Cidadeverde.com

OAB fiscaliza três municípios e constata degradação ambiental

A Comissão de Defesa do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, em parceria com a Subseção de Piripiri, realizou, nesta quinta-feira (18), visitas aos municípios de Pedro II e São Francisco para fiscalizar locais que estão sofrendo degradação ambiental.

Em Pedro II, os advogados visitaram o "Lixão Aroeira”, situado próximo à zona urbana da cidade. O local tem causado sérios problemas à população, como incêndios constantes. Diante da situação, o presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente, Astrogildo Filho, declarou que a OAB-PI irá solicitar ao Ministério Público a interdição do Lixão Aroeira e à Prefeitura do Município a elaboração de um projeto de aterro sanitário que não prejudique a população. Ainda em Pedro II, houve a visita à Lagoa do Sucuruju, que também está sendo degradada.

Dando continuidade às visitas, a comitiva da Ordem deslocou-se à cidade de São Francisco para fiscalizar a lagoa que recebe o mesmo nome do Município. Em seguida, os representantes da OAB-PI foram à Câmara Municipal e conversaram com os vereadores sobre a situação da Lagoa São Francisco.

Segundo Mauro Júnior, presidente da Subseção de Piripiri, que responde por Pedro II e São Francisco, a OAB está à disposição para orientar e intervir nos problemas ambientais da região. "A Subseção mantém o compromisso em contactar a comunidade e associações para dar o suporte necessário a todas as reivindicações", declarou o presidente. Mauro Júnior informou também que, em conversa com o Promotor de Justiça Avelar Martins, foi confirmada a união de esforços para a realização de uma audiência pública em Pedro II para discutir questões ambientais relacionadas ao Lixão Aroeira.

A Comissão de Defesa do Meio Ambiente e Recursos Hídricos pretende voltar à região dentro de 30 dias. Segundo Astrogildo, a Comissão fará um levantamento dos projetos da FUNASA, DNOCS, SEMAR e demais órgãos ambientais para saber quais podem ser aplicados em prol das comunidades visitadas.

Da Editoria de Cidades

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais