Cidadeverde.com

STRANS de Pedro II intensifica campanha pelo uso do capacete

Quem for pego, a partir de agora, conduzindo motocicletas sem o uso adequado do capacete terá o veículo retido até a apresentação do equipamento de segurança. Esta é mais uma etapa do trabalho educativo que a Superintendência de Trânsito de Pedro II (STRANS) vem adotando desde o início da atual gestão, que tem à frente a prefeita Neuma Café.


Mesmo com o trabalho intensivo de reorganização do trânsito no município, ainda são registrados muitos acidentes, sendo que 70% dos casos poderiam ser evitados ou ter suas consequências minimizadas pelo uso do capacete. “Essa medida visa, única e exclusivamente, inibir o número de acidentes de trânsito com vítimas graves ou fatais”, justifica a superintendente municipal de Trânsito de Pedro II, tenente Sharlene Uchôa.


A medida se estende também aos passageiros das motocicletas. No caso de apenas o condutor estiver utilizando o capacete e o passageiro não, este será obrigado a descer do veículo. Neste caso, o condutor será liberado e poderá seguir viagem, mas sem o passageiro. A determinação é legal e está inserida no artigo 55, do Código de Trânsito Brasileiro. “Nós apenas estamos fazendo cumprir o que diz o CTB”, completa Sharlene Uchôa.

O balanço do primeiro dia da adoção das novas medidas no trânsito, em Pedro II, foi bastante satisfatório. Segundo dados da STRANS, nesta sexta-feira, dia 18, cerca de 95% dos condutores de motocicletas estavam utilizando capacetes.

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais