Cidadeverde.com

UFDPar lança seleção para preenchimento de vagas no período 2023.2

A Universidade Federal do Delta do Parnaiba, UFDPar, lança nesta sexta-feira,29, um Edital de Processo Seletivo Complementar para ingresso no período 2023.2. Os candidatos vão concorrer as vagas que não foram preenchidas através do Sistema de Seleção Unificada( SISU). As vagas são para os cursos de Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Engenharia de Pesca, Fisioterapia, Matemática, Psicologia e Turismo.

Para participar da seleção os candidatos necessitam, exclusivamente, ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) edição 2022, concluir o Ensino Médio até a data da matrícula institucional estabelecida no edital e terem estudado todo o Ensino Médio em escolas públicas regulares  e presenciais situadas nas regiões limites com os Lençóis Maranhenses, Serra da Ibiapina no Ceará e do Território da Planície Litorânea. 

De acordo com o Reitor Pro tempore da UFDPar, João Paulo Sales Macedo, esse edital visa ocupar vagas ociosas. ” Essa é uma das estratégias e ações da Pró- Reitoria de Ensino de Graduação (PREG/UFDPar) em articulação com as outras Pró-Reitorias fins que buscam fortalecer e  articular políticas afirmativas, políticas de permanência e a democratização do  ingresso no ensino superior, no âmbito da UFDPar, reafirmando assim, o  compromisso social da UFDPar com o desenvolvimento locoregional e com o investimento do dinheiro público”.

O edital está disponível no site www.ufdpar.edu.br

Da Redação

Três candidatos disputam eleição da reitoria na UFDPar, veja quem são


Natanael Fontenele, João Paulo Macedo e Algeless Milka estão na disputa para a reitoria da UFDPar

Por Roberto Araujo

Teve início oficialmente neste sábado (23) o período de campanha eleitoral das chapas inscritas para a consulta de reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). Três candidaturas estão participando do processo eleitoral, que irá escolher o primeiro reitor da instituição para um mandato de quatro anos. Depois de cinco anos de criada, será a primeira vez que a comunidade universitária irá às urnas para a escolha do seu gestor. A UFDPar foi criada a partir do desmembramento do campus de Parnaíba da Universidade Federal do Piauí.

Atualmente, a universidade é gerida por um reitor pró-tempore, ou seja, temporário até a escolha por meio de processo eleitoral. O primeiro reitor da instituição, Alex Marinho, foi nomeado em 2019 e ficou no cargo até janeiro de 2022, quando foi exonerado em meio a investigações por estelionato. Ele foi sucedido por João Paulo Macedo, que está no cargo desde então.

Os três participantes da disputa já tiveram cargos na administração da instituição. O atual reitor pró-tempore da instituição, João Paulo Macedo, é candidato na eleição. Além dele, os outros pleiteantes tiveram cargo na gestão do ex-reitor Alex Marinho: Natanael Fontenele, que foi vice-reitor, e Algeless Milka, que foi pró-reitora de Graduação.

OS CANDIDATOS

NATANAEL FONTENELE

José Natanael Fontenele de Carvalho é professor do curso de Ciências Econômicas. É graduado em Ciências Econômicas, com mestrado e doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela rede PRODEMA/UFPI. Foi vice-reitor pró-tempore da gestão de Alex Marinho, além de pró-reitor de Planejamento da UFDPar. Candidato pela chapa 1, tem como candidata a vice-reitora a professora Rosa Helena Rebouças, do curso de Engenharia de Pesca.


JOÃO PAULO MACEDO

João Paulo Macedo é professor do curso de Psicologia. É graduado em Psicologia com mestrado e doutorado na área. É o atual reitor pró-tempore desde janeiro de 2023. Ele é candidato pela chapa 2, e tem como candidato a vice-reitor o professor Vicente de Paula Censi Borges, do curso de Turismo.


ALGELESS MILKA MEIRELES

Algeless Milka é professora do curso de Psicologia. É graduada em Psicologia com mestrado e doutorado na área de Psicologia da Educação. Foi pró-reitora de Ensino de Graduação durante a gestão de Alex Marinho. Candidata pela chapa 3, tem como candidato a vice o professor Paulo Sérgio Marques dos Santos, do curso de Matemática.

Foto: Reprodução UFDPAR

PROCESSO ELEITORAL

A escolha de reitor e vice-reitor da UFDPar se dará em duas etapas: primeiro, o processo de consulta à comunidade, que é quando estudantes, professores e servidores técnicos vão às urnas para votarem no candidato, e depois, quando o Conselho Universitário (Consuni), a partir do resultado da consulta, forma a lista tríplice e encaminha ao Ministério da Educação. Cabe ao Presidente da República escolher, dentre os três nomes, quem comandará a instituição.

De acordo com o edital, a consulta à comunidade universitária, que é quando a comunidade acadêmica vai às urnas, está marcada para o dia 16 de outubro, no horário de 8h às 20h. Também estão previstos debates entre as chapas. Após a consulta, o resultado será encaminhado para o Conselho Universitário (Consuni), que é quem elabora a lista tríplice e envia ao Ministério da Educação. Ainda não tem data prevista para a finalização do processo.

 

VEJA TAMBÉM:

UFDPar lança concurso com 66 vagas e salários de até R$ 4,5 mil

Justiça autoriza quebra de sigilo de PM que confessou ter matado escrivão

Foto: reprodução redes sociais

Por Graciane Araújo

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) autorizou a quebra de sigilo de dados e imagens dos celulares e aparelhos eletrônicos do cabo da Polícia Militar do Piauí, Valério de Sousa Caldas Neto, que confessou ter matado o escrivão da Polícia Civil do Piauí, Alexsandro Cavalcante Ferreira, 45 anos. Na decisão, o juiz João Manoel de Moura Ayres, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Parnaíba, autorizou também a busca e apreensão na residência do PM.

O escrivão foi assassinado a tiros no último dia 12, no conjunto Caminho do Alvorada, bairro João XXIII, em Parnaíba, no litoral do Piauí. Horas após o crime, o cabo da PM se entregou e disse que atirou porque o policial civil estava em "atitude suspeita".

O caso é investigado pela Delegacia de Combate à Facção Criminosa, Homicídios e Tráfico de Drogas (DFHT) de Parnaíba que informou que "até o momento, não foi colhido na investigação policial nenhum elemento informativo que confirme a versão apresentada".

LEIA TAMBÉM

 

O PM foi preso em flagrante e teve a prisão temporária decretada por 30 dias. Ele é foi autuado por homicídio qualificado, que impossibilitou a defesa da vítima. A pena é de reclusão de 12 a 30 anos.

Valério Neto está custodiado no presídio militar, em Teresina.

A Polícia Civil do Piauí disponibiliza um link para denúncias anônimas que possam auxiliar na elucidação do caso. 

ZPE: empresários discutem expansão de negócios no comércio exterior

Foto: Ascom

O presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Saraiva, e o presidente da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Piauí, Álvaro Nolleto, receberam na sexta-feira (15), em Parnaíba, uma caravana de empresários liderada pelo presidente do Centro das Indústrias do Piauí (Ciepi), Federico Musso. Os empreendedores conheceram a estrutura da ZPE e os benefícios e vantagens oferecidos pela zona de livre comércio, visando expandir seus negócios para o comércio exterior, além de se atualizarem sobre projetos do Governo do Estado em andamento na região.

Federico Musso destacou a relevância da ZPE Piauí para o futuro da indústria no estado. “Basicamente, a intenção é que os empresários do Piauí, principalmente do setor industrial, entendam quais são as vantagens da área de livre comércio. O fato de termos uma ZPE no Piauí, atualmente a única com espaços para investimento no Brasil, é um divisor de águas para o nosso estado”, avaliou o empresário.

Segundo o presidente do Ciepi, os industriais piauienses precisam “abrir a cabeça” em busca das melhores oportunidades para empreender, conquistando novos mercados fora do Brasil. “A agroindústria, por exemplo, tem um grande potencial de desenvolvimento pensando no mercado externo. Existem novos nichos que podemos explorar e a ZPE oferece excelentes possibilidades de competitividade”, afirmou Musso.

O presidente da Investe Piauí enfatizou as vantagens competitivas da ZPE. “O que nós estamos apresentando não é uma promessa; estamos mostrando um distrito industrial pronto com uma área de despacho aduaneiro. Na verdade, temos aqui um porto seco, por enquanto exclusivo para as indústrias da ZPE, onde a mercadoria produzida é internacionalizada e despachada diretamente para o porto ou aeroporto por onde será exportada, com todas as isenções tributárias que as empresas instaladas em ZPEs possuem”, explicou Victor Hugo.

O presidente da Investe Piauí ressaltou que a ZPE Piauí é, hoje, o espaço mais competitivo no cenário nacional, especialmente após a reforma tributária. Ele ainda recordou que Federico Musso acompanhou a primeira missão internacional do governador Rafael Fonteles à Europa numa ação de transparência que ajudou no fortalecimento da confiança do setor industrial em relação ao projeto de desenvolvimento do atual governo estadual.

Por fim, o presidente da ZPE expressou satisfação com o encontro. “A maioria dos empresários do Ciepi não conhecia a ZPE, e pudemos apresentar tanto nosso espaço físico quanto as vantagens para a instalação de indústrias”, disse Álvaro Nolleto. Segundo ele, a visita proporcionou aos industriais piauienses uma visão do que é a área. “Eles se mostraram interessados em elaborar projetos industriais para serem instalados aqui”, concluiu o gestor.

 

Da Redação
[email protected]

Homem é morto com doze tiros em Ilha Grande, no litoral do Piauí

Por Adriana Magalhães

Um homem identificado como Francisco Nazian Ribeiro Araújo, 47 anos, foi morto com pelo menos 12 tiros de pistola no início da tarde deste sábado (16), em Ilha Grande, no litoral do Piauí.

O crime aconteceu logo após o meio-dia, na Avenida Martins Ribeiro, que fica no Centro de Ilha Grande.

Testemunhas informaram à Polícia Militar que os disparos foram realizados por um homem, ainda não identificado. O atirador foi andando ao encontro da vítima. Os dois homens entraram em luta corporal. Após o embate, Francisco Nazian foi alvejado com pelo menos doze disparos de pistola calibre 380.

O atirador fugiu do local do crime e, ainda, não foi localizado pela Polícia.

 

Aguarde mais informações

Juiz decreta prisão temporária de PM suspeito de matar policial civil em Parnaíba

Foto: Reprodução / Redes Sociais

Por Roberto Araujo

O juiz João Manoel de Moura Ayres, da Central de Audiência de Custódia de Parnaíba, converteu a prisão em flagrante do policial militar Valério de Sousa Neto em temporária. Ele é suspeito de matar a tiros o policial civil Alexsandro Cavalcante Ferreira no bairro Caminhos da Alvorada, em Parnaíba, na madrugada de quarta-feira (13).

Após o crime, o próprio autor se apresentou à Central de Flagrantes de Parnaíba. Em depoimento, disse que viu o homem passando na frente da casa dele de moletom e percebeu uma "atitude suspeita". Dessa forma, resolveu ir atrás de Alexsandro e, ao abordá-lo, efetuou os disparos. O policial militar levou a arma da vítima e apresentou à polícia civil.

Na decisão que converte a prisão em temporária, o juiz homologa a prisão em flagrante a partir das manifestações do Ministério Público e da representação da delegacia de polícia. As investigações estão a cargo da Delegacia de Combate a Homicídios, Tráfico de Drogas e Latrocínio (DHTL) de Parnaíba.

O policial civil foi sepultado na sua cidade natal, Maceió, no estado de Alagoas. A Polícia Civil do Piauí prestou homenagens ao agente, que era escrivão da polícia em Parnaíba.

De acordo com as investigações, o crime teria se dado por volta da meia noite. O corpo do policial foi encontrado por populares nas primeiras horas da quarta-feira (13). No mesmo dia, o cabo da PM, Valerio Neto, se entregou na Central de Flagrantes em Parnaíba. Segundo a Polícia Militar, ele vai responder a um processo administrativo disciplinar e, se condenado, pode ser expulso da corporação.

Vítimas de triplo homicídio são sepultadas em Parnaíba

Foto: Reprodução / Redes sociais

Por Roberto Araujo

Foram sepultadas nesta quinta-feira (15) as três vítimas que morreram após o carro em que estavam ser atingido por disparos de arma de fogo em Parnaíba. O crime aconteceu na manhã de quarta-feira (14).

Antônio Santos Souza, de 37 anos, Joaquim Severiano da Silva Filho, de 47 anos e Leandro dos Santos Oliveira, de 38 anos, trabalhavam com construção civil. Segundo informações de familiares e amigos ao Cidadeverde.com, eles trabalhavam em uma obra no município de Luís Correia, e no momento do crime, estavam se deslocando para o local. O ataque a tiros aconteceu no bairro Planalto, em Parnaíba.

Além dos três que morreram, outros dois homens que estavam no carro durante o ataque seguem internados no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde. Uma das vítimas que está internada é Rodrigo Carvalho da Silva, que passou por cirurgia e precisou de doação de sangue. Após ser alvejado com os disparos, Rodrigo ainda dirigiu até o hospital. Ele estava na companhia de um outro homem, identificado como Cleiton, que não foi atingido por disparos, mas sofreu escoriações. Os dois também são pedreiros e trabalhavam com os outros homens.

Foto: Reprodução / Redes Sociais


Rodrigo Carvalho foi alvejado e conduziu o carro crivado de balas até o hospital

A Polícia Civil informou que está investigando o caso. Ainda não há informações sobre os autores do crime e qual teria sido a motivação. Segundo informações de familiares, as vítimas no carro teriam sido confundidas com rivais do grupo criminoso a que pertenciam os autores dos disparos. A polícia não confirma as informações.

UFDPar lança concurso com 66 vagas e salários de até R$ 4,5 mil; veja edital

Foto: Reprodução / UFDPar

Da Redação

A Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) divulgou nesta sexta-feira (15) o edital de concurso público para seleção de servidores efetivos para cargos de técnico-administrativos em educação. O certame será conduzido pelo Instituto Verbena, da Universidade Federal de Goiás (UFG). Serão 66 vagas divididas em 13 cargos, com salários que podem chegar até R$ 4.552,69.

Para nível superior, as oportunidades são para os cargos de administrador, analista de tecnologia da informação, arquivista, auditor, bibliotecário-documentalista, contador, engenheiro civil, médico do trabalho, pedagogo e psicólogo. Para estes, a remuneração é de R$ 4.552,69.

Já para nível médio, existem vagas para assistente em administração, técnico de tecnologia da informação e técnico em contabilidade. Os selecionados para as vagas terão salários de R$ 2.667,19.

Além das vagas de ampla concorrência, em alguns cargos haverá reserva de vagas para pessoas com deficiência e candidatos negros. As inscrições estarão abertas entre os dias 05 e 30 de outubro, mesmo período em que o candidato deverá fazer o pagamento da taxa de inscrição. As provas estão marcadas para ocorrerem no dia 19 de novembro em Parnaíba, podendo ser realizada em cidades próximas, a depender da disponibilidade dos locais.

Quem quiser se inscrever, precisa acessar a página do Instituto Verbena e preencher o formulário de inscrição. As inscrições custam R$ 120,00 para os cargos de nível médio e R$ 140,00 para nível superior. Candidatos registrados no Cadastro Único e que são assistidos por programas do Governo Federal têm direito à isenção do pagamento.

ACESSE AQUI AS INFORMAÇÕES DO EDITAL
 

CRONOGRAMA DO EDITAL

Inscrições - 05/10 a 30/10

Provas objetivas - 19/11

Resultado preliminar - 14/12

Resultado final - 19/12

 

VEJA TAMBÉM

Cinco anos após fundação, UFDPar marca primeira eleição para reitoria

UFDPar é alvo de ataque hacker e aciona Polícia Federal para investigar

Escrivão assassinado por PM é sepultado com homenagem da Polícia Civil do Piauí

Foto enviada ao Cidadeverde.com

Por Graciane Araújo

O escrivão da Polícia Civil do Piauí, Alexsandro Cavalcante Ferreira, 45 anos, foi sepultado sob forte emoção e com homenagens dos colegas de farda. A despedida do policial- que foi assassinado por um cabo da PM- ocorreu em Maceió, sua terra natal, no estado de Alagoas.

Foto: reprodução redes sociais

Três policiais civis da Delegacia Geral viajaram para a cidade alagoana representando a Polícia Civil do Piauí e ajudaram a carregar o caixão. O giroflex da viatura foi ligado durante o cortejo como um ato de homenagem e último adeus ao escrivão. O sepultamento ocorreu na manhã desta sexta-feira (15). 

 

 

A motivação ainda é desconhecida. O crime ocorreu na cidade de Parnaíba, no litoral do Piauí, na última terça-feira (12). O cabo da Polícia Militar do Piauí, Valério Neto, se entregou horas após o crime. Em depoimento, ele disse que atirou porque o escrivão estava em "atitude suspeita". 

O caso é investigado pela Polícia Civil do Piauí. 

LEIA TAMBÉM

Foto enviada ao Cidadeverde.com

Hospital de Parnaíba passa a contar com prontuário eletrônico

O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, vem implantando uma série de melhorias. Uma delas está relacionada ao prontuário eletrônico, que otimiza o atendimento aos paciente. A inovação beneficia tanto a gestão hospitalar quanto os pacientes que dependem dos serviços da instituição de saúde, atualmente administrada pelo Instituto Saúde e Cidadania (Isac).   

Com a introdução do prontuário eletrônico, os registros médicos são agora armazenados de forma segura e acessível, de forma digital, tornando o atendimento mais eficiente e preciso. Além disso, a administração hospitalar se beneficia com o acompanhamento em tempo real dos recursos, controle de estoques e otimização de agendamentos.

"Tais melhorias refletem diretamente na experiência dos pacientes, que observam redução no tempo de espera, diagnósticos mais rápidos e tratamentos eficazes", afirma o diretor geral, Marcelo Veloso.

A implantação do prontuário eletrônico no HEDA é um marco na modernização do atendimento hospitalar, promovendo eficiência e qualidade tanto para a administração quanto para os pacientes.

"Isso demonstra o compromisso do hospital com a excelência na prestação de serviços de saúde", disse o superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.

Da Redação

Posts anteriores