Cidadeverde.com

Pedro II realiza Dia de combate à dengue e alerta para prevenção

A Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Supervisão de Controle de Endemias (SCE), promoveu na manhã desta sexta-feira (01) o Dia D de combate à dengue, no centro da cidade. A ação contou com a participação dos agentes de combate a endemias (ACEs), que realizaram um trabalho de conscientização e prevenção da dengue, zika e chikungunya, especialmente neste período chuvoso, quando os criadouros do mosquito Aedes aegypti se multiplicam e aumentam o risco de transmissão das doenças.

Durante a mobilização, foi realizado o Levantamento de Índice Rápido (LIRA), uma ferramenta recomendada pelo Ministério da Saúde para avaliar o nível de infestação predial nos bairros e orientar as equipes dos postos da Estratégia Saúde da Família (ESF) na elaboração de novas estratégias de prevenção e controle, principalmente nos imóveis em situação de risco. De acordo com os dados mais recentes do LIRA, o índice geral do município de Pedro II no primeiro levantamento de 2024 ficou em 3%, considerado de médio risco, sendo que oito bairros da região da grande Vila Operária estão em médio risco e dois bairros em alto risco: Areia Branca e Vila Kolping.

O supervisor de Controle de Endemias, Rubens Galvão, reforçou a orientação do Ministério da Saúde de trabalhar o controle de foco, para evitar que o ovo do mosquito se desenvolva até a forma adulta e, consequentemente, dissemine as doenças. “É fundamental que a população se conscientize da importância de eliminar os possíveis criadouros do mosquito em suas casas e quintais, como pneus, garrafas, latas, caixas d’água, vasos de plantas, entre outros. A Prefeitura de Pedro II está fazendo a sua parte, mas precisamos da colaboração de todos para vencer essa batalha contra o Aedes aegypti”, enfatizou.

 Além disso, Rubens Galvão alertou a população em geral para que, ao apresentarem os sintomas da dengue (febre, dor de cabeça, dor em volta dos olhos, manchas avermelhadas na pele, dor nas articulações), procurem imediatamente os postos da Estratégia Saúde da Família (ESF). “Se você sentir febre, dor de cabeça, dor em volta dos olhos, manchas avermelhadas na pele, dor nas articulações, não hesite em procurar os postos da ESF mais próximos de sua casa. Lá, você será atendido e notificado, e o Setor de Endemias será informado para fazer o bloqueio com inseticida nos locais onde houver suspeita de foco do mosquito. Essa é uma medida essencial para evitar a propagação da dengue e proteger a sua saúde e a de sua família”, frisou.

Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais