados de busca e apreensão em Parnaíba. Durante a ação, foram apreendidos documentos e a investigação segue com a realização de oitivas na delegacia.

Segundo a PF, durante a investigação está sendo apurado pessoas que cederam contas pessoais para receber recursos oriundos de golpes e fraudes contra clientes bancários.

A Polícia Federal informou que detectou um aumento considerável da participação consciente de pessoas físicas em esquemas criminosos, que “emprestam” suas contas bancárias, mediante pagamento. “Este ‘lucro fácil’, com a cessão das contas para receber transações fraudulentas, possibilita a ocorrência de fraudes bancárias eletrônicas que vitimam inúmeros cidadãos. Tais pessoas são conhecidas popularmente como laranjas”, informou o órgão.

A operação tem apoio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e seus bancos filiados, para desarticular esquemas criminosos voltados à prática de fraudes em contas eletrônicas mantidas em diversas instituições bancárias do país, além da Interpol por meio do Centro de Crimes Financeiros e Anticorrupção (IFCACC-Interpol).

PF faz alerta

A PF também decidiu fazer um alerta sobre essa prática de emprestar contas bancárias para receber créditos fraudulentos, pois isso é crime, além de provocar um dano considerável aos cidadãos, quer pelo potencial ofensivo deste tipo de conduta delitiva, que tem sido um dos principais vetores de financiamento de organizações criminosas, como também pelos prejuízos financeiros a milhares de brasileiros.

As penas podem chegar a oito anos de prisão, mais multas, e ainda serem agravadas se os crimes forem praticados com o uso de servidor mantido fora do Brasil, ou ainda se a vítima for uma pessoa idosa ou vulnerável.

“Essa é mais uma operação de caráter nacional que visa coibir essa criminalidade, a exemplo da ação realizada em agosto de 2022, que teve 43 mandados de busca executados em 13 Estados e no Distrito Federal”, destacou a PF.


Da Redação
[email protected]

Anatel libera operações da rede 5G em Parnaíba e Bom Princípio do Piauí

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou as operações da rede 5G nas cidades de Parnaíba e Bom Princípio do Piauí. A decisão foi deliberada na última quarta-feira (24) pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), o estado passa a conta com 16 cidades onde o serviço já foi autorizado. 

Com a decisão, o Piauí passa a contar com 16 municípios onde as operações da rede 5G estão liberadas: Teresina, Altos, Beneditinos, Bom Princípio do Piauí, Coivaras, Curralinhos, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Miguel Leão, Monsenhor Gil, Nazária, União, Parnaíba e Pau D'Arco do Piauí.

Vale ressaltar, porém, que a liberação não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades: a instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz. As empresas poderão solicitar o licenciamento e ativação das estações a partir da próxima terça-feira (30). 

Além disso, outras 24 cidades piauienses já estão com o cronograma operacional da Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF) aprovado pelo Gaispi. Com isso, as prestadoras do SMP proponentes vencedoras da faixa 3,5 GHz precisam aguardar a liberação do município e, consequentemente, não podem licenciar estações para uso da referida faixa.

A decisão tomada pelo Gaispi segue diretrizes do Edital do 5G e abrange municípios onde a Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF) já iniciou a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku e concluiu as ações necessárias para a desocupação desta faixa por sistemas do Serviço Fixo por Satélite (FSS), tendo instalado os filtros para a mitigação de interferências em todas as estações do FSS impactadas.

Quem recebe as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências. Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado, nome fantasia da EAF.

 

Breno Moreno (Com informações da Anatel)
[email protected]

Juíza realiza audiência do caso da enfermeira acusada de duplo homicídio

Foto: Reprodução/Facebook

A juíza Maria do Perpétuo Socorro, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Parnaíba, realiza nesta quinta-feira (25) a audiência de instrução e julgamento da enfermeira, Isabelle Cristina Simplício Brandão, de 28 anos, que é acusada de duplo homicídio em Parnaíba e por uma tentativa de homicídio, devido a uma dívida de R$ 12 mil que tinha com as vítimas e por não conseguir de volta o carro que havia penhorado. 

O crime ocorreu no dia 14 de fevereiro deste ano, quando dois homens foram encontrados mortos dentro de um carro com tiros na cabeça. Eles foram identificados como Deoclécio Rodrigues Silva de Souza, de 37 anos, e José de Maria Vieira Lira, de 57 anos. Um terceiro homem identificado como Pedro Jorge do Nascimento Freitas, conhecido como "Pedro Caroço", levou um tiro de raspão no rosto e conseguiu sobreviver.

Após o crime a polícia iniciou a investigação e prendeu no dia 15 de fevereiro Isabelle Cristina em uma praia da cidade de Camocim, no estado do Ceará. A mãe de Isabelle, é uma policial penal.

Foto: Reprodução redes sociais

Local do crime

Segundo a investigação a enfermeira tinha uma dívida de R$ 12 mil com as vítimas e tinha penhorado uma caminhonete. No dia do crime, a polícia informou que ela marcou um encontro com as vítimas afirmando que faria o pagamento, mas teria então realizado os disparos.

A juíza Maria do Perpétuo Socorro marcou para esta quinta-feira a audiência de instrução e julgamento, no Fórum de Parnaíba, momento em que serão ouvidos a acusada, a vítima que sobreviveu e as testemunhas do caso. Depois a juíza terá um prazo para analisar o caso e decidir se Isabelle Cristina deve ser levada para julgamento pelo Tribunal do Júri.

Antes da audiência começar, o advogado de defesa Jacinto Teles afirmou ao Cidadeverde.com que pretende provar que Isabelle é inocente e conseguir que ela seja absolvida.

“É claro que vamos para a negativa de autoria, e destacar que não existe nos autos nenhuma prova que leve a crer que foi ela que praticou esses crimes, mas que foi outra pessoa. Aqui vamos questionar também o não comparecimento dos peritos, pois eles podem ser convocados para prestar esclarecimentos, e queremos que eles sejam ouvidos. É uma audiência bastante complexa, tem muitas informações para serem dadas e é um processo tenebroso”, afirmou Jacinto Teles ao Cidadeverde.com.

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Assembleia Legislativa aprova requerimento sobre elevação da BR 402.

Os deputados aprovaram na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí desta terça-feira (23) requerimento que solicita ao DNIT, Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte, a elevação da BR-402 que passa pelo trecho urbano de Parnaíba em direção a Chaval e Camocim no Ceará.

A solicitação foi apresentada pela deputada Gracinha Mão Santa (Progressistas), que justifica o pedido pelo fato de nos últimos anos, a estrada ter ficado alagada no período chuvoso.

As cheias da Lagoa do Portinho têm provocado a interdição da via e prejudicado a população e movimento de transporte de cargas e de passageiros.

Da Redação

Homem é perseguido e assassinado a tiros na cidade de Parnaíba

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Um homem foi assassinado a tiros na noite de segunda-feira (22) após ser perseguido no bairro São Judas Tadeu, na cidade de Parnaíba, a 337 km de Teresina.

A Polícia Militar informou que foi acionada por volta das 21h20 sobre disparos de arma de fogo. Quando chegaram na Rua José Geraldo Gomes encontraram um homem morto no chão.

Populares informaram para a polícia que três homens em duas motocicletas perseguiram a vítima e realizaram vários disparos de arma de fogo, conseguindo matar o homem, que estava sem identificação, quando ele estava próximo à entrada de um condomínio.

Os policiais iniciaram as diligências e descobriram que logo após o crime, um dos suspeitos perdeu o controle da motocicleta ao passar em um buraco. Para fugir, ele foi socorrido pelos comparsas e deixou a moto no local. 

A PM identificou que a motocicleta deixada no local era roubada. Ela foi apreendida e encaminhada para a Central de Flagrantes de Parnaíba.


Bárbara Rodrigues
[email protected]

Duas pessoas são mortas a tiros em menos de 1h na cidade de Parnaíba

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Um homem e uma mulher foram assassinados na noite de quinta-feira (18) na cidade de Parnaíba, a 337 km de Teresina, com menos de uma hora de diferença.

A Polícia Militar informou que o primeiro crime ocorreu por volta das 19h45 na Avenida Coronel Lucas, contra uma mulher identificada como Antônia Taiane Conceição de Oliveira, de 29 anos.

Ela estava na companhia do marido, em frente a sua residência, quando dois homens em uma motocicleta passaram pelo local e realizaram vários disparos de arma de fogo. O marido informou para a PM que correu quando foram realizados os disparos, e quando retornou ao local a esposa já estava morta.

O segundo caso ocorreu por volta das 20h35, quando a Polícia Militar foi informada sobre disparos de arma de fogo no conjunto Broderviller e encontrou no local o corpo de Antônio Carlos da Silva Duarte, de 41 anos.

Populares informaram para a PM que foram dois homens em uma motocicleta que fizeram os disparos.

Os suspeitos pelos dois casos ainda não foram presos. A Delegacia de Combate a Homicídios, Tráfico de Drogas e Latrocínio de Parnaíba (DHTL) ficará responsável pelas investigações.


Bárbara Rodrigues
[email protected]

Lagoa do Portinho volta a transbordar e abre buracos na BR-402

A Lagoa do Portinho, em Parnaíba, no litoral do Piauí, voltou a transbordar nesse fim de semana. Com isso, o acesso pela BR-402 está complicado devido ao nível da água e o surgimento de buracos.

Imagens registradas pela TV Cidade Verde mostram a dificuldade dos motoristas na travessia do trecho. Os próprios moradores têm alertado sobre os buracos e auxiliado os condutores que necessitam passar pela rodovia.

Ao Cidadeverde.com, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que a recuperação do trecho só será possível quando as águas provenientes da Lagoa do Portinho baixarem. 

Já a Polícia Rodoviária Federal informou na tarde desta segunda-feira que, devido ao aumento de acumulo de água, foi acionado o DNIT, que irá no local amanhã fazer a verificação dos possíveis danos. A PRF estará também no local junto com o DNIT, caso for preciso realizar alguma interdição.

 

Graciane Araújo
[email protected] 
Com informações Darival Júnior (TV Cidade Verde)

Posts anteriores