Cidadeverde.com

Carretinha da Saúde realiza consultas médicas e odontológicas em Parnaíba

Fotos: Ascom/Sesapi

A Carretinha da Saúde, uma ação desenvolvida pela Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) por meio do Pacto Pelas Crianças, segue com atendimento ao público na cidade de Parnaíba. 

O veículo, completamente equipado para prestação dos serviços, está estacionado no Centro Especializado de Reabilitação (CER IV), localizado na Avenida Batista Silva, no bairro São Vicente de Paula. 

“Esses atendimentos especializados são fundamentais, principalmente para aquelas crianças que precisam de um tratamento mais específico”, enfatiza Leila Santos, superintendente de atenção primária à saúde e municípios da Sesapi.

Até a última terça-feira (25) foram realizados 480 atendimentos. A expectativa é que mais de duas mil crianças recebam assistência odontológica, fonoaudiológica e oftalmológica até o próximo dia 15 de setembro. 

As Carretinhas da Saúde já percorreram as cidades de Luís Correia, Bom Jesus, Cajueiro da Praia, Monte Alegre, Currais e Santa Luz. Ao todo já foram realizados mais de 511 odontológicos, 517 fonoaudiológicos e 720 oftalmológicos.


Da Redação
[email protected]

Operação prende empresários suspeitos de vender falsos consórcios em Parnaíba

Foto: Ascom/PC-PI

A Polícia Civil do Piauí (PC-PI) prendeu nesta terça-feira (25) quatro empresários suspeitos de aplicar golpes na cidade de Parnaíba. O grupo, alvo da Operação Contemplatus, usava uma empresa para vender falsos consórcios na cidade. Pelo menos 30 pessoas foram lesadas pelos estelionatários, acumulando um prejuízo que ultrapassa os R$ 200 mil. 

De acordo com o delegado Abimael Silva, os suspeitos criaram uma empresa em 2019 e ofereciam diversos serviços bancários como investimentos e consórcios para compra de automóveis e imóveis. O esquema baseava-se na cobrança de uma entrada, que facilitaria e daria mais agilidade para a contemplação no grupo de consórcio ao qual o cliente iria entrar. 

“Eles abriram uma empresa, a  LS Investimentos, e atraiam o cliente dizendo que queriam oferecer com bastante agilidade, que as pessoas seriam contempladas rapidamente e elas precisavam dar só uma entrada. Só que essa entrada, que girava em torno de 9% a 12% do valor do bem que o cliente estava procurando, era revertido completamente para os donos da empresa e supervisores de venda”, explicou a autoridade policial. 

Após diversas vítimas procurarem o 1° Distrito Policial (1° DP) da cidade para denunciar o golpe, os investigadores descobriram que o grupo usava outras duas empresas falsas, que não tinham autorização do Banco Central para fazer a administração do consórcio.  

“Conseguimos identificar duas empresas falsas de consórcio, que a Mafra Administradora de Consórcio e a Otimiza Administradora de consorcios. Eles faziam falsos contratos de consórcio e quando o cliente não recebia o bem ou a contemplação com o prazo que eles davam, eles diziam que haviam feito um consórcio e precisavam esperar o final do grupo para receber o dinheiro de volta, só que na verdade o dinheiro não voltava, ficava com eles”, destacou o delegado. 

A expectativa da PC-PI é que outras vítimas compareçam ao 1° DP após a operação. “Acredito que com o trabalho de investigação a gente consiga identificar outras pessoas que talvez acreditem hoje em dia que estão pagando um consórcio mas que não é um consórcio”, finalizou Abimael Silva. 

A operação foi comandada pela Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri), com o apoio da Delegacia Especializada no Combate à Facções Criminosas, Homicídios e Tráfico (DFHT), do 1° DP, da Força Tarefa da Secretaria de Segurança Pública e da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (Feisp).

Por meio de nota, a direção da LS Investimentos negou que seja responsável por qualquer prática criminosa e está tomando todas as medidas cabíveis para o caso. A empresa afirma possuir as devidas certidões na Receita Federal e Estadual e é representante de uma administradora de consórcios autorizada pelo Bacen.

“A empresa vem realizando sonhos de famílias parnaibanas, e sempre trabalha priorizando a honestidade, que vai além da simples moral e legalidade inserida em todos os seus contratos dos mais variados tipos de consórcios”, comunica a nota. 

Leia a nota na íntegra:

A LS Investimentos, inscrita no CNPJ de n° 34.953857/0001-48, vem por meio desta, informar aos seus clientes e parceiros que identificamos algumas pessoas disseminando fake news a respeito da empresa, nas principais redes sociais. Tendo em vista o teor difamatório do conteúdo, informamos que medidas judiciais já estão sendo acionadas e, os mesmos responderão pelos seus atos; posto que a honra da personalidade jurídica desta empresa está reiterada e injustamente sendo afetada.

A empresa vem realizando sonhos de famílias Paraibanas, e sempre trabalha priorizando a honestidade, que vai além da simples moral e legalidade inserida em TODOS os seus contratos dos mais variados tipos de consórcios.

Possuímos as devidas certidões tanto na Receita Federal, quanto na Estadual em dia, conforme a simples pesquisa que o público pode fazer junto aos principais órgãos. Reitera-se que estamos de acordo com a Lei Federal 11.795/2008 (lei acerca dos consórcios) e, também, somos representantes de administradora de consórcios autorizadas pelo BACEN - Banco Central do Brasil.

A LS Investimentos está à disposição de todos os seus clientes para sanar quaisquer dúvidas que restarem em relação aos seus contratos e, bem como, informações das devidas contemplações alcançadas em tempo e sorteio oportuno.
Esperamos com esta nota confirmar a transparência, lisura e o compromisso com a sociedade de Parnaíba e Região.

Atenciosamente,

A Direção.

 

Breno Moreno 
[email protected]

 

 

 

 

 

 

Homens roubam empresário e levam joias e cofre no Piauí

Por volta das 04:23 da manhã desta segunda-feira (24), a equipe da Força Tarefa de Parnaíba  foi acionada pelo Copom para verificar denúncia de roubo na Rua Arimatéia carvalho, bairro Conselheiro Alberto Silva.

Quatro homens em duas motocicletas, chegaram ao local e renderam o proprietário de uma granja juntamente com seus funcionários. Durante a ação, os indivíduos efetuaram disparos e agrediram o proprietário com coronhadas e em seguida adentraram a residência do mesmo e roubaram um cofre, além de jóias e celulares pertencentes a vítima e  familiares.

Na fuga, os homens roubaram uma Fiat Strada vermelha placa OCS 3I37 e abandonaram uma moto fan preta de placa NIC 7192, fugindo sentindo Luís Correia, sendo acompanhados pelo proprietário até a entrada do Morro do Carcará. 

Foto: litoral noticias

O carro tomado de assalto, foi recuperado abandonado por volta das 10hs da manhã de hoje (24), no Recanto dos Ypês, Bairro Floriopolis, às margens da BR 343, estrada que liga Parnaíba ao município de Luís Correia-PI. Ainda não há informações da identidade dos assaltantes  e do material levado no assalto. A Polícia segue em investigações do caso. 

Fonte: Portal Litoral Notícias.

Acusado de tentar matar filho do presidente do Tribunal de Justiça vai a júri popular

Foto: SPP-PI

A juíza Maria do Perpétuo Socorro Ivani de Vasconcelos, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Parnaíba, em decisão do dia 21 de julho, pronunciou Francisco Jefferson da Silva Cruz, conhecido como ‘Anjo da Morte’, que é acusado de atirar no advogado André de Almeida Sousa e Silva, filho do presidente do Tribunal de Justiça, o desembargador Hilo de Almeida. 

André de Almeida foi baleado no olho durante discussão em um bar na Avenida São Sebastião, em Parnaíba, no litoral do Piauí, no dia 22 de março deste ano. Francisco Jefferson foi localizado e preso no dia 25 de março, junto com a sua esposa, Suzana do Nascimento Gomes, de 20 anos, que estava grávida de 8 meses. Suzana chegou a ser solta, com o cumprimento de medidas cautelares, mas Francisco Jefferson teve a prisão convertida em preventiva no dia 27 de março e segue preso desde então.

Segundo o Ministério Público Francisco Jefferson deve responder pelo crime de tentativa de homicídio qualificado por motivo fútil, com emprego de meio cruel, e com recurso que tornou difícil a defesa da vítima. O órgão ministerial afirmou que o crime ocorreu após uma discussão.

“Conforme o apurado, André tentou abrir a porta do banheiro para urinar, todavia, já estava ocupado por Francisco Jefferson, que fechou a porta. Diante disso, a vítima se afastou e urinou fora do banheiro, atrás de uma planta, o que causou indignação de Ana Caroline e Jordania, que passaram a xingá-lo. Por sua vez, a vítima voltou para a mesa em que estava, sendo seguido pelas mulheres, ocorrendo outra discussão, que culminou na tentativa de agressão delas contra André. Contudo, Francisco Jefferson se aproximou e empurrou a vítima, naquele momento, ocorrendo uma brevíssima luta corporal. Todavia, abruptamente, o ora denunciado sacou de uma arma de fogo e efetuou um disparo contra André, em seu rosto, que caiu ao chão, despejando grande quantidade de sangue”, disse o MP na denúncia.

Foto: Arquivo Pessoal 

Segundo o MP, o crime ocorreu por motivo fútil. “O denunciado direcionou o revólver ao rosto da vítima, e apertou o gatilho pelo menos três vezes, com a evidente intenção de ceifar sua vida. Caracteriza-se como qualificadora se o crime é cometido por motivo fútil. Dessa forma, verifica-se que a ação delituosa deu-se em virtude de uma singela discussão em um bar, que poderia ter-se resolvido com uma simples conversa. Motivo este insignificante e desproporcional, que normalmente não levaria a um crime desta hediondez”, destacou. Consta ainda que o Francisco Jefferson é membro de uma facção criminosa e investigado por um homicídio. 

Na decisão a juíza entendeu que existem várias provas para que o caso seja encaminhado ao Tribunal Popular do Júri. “Existem indícios suficientes da autoria, em princípio, estão evidenciados pelas provas oral e documental, e assim, havendo indícios da autoria, a pronúncia se impõe, já que o momento processual adequado para se aferir o valor dos depoimentos, tratando-se de feito da competência do Júri, é o do ajuizamento perante o Tribunal Popular, uma vez não demonstrada, desde logo, a desvalia dos mesmos, de maneira incontroversa, pois se dúvida existe, cabe ao Júri dirimi-la”, apontou.

A juíza ainda determinou que o acusado deverá permanecer preso. “O acusado permaneceu preso em toda a instrução processual por força de mandado de prisão preventiva, não lhe tendo sido deferida a benesse da liberdade provisória por ainda estarem presentes as hipóteses autorizadoras da custódia preventiva”, destacou.

O crime

André de Almeida foi baleado durante discussão em um bar na Avenida São Sebastião, em Parnaíba, nas proximidades da UFDPar. O suspeito do crime, Francisco Jefferson da Silva Cruz, fugiu do local após efetuar o disparo que atingiu o rosto do filho do presidente do TJ. 

O advogado chegou a ser atendido no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), mas depois foi transferido de ambulância para o Hospital Universitário, em Teresina, onde passou por cirurgia.   

A prisão de Francisco Jefferson ocorreu no dia 25 de março, quando ele estava com a esposa Suzana do Nascimento Gomes tem 20 anos, que estava grávida de oito meses. Os dois afirmaram que são membros de uma facção criminosa.

Em depoimento a esposa alegou que ocorreu uma discussão entre a vítima e o seu marido, após o advogado ter supostamente xingado elas. “O André mandou o Jefferson calar a boca, levantou da mesa e deu um soco por trás da orelha do Jefferson. Depois disso, eu só escutei o tiro e vi a vítima caída no chão. Fomos embora em uma moto e nossas amigas em outra”, disse Suzana do Nascimento em depoimento.

Suzana foi solta ainda no dia 27 de março, após a Justiça determinar o cumprimento de medidas cautelares, já Francisco Jefferson permanece preso após ser decretada a prisão preventiva dele.

Já o advogado André Almeida foi atingido com um tiro no olho e ficou cerca de um mês internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI). O Cidadeverde.com apurou que o olho esquerdo foi lesado de forma irreversível.

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Toni Garrido fecha programação do "Porto Vivo" em Parnaíba.

Fonte: Instagram

O Festival Porto Vivo, no Porto das Barcas e Museu do Mar traz no próximo domingo o cantor Toni Garrido a Parnaíba.

O festival tem início na terça-feira dia 25 e encerra no domingo dia 30 com vasta programação, integrada entre o Porto das Barcas e Museu do Mar.

O ingresso pode ser trocado por 2 quilos de ração para gato ou cachorro e estarão disponíveis a partir do dia 25 de julho no Museu do Mar.

Com informações de correio do norte

Conselho aprova projetos com investimento de R$ 156 milhões na ZPE de Parnaíba

Foto: CCom-PI

O Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) aprovou quatro projetos de plantas industriais na ZPE de Parnaíba, durante reunião do colegiado nesta quarta-feira (19) com a presença do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

Com a aprovação, a estimativa é que os quatro projetos das novas indústrias demandem investimentos de R$ 156,9 milhões  na ZPE de Parnaíba, gerando cerca de 281 postos de trabalho, entre instalação e operação de negócios relacionados à produção e exportação mel, cosméticos, tratores agrícolas e castanha de caju.

Nas redes sociais, o governador Rafael Fonteles (PT) comemorou a conquista para o estado. “Queremos estreitar cada vez mais essa parceria com o Governo Federal e com os investidores para garantir muito mais desenvolvimento, oportunidades de trabalho e de emprego e renda para o Piauí”, publicou em seu perfil no Twitter.

 

 

Além de investimentos para o Piauí, a reunião do CZPE aprovou a instalação de uma termelétrica no polígono da ZPE de Pecém (CE), além da criação da primeira ZPE privada do Brasil, em Aracruz, no Espírito Santo. 

“As ZPEs desempenharão papel estratégico em nossa economia, para integrar modais logísticos, produzir energia renovável e aumentar nossas exportações”, ressaltou o presidente em exercício e ministro.

A ZPE de Parnaíba funciona desde fevereiro de 2022 e tem atualmente duas empresas operando em sua área: uma para produção de madeira ecológica, a partir de resíduos vegetais; outra para produção de cera de carnaúba.


Breno Moreno (Com informações do MDIC)
[email protected]

 

 

 

 

 

 

Instituto registra encalhes de botos-cinzas e tartarugas no litoral do Piauí

  • WhatsApp_Image_2023-07-19_at_08_57_40_(1).jpeg Tartarugas do Delta
  • WhatsApp_Image_2023-07-19_at_08_57_40.jpeg Tartarugas do Delta
  • WhatsApp_Image_2023-07-19_at_08_57_39.jpeg Tartarugas do Delta
  • WhatsApp_Image_2023-07-19_at_08_57_39_(1).jpeg Tartarugas do Delta
  • WhatsApp_Image_2023-07-19_at_08_57_39_(2).jpeg Tartarugas do Delta

 

O Instituto Tartarugas do Delta informou na terça-feira (18) que encontrou encalhados dois botos-cinzas que já estavam mortos em praia na cidade de Parnaíba, a 339 km de Teresina. Além desses animais, também foram encontradas três tartarugas marinhas encalhadas nos últimos dias.

Os dois botos-cinzas foram localizados na praia Pedra do Sal em Parnaíba, e as tartarugas-marinhas nas praias de Atalaia e Peito de Moça, na cidade de Luís Correia.

Segundo o instituto, nesse período do ano acontece um aumento na ocorrência de encalhes, pois os animais ficam mais perto da costa, e que nem sempre é possível identificar a causa da morte, devido ao estado avançado de decomposição da carcaça. 

Se o animal encontrado não estiver em estado avançado de decomposição, a equipe realiza uma necropsia. 

O Instituto Tartarugas do Delta pede que caso alguém encontre um animal encalhado, que entre em contato com o (86) 99968- 0197, mandando foto e localização, como nome da praia. Caso o animal esteja vivo, a equipe já vai preparada para fazer o resgate.


Bárbara Rodrigues
[email protected]

MEC libera contratação de servidores técnico-administrativos na UFDPar

O Ministério da Educação publicou a Portaria n.º 1.375/2023 com a redistribuição de 70 códigos de vagas para contratação de servidores técnico-administrativos para a UFDPar. São 42 vagas para cargos nível “D” (nível médio) e 28 cargos nível “E” (nível superior), voltadas para as áreas: administrador, contador, assistente social, engenheiro, médico, pedagogo, psicólogo, bibliotecário, analista de tecnologia da informação, arquivista e auditor.

Essa conquista foi oriunda do intenso trabalho dos Reitores das 6 Universidades “Supernovas” (Federal do Delta do Parnaíba, Federal do Catalão, Federal de Jataí, Federal de Rondonópoles, Federal do Agreste do Pernambuco e Federal do Norte do Tocantins) junto ao legislativo e no MEC, para aprovação da Lei nº 14.563, de 28 de abril de 2023, assinada pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que alterou o anexo V da Lei nº 14.535, de 17 de janeiro de 2023, e fixou receita e despesa da União para o provimento financeiro dos cargos.

Para o Reitor Pro Tempore, João Paulo Sales Macedo, a chegada desses primeiros códigos de vagas é fruto do permanente diálogo com o MEC, que tem sido muito sensível a nossa luta e a situação das Universidades Supernovas, há anos funcionando com déficit de servidores. “Estamos correndo com os trâmites administrativos para a organização de concurso público para fortalecer as ações de ensino, pesquisa, extensão, gestão, assistência estudantil, e prestação de serviços à comunidade.”, comenta o Reitor.

Adolescente de 16 anos é assassinado a tiros em festa na cidade de Parnaíba

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Um adolescente de 16 anos, identificado como João Batista Araújo da Silva, foi assassinado a tiros e um homem identificado como Thalysson André dos Santos a Aragão, de 18 anos, foi baleado em uma festa realizada na cidade de Parnaíba, a 337 km de Teresina, na noite de domingo (16).

Segundo a Polícia Militar, o caso ocorreu em um evento de férias com shows que está sendo realizado na Avenida Beira Rio. A equipe que estava no local informou que ouviu os disparos de arma de fogo por volta das 23h30. Ao chegar no local encontrou João Batista morto.

Já um homem identificado como Thalysson dos Santos Aragão foi atingido com um disparo de arma de fogo no pé. Uma equipe do Samu foi acionada e socorreu a vítima para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde.

Segundo a PM, populares informaram que os disparos foram efetuados por um casal em uma motocicleta, que passou pelo local já realizando os disparos. A Delegacia de Combate a Homicídios, Tráfico de Drogas e Latrocínio de Parnaíba (DHTL) vai ficar responsável pela investigação.


Bárbara Rodrigues
[email protected]

 

Homem é assassinado após ser atingido com gargalo de garrafa em Parnaíba

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Um homem identificado apenas como Haroldo foi assassinado na madrugada desse domingo (16) após ser atingido com o gargalo de uma garrafa na cidade de Parnaíba, a 337 km de Teresina. Uma mulher foi presa.

Segundo a Polícia Militar, o caso ocorreu por volta das 0h30 na Rua B, do bairro Frei Higino. No local os policiais encontraram o homem caído no chão, já sem vida.

Uma testemunha relatou que uma mulher havia golpeado o homem com gargalo de garrafa. Após o crime a mulher chegou a fugir, mas logo depois foi localizada e presa.

A perícia criminal foi acionada até o local. Ainda não se sabe a motivação para o crime, mas existe uma suspeita de que a vítima possa ter reagido a uma tentativa de assalto.

A Delegacia de Combate a Homicídios, Tráfico de Drogas e Latrocínio de Parnaíba (DHTL) vai ficar responsável pela investigação.


Bárbara Rodrigues
[email protected]

Posts anteriores