Cidadeverde.com

Abraço simbólico no Açude Joana marca Dia Mundial da Água em Pedro II

Em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado nesta quarta-feira (22), centenas de moradores do município de Pedro II participaram de um abraço simbólico no Açude Joana, principal responsável pelo abastecimento de água do município.

Realizado às margens do Açude Joana, o evento organizado pela Prefeitura de Pedro II também contou com a participação de alunos e professores da Rede Municipal de Ensino, servidores públicos, membros do Executivo e Legislativo Municipal, representantes da igreja e de movimentos sociais organizados.

“Esse abraço simbólico é uma forma de apoiarmos a causa da preservação da natureza. Queremos reforçar a importância da colaboração continuada dos diversos segmentos sociais da zona urbana e do interior em prol do Açude Joana e do Rio Corrente”, diz o secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, João Batista Martins Júnior.

Ainda como parte da programação, professores e alunos vestiram fantasias com o objetivo de chamar atenção aos problemas decorrentes da falta de água no mundo, especialmente no principal reservatório da cidade. Na oportunidade, aconteceu um desfile cívico com representantes das escolas Monsenhor Lotário Webber, Tertuliano Brandão, Sólon Brandão, José Teixeira Santos, Escola Família Agrícola Santa Ângela, Thomaz Café, entre outras.

“Desde o início, os alunos abraçaram a causa, pois a preocupação é mundial, principalmente com o nosso Açude que está sumindo. É interessante desde já despertar essa consciência nas crianças e adolescentes o interesse em preservar a natureza”, diz a educadora Maria da Conceição. 

A iniciativa também contou com apresentações artístico-culturais, tais como declamação de poesias, apresentações teatrais e de dança, convocando toda a população a participarem da limpeza e preservação do açude, assim como dos diversos mananciais, cursos d'água e fontes hídricas da região.

“Queremos reforçar que a recuperação do Açude é uma das nossas principais preocupações. Temos providenciado projetos e buscando verbas para resolver essa problemática da água em Pedro II”, frisa o prefeito Alvimar Martins.

Ao final do ato, os secretários municipais de Educação, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Comunicação e membros da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e de São José Operário somaram esforços para a divulgação do lema e do espírito da Campanha da Fraternidade que, neste ano, é “Biomas Brasileiros e Defesa da Vida”, além da sua convergência aos objetivos socioambientais da ação em Pedro II.

 

cidades@cidadeverde.com