Cidadeverde.com

Chineses visitam ZPE e empreendimentos no litoral do Piauí

Foto: FCarvalho

Com diversas atividades em Teresina, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia, uma delegação de investidores chineses encerrou na sexta-feira dia 10, a agenda de visitas e reuniões de negócios no Estado do Piauí, iniciada na quarta-feira dia 8, em Teresina.

A programação é fruto da articulação entre a Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do Estado do Piauí, a Investe Piauí, e a Associação Brasileira das Zonas de Processamento de Exportação, a Abrazpe.

A comitiva era coordenada pelo presidente da Abrazpe, o economista Helson Braga, e a delegação chinesa composta por Henrique Kao, CEO da ES Consultor Ltda; Hugo Zhu, presidente da Zhuhai Sino-Lac Supply Cham Co. Ltd; Chan Kwok Keong, gerente de exportação da Zhuhai Sino-Lac Supply Cham Co. Ltd; Cris Wen, presidente da Shenzhen Eletrical Products Factory; e Cindy Chen, presidente da Sunglobal – Express Logistics Ltd.

O relacionamento entre a Investe Piauí e os empresários chineses teve início em janeiro deste ano, em São Paulo, durante a celebração de um acordo de cooperação econômica e tecnológica entre a Abrazpe e o Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional.

A programação no Estado do Piauí começou com uma recepção do governador Rafael Fonteles, no Palácio de Karnak, seguida de visitas a empresas de diversos setores na capital, todas relacionadas ou com potencial de relacionamento com a China. Entre as empresas visitadas, estão a indústria metalúrgica Ferronorte, a fábrica Euro Alimentos, do Grupo Arrey; os frigoríficos Frigotil e a Fazenda Tiracanga.

Na quinta-feira dia 9 durante todo o dia, os presidentes da Investe Piauí, Victor Hugo, e da ZPE do Piauí, Álvaro Nolleto, dialogaram com os líderes empresariais chineses sobre as possibilidades de investimentos em diversos setores industriais. Em Parnaíba, a programação teve início no Aeroporto Internacional João Silva Filho, onde foi apresentado o “master plan” da expansão daquela estrutura aeroportuária, por meio de uma parceria público-privada envolvendo o Governo do Piauí e investidores privados.

Em seguida, a delegação seguiu para Luís Correia, a fim de conhecer o espaço preparado para a construção do porto pesqueiro do estado, outra iniciativa da Investe Piauí, por meio de sua subsidiária Porto-PI. Eles também visitaram as instalações administrativas, industriais e de serviços da ZPE do Piauí, ocasião em que aprofundaram as discussões e troca de informações sobre oportunidades de negócios na zona de livre comércio piauiense.

Os gestores piauienses acompanharam ainda os membros da delegação chinesa em visitas à Faculdade de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, seguida de visita à Fazenda Marpisa, dedicada à criação de camarão e atum em Cajueiro da Praia. 

Com informações F. Carvalho e portalcorreiodonorte

Jovem de 21 anos morre e outro fica gravemente ferido durante tiroteio em Parnaíba

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Um jovem de 21 anos, identificado como Hayhanayron Athyson Andrade de Araújo morreu durante uma troca de tiros na noite do último sábado (4) no bairro Mendonça Clark, em Parnaíba. Outra pessoa, ainda não identificada, também foi baleada e encaminhada em estado grave para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA).

De acordo com informações do 2° Batalhão da Polícia Militar (2° BPM) em Parnaíba, a troca de tiros aconteceu por volta das 19h durante uma briga de faccções próximo a um prédio conhecido popularmente como "Carandiru". 

"Essa pessoa foi morta durante o tiroteio, que aconteceu por volta das 19h, e outra pessoa foi baleada e está em estado grave no HEDA. Foi um confronto de faccionados, mas quando a PM chegou conseguiu conter o problema", disse o capitão Paulo ao Cidadeverde.com. 

A Polícia Militar apreendeu um menor com uma arma de fogo no local da ocorrência, onde foram encontradas cápsulas de pistola. O serviço reservado da PM segue em diligência para identificar e prender outras pessoas envolvidas na ocorrência. 

Breno Moreno
[email protected]

Corpo de morador de rua em estado avançado de decomposição é encontrado em Parnaíba

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

O corpo de um morador de rua foi encontrado em estado avançado de decomposição na tarde dessa sexta-feira (03), próximo ao ginásio poliesportivo do bairro João XXIII, na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí.

Segundo informações da Polícia Militar, o corpo foi encontrado por moradores que o identificaram apenas como Zé.

Ainda de acordo com a PM, populares relataram que ele era conhecido na região por consumir bebida alcoólica e que não conhecem seus familiares. 

Uma equipe do Instituto Médico Legal (IML) foi acionada ao local e fez a remoção do corpo. Exames cadavéricos vão indicar a causa da morte do homem.

 

Rebeca Lima
[email protected]

 

Corpo de bebê é encontrado dilacerado em lixão de Parnaíba

Foto: Reprodução/WhatsApp

O corpo de um bebê do sexo masculino foi encontrado dilacerado por catadores na manhã desta quinta-feira (02), por volta das 8h20, em um lixão na BR-402, na cidade de Parnaíba (a 318 km de Teresina). 

Segundo informações do Instituto Médico Legal (IML) de Parnaíba, o corpo do bebê, já em estado de decomposição, ainda apresenta cordão umbilical e está sem os membros superiores. 

“A gente foi acionado via Copom, da Polícia Militar, e chegando ao lixão da cidade de Parnaíba, a gente constatou um feto, recém-nascido, com a presença de cordão umbilical, do sexo masculino e com a ausência dos membros superiores”, informou o perito do IML, David Caldas. 

A Polícia Militar de Parnaíba isolou o local e a Perícia Criminal também foi acionada. O Departamento de Homicídios de Parnaíba ficará responsável pelo caso. 

Já o corpo do bebê foi encaminhado para o IML onde passará por exames para identificar a causa da morte.

 

Rebeca Lima
[email protected]

 

 

Vendedor doa 200 hot dogs na frente de hospital no Piauí

Com um gesto simples, o vendedor de cachorro-quente, David Araújo, transformou a noite de pessoas que lidam dia a dia com pacientes internados no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba, no litoral do Piauí. Nesta quinta-feira (23), ele levou uma das suas banquinhas para a unidade de saúde e doou cerca de 200 hot dogs. 

"Quando era criança passamos por privações e hoje podemos agradecer ao grande arquiteto do universo, podemos amenizar a dor do próximo. A ação foi uma forma de agradecimento pela vida, pela saúde. Resolvemos fazer essa distribuição na frente do hospital porque lá há muitas pessoas que precisam, que vêm de outros estados como do Ceará e do Maranhão, e os acompanhantes não têm dinheiro para comprar comida. Ontem ouvi muitos relatos até de uma pessoa que agradeceu e disse que não tinha o que comer", conta David que vende cachorro-quente há cerca de dez anos. 

A ação, voltada primeiramente para acompanhantes dos pacientes, se tornou algo bem maior e alcançou também a equipe de profissionais de limpeza e da saúde do Heda que formaram uma longa fila.

"Peguei refrigerantes, levei alguns bombons de chocolate e brinquedos para as crianças.  A ideia foi dar o nosso melhor, levar um momento de felicidade em um momento de dor. Não esperava tanta repercussão. Ontem minha venda foi até fraca, mas ter conseguido fazer essa ação no hospital foi muito legal, sair de lá e ter conseguido fazer isso", disse Araújo. 

A doação de cachorros-quentes não foi a primeira ação solidária do vendedor que, recentemente, fez campanha para arrecadação de mochilas escolares para crianças carentes, materiais de limpeza e higiene pessoas a idosos de um abrigo e disponibilizou brindes para doadores de sangue. 

David Araújo tem duas barraquinhas de cachorro-quente na Avenida São Sebastião e levou uma terceira para a ação solidária no Heda.

 

Graciane Araújo
[email protected]

Polícia prende sete e descobre sistema de monitoramento ligado a traficante

  • operacao.jpg Divulgação SSP-PI
  • operacao1.jpg Divulgação SSP-PI
  • opercao2.jpg Divulgação SSP-PI
  • operacao3.jpg Divulgação SSP-PI
  • operacao4.jpg Divulgação SSP-PI
  • opercaoccc.jpg Divulgação SSP-PI
  • operacao5.jpg Divulgação SSP-PI
  • opercaocertio.jpg Divulgação SSP-PI

Sete suspeitos de envolvimento com facções criminosas que atuam no tráfico de drogas no litoral do Piauí foram presos durante operação Tráfico II, na cidade de Parnaíba. O delegado Williams Pinheiro revelou que existia um sistema de monitoramento em todas as casas que,  de alguma forma, tinham ligação com o traficante suspeito de liderar o esquema criminoso que foi preso no bairro São Vicente de Paula, em Parnaíba.

"Existia um sistema de monitoramento em todas as casas que tinham alguma ligação com o traficante, que é suspeito de ser líder dessa organização. Isso mostra que ele tinha o comando do tráfico naquela região. As prisões aconteceram no período de Carnaval, mas iremos continuar com as investigações com intuito de combater a criminalidade”, explica Williams Pinheiro, delegado regional de Parnaíba. 

Durante a operação foi apreendida uma grande quantidade de drogas, armas, munições e cerca de R$ 15 mil  em dinheiro. Cerca de cem agentes de segurança participaram da ação que resultou na prisão de sete pessoas, sendo duas mulheres. 

Foto: divulgação SSP-PI

Willams Pinheiro destaca que o serviço de inteligência estava há três meses realizando o trabalho de monitoramento dos alvos para deflagrar a operação com êxito. 

"Nessa operação constava o mandado de busca e apreensão de doze alvos, o objetivo era combater duas organizações criminosas que atuam no tráfico de drogas no litoral. Dessas apreensões foram geradas três prisões em flagrante por tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, organização criminosa e tentativa de homicídio, já que um dos suspeitos reagiu e efetuou disparos contra nossos agentes", explica o delegado.

Foto: divulgação SSP-PI

O superintendente de Operações Integradas da SSP-PI, delegado Matheus Zanatta, afirmou que por determinação do Secretário de Segurança, Chico Lucas, foi implementado no litoral um esforço concentrado no setor investigativo e ostensivo, com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade. 

"Estamos fazendo uma série de cumprimentos de prisão, busca e apreensão, além de abordagens. Conseguimos recuperar veículos roubados, furtados, apreendemos drogas e armas. Todos esses esforços já estão dando resultados", declarou Zanatta. 

Os presos foram conduzidos para a Central de Flagrantes de Parnaíba e posteriormente serão encaminhados para o sistema prisional do estado do Piauí.

A operação contou com equipes da Delegacia Regional de Parnaíba, Força Estadual Integrada de Segurança Pública (Feisp) e do 2° Batalhão de Polícia Militar.

 

Graciane Araújo
[email protected]  

PRF apreende munições e drogas avaliadas em R$ 247 mil em Parnaíba

Foto: PRF-PI

A Polícia Rodoviária Federal (PRF-PI) apreendeu na quarta-feira (15), cerca de 2 kg de cocaína e 30 munições cal. .380 que eram transportadas em um veículo na BR 402, no município de Parnaíba, a 337 km de Teresina.

A apreensão ocorreu por volta das 17h30, quando o motorista de um carro, ao avistar a viatura, parou repentinamente. A equipe então se direcionou até o veículo com o intuito de abordá-lo, entretanto, antes de a equipe se aproximar, dois homens saíram do veículo e empreenderam fuga para a região de mata próxima.

Dentro do veículo foram encontrados 2,066 Kg de pasta base de cocaína e 30 munições cal. .380

Segundo a PRF, com essa apreensão a organização criminosa deixou de lucrar cerca de R$ 247 mil. A droga foi encaminhada para a Polícia Civil de Parnaíba.

 

Da Redação
[email protected]

Enfermeira devia R$ 12 mil e penhorou caminhonete, diz delegado sobre duplo homicídio

O delegado Matheus Zanatta, Superintendente de Operações da Secretaria de Segurança, afirmou nesta quinta-feira (16) que a enfermeira de 28 anos presa suspeita de duplo homicídio em Parnaíba teria cometido o crime por causa de uma dívida de R$ 12 mil que tinha com as vítimas, e por não conseguir de volta o carro que havia penhorado. Isabele Cristina Brandão foi presa ontem em uma praia da cidade de Camocim, no estado do Ceará. 

Ainda segundo o delegado Matheus Zanatta, a enfermeira, que é filha de uma policial penal,  teria armado uma emboscada para as vítimas. 

 “A enfermeira tinha uma dívida com esses três rapazes, as três vítimas, e tinha penhorado um veículo Hilux, e essas vítimas informaram que somente entregariam o veículo se ela pagasse essa dívida de R$ 12 mil, então ela levou essas vítimas para o ‘cheiro do queijo’. Ela marcou um encontro, disse que iria fazer um pagamento e no momento que chegaram no local do encontro, ela executou dois rapazes e o terceiro não chegou a óbito, foi levado para o hospital para ser internado e medicado”, destacou.

Os homicídios aconteceram na terça-feira (14) em um terreno baldio no bairro São Benedito. As vítimas foram encontradas dentro de um carro. No local os policiais encontraram mortos Deoclécio Rodrigues Silva de Sousa, de 37 anos, e José de Maria Vieira Lira, de 57 anos. No veículo foi encontrado ferido um homem identificado como Pedro Jorge do Nascimento Freitas, conhecido como "Pedro Caroço", que levou um tiro de raspão no rosto.

Isabele Cristina foi vista saindo do local, a polícia iniciou a investigação e conseguiu prender ela na última quarta-feira. Segundo o delegado Matheus Zanatta, ela estava na praia e com a arma usada no crime.

Foto: Reprodução redes sociais

Local dos assassinatos

“Ela fugiu para Camocim, a polícia foi rápida, e em menos de 24h conseguimos prender ela na praia de Maceió, em Camocim, e estava com a arma do crime, uma pistola 9 mm, que é de propriedade da sua genitora que é agente da penitenciária Mista de Parnaíba”, explicou.

 

Foto: Reprodução/Facebook

A mãe de Isabele, que é uma policial penal, será investigada já que arma usada no crime era sua. A polícia vai investigar se ela ajudou a filha. “A mãe pode responder pelo ato e pelo fato de ter entregue essa arma de fogo para a filha para ter cometido esse crime”, destacou.

A suspeita já tinha passagem pela polícia por apropriação indébita e os suspeitos por crimes violentos.

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Enfermeira, filha de policial penal, é presa suspeita de duplo homicídio

Foto: Reprodução/Facebook

Uma enfermeira de 28 anos, identificada como Isabele Cristina Brandão, foi presa suspeita de duplo homicídio e uma tentativa de execução a tiros e golpes de faca na cidade de Parnaíba, no litoral do Piauí. Ela foi localizada na cidade de Camocim-CE nesta quarta-feira (15), um dia após o crime. A arma de fogo utilizada nos assassinatos seria da mãe, que é policial penal. 

De acordo com a Polícia Militar do Ceará, a suspeita teria confessado o crime, que supostamente teria relação com a cobrança de uma dívida de R$ 12 mil por parte das vítimas, que foram assassinadas dentro de um carro Toyota Hilux, no bairro São Benedito. O sobrevivente escapou ferido com um tiro de raspão no rosto. 

Eles são do sexo masculino, mas ainda não tiveram os nomes revelados. Pelo menos um deles seria integrante de facção criminosa, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF-PI), e foi executado horas após ser ser flagrado com R$ 84 mil entre dinheiro em espécie e cheque de origem não declarada.

Foto: divulgação Raio Camocim

"Na madrugada de segunda pra terça, uma das vítimas foi abordada pela PRF com uma certa quantia em dinheiroe com vários valores altos em cheques que foram apreendidos para saber a origem. Estávamos iniciando uma investigação sobre isso e na tarde de ontem ocorreram as mortes", disse o delegado Williams Pinheiro.

Ele explica que a Polícia Civil do Piauí, inicialmente, trabalha com duas linhas de investigação. Além da arma, um aparelho celular também foi apreendido. 

"A gente trabalha em duas vertentes. Entender a dinâmica, saber se há alguma ligação com os valores que estavam no veículo ou se houve um racha, uma discussão dentro do veículo e se originou a fatalidade. Os investigadores já estiveram no hospital pra falar com o sobrevivente e há uma possível outra vítima, mas ainda estamos investigando para saber a dinâmica do envolvimemento dele", completa o delegado.

Câmeras de segurança auxiliam na investigação, bem como a perícia que será realizada no veículo. 

"O sobrevivente relata que uma pessoa [mulher] estava dentro do veículo, houve uma discussão e os disparos. Mas está sendo feitauma perícia no veículo pra sabermos a logística do crime, de onde partiram os tiros, para sabermos se o atirador estava dentro ou fora do veículo, se foi uma emboscada. Tudo leva a crer que estavam quatro pessoas noc arro, incluindo essa mulher, e houve um deslocamento deles e uma discussão", acrescenta o delegado. 

A Polícia Civil também apura a suposta participação da mãe de Isabele que teria auxiliado na fuga. 

O Conselho Regional de Enfermagem (Coren) confirmou que Isabelle Cristina Brandão está inscrita na entidade, como enfermeira, mas destacou que a identidade profissional dela está vencida desde julho de 2020, o que acarretou na suspensão do registro. 

Graciane Araújo
[email protected]

Suspeitos de integrar facção criminosa são presos com R$ 84 mil

Foto: PRF-PI

Dois suspeitos de integrar facção criminosa foram presos em flagrante com R$ 84 mil, sem comprovação de origem lícita. A abordagem ocorreu na BR-343, no litoral do Piauí, pela Polícia Rodoviária Federal.

"A equipe deu ordem de parada ao condutor de um veículo Toyota Hilux, um homem de 36 anos. Ele estava na companhia de um  homem de 38 anos, ambos suspeitos de integrarem a facção criminosa Comando Vermelho. Durante vistoria no veículo foram encontrados R$ 15.750  em espécie e mais R$ 68.800 em cheques", informou a PRF-PI. 

Aos policiais, o condutor teria informado que era o proprietário do dinheiro, contudo não explicou a  origem. 

A dupla foi presa em flagrante por lavagem de dinheiro ou ocultação de bens, direitos e valores. O dinheiro também foi encaminhado a delegacia de Polícia Civil de Parnaíba.

 

Graciane Araújo
[email protected]
Com informações PRF-PI

Posts anteriores