Cidadeverde.com

Audiência discute regularização de terrenos e casas

A regularização de casas e terrenos no município de Pimenteiras, a 252 km de Teresina, foi discutida em audiência com o prefeito Venício do Ó, representantes jurídicos da prefeitura, além de vereadores e populares.

 
De acordo com o prefeito, a regularização tira o imóvel da clandestinidade e define o patrimônio da cidade, garantindo, tanto para municipalidade quanto para os proprietários dos imóveis, garantia jurídica sobre os terrenos. 



Mesmo com quase 60 anos de emancipação política, somente em 2013, o município de Pimenteiras obteve na Justiça a certidão oficial de cidade piauiense, e assim se tornou habilitado a celebrar convênios e receber benefícios dos governos e entidades. Anterior a certidão, a cidade era oficialmente um distrito de Valença.


Graciane Sousa

Prefeitura anuncia corso e divulga programação para o carnaval

A programação da folia de momo em Pimenteiras reunirá matinês, festas em praças públicas e o tradicional corso. Denominado "Carnaval do Povo, o evento foi divulgado pelo prefeito Venicio do Ó e o secretário de Cultura Gean Lucas, nesta terça-feira (28).

As inscrições para o corso estão abertas na secretaria de Cultura e cerca de 50 carros já foram inscritos para o desfile que ocorrerá no próximo dia 03 de março. 


"A concentração será às 15h, na rua Presidente Medici e o encerramento acontecerá na praça do Abrigo Central. Os inscritos disputarão a premiação de R$ 500", explica o secretário.

Em Pimenteiras, as prévias carnavalescas ocorrerão com matinês para os idosos, a partir das 17h. No primeiro dia do carnaval, em março, atrações musicais comandarão festas a partir das 22h, na praça do Abrigo Central, até o dia 04 de março.

"O evento conta ainda com festas para as crianças e as bandas que animarão as noites serão divulgadas nos próximos dias pela prefeitura, que promete uma super estrutura para o carnaval deste ano", finaliza o secretário de Cultura.


Da Editoria de Cidades

Câmara de Pimenteiras empossa novo presidente

O vereador João Bosco (PDT) assumiu o comando da Câmara Municipal de Pimenteiras, nesta quinta-feira (02). O parlamentar assume a vaga de Lourival Moreira que conduziu os trabalhos legislativos em 2013.

Vereador João Bosco,  a vice-prefeita Lucia Lacerda e o prefeito Venicio do Ó 

O prefeito Venício do Ó, a vice-prefeita Lúcia Lacerda e vereadores participaram da solenidade. "O trabalho realizado na Casa foi importantíssimo nesse começo de gestão, onde Pimenteiras precisava ter na presidência da Câmara um gestor competente que soubesse conduzir os trabalhos com experiência e harmonia", disse o prefeito sobre o ex-presidente. 

O vereador João Bosco exercerá as funções na presidência até 31 de dezembro de 2014, quando se renovará o comando com um dos cinco parlamentares que compõem a Câmara de Pimenteiras. 


Da Editoria de Cidades

Mãe morre e filho fica gravemente ferido em acidente

Um grave acidente acabou com a morte da mãe e o filho gravemente ferido na PI-120. Aloneide Alexandre de 57 anos, morreu na hora e seu filho Maciel Alexandre de 29 anos, foi levado para o Hospital Regional Eustáquio Portela em estado grave. O acidente ocorreu por volta das 16h desta sexta-feira (27), entre os municípios de Pimenteiras e Valença.


Uma D-20 colidiu com a motocicleta onde seguiam os dois exatamente no trecho que dá acesso ao povoado Serra do Batista, na zona Rural de Valença. A Polícia Civil informou a um portal local que o motorista da D-20, identificado como Manuel Pereira, aguardou no local o atendimento das vítimas.


Segundo os policiais a moto entrou na frente do veículo e acabou sendo arrastada. Antônia não resistiu aos ferimentos mas veio a óbito ao chegar a Teresina. O filho, Maciel Alexandre teve fraturas nos membros inferiores e seguiu para o Hospital de Urgência de Teresina.


Rayldo Pereira
Com informações de Valencaonline

Mulheres empreendoras concorrerão a prêmio de inclusão social

Mulheres empreendedoras do município de Pimenteiras concorrerão ao II Prêmio de Boas Práticas do Programa Bolsa Família, nesta sexta-feira (13). A premiação, realizada pela SASC, tem a finalidade de premiar ações desenvolvidas nos municípios para melhorar a política de transferências de renda das pessoas incluídas no Bolsa Família.


O projeto das mulheres empreendedoras do Sitio das Onças, que se especializaram no beneficiamento de polpas de frutas, irão concorrer a kits de cadastramento entre os nove ações propostas.

A solenidade de entrega do prêmio será acompanhada prefeito Venicio do Ó e a secretária de Assistência Social de Pimenteiras, Carmelina Castro, que fomentaram a criação do grupo com a oferta de cursos de capacitação e aprimoramento. 


Da Editoria de Cidades

Conselheiros municipais receberão capacitação pelo Ministério Público

Conselheiros municipais de Pimenteiras participarão da Caravana do Ministério Público no próximo dia 08, em Valença do Piauí. No município, serão ministrados oito cursos de capacitação nas áreas de Saúde, Educação, Assistência Social, Direitos da Mulher, Idosos, Acessibilidade, Transporte entre outros, voltados para os conselheiros e sociedade em geral. 


Entre os problemas diagnosticados pelo Ministério Publico está a falta de estrutura dos conselhos municipais. Em alguns casos, faltam material básicos como papel, cadeiras e até local para as reuniões. 

"O grande problema na atuação dos conselhos é a desinformação. Os conselheiros, em muitos casos, não têm conhecimento da área onde atuam e com isso o rendimento é comprometido", destaca a  promotora Débora Geane. 

Entre as soluções apontadas pelo MP, a curto prazo, estão a capacitação dos conselheiros e a criação de uma central que serviria para acomodar reuniões dos conselhos municipais.


Da Editoria de Cidades

Secretaria de Educação comemora "Dia do Professor" com festa

O Dia do Professor será comemorado em Pimenteiras nesta segunda-feira (14) com festa realizada pela secretaria de Educação, às 19h, no Iate Clube. O evento pretende reunir educadores e servidores da educação municipal das zonas urbana e rural. 

"A data tem que ser muito comemorada tanto pela importância do profissional, como pelas conquistas na área, tais como a qualificação dos educadores, reforma de todas as escolas e a aquisição livros para os alunos pimenteirenses", destaca a secretária de Educação Anacleide Loiola.


Da Editoria de Cidades

Semana do Idoso é comemorado com vasta programação

As festividades alusivas ao Dia do Idoso, comemorado nacionalmente no dia 01 de outubro, segue no município de Pimenteiras até este domingo (06). A programação começou, no início da semana, e incluiu palestras sobre alcoolismo e tabagismo, direitos dos idosos, alimentação e enfermidades. 


Na manhã de hoje (04), acontece o Dia da Beleza com a realização de corte de cabelo, hidratação, escova entre outras atividades com os alunos do Pronatec. Neste sábado (05),serão entregues camisetas para os idosos no Centro de Convivência dos Idosos. 


O encerramento será marcado por Caminhada em Comemoração ao Dia Internacional do Idoso, seguido de festa no centro de convivência, a partir das 8h deste domingo (06).


Da Editoria de Cidades

Bombeiros encontram corpo de adolescente em barragem de Valença

O corpo de um adolescente foi encontrado na manhã desta terça-feira (01), na barragem de Mesa de Pedra, zona Rural de Valença. De acordo com a Polícia Civil, o jovem natural de Pimenteiras, morreu afogado no último domingo (29).

Após o acidente, foram iniciadas as buscas e o corpo de bombeiros de Picos foi acionado. A morte do estudante foi a terceira registrada no final de semana que teve ainda a morte de dois jovens de Novo Oriente que morreram após de se envolver em um acidente no KM 170 da BR 316.

A ultima fatalidade registrada na Barragem da Mesa de Pedra aconteceu no dia 30 de julho de 2011, envolvendo o empresário Basileu Pimentel. O corpo do estudante foi trazido para o hospital regional e liberado para o sepultamento em Pimenteiras.

Os bombeiros que participaram das buscas chegaram a prestar depoimento na delegacia. 

Rayldo Pereira
Com informações de Portalv1

Polícia Militar realiza blitz em fronteira entre o PI e MA

Policiais Militares realizaram blitz na fronteira entre os municípios de Pimenteiras, no Piauí, e Parambu, no Ceará, durante a manhã desta sexta-feira (27). 


De acordo com o comandante da  2ª Companhia da Policia Militar, tenente Cruz Aragão, a operação pretendia tirar de circulação drogas, armas e veículos roubados. "A barreira foi montada em uma região estratégica, com grande fluxo e pouco policiamento, então fizemos esta operação para flagrar e até mesmo coibir possíveis delitos", reitera.

A operação da PM durou cerca de 5h e foram revistados dez veículos e 28 motocicletas. Nenhuma infração foi registrada durante abordagem. 


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Posts anteriores