Cidadeverde.com

Setur e Uespi vão inventariar o município de Piripiri

O município de Piripiri, que é conhecido por suas belezas naturais como o Açude Caldeirão e o Parque Nacional de Sete Cidades, será inventariado pela Secretaria do Turismo (Setur), em parceria com os alunos do curso de Turismo da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).


O inventário foi solicitado à Setur, pelo secretário Municipal de Cultura de Piripiri, Simplício Mário, que pretende fortalecer o setor cultural e turístico. “O município de Piripiri possui muitas belezas, um patrimônio histórico que o Piauí desconhece. Acredito que o primeiro passo é realizar esse inventário para elaborarmos um planejamento específico para a preservação e divulgação do nosso potencial”, disse.

O formato do trabalho e como será a parceria entre Setur, Uespi e Prefeitura de Piripiri foi pauta de uma reunião que aconteceu nesta quarta-feira (28), na Setur. Para a diretora de Planejamento da Setur, Ermínia Medeiros, Piripiri é uma das cidades piauienses com maior potencial turístico. 

“Piripiri é celeiro de grandes humoristas, possui belezas naturais como o Açude Caldeirão, que fica a 9 quilômetros da sede do município e já é visitado turisticamente, mas outros locais de interesse turísticos precisam ser trabalhados. A igreja do Centro da cidade tem toda uma história, foi construída por franciscanos, com base na Catedral de St. Paulus, em Münster, na Alemanha, e muita gente não sabe disso. O município possui outros atrativos que precisam ser explorados turisticamente como o Memorial Expedito Resende, a Biblioteca Municipal Casa das Letras a Cachoeira da Conceição e com o trabalho de inventário esses locais terão destaque”, explica.


Segundo a Setur, o trabalho será realizado com colaboração dos alunos do curso de turismo da Uespi, que farão o trabalho de campo, aplicando os questionários e conhecendo os locais in loco. Além dos atrativos turísticos, o trabalho vai levantar também a infraestrutura turística do município, como número de hotéis, pousadas e leitos, restaurantes, transportes, agências de viagens e outros.

Segundo o coordenador do curso de Turismo da Uespi, Marcelo Ata, na próxima semana eles já iniciam a seleção dos alunos e o treinamento. “Vamos selecionar alunos do 7º período do curso de Turismo, que serão treinados para aplicar os questionários padronizados pelo Ministério do Turismo.É um trabalho que beneficia os alunos e a prefeitura, de um lado os alunos colocam na prática o que aprenderão em sala de aula e de outro a prefeitura ganhará um instrumento precioso para a elaboração de sua política para o turismo e a cultura”, afirma.

O inventário turístico de Piripiri está previsto para ser iniciado no fim do mês de abril. Serão utilizados três fins de semana, onde 12 alunos do curso serão auxiliados por três professores, mais cinco guias de Piripiri e dois técnicos da Setur. 

O trabalho será coordenado pela Setur e Uespi e a Prefeitura de Piripiri entrará com a hospedagem, transporte, alimentação dos estudantes e uma ajuda de custo. A Setur está providenciado a identificação dos cadastradores para facilitar a receptividade no município.

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais