Cidadeverde.com

Vídeo: moradores registram chuva com granizo em Pedro II

 

Por Marina Sérvio 

Moradores de Pedro II (a 206 km de Teresina) registraram uma chuva com granizo que atingiu a área urbana do município. Nos vídeos, é possível ver a intensidade com a qual as pedras de gelo atingem veículos e o chão. Nas filmagens um morador relata a surpresa com a precipitação ao filmar o granizo em sua mão, mostrando que as pedras tinham cerca de um centímetro.

A chuva na noite desta terça-feira (26) atingiu diversos municípios no Piauí, segundo dados da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Semarh, na cidade de Caxingó (a 284 km de Teresina) foram 60,6 milímetros nas ultimas 24h. A capital acumulou 22,2 milímetros no mesmo período. Veja os dados no mapa abaixo. 

Além disso, os ventos também chamaram atenção. Em Paulistana (a 467 km de Teresina), por exemplo, a ventania atingiu 61 km por hora. Em Pedro II, onde foi registrado a chuva com granizo, os ventos atingiram 40km por hora, que causaram queda de árvores e rompimento de fios de energia.

“Estávamos sob alerta amarelo na poção norte do estado, então havia um bloco de umidade bem considerável com potencial para chuvas e esse bloco de umidade ele foi empurrado por conta dessa rotação desse vórtice para dentro do Piauí. Como nós estávamos também com altas temperaturas, observamos a ocorrência de chuvas convectivas” explica a climatologista da Semarh, Sara Cardoso. 

Em Paulista a intensidade das chuvas causou destruição como telhados arrancados, murros e postes derrubados, além de deixar feridos. 

E o granizo? 

Segundo a climatologista Sara Cardoso, o fenômeno que atingiu o município de Pedro II está diretamente relacionado as temperaturas elevadas comuns ao Piauí.

“Tínhamos temperaturas bem elevadas, essa temperatura fez com que subisse a umidade e aí essa umidade que subiu de uma vez atingiu a camada mais alta da troposfera, uma camada mais fria. Quando essa água, chega na parte mais superior da troposfera, de maneira rápida, ela resfria rápido e essa umidade se transforma em gelo. E às vezes esse gelo não derrete na queda, na precipitação” descreve a especialista.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais