Cidadeverde.com

Governador visita Pedro II e quer Festival no calendário internacional de eventos culturais

O governador Wilson Martins (PSB), em visita ao Festival de Inverno de Pedro II neste sábado (1), declarou apoio à iniciativa da prefeita da cidade, Neuma Café, de tornar o evento parte do calendário internacional de festas culturais.


Wilson esteve acompanhado do secretário de Governo, Wilson Brandão, do secretário de Educação Átila Lira, do vice-governador José de Moraes Souza Filho (PMDB), da prefeita Neuma Café, do diretor superintendente do Sebrae, Mário Lacerda e outras autoridades.

A comitiva chegou à praça Domingos Mourão por volta das 18h30 e visitou a feira promovida pelo Sebrae com os pequenos empreendedores do município. De acordo com a gestora de Artesanato do Sebrae, Rosa De Viterbo, responsável pela feira, o retorno econômico está estimado em R$ 500 mil em movimentação ao longo dos quatro dias de exposição. 

Wilson Martins afirmou que o Festival de Pedro II é uma das ações mais pontuais do governo em relação ao fomento do turismo no Piauí. "O evento agora faz parte do calendário oficial do governo e todos os anos terá o apoio para a realização dos eventos que fazem parte da programação", declarou.

Este ano foram destinados cerca de R$ 500 mil proveniente do Estado para a realização do Festival. Segundo a prefeita da cidade, relatórios estão sendo produzidos e serão entregues à Embratur para que o evento faça parte de um calendário internacional de eventos culturais. 

"Estamos muito satisfeitos com o resultado que tem superado todas as expectativas de público e de retorno econômico proveniente do turismo", ressaltou Neuma Café.

O governador do Piauí declarou apoio à iniciativa da gestora. "Nosso objetivo é aprimorar e elevar o incentivo econômico para a realização do Festival, que este ano ganha o status nacional e que, em breve, deve se tornar um evento internacional".

O diretor do Sebrae, Mário Lacerda, comemora o bom resultado da feira dos empreendedores locais e reitera que os projetos de capacitação e treinamento dos produtores locais se estenderá ao longo de todo o ano. "Não queremos ficar com este trabalho apenas no Festival. O ideal é que todos desenvolvam suas atividades econômicas durante todo o ano".

Para isso, o Sebrae promoverá cursos de capacitação logo após o término do evento. Até julho, o Sebrae promoverá a vinda da designer de joias Regina Machado, do Instituto Brasileiro de Gemas, que já desenvolveu peças para joalherias renomadas. O curso é voltado para os lapidadores de opala, pedra preciosa encontrada com abundância na região.

Flash de Rayldo Pereira
Redação de Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: