Cidadeverde.com

Reformas melhoram atendimento nas agências do Hemopi

Agências transfusionais estão sendo climatizadas em todo Estado. Ao todo 21 unidades foram reformadas para garantir melhor atendimento a pacientes e doadores. As últimas agências a receberam equipamentos foram Piripiri e União.

Melhorias garantem melhor atendimento ao doador  (Foto:Paulo Barros)

“A principal intenção dessas reformas é oferecer maior conforto a quem se desloca até as agências para fazer sua doação e também garantir um melhor ambiente de trabalho aos funcionários”, explica a gerente do Hemorede, Evoneide Gomes.

Uma nova técnica de exame para testar a compatibilidade do receptor foi instalada em 12 agências e a meta é que, até o próximo ano, todas passem a contar com a nova técnica. 

“Com o GEL, que é uma técnica para verificar a probabilidade de reação do sangue entre doador e receptor, temos praticamente 100% de certeza que em uma transfusão não irá ocorrer problemas de incompatibilidade”, conta.

As melhorias feitas no sistema dos hemocentros também beneficiam os servidores. 

Segundo Evoneide Gomes, a partir deste ano todas as agências estão sendo incluídas no Cadastro Nacional de Saúde (CNES) onde se passa a ter um controle de todos os serviços oferecidos, sendo padronizados nacionalmente. A partir desse cadastro, cada servidor passa a receber pagamento por cada serviço executado, o que antes não acontecia.

Na cidade de Picos está sendo construída uma nova agência transfusional, que já está em fase de conclusão. “Tínhamos, em Picos, um sala que funcionava dentro do hospital regional e não atendia mais as demandas da região. A cidade irá contar com um prédio próprio que irá aumentar significativamente a captação de sangue, a exemplo de Floriano que após a inauguração da reforma em uma única campanha coletou 475 bolsas”, disse.


Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais