Cidadeverde.com

Pedro II assegura pagamento integral do novo piso salarial dos professores

O município de Pedro II vai pagar integralmente o novo piso salarial dos professores da rede municipal de ensino - um aumento de 11,36%, conforme determina o artigo 5º da Lei nº 11.738/08. A informação foi anunciada pela prefeita Neuma Café durante encontro com cerca de 400 profissionais da educação que estão participando da Semana Pedagógica - evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).
 
"Apesar da crise que afeta as finanças dos municípios, fizemos um planejamento, cortamos o excesso de gastos, nos programamos e estamos garantindo o pagamento do piso dos professores", afirmou a prefeita.

O salário base passará R$ 1.917,78 para R$ 2.135,64, um valor que comporá o pagamento para docentes com formação de nível médio, com 40 horas semanais. O reajuste do piso salarial dos professores é motivo de preocupação tanto para estados e municípios, quanto para os docentes. Em alguns casos, prefeitos têm anunciado o não cumprimento da Lei do Piso, sob alegação de falta de recursos necessários.

Ainda durante seu discurso, Neuma Café anunciou que enviará uma mensagem à Câmara de Vereadores para análise. "Apesar de ser uma lei federal, vamos encaminhar ao legislativo municipal para análise dos vereadores. Vamos encaminhar também a proposta de pagamento do retroativo de janeiro deste ano. Sendo aprovado, iremos começar a pagar agora no mês de fevereiro", explicou a gestora.

A Semana Pedagógica é um momento de integração dos profissionais da educação com os outros membros da equipe da Semed e tem como um dos seus objetivos avaliar o ano letivo anterior e fazer o planejamento geral das ações para o novo ano que se inicia. O início do ano letivo está previsto para o dia 15 de fevereiro.