Cidadeverde.com

Três homens são executados e dois ficam feridos em ataque no litoral do Piauí

Foto: reprodução WhatsApp

Por Graciane Araújo

Atualizada às 12h30

Três homens foram mortos e dois ficaram feridos durante uma ação criminosa por volta de 6h50, desta quinta-feira (14), no bairro Planalto, em Parnaíba, no litoral do Piauí. Segundo o tenente-coronel Danilo Palhano, comandante do 27° Batalhão da Polícia Militar, as vítimas foram surpreendidas dentro de um carro. Os sobreviventes conseguiram escaparam após fugirem baleados para o hospital. O veículo ficou com mais de 15 perfurações de tiros

"As vítimas eram pedreiros, estavam em via pública dentro de carro e foram surpreendidas por três atiradores que saíram de dentro do mato já atirando. Três morreram e dois ficaram feridos", disse o tenente-coronel Palhano. 

No carro, além das perfurações dos tiros, ficaram visíveis as marcas de sangue. Durante a manhã, um dos sobreviventes foi ouvido e confirmou que três pessoas participaram do crime. No entanto, a motivação ainda é desconhecida e a Polícia Militar continua em diligência. 

 

 

Cinco anos após fundação, UFDPar marca primeira eleição para reitoria

 

Foto: Divulgação / UFDPar

Por Roberto Araujo

A Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) divulgou, nesta quarta-feira (13), o edital para escolha de reitor e vice-reitor da instituição. Será a primeira vez que a comunidade acadêmica irá às urnas para a consulta de quem deverá gerir a instituição pelos próximos quatro anos.

O atual reitor da Universidade, João Paulo Macedo, foi nomeado interinamente para o cargo até a posse do primeiro reitor efetivamente escolhido para um mandato de quatro anos. Ele sucedeu o professor Alex Marinho, que foi o primeiro reitor pró-tempore da UFDPar e foi exonerado em meio a investigações por estelionato.

João Paulo Macedo disse ao Cidadeverde.com que foi preciso aprovar resoluções e normativas para que o processo eleitoral pudesse ser regulamentado e iniciado. "O Ministério da Educação encaminhou um ofício para nós, já tinha encaminhado no ano passado, e não foi atendido pela gestão anterior. Quando nós recebemos, reiteramos o compromisso que iríamos fazer até 31 de outubro desse ano, mas para isso, nós precisaríamos dar as condições estatutárias. O primeiro passo foi alterar o estatuto [...] e depois disso aprovamos as resoluções para escolha do primeiro reitor e vice-reitor como por meio da consulta da comunidade acadêmica", citou.

As inscrições de chapas irão ocorrer entre os dias 15 e 18 de setembro, com período de campanha entre 23 de setembro e 14 de outubro. A escolha para reitor e vice da UFDPar se dará em duas etapas: a primeira será no dia 16 de outubro, com a consulta à comunidade universitária, em que estudantes, professores e servidores técnico-administrativos irão às urnas para a votação; e a segunda, será para a formação da lista tríplice, que é uma lista com três nomes, a ser encaminhada para o Ministério da Educação. A lista será elaborada pelo Conselho Universitário (Consuni) e encaminhada ao presidente Lula, que deverá escolher, dentre os três, quem deverá ser o próximo reitor.

A Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) foi oficialmente fundada em 11 de abril de 2018 por meio de desmembramento do campus de Parnaíba da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Somente em dezembro de 2019, foi dado início o processo de transição para a efetivação da nova universidade com a nomeação do primeiro reitor pró-tempore, Alexandro Marinho de Oliveira, pelo então presidente Jair Bolsonaro. Alex Marinho ficou no cargo até 26 de janeiro deste ano, quando foi exonerado, já durante o governo do presidente Lula. Ele estava sendo investigado por estelionato. Em seu lugar, assumiu João Paulo Macedo, que exerce o cargo. Ele confirmou que deverá disputar a eleição.

A UFDPar concluiu o processo de desmembramento da UFPI em julho deste ano. Em agosto, foi divulgado que a instituição fará um concurso para 70 vagas na instituição, em um certame que será conduzido pela Universidade Federal de Goiás. O edital ainda será divulgado. 

ATAQUES HACKERS

O site da universidade voltou a sofrer ataques hackers na manhã desta quarta-feira (13). Ontem, a página foi atacada pelo menos quatro vezes, o que gerou instabilidade no acesso. De acordo com o reitor João Paulo Macedo, o impedimento dificultou a publicação do edital, que deveria ter ocorrido pela manhã.

"Era pra termos publicado o edital hoje pela manhã cedo, o pessoal estava organizando tudo para publicar, quando houve a queda do site. Mas foi restabelecido e publicamos agora à tarde", citou.

A série de ataques hackers teria sido originada, conforme a instituição, devido a uma informação de que a universidade estaria omitindo dados de denúncias de assédio sexual de professores contra alunos. Uma reportagem que denuncia que a UFDPar estaria em uma lista de instituições que omitem essas informações, foi disseminada na comunidade acadêmica. A instituição nega as acusações.

A universidade acionou a Polícia Federal, que confirmou que está realizando perícias técnicas para identificar a origem dos ataques.

 

Escrivão da Polícia Civil é morto com dois tiros na porta de casa em Parnaíba

Foto: Reprodução/ Redes Sociais

 

Por Marina Sérvio

Um policial civil foi assassinado na madrugada desta quarta-feira (13) com dois tiros, na porta de casa, no residencial Caminho da Alvorada, em Parnaíba (a 340 km de Teresina). A vítima identificada apenas como Alex é escrivão da Polícia Civil do Piauí. Um policial militar foi preso suspeito do crime. 

Os disparos atingiram o rosto e o peito do policial, que também teve a arma de fogo roubada. A vítima identificada como Alex é lotada na Delegacia de Proteção dos Direitos da Mulher do município.

Segundo informações repassadas pelo Coronel Erisvaldo Viana, comandante do Litoral Meio Norte, a Polícia Militar recebeu um chamado, na madrugada, através do número 190 informando sobre um corpo, ao chegar no local identificaram a vítima e isolaram o cenário para que fosse feita a perícia.

O delegado geral, Luccy Keiko, lamentou a morte do policial e informou que durante as diligências foi identificado que o autor do crime seria um policial militar e que este já foi autuado em flagrante. 

"A Polícia Civil do Piauí está de luto hoje. Tivemos conhecimento, há poucas horas, que o policial civil de nome Alex, lotado na delegacia da mulher de Parnaíba foi assassinado durante a madrugada. Desde então foram feitas diligências ininterruptas para tentar identificar o autor do crime. Tivemos conhecimento que o autor do crime se trata de um policial militar. Polícia Militar lá em Parnaíba não colocou nenhum obstáculo e nos ajudou, apresentamos rapidamente esse policial para ser autuado em flagrante", informou Luccy Keiko. 

Hospital de Parnaíba investe na capacitação de colaboradores

O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, administrado pela Organização Social (Isac), em Parnaíba, está intensificando a capacitação e treinamento de seus colaboradores em diversas áreas. A iniciativa tem como objetivo primordial elevar a qualidade dos cuidados prestados à população da região.

A capacitação e atualização dos colaboradores são fundamentais para aprimorar a qualidade dos procedimentos realizados no hospital. Isso, por sua vez, contribui para oferecer um atendimento de saúde de excelência à comunidade.

“Os esforços de capacitação não se limitam apenas aos profissionais de saúde, abrangendo todas as áreas do hospital, o que inclui a administração, finanças, recursos humanos e tecnologia da informação. Isso garante que todos os funcionários estejam alinhados com a missão do hospital e que os processos operacionais funcionem de maneira eficaz”, afirma o diretor geral do Heda, Marcelo Veloso.

Além disso, a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no hospital é uma prioridade. Com o apoio da Sesapi, o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde está trabalhando para garantir a conformidade com todas as normas e regulamentos da LGPD, protegendo assim a privacidade e os direitos dos pacientes.

“Estamos empenhados no compromisso em proporcionar serviços médicos de alta qualidade e em garantir a segurança das informações dos pacientes. O hospital está firmando seu papel como um pilar fundamental no sistema de saúde regional, visando sempre a melhoria contínua do atendimento à comunidade”, comentou o superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.

Ascom

Codevasf irá promover curso de meliponicultura em Parnaíba

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da Superintendência Regional em Teresina (PI), irá promover, no próximo dia 27 de setembro, o II Curso de Meliponicultura.  O evento será realizado na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR) - Auditório Leste, em Parnaíba (PI). Podem participar meliponicultores e apicultores; estudantes e técnicos e gestores públicos, além de outras pessoas interessadas no assunto.

O treinamento será realizado de forma teórica e prática. Durante o curso, os participantes receberão diversas informações sobre a meliponicultora – atividade de criação de abelhas sem ferrão. Serão abordados diversos aspectos sobre o tema, como meliponas e trigonas; técnicas de manejos produtivos; alimentação e transferência de abelhas; atrativos e modelos de iscas. O instrutor será o biólogo Cícero Brasil, formado pela Universidade do Distrito Federal - UDF Brasília.

O curso é gratuito e terá uma carga horária de 9 horas, sendo realizado das 8h às 17h. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/iicursoapisol/. Para mais informações, os interessados em participar devem entrar em contato com o Escritório de Apoio Técnico da Codevasf em Parnaíba pelo telefone (86) 3322-4034.

O II Curso de Meliponicultura é uma realização da Associação dos Apicultores do Solo Litorâneo (Apisol) com apoio da Codevasf e UFDPAR.

Da Redação

Jovem de 26 anos é assassinado a facadas em rua na cidade de Parnaíba

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Um jovem de 26 anos foi assassinado a facadas na noite de sábado (2) no bairro Alto Santa Maria no município de Parnaíba, a 337 km de Teresina.

A Polícia Militar informou que foi acionada por volta das 23h30, sobre um homem ferido na Rua Armando Cajubá, por trás de um supermercado.

No local os policiais encontraram Francisco Leandro de Oliveira, de 26 anos, ferido, caído na rua próximo a uma bicicleta. Uma equipe do Samu foi acionada, mas chegando ao local constatou que ele já estava morto.

A perícia criminal foi acionada e constatou que Francisco Leandro estava com duas perfurações por arma branca, uma na região das costelas do lado esquerdo e outra no braço esquerdo.

Uma equipe do Instituto de Medicina Legal (IML) também foi acionada e fez a retirada do corpo do local. A Delegacia de Combate a Homicídios, Tráfico de Drogas e Latrocínio de Parnaíba (DHTL) vai ficar responsável pela investigação.

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Ovinos e caprinos da planície litorânea terão feira e exposição .

A associação dos criadores da região de Parnaíba realiza entre os dias 21 e 23 deste mês o 5º Feirão de Caprinos e Ovinos da Região Norte.

O evento será no Parque de Exposições Francisco Borges dos Santos no bairro Igaraçu, zona oeste.

Na ocasião será realizado também o I Concurso Leiteiro da Planície Litorânea "AMIGOS DO LEITE". 

Fonte: Associação de Criadores. 

 

Força Tarefa cumpre 38 mandados contra facções no litoral do Piauí

Fotos: Polícia Civil/PF

Atualizada às 13h

A Força Tarefa de Segurança Pública realizou a "Operação Cadastrados" e cumpriu 38 mandados contra membros de uma facção criminosa que atua no Norte do Piauí na manhã desta terça-feira (29). Foram presos 14 suspeitos de tráfico de drogas e de crimes violentos como roubos e homicídios.

Mais de 100 policiais cumpriram, nas cidades de Parnaíba, Luís Correia, Cocal e Luzilândia, 38 mandados judiciais, sendo 17 de prisão e 21 de busca e apreensão, todos expedidos pelo Juízo da 2ª Vara Criminal de Parnaíba.

O superintendente Regional da Polícia Federal no Piauí, José Simões, disse que todos os presos fazem parte da mesma organização criminosa. Foram apreendidos R$ 10 mil, um veículo com a identificação raspada, aparelhos celulares, inclusive roubados, drogas e um drone. Houve também um flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, adulteração de sinal identificador de veículo e receptação.

“Alguns já tem antecedentes e outros foram recentemente batizados na organização criminosa. A operação é decorrente de outra operação da Força Tarefa e por meio dos levantamentos dessa investigação realizada em dezembro do ano passado é que conseguimos provas dos membros presos”, informou.

Ele explicou que os objetos apreendidos devem ajudar na coleta de mais provas que podem ajudar a identificar mais pessoas.

“Vários materiais apreendidos, documentos, mídias digitais, dinheiro e agora vamos para uma fase de análise desse material e tratamento dessas informações aferidas no dia de hoje. Todos fazem parte da mesma organização criminosa. São membros de uma organização nacional que aqui no Piauí vem atuando com força no litoral, por isso a ação de hoje, a Força Tarefa recebe informações de todos os membros dessa força integrada, então não é focada em uma organização, mas na demanda”, explicou.

A Força Tarefa apontou que os presos atuavam não somente no tráfico de drogas, mas também na logística da organização criminosa como a transferência de dinheiro.

“Vamos fazer um cinturão de segurança para mitigar a organização dessas quadrilhas organizadas. Com o advento da Força Tarefa tivemos um divisor de água, pois temos todos os órgãos de segurança com um objetivo comum de combater não somente ao entorpecente, mas os crimes que vem a reboco como o homicídio e o roubo”, disse o comandante do Policiamento do Litoral Meio-Norte da Polícia Militar, o coronel Erisvaldo Viana Lima.

Matéria Original

A Força Tarefa de Segurança Pública cumpriu 38 mandados contra facções criminosas que atuam no Norte do Piauí na manhã desta terça-feira (29). Até o momento, 14 suspeitos de tráfico de drogas e crimes violentos foram presos. 

Os mandados foram cumpridos em Parnaíba, Luís Correia, Cocal e Luzilândia. 

A operação, batizada de ‘Cadastrados’, conta com a participação da Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar. 

A investigação realizada  apura a atuação de grupo criminoso na venda de entorpecentes, armas e envolvimento em crimes violentos como roubos e homicídios na região litorânea do estado.

“É uma investigação contra organizações criminosas notadamente envolvidas em delitos diversos, como tráfico de drogas”, explicou o delegado Célio Benício, gerente de policiamento do interior. 

Foto: Polícia Federal 

Os presos foram encaminhados para a Central de Flagrantes de Parnaíba. 

O balanço da operação será apresentado em uma coletiva de imprensa, às 10h, na Delegacia da Polícia Federal de Parnaíba. 

O nome da operação - Cadastrados - faz alusão a diversos indivíduos que foram identificados como integrantes de organização criminosa em atuação no litoral do Piauí.


Natanael Souza, Bárbara Rodrigues e Darival Júnior
[email protected]

CRM se reúne com médicos do Heda para tratar sobre contratos de trabalho e valor de plantões

Fotos Ascom/CRM

 

A diretoria do Conselho Regional de Medicina (CRM) se reuniu ontem (24) com o corpo clínico do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba. Na reunião foi discutida uma proposta de contrato aos médicos que prestam serviço ao hospital. 

Sobre a insatisfação dos valores dos plantões médicos, o CRM-PI confirmou que irá tratar com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) sobre a possibilidade de aumento do valor pago pelo plantão.

 Os conselheiros trataram também do direito dos médicos de paralisarem suas atividades para reivindicar melhores condições de trabalho, desde que comuniquem imediatamente ao CRM, à direção do Hospital, ao Ministério Público Estadual e demais autoridades, devendo resguardar o atendimento de urgência e emergência.

Participaram da visita ao HEDA o presidente do CRM-PI, Dr. Dagoberto da Silveira, a vice-presidente, Drª Mírian Dias Parente, a conselheira Drª Elmarene Athayde e o advogado do CRM-PI, Dr. Ricardo Abdala Cury. 

Também foram feitas vistorias nas dependências do hospital pelo médico-fiscal do CRM-PI, Dr. Juarez Holanda.

 

Da Redação
[email protected]

Mais de 1 tonelada em animais marinhos é apreendida em sacos plásticos no Piauí

Foto: divulgação PRF-PI

Estrelas-do-mar, camarões, lagostas, caranguejos, polvos e peixes. Mais de 1 tonelada em animais marinhos foi apreendida em Parnaíba, no litoral do Piauí. Parte carga ainda viva era transportada em caixas de isopor e sacolas plásticas dentro de um caminhão. 

O flagrante ocorreu nesta quinta-feira (24) durante fiscalização colaborativa entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (ADAPI), na BR-343, em Parnaíba (PI).

"As equipes solicitaram ao condutor, um homem de 45 anos, a apresentação dos documentos exigidos por lei. Dada a ausência dos papéis e a evidente falta de inspeção sanitária no compartimento em que os animais eram transportados, realizou-se uma minuciosa inspeção no espaço, resultando na descoberta da carga ilegal" informou a PRF-PI.

O condutor foi encaminhado à Delegacia Regional de Parnaíba e responderá, em princípio, por crime ambiental, podendo ser responsabilizado administrativa, civil e penalmente. 

Os animais vivos foram resgatados em segurança e estão à disposição do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). 


Graciane Araújo
[email protected]

Posts anteriores