Cidadeverde.com

Mães participam de oficinas de empreendedorismo em Pedro II

Com o objetivo de capacitar e estimular o empreendedorismo e a geração de renda entre as mães atendidas pelo Programa Primeira Infância no Sistema Único da Assistência Social (SUAS), a Prefeitura de Pedro II, por meio do Programa Criança Feliz, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), promoveu uma série de oficinas nesta segunda-feira (26). As oficinas abordaram temas como abafadores decorados, bolos decorados e bolsas de feltro, oferecendo oportunidades de aprendizado e crescimento econômico para a comunidade assistida.

Contando com a participação de dezenas de mães interessadas em adquirir novos conhecimentos e habilidades, as ações foram realizadas em diferentes locais da cidade. No espaço da sede do Programa Criança Feliz, a oficina de “Abafador Decorado” foi ministrada pela Sra. Antônia Soares, que ensinou técnicas de decoração em abafadores, que podem ser usados como peças decorativas ou para presentear. As participantes aprenderam a customizar os abafadores com tecidos, fitas, botões e outros materiais, podendo gerar renda extra com a venda dos produtos.

Já no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) I, a oficina de “Bolos Decorados” foi conduzida pela ministrante Talita Carvalho, que ensinou técnicas de preparo, recheio e cobertura de bolos, além de dicas de decoração com chantilly, pasta americana e outros ingredientes. 

A prefeita Betinha Brandão esteve presente na ação que ocorreu no CRAS I e destacou a importância do empreendedorismo para o desenvolvimento econômico local, incentivando as participantes a colocarem em prática os conhecimentos adquiridos e a explorarem o mercado de bolos decorados, que tem grande demanda em eventos e festas. 

“O empreendedorismo é uma forma de empoderar as mulheres e de gerar renda para as famílias. Nós queremos que as mães atendidas pelo Programa Criança Feliz tenham oportunidades de se capacitar e de empreender, contribuindo para o desenvolvimento econômico do nosso município. Essas oficinas são uma forma de oferecer essas oportunidades e de estimular a criatividade e a autonomia das participantes”, disse.

No CRAS II, a oficina de “Bolsas de Feltro” foi realizada pela instrutora Mônica, que ensinou técnicas de design, corte e costura para produção de bolsas decorativas, que podem ser usadas no dia a dia ou para presentear. As participantes aprenderam a fazer bolsas de diferentes tamanhos, formatos e cores, usando feltro, tecido, botões, zíperes e outros materiais. 

A coordenadora do CRAS II, Adriana Neves, ressaltou o engajamento das participantes e o potencial de geração de renda por meio da confecção artesanal, que pode ser feita em casa, com baixo custo e alta criatividade. “As bolsas de feltro são um produto que tem muita saída e que pode ser personalizado de acordo com o gosto do cliente. As participantes da oficina mostraram muito interesse e dedicação em aprender a fazer as bolsas, que podem ser uma fonte de renda complementar para elas. Nós ficamos muito satisfeitos com o resultado da oficina e com a parceria com o Programa Criança Feliz”, comentou Adriana.

Yldegardes Sousa, coordenadora do CRAS I, também elogiou a realização das oficinas e agradeceu o apoio do Programa Criança Feliz e da Semas Pedro II. “As oficinas foram um sucesso e contaram com a participação de muitas mães que estão em busca de novas oportunidades e de qualificação profissional. Nós agradecemos o apoio do Programa Criança Feliz e da Semas Pedro II, que nos proporcionaram essas oficinas e que estão sempre atentos às demandas e às necessidades das famílias atendidas pelo Programa Primeira Infância no SUAS”, finalizou.

Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais