Cidadeverde.com

Escola de Tempo Integral é referência em educação inovadora em Pedro II

A Escola Municipal de Tempo Integral Anexo Santa Úrsula (EMTIASU), localizada no bairro Santo Antônio, em Pedro II, é uma das nove escolas de tempo integral da rede municipal de ensino do município. A unidade educacional, que atende 125 estudantes do ensino fundamental, se destaca por sua proposta pedagógica inovadora, que visa oferecer uma experiência educacional mais completa e abrangente para os alunos.

Sob a liderança da diretora Lucelene de Oliveira e com o suporte psicopedagógico do psicólogo clínico escolar Mauricio Camilo da Silveira Filho, a Emtiasu busca integrar o aluno com a comunidade escolar e oferecer um ambiente propício para aprendizagem, crescimento pessoal e socialização. A escola envolve os alunos em diversas atividades que promovem o desenvolvimento integral dos estudantes, desde a alimentação saudável até a meditação, passando pela expressão criativa, a socialização, a conscientização ambiental e a comunicação.

A diretora Lucelene de Oliveira, explica sobre a filosofia da educação em tempo integral e os benefícios que ela traz para os alunos. “Na EMTIASU, nós acreditamos que a educação vai além do tempo regular de aula. Nós buscamos oferecer uma educação de qualidade, que atenda às necessidades e aos interesses dos nossos alunos, que são os protagonistas do processo educacional. Nós queremos formar cidadãos críticos, conscientes e preparados para os desafios do mundo moderno”, disse a diretora.

Já coordenadora pedagógica, Andréa Nunes Barros, destaca a metodologia de ensino integral e o papel dos professores nesse processo. “A nossa metodologia de ensino integral envolve diversos aspectos, que visam desenvolver as competências e habilidades dos nossos alunos, tanto no aspecto cognitivo quanto no emocional. Os nossos professores atuam como facilitadores desse processo, incentivando a autonomia, a criticidade e a criatividade dos nossos alunos. Nós também valorizamos a participação dos pais e de toda a comunidade escolar, que são parceiros fundamentais nessa proposta”, enfatiza.

A EMTIASU é reconhecida por sua excelência em educação e já recebeu diversos prêmios em 2023, como o Prêmio Gestão Escolar, o Prêmio Escola Nota 10 e o Prêmio Escola Sustentável.

Por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Prefeitura de Pedro II oferece apoio e acompanha o trabalho da EMTIASU, que conta com o respaldo da gestão da prefeita Betinha Brandão, que tem a educação como uma prioridade em seu governo. 

A prefeita Betinha Brandão ressalta que a unidade de ensino é uma referência em educação inovadora em Pedro II. “A EMTIASU é uma escola que nos orgulha e nos motiva a continuar investindo na educação do nosso município. A escola tem uma proposta pedagógica inovadora, que oferece uma experiência educacional mais completa e abrangente para os nossos alunos, sendo assim uma referência inovadora em Pedro II e no Piauí”, frisa Betinha Brandão.
 
Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais