Cidadeverde.com

Luiz Menezes é multado em R$ 10 mil por acusar adversário de fazer obras

Ampliado às 12h48
O juiz da 11ª zona eleitoral, Francisco João Damasceno, multou em R$ 10 mil o candidato a prefeito de Piripiri e atual prefeito Luiz Menezes por propaganda eleitoral irregular no programa eleitoral gratuito no rádio. A decisão do magistrado é favorável a representação interposta pela coligação “Piripiri: A Mudança que o Povo Quer”, liderada pelo candidato a prefeito Odival Andrade (PSB).

 
A alegação do magistrado é que Luiz Menezes, utilizando-se das expressões “prefeito sonrisal” e “obras sonrisal”, referindo-se ao ex-prefeito Odival Andrade, “ridiculariza, faz chacota com a pessoa do candidato Odival, ofendendo a sua honra e a sua reputação”, uma vez que sugestiona no eleitorado que “as obras realizadas por Odival são de qualidade inferior”.
 
De acordo com a decisão, Luiz Menezes fere o artigo 5º da resolução nº 23.370∕2012, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que dispõe que “não será tolerada, na propaganda eleitoral, qualquer que seja sua forma, o emprego de meios publicitários destinados a criar, artificialmente, na opinião pública, estados mentais, emocionais ou passionais”.
 
O juiz Francisco Damasceno lembra que, em decisões anteriores, Luiz Menezes já havia sido obrigado a retirar de sua propaganda eleitoral as expressões que motivaram esta a ação, tendo, portanto, o atual prefeito de Piripiri, desobedecido a mais uma decisão judicial, reincidindo no crime eleitoral.
 
“Neste caso, o candidato Luiz Menezes utiliza-se da propaganda eleitoral gratuita no radio não só para ofender o candidato Odival Andrade, mas, principalmente, para desobedecer, às decisões judiciais. Portanto, o candidato não pode alegar desconhecimento da propaganda irregular e do descumprimento da decisão judicial que lhe foi imposta anteriormente”, alega Damasceno.



Os advogados do candidato Luiz Meneses, Antonio de Melo e Cristiano, afirmam que ainda não foram notificados do caso, mas irão recorrer da decisão. "Vamos inclusive impetrar ações para apurar a responsabilidade se essa decisão foi antecipada", declara Antonio de Melo. 

O CidadeVerde.com entrou em contato com o juiz João Damasceno. Ele explicou que o candidato Luiz Meneses não deve ter sido comunicado porque a decisão foi tomada no final da tarde desta sexta (21). "Mas eles devem ser notificados na tarde deste sábado", pontua.


Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais