Cidadeverde.com

Município interliga hospitais a cartório e garante registro aos recém-nascidos

A prefeitura de Pedro II aderiu à campanha “Certidão de Nascimento: Um Direito Humano”, visando reduzir o número de pessoas sem registro de nascimento. O lançamento aconteceu nesta quarta-feira (15), no Hospital Josefina Getirana Netta.

Pedro II é uma das primeiras cidades piauienses a adotar a ação. Os dois hospitais da cidade estão interligados ao cartório civil, garantindo assim que todas as crianças, após o nascimento, sejam devidamente registradas. 

                          Foto: Pedroiinews
O juiz corregedor, Raimundo José Gomes e a prefeita Neuma Café ao lado do primeiro bebê registrado dentro do hospital 

“Essa é mais uma ação que estamos implantando em nossa cidade para promover a plena cidadania”, justifica a prefeita Neuma Café. 

A iniciativa faz parte da ação integrada entre Secretaria da Assistência Social e Cidadania do Piauí (Sasc), em parceria com a Corregedoria Geral de Justiça do Piauí. 

A certidão de nascimento é o primeiro passo para o pleno exercício da cidadania. A partir da certidão é possível obter outros documentos fundamentais como a Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a Carteira de Trabalho (CTPS); cadastramento em programas sociais e a matrícula escolar, por exemplo. Sem a certidão de nascimento, o cidadão não existe para o Estado.

Com informações Pedroiinews
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais