Cidadeverde.com

Defesa Civil reforça abastecimento hídrico com abertura de poços e revitalização de fonte

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria Estadual da Defesa Civil, em parceria com a Secretaria Nacional da Defesa Civil realizam ações de estruturação de fornecimento hídrico no município de Pedro II. O objetivo é garantir um melhor fornecimento de água de qualidade para a região que atualmente está comprometido com o baixo volume do Açude Joana.

De acordo com a Secretaria Estadual da Defesa Civil, por meio das obras de perfuração de poços à beira do Açude Joana foram encontrados quatro poços de vazão acima de 100 mil litros d’água. Outros dois poços foram construídos dentro da estação de tratamento de Pedro II, os dois juntos chegam a uma vazão de 12 mil litros. A Defesa Civil do Estado ainda perfurou poços na localidade Santana, também com boa vazão.

O abastecimento d’água para a população de Pedro II também contará com o reforço do sistema Pirapora, um antigo reservatório natural que já abasteceu a região durante anos, mas que entrou em desuso com a criação do Açude de Joana.

“Estamos recuperando ele que, segundo a avaliação dos nossos técnicos, vai dar um reforço da ordem de 30 a 40 mil metros cúbicos de água por hora também no sistema de abastecimento de água de Pedro II. Estamos somando esses poços perfurados junto ao sistema Pirapora acreditamos que possamos dar um reforça da ordem de 160 m² de água por hora no município amenizando a situação da falta d’água”, explicou o secretário da Defesa Civil, Hélio Isaias.

Com infraestrutura pronta, o funcionamento dos novos poços dependem apenas da chegada das bombas hídricas, previstas, de acordo com a Defesa Civil, para as próximas semanas. As ações são complementares ao açude Joana, que permanecerá contando com a atual adutora.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais