Cidadeverde.com

Ciclista diz que fará "aniversário" após quase ser atropelado por caminhão e "nascer de novo"

Foto: Reprodução/WhatsApp

Por Breno Moreno

Após quase ser atropelado por um caminhão desgovernado, na última segunda-feira (2), o comerciante Manoel Alves de Oliveira, 75 anos, afirma que pretende celebrar a “segunda vida”, depois que saiu ileso do acidente na avenida Pinheiro Machado, em Parnaíba.

Ao Cidadeverde.com, o cearense, como é conhecido pela vizinhança, relatou com bom humor o fato de não ter ficado ferido. "Todo mundo diz para mim que nasci de novo, pois domingo vamos fazer um aniversário lá em casa. Vamos comemorar", brincou.

O momento exato do acidente foi registrado por câmeras de segurança de uma loja. O vídeo mostra o senhor Manoel Alves empurrando sua bicicleta pela calçada, quando um caminhão em alta velocidade que atinge sua bicicleta. 

Apesar do susto, o ciclista disse que o impacto não causou danos mecânicos na bicicleta. “Eu ia entrar na loja. Quando cheguei no poste para amarrar a bicicleta, o carro passou por mim. Só fez triscar na bicicleta, mas nem o raio empenou e depois fui para a feira”, disse. 

O local onde do acidente fica no trecho da BR-343. O Cidadeverde.com não conseguiu contato com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), mas a 2ª Companhia Independente de Trânsito da Polícia Militar do Piauí (CIPM-PI) informou que ninguém ficou ferido. 

 

 

Parnaíba sedia II edição do Piauí Pet Castramóvel nesta quinta (05) e sexta (06)

Foto: Adriana Magalhães/Cidadeverde.com 

Da Redação 

O município de Parnaíba irá sediar a segunda edição do projeto itinerante Piauí Pet Castramóvel, nesta quinta-feira (05) e sexta-feira (06). 

A ação será realizada em anexo da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), na Rua Mark Jacob, das 9h às 11h e das 14h às 18h, e prevê até 300 cadastramentos de animais para encaminhamento à castração e procedimento de implantação de microchip. 

Como parte da segunda edição do Castramóvel, acontecerá também o Projeto Circuito Pet, promovido pelo Governo do Estado, que irá oferecer serviços aos pets presentes. A iniciativa irá promover tosa higiênica, tratação de patinhas, parque pet com animações, estandes de clínicas para exposição de produtos e campanha de arrecadação de ração. Também serão emitidos RG Pet gratuitamente e distribuídas coleiras de prevenção ao calazar.

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Daniel Oliveira, destaca que os resultados da primeira ação superaram as expectativas e que para a segunda edição, espera-se mais um resultado positivo e de impacto positivo aos animais domésticos. 

“Estamos muito felizes em promover esta segunda edição do Castramóvel, agora na cidade de Parnaíba, um projeto inovador e tão importante, que irá promover a saúde dos animais domésticos e em situação de rua e, consequentemente, garantir maior bem-estar à população animal do município”, pontua. 

Daniel Oliveira também evidencia o grande avanço tecnológico que faz parte do projeto: a implantação de microchip nos animais, para um trabalho de atenção continuada, com monitoramento populacional.

O objetivo do projeto itinerante é que todos os animais sejam avaliados e passem pela triagem durante os dois dias da ação, por meio do atendimento realizado por oito veterinários. Os veterinários orientarão os tutores e responsáveis sobre o local e data da castração de seus pets, que serão realizadas nas clínicas vinculadas à Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex), a qual coordenará os trabalhos de castração por meio do Hospital Veterinário da Universidade Federal do Piauí (HVU).

Até o fim do ano, a Secretaria prevê outras ações em mais municípios do Estado. O projeto Piauí Pet Castramóvel é a primeira iniciativa do Governo voltada para a castração gratuita de animais domésticos em todo o Piauí. A primeira ação foi realizada em Teresina e mais de 300 cães e gatos passaram pelas etapas de atendimento. Até agora, cerca de 150 animais já foram castrados.

O projeto é promovido pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (Semarh), e conta com o apoio do deputado estadual Dr. Hélio Oliveira.

Ciclista sai ileso após quase ser atropelado por caminhão desgovernado em Parnaíba

Foto: Reprodução/WhatsApp

Por Breno Moreno

Um ciclista saiu ileso após quase ser atropelado nesta segunda-feira (2) por um caminhão desgovernado na avenida Pinheiro Machado, em Parnaíba. Câmeras de segurança flagraram o momento do acidente.

O vídeo mostra o homem empurrando sua bicicleta pela calçada, quando é surpreendido por um caminhão em alta velocidade que atinge sua bicicleta. Após o susto, o ciclista é amparado por pedestres e funcionários de uma loja próxima à ocorrência. 

O local onde do acidente fica no trecho da BR-343. O Cidadeverde.com não conseguiu contato com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), mas a 2ª Companhia Independente de Trânsito da Polícia Militar do Piauí (CIPM-PI) informou que não houve feridos.

A suspeita é que caminhão tenha apresentado uma pane mecânica. 

Homem vestido de “super-herói” e com “arma do Batman” é preso ao invadir residência e atacar morador

  • WhatsApp_Image_2023-10-02_at_12_44_22.jpeg Enviada ao Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2023-10-02_at_12_44_22_(1).jpeg Enviada ao Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2023-10-02_at_12_44_21.jpeg Enviada ao Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2023-10-02_at_12_44_20_(1).jpeg Enviada ao Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2023-10-02_at_12_42_06.jpeg Enviada ao Cidadeverde.com

Por Carlos Santos*

Um homem, vestido com a roupa semelhante à de ‘super-herói’, foi preso por tentativa de homicídio, após invadir uma casa e atacar um homem a golpes de faca, na madrugada desta segunda-feira(2) em Parnaíba. O ‘super-herói’ arrombou a porta da residência e agrediu o morador, que foi pego de surpresa. Ele portava uma versão do ‘batarangue’ (bumerangue em formato de morcego).

Segundo o tenente-coronel Danilo Palhano, comandante do 27º Batalhão da Polícia Militar de Parnaíba, o homem foi identificado como Rodrigo Rodrigues e carregava esses adereços em forma de morcego numa bolsa vermelha. 

“Ele invadiu uma residência no bairro São Judas Tadeu, por volta das 4h da manhã. A princípio, sem motivo algum, agredindo um homem em sua residência com os seus artefatos”, afirma o coronel Palhano.

Rodrigo Rodrigues da Silva usava uma fantasia com braceletes nas mãos, máscara vermelha cobrindo os olhos e casacos. O homem levava uma faca e parte de uma tesoura, além de adereços referentes ao ‘super-herói’ da DC Comics. 

O suspeito foi preso e levado para a Central de Flagrantes de Parnaíba.

 

(*) Especial para o Cidadeverde.com

Piauí terá indústria de hidrogênio verde na ZPE de Parnaíba

O Piauí deu mais um importante passo para se tornar um dos principais produtores de hidrogênio verde no mundo. Nesta sexta-feira (29), o governador Rafael Fonteles anunciou que o grupo Solar Outdoor Media irá instalar uma unidade de produção de hidrogênio verde e amônia verde, na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba, no litoral piauiense.

Durante a reunião com o CEO da Solar Outdoor Media, Luciano Guido, foi anunciado, ainda, que o grupo alemão avançou com o seu projeto de produção de energia solar em Buriti dos Lopes. A expectativa é de que as obras de implantação da planta sejam iniciadas em 2024 e empreguem mais de 1.800 pessoas de Buriti e região.

Inicialmente, a planta solar de Buriti dos Lopes terá potencial de produção de 940 Megawatts (MW) de energia, podendo chegar a até 3 Gigawatts (GW), o que lhe tornaria o maior projeto da América Latina em produção de energia solar.

A energia produzida no município será encaminhada até a indústria, em Parnaíba, de forma que seja realizada a produção de hidrogênio e amônia e estes sejam exportados até a Alemanha.

Segundo o governador Rafael Fonteles, o projeto é um grande passo para a transição energética no Piauí. "Um projeto bilionário muito importante ao nosso estado, que busca ser líder mundial na produção de hidrogênio verde e, a partir disso, trazer desenvolvimento ao Piauí", disse.


O CEO Luciano Guido destacou a sua felicidade com os avanços nas tratativas com o Governo do Piauí. "Estamos felizes e entusiasmados. Nós percebemos a visão que o governador tem para o estado no que diz respeito à transição energética e novas tecnologias. Então, estamos comprometidos para que tudo isso se torne realidade e contribuamos com o desenvolvimento do Piauí", destacou.

Da Redação

UFDPar lança seleção para preenchimento de vagas no período 2023.2

A Universidade Federal do Delta do Parnaiba, UFDPar, lança nesta sexta-feira,29, um Edital de Processo Seletivo Complementar para ingresso no período 2023.2. Os candidatos vão concorrer as vagas que não foram preenchidas através do Sistema de Seleção Unificada( SISU). As vagas são para os cursos de Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Engenharia de Pesca, Fisioterapia, Matemática, Psicologia e Turismo.

Para participar da seleção os candidatos necessitam, exclusivamente, ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) edição 2022, concluir o Ensino Médio até a data da matrícula institucional estabelecida no edital e terem estudado todo o Ensino Médio em escolas públicas regulares  e presenciais situadas nas regiões limites com os Lençóis Maranhenses, Serra da Ibiapina no Ceará e do Território da Planície Litorânea. 

De acordo com o Reitor Pro tempore da UFDPar, João Paulo Sales Macedo, esse edital visa ocupar vagas ociosas. ” Essa é uma das estratégias e ações da Pró- Reitoria de Ensino de Graduação (PREG/UFDPar) em articulação com as outras Pró-Reitorias fins que buscam fortalecer e  articular políticas afirmativas, políticas de permanência e a democratização do  ingresso no ensino superior, no âmbito da UFDPar, reafirmando assim, o  compromisso social da UFDPar com o desenvolvimento locoregional e com o investimento do dinheiro público”.

O edital está disponível no site www.ufdpar.edu.br

Da Redação

Três candidatos disputam eleição da reitoria na UFDPar, veja quem são


Natanael Fontenele, João Paulo Macedo e Algeless Milka estão na disputa para a reitoria da UFDPar

Por Roberto Araujo

Teve início oficialmente neste sábado (23) o período de campanha eleitoral das chapas inscritas para a consulta de reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). Três candidaturas estão participando do processo eleitoral, que irá escolher o primeiro reitor da instituição para um mandato de quatro anos. Depois de cinco anos de criada, será a primeira vez que a comunidade universitária irá às urnas para a escolha do seu gestor. A UFDPar foi criada a partir do desmembramento do campus de Parnaíba da Universidade Federal do Piauí.

Atualmente, a universidade é gerida por um reitor pró-tempore, ou seja, temporário até a escolha por meio de processo eleitoral. O primeiro reitor da instituição, Alex Marinho, foi nomeado em 2019 e ficou no cargo até janeiro de 2022, quando foi exonerado em meio a investigações por estelionato. Ele foi sucedido por João Paulo Macedo, que está no cargo desde então.

Os três participantes da disputa já tiveram cargos na administração da instituição. O atual reitor pró-tempore da instituição, João Paulo Macedo, é candidato na eleição. Além dele, os outros pleiteantes tiveram cargo na gestão do ex-reitor Alex Marinho: Natanael Fontenele, que foi vice-reitor, e Algeless Milka, que foi pró-reitora de Graduação.

OS CANDIDATOS

NATANAEL FONTENELE

José Natanael Fontenele de Carvalho é professor do curso de Ciências Econômicas. É graduado em Ciências Econômicas, com mestrado e doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela rede PRODEMA/UFPI. Foi vice-reitor pró-tempore da gestão de Alex Marinho, além de pró-reitor de Planejamento da UFDPar. Candidato pela chapa 1, tem como candidata a vice-reitora a professora Rosa Helena Rebouças, do curso de Engenharia de Pesca.


JOÃO PAULO MACEDO

João Paulo Macedo é professor do curso de Psicologia. É graduado em Psicologia com mestrado e doutorado na área. É o atual reitor pró-tempore desde janeiro de 2023. Ele é candidato pela chapa 2, e tem como candidato a vice-reitor o professor Vicente de Paula Censi Borges, do curso de Turismo.


ALGELESS MILKA MEIRELES

Algeless Milka é professora do curso de Psicologia. É graduada em Psicologia com mestrado e doutorado na área de Psicologia da Educação. Foi pró-reitora de Ensino de Graduação durante a gestão de Alex Marinho. Candidata pela chapa 3, tem como candidato a vice o professor Paulo Sérgio Marques dos Santos, do curso de Matemática.

Foto: Reprodução UFDPAR

PROCESSO ELEITORAL

A escolha de reitor e vice-reitor da UFDPar se dará em duas etapas: primeiro, o processo de consulta à comunidade, que é quando estudantes, professores e servidores técnicos vão às urnas para votarem no candidato, e depois, quando o Conselho Universitário (Consuni), a partir do resultado da consulta, forma a lista tríplice e encaminha ao Ministério da Educação. Cabe ao Presidente da República escolher, dentre os três nomes, quem comandará a instituição.

De acordo com o edital, a consulta à comunidade universitária, que é quando a comunidade acadêmica vai às urnas, está marcada para o dia 16 de outubro, no horário de 8h às 20h. Também estão previstos debates entre as chapas. Após a consulta, o resultado será encaminhado para o Conselho Universitário (Consuni), que é quem elabora a lista tríplice e envia ao Ministério da Educação. Ainda não tem data prevista para a finalização do processo.

 

VEJA TAMBÉM:

UFDPar lança concurso com 66 vagas e salários de até R$ 4,5 mil

Justiça autoriza quebra de sigilo de PM que confessou ter matado escrivão

Foto: reprodução redes sociais

Por Graciane Araújo

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) autorizou a quebra de sigilo de dados e imagens dos celulares e aparelhos eletrônicos do cabo da Polícia Militar do Piauí, Valério de Sousa Caldas Neto, que confessou ter matado o escrivão da Polícia Civil do Piauí, Alexsandro Cavalcante Ferreira, 45 anos. Na decisão, o juiz João Manoel de Moura Ayres, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Parnaíba, autorizou também a busca e apreensão na residência do PM.

O escrivão foi assassinado a tiros no último dia 12, no conjunto Caminho do Alvorada, bairro João XXIII, em Parnaíba, no litoral do Piauí. Horas após o crime, o cabo da PM se entregou e disse que atirou porque o policial civil estava em "atitude suspeita".

O caso é investigado pela Delegacia de Combate à Facção Criminosa, Homicídios e Tráfico de Drogas (DFHT) de Parnaíba que informou que "até o momento, não foi colhido na investigação policial nenhum elemento informativo que confirme a versão apresentada".

LEIA TAMBÉM

 

O PM foi preso em flagrante e teve a prisão temporária decretada por 30 dias. Ele é foi autuado por homicídio qualificado, que impossibilitou a defesa da vítima. A pena é de reclusão de 12 a 30 anos.

Valério Neto está custodiado no presídio militar, em Teresina.

A Polícia Civil do Piauí disponibiliza um link para denúncias anônimas que possam auxiliar na elucidação do caso. 

ZPE: empresários discutem expansão de negócios no comércio exterior

Foto: Ascom

O presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Saraiva, e o presidente da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Piauí, Álvaro Nolleto, receberam na sexta-feira (15), em Parnaíba, uma caravana de empresários liderada pelo presidente do Centro das Indústrias do Piauí (Ciepi), Federico Musso. Os empreendedores conheceram a estrutura da ZPE e os benefícios e vantagens oferecidos pela zona de livre comércio, visando expandir seus negócios para o comércio exterior, além de se atualizarem sobre projetos do Governo do Estado em andamento na região.

Federico Musso destacou a relevância da ZPE Piauí para o futuro da indústria no estado. “Basicamente, a intenção é que os empresários do Piauí, principalmente do setor industrial, entendam quais são as vantagens da área de livre comércio. O fato de termos uma ZPE no Piauí, atualmente a única com espaços para investimento no Brasil, é um divisor de águas para o nosso estado”, avaliou o empresário.

Segundo o presidente do Ciepi, os industriais piauienses precisam “abrir a cabeça” em busca das melhores oportunidades para empreender, conquistando novos mercados fora do Brasil. “A agroindústria, por exemplo, tem um grande potencial de desenvolvimento pensando no mercado externo. Existem novos nichos que podemos explorar e a ZPE oferece excelentes possibilidades de competitividade”, afirmou Musso.

O presidente da Investe Piauí enfatizou as vantagens competitivas da ZPE. “O que nós estamos apresentando não é uma promessa; estamos mostrando um distrito industrial pronto com uma área de despacho aduaneiro. Na verdade, temos aqui um porto seco, por enquanto exclusivo para as indústrias da ZPE, onde a mercadoria produzida é internacionalizada e despachada diretamente para o porto ou aeroporto por onde será exportada, com todas as isenções tributárias que as empresas instaladas em ZPEs possuem”, explicou Victor Hugo.

O presidente da Investe Piauí ressaltou que a ZPE Piauí é, hoje, o espaço mais competitivo no cenário nacional, especialmente após a reforma tributária. Ele ainda recordou que Federico Musso acompanhou a primeira missão internacional do governador Rafael Fonteles à Europa numa ação de transparência que ajudou no fortalecimento da confiança do setor industrial em relação ao projeto de desenvolvimento do atual governo estadual.

Por fim, o presidente da ZPE expressou satisfação com o encontro. “A maioria dos empresários do Ciepi não conhecia a ZPE, e pudemos apresentar tanto nosso espaço físico quanto as vantagens para a instalação de indústrias”, disse Álvaro Nolleto. Segundo ele, a visita proporcionou aos industriais piauienses uma visão do que é a área. “Eles se mostraram interessados em elaborar projetos industriais para serem instalados aqui”, concluiu o gestor.

 

Da Redação
[email protected]

Homem é morto com doze tiros em Ilha Grande, no litoral do Piauí

Por Adriana Magalhães

Um homem identificado como Francisco Nazian Ribeiro Araújo, 47 anos, foi morto com pelo menos 12 tiros de pistola no início da tarde deste sábado (16), em Ilha Grande, no litoral do Piauí.

O crime aconteceu logo após o meio-dia, na Avenida Martins Ribeiro, que fica no Centro de Ilha Grande.

Testemunhas informaram à Polícia Militar que os disparos foram realizados por um homem, ainda não identificado. O atirador foi andando ao encontro da vítima. Os dois homens entraram em luta corporal. Após o embate, Francisco Nazian foi alvejado com pelo menos doze disparos de pistola calibre 380.

O atirador fugiu do local do crime e, ainda, não foi localizado pela Polícia.

 

Aguarde mais informações

Posts anteriores