Cidadeverde.com

B-R-O-BRÓ: município de Piripiri registra a maior temperatura do país

Foto: Google Maps

O município de Piripiri, a 165 km de Teresina, registrou a maior temperatura do país no domingo (4), com 40.4 °C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Com a chegada oficial do período conhecido como B-R-O-BRÓ, conhecido por suas altas temperaturas, os municípios piauienses já começam a aparecer entre as cidades brasileiras com as maiores temperaturas.

No ranking com os 20 municípios com as maiores temperaturas, além de Piripiri, duas cidades piauienses também apareceram. Em 13º lugar apareceu Campo Maior 38.3 °C e 15º lugar Bom Jesus do Piauí com 38.2 °C. As outras cidades que aparecem na lista são do Tocantins, Maranhão, Goiás e Pará.

Foto: Inmet

Umidade relativa

O estado ainda está com um alerta amarelo em 184 municípios em relação à baixa umidade relativa do ar que deve ser registrada nessa segunda-feira.

Os municípios que estão na área do alerta amarelo, a umidade relativa do ar vai ficar variando entre 30% e 20%. O ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é entre 40% a 70%.

Com a baixa umidade, a recomendação é para que se beba bastante líquido, evite desgaste físico nas horas mais secas e evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

Entre os municípios nessa área são: Acauã, Alvorada do Gurguéia, Amarante, Aroeiras do Itaim, Arraial, Baixa Grande do Ribeiro, Barro Duro, Belém do Piauí, Bertolínia, Bom Jesus, Bocaina, Cajazeiras do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Caracol, Canto do Buriti, Colônia do Gurguéia, Cristino Castro, Dom Inocêncio, Gilbués, Guaribas, Hugo Napoleão, Inhuma, Isaías Coelho, Jaicós, Jerumenha, Jurema, Manoel Emídio, Marcos Parente, Oeiras, Padre Marcos, Paes Landim, Picos, Patos do Piauí, Regeneração, Ribeiro Gonçalves, Santa Filomena, São Francisco do Piauí, São Raimundo Nonato, Simões, Uruçuí, entre outros.

Foto: Inmet

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]