Cidadeverde.com

Gestão do prefeito Venício do Ó é premiada na Bahia

O prefeito de Pimenteiras Venício do Ó, em companhia da primeira-dama, Carmelina Castro participou entre os dias 25 e 28 de maio do 11º Encontro Nacional de Prefeitos, na Costa do Sauipe, na Bahia, que premiou os 30 melhores prefeitos do Brasil com prêmio JK - Juscelino Kubitschek.

 
A honraria é concedida anualmente pela empresa Premium Brasil, que avalia os números e investimentos alocados pelos municípios brasileiros em áreas como educação, saúde, saneamento, renda e qualidade de vida. 



"Agradeço a minha família e minha equipe administrativa que aceitaram o desafio de gerenciar uma cidade que se encontrava com servidores desmotivados, impedida de celebrar convênios com a união, contas bloqueadas, bens sucateados, programas sociais desativados e sem creditos no comercio. Hoje, graças a Deus a nossa realidade é outra, ainda temos muitos desafios mais creio que essas premiações servem como indicativo de que estamos no caminho certo”, disse o prefeito Venício do Ó.



Editoria de Cidades

Prefeito Venicio do Ó receberá “Prêmio JK Juscelino Kubitschek”

O  prefeito Venicio do Ó  figura a restrita lista dos 30 prefeitos que se destacaram no Brasil no biênio 2013/14. Pelo trabalho desenvolvido em Pimenteiras, o gestor receberá o prêmio “Prêmio JK Juscelino Kubitschek” durante a 11ª Edição do Encontro de Prefeitos do Brasil que será realizada entre os dias 25 a 28 de maio na Costa do Sauipe (BA). 


O evento é promovido pela empresa Premium Brasil que avalia o desempenho administrativo nas áreas básicas como saúde, educação, saneamento e compromisso social.  

"Recebo a premiação com humildade, no entanto, a premiação demonstra que a gestão municipal vem fazendo sua parte e que o reconhecimento nacional é um bom indicativo desse trabalho", disse Venicio do Ó.

Durante o encontro, prefeitos participarão de palestras, jantar de ideias, rodada de informações e circuito de cultural pela cidade de Salvador. 


Da Editoria de Cidades

Perdas agrícolas em Pimenteiras ultrapassam 80%, diz IBGE

O prefeito Venício do Ó deverá solicitar a renovação do decreto de 'situação de emergência' em Pimenteiras, a 252 km de Teresina, para facilitar o acesso no auxílio das famílias atingidas pela estiagem. 


Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam queda significativa na produção agrícola de arroz e milho. O prejuízo causado pela ausência de chuvas equivale a 85%. 

Os dados foram apresentados em uma reunião realizada no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, na presença do secretário de Agricultura Reinaldo Paiva, Pedro Afonso representando o Emater, vereadores João Bosco (presidente da Câmara) e Gilberto Lacerda e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Antônio Ferreira.


"A situação é crítica, mas infelizmente já era esperada. No ano passado, a seca foi uma das piores dos últimos 40 anos e em 2014 a situação não é diferente. Os agricultores plantaram, porém a perda foi praticamente de 100%", explica o secretário de Agricultura.

As localidades Sítio das Onças, Veneza, Torre, Trincheira, Caldeirão de Areia, Lagoinha e São Caetano são as áreas mais afetadas.

Para intermediar a situação dos agricultores, Reinaldo Paiva explica que a prefeitura firmou convênio com a Conab- para que os produtores possam adquirir milho a preços mais acessíveis- e enviou projeto a Brasília para a perfuração de poços artesianos e tubulares. 

"Já cadastramos 180 criadores, mas a burocracia é grande junto a Conab. De toda forma, estamos aguardando a liberação de recursos para ajudar estas famílias que vivem da agricultura familiar", finaliza. Paiva.


Da Editoria de Cidades

Estiagem prejudica agricultores que abandonam terras do PI

Agricultores do município de Pimenteiras, a 252 km de Teresina, sofrem com as consequências da estiagem, considerada uma das mais extensas, e que já dura em média quatro anos. Segundo o secretário de Agricultura, Reinaldo Paiva, a prefeitura tem intermediado com o Governo Federal para tentar minimizar os efeitos da seca. 


As localidades Sitio das Onças Torre, Trincheira, Lagoinha e Veneza estão entre as localidades mais atingidas pela falta de chuvas. De acordo com pequenos produtores, nestas áreas, toda a plantação foi perdida. 


Reinaldo Paiva conta que a prefeitura de Pimenteiras tem investido na parceria com o Governo Federal, através da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), para a liberação de milho aos produtores de animais da região. No entanto, o secretário de Agricultura, lamenta a burocracia.

“Temos cerca de 180 produtores cadastrados na distribuição de milho, o problema é que por causa da burocracia o agricultor leva até seis meses para receber o milho. Assim como estamos em Brasília com um projeto para a perfuração de poços esperando apenas a sua efetivação. Pimenteiras tem muita água em seu subsolo e acredito que esse projeto será de grande valia, quando for efetivado”, reitera.

Diante da dificuldade, muitos produtores têm abandonado suas terras e ido ao Ceará, em busca de condições favoráveis a manutenção do pasto.


“Como aqui não tem água e nem pasto eu vou levando os animais para a Tauá no Ceará, lá existe dificuldade com a água, mas existe forragem para os animais. Se Deus quiser, os que eu não vender em janeiro trago eles de volta para Pimenteiras” disse o produtor Antonio Francisco das Chagas. 


Da Editoria de Cidades

Secretaria de Saúde é reinaugurada após obras de reforma e ampliação

A reforma e ampliação da Secretaria de Saúde de Pimenteiras foi inaugurada pelo prefeito Venício do Ó, nesta semana. A obra, orçada em quase R$ 95 mil, incluiu a construção de novas salas, que receberão em um só espaço, vários programas de saúde desenvolvidos no município, distante 252 km de Teresina.


Participaram da solenidade de inauguração, a primeira-dama do município, Carmelina Castro, a secretária de Saúde Glauciane Cardoso, a vice-prefeita Lucia Lacerda, vereadores, secretários e populares.


"Agradeço o apoio e o trabalho desenvolvido pela ex-secretária Edna Nogueira responsável, entre outros projetos, pela implantação de vários programas como o laboratório de próteses e CAPS em Pimenteiras. Também quero registrar o grande trabalho da ex-secretária Gina Nogueira a frente da secretaria", disse Venicio do Ó.

Além da reforma e ampliação da secretaria de Saúde, outros projetos importantes foram implementados em Pimenteiras como a reforma e construção de quase 100% dos postos de saúde, a aquisição de medicamentos e a contratação de médicos e especialistas na área da saúde.


Da Editoria de Cidades

Prefeito Venicio do Ó assina convênio para obras de calçamento

O prefeito Venicio do Ó assinou, na Codevasf, convênio no valor de R$ 776 mil para pavimentação poliédrica de ruas na sede do município de Pimenteiras, 252 km de Teresina. O recurso é resultado de uma emenda parlamentar do deputado federal Paes Landim por intermédio do Ministério da Integração Nacional. 


Venício do Ó anunciou que as obras terão início nos próximos dias e já antecipou para o final do mês de abril, a assinatura de mais de mais dois novos convênios, também na área de infraestrutura, beneficiando além da capital, os povoados Veneza e Tapera. 

“Estou muito feliz por toda população, não só de Pimenteiras, mas de toda a região. A pavimentação dessas ruas é mais um sonho. É uma obra importantíssima. Agradeço também ao apoio das equipes de projetos da prefeitura de Pimenteiras”, concluiu Venício Do Ó, que ainda relembrou a dificuldade no início da gestão, quando a prefeitura estava impossibilitada de firmar convênios devido à inadimplência.


Da Editoria de Cidades

Pimenteiras é contemplada com escola padrão com capacidade para 432 alunos

O município de Pimenteiras será contemplado com uma escola padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com capacidade para atender 432 alunos. A unidade escolar será equipada com 12 salas de aulas, quadra poliesportiva, pátios internos, sendo um deles cobertos e com palco, parte administrativa, salas de informática, laboratório, biblioteca, auditório, entre outros.


Segundo o secretário de Governo, Alex Lacerda, a ordem de serviço para o início da construção deverá ser assinada até o mês de abril. A unidade, orçada em mais de 3 milhões, será construída na rua José Pereira Nogueira, com uma área de 2.945 metros quadrados e deverá atender 432 alunos. 


"A escola chega a Pimenteiras graças ao esforço do prefeito Venicio do Ó, que vem mantendo uma equipe especializada na elaboração de projetos, tendo como avalistas o senador João Vicente Claudino, deputados Paes Landim e Hélio Isaias, que vem se irmanando no sentido de buscar a viabilidade dos projetos junto às repartições e órgãos do governo estadual e federal", destaca Alex Oliveira.

Nesta semana, o prefeito Venicio do Ó esteve participando do Encontro Nacional dos Municípios, em Brasília, onde também acompanhou a tramitação dos projetos de Pimenteiras nos ministérios. 


Da Editoria de Cidades

Comissão de Estudos Territoriais convoca seis prefeitos para discussão

Outros seis prefeitos e presidentes das Câmaras Municipais foram convocados pelo deputado Antônio Félix (PSD), presidente da Comissão de Estudos Territoriais (CETE) da Assembleia Legislativa, para participar das discussões e análise dos processos que diz respeito a assinatura do acordo com os novos limites territoriais entre outros municípios onde havia algum litígio. 


Foram convocados os prefeitos de Curralinho, Boa Hora, Cabeceiras do Piauí, Lagoa do Sítio, Pimenteiras e São João da Canabrava. Participam da CETE dois deputados estaduais, do  Tribunal de Contas do estado, da Associação de Engenheiros Agrimensores, CREA-PI, Governo do estado e da Associação Piauiense de Prefeitos Municipais (APPM). 

A Comissão de Estudos Territoriais foi criada em 2000, através de lei aprovada no Congresso Nacional, com o objetivo de realizar um estudo para corrigir a situação de conflito no limite de vários municípios brasileiros. 

Atualmente cerca de 103 processos estão em tramitação na Assembleia Legislativa. Um total de 22 acordos já foram assinados com novos limites de divisão territorial onde havia algum tipo de conflito. Nove processos foram votados na Assembleia Legislativa. Foi concluído o trabalho de outros quatro processos, na CETE, que serão encaminhados para a Comissão de Constituição e Justiça, depois, irão à votação no plenário do legislativo estadual. 

SANÇÃO – Foi sancionado pelo governador Wilson Martins as leis com os limites territoriais dos municípios de Cocal dos Alves, Barro Duro, Betânia do Piauí, Francisco Macedo, Padre Marcos e Passagem Franca. 

Da Editoria de Cidades

Venício do Ó participa de Encontro Nacional dos Municípios, em Brasília

O prefeito de Pimenteiras, Venício do Ó, participará do Encontro Nacional dos Municípios, que acontece nesta terça e quarta-feira (18), em Brasília. No encontro, promovido pela Associação Brasileira de Municípios (ABM), gestores de todo o país irão discutir a agenda das cidades brasileiras para 2014 e o aprimoramento do pacto federativo.  


Assuntos de relevância no cotidiano dos municípios brasileiros serão discutidas em mesas temáticas, oportunidade em que os prefeitos também poderão trocar experiências de gestão. 

A programação prevê ainda debates sobre desenvolvimento local, o programa Mais Médicos, Planos de Saneamento e Resíduos Sólidos, perspectivas de investimentos do PAC em 2014, PMAT, Desburocratização de Convênios. 


Da Editoria de Cidades

Foliões ousam em criatividade e ganham as ruas na 1ª edição do corso

O tradicional desfile de carros ornamentados na capital do Piauí, entra também para o calendário festivo do município de Pimenteiras, a 252 km de Teresina. Nesta segunda-feira (03), os foliões se reuniram na 1ª edição do corso que levou mais de 5 mil foliões às ruas. 

                   Fotos: Sérgio Alves


O carro abre-alas do corso foi comandado pelo secretário de Cultura, Gean Lucas, que percorreu as principais ruas de Pimenteiras, acompanhado ainda da vice-prefeita Lucia Lacerda, a primeira-dama Carmelina Castro e do vereador Getúlio Gomes de Valença, além de outras autoridades locais.




O carro mais ornamentado será premiado com R$ 500. O grande vencedor será anunciado na noite desta terça-feira (04), a partir das 22h, na Praça do Abrigo, que contará com shows de Felipe e Banda e Bala de Prata. 


"É a primeira vez que a prefeitura está investindo no carnaval de rua. Neste ano, tivemos também festa para as crianças e idosos e a realização do 1º corso, que era um evento inédito em Pimenteiras. Em outros carnavais, as pessoas iam brincar a festa de momo em Valença, a cidade mais próxima, e neste ano, estão ficando aqui, além dos turistas que escolheram a cidade para brincar a folia", destaca o prefeito Venício do Ó. 






Graciane Sousa

Posts anteriores