Cidadeverde.com

Programa Defesa Civil na Escola é lançado em Pedro II

A Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), em parceria com a Prefeitura Municipal de Pedro II, realizou na manhã desta segunda-feira (09), o lançamento do Programa Defesa Civil na Escola. O evento foi realizado na Escola Municipal de Tempo Integral Lagoa do Sucuruju e faz parte da Semana Nacional de Redução de Desastres.

O Programa Defesa Civil na Escola é um projeto pioneiro no estado, de prevenção, com características educacionais baseadas em uma metodologia de redução de risco.

De acordo com o diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa, a metodologia de trabalho pressupõe que conhecimentos que são da Defesa Civil ou das práticas de proteção civil sejam internalizados pelos alunos da educação básica no Piauí. “O programa será estruturado a partir de uma formação de professores, com trilhas que tratam de temas como os objetivos do desenvolvimento sustentável, cidades resilientes, mudanças climáticas, o Sistema Nacional de Proteção Civil, primeiros socorros e percepção do risco. Essa formação vai permitir que esses professores diluam, de forma transversal, conteúdos de natureza ambiental, climática de risco na grade curricular do ensino fundamental”, explicou Werton.

O programa  piloto de teste será executado em três municípios, Pedro II, Piripiri e Picos, em sete escolas; sendo duas em Pedro II, duas em Piripiri e três em Picos. O trabalho será desenvolvido com crianças do 5º e do 6º ano e terá uma culminância após quatro meses, em que as crianças deverão apresentar um produto ou uma ação social de impacto na comunidade.

Para a secretária de Educação de Pedro II, Helane Max, é um enorme prazer acolher esse projeto inovador, que com certeza, agregará muito na percepção dos alunos. “Nossos alunos agora serão pessoas que passarão a ter uma visão mais perceptiva dos riscos que possam acontecer no entorno de nossa escola e também na comunidade. Assim, passarão a procurar compartilhar não só dentro da escola, mas na comunidade e também do município, para tentar prevenir possíveis danos ou desastres que venham acontecer”, finalizou a secretária.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais