Cidadeverde.com

Margens do Açude Caldeirão atraem turistas ao Norte do Piauí

O Açude Caldeirão é a referência quando se fala das belezas de Piripiri, localizado a 157 quilômetros de Teresina. Sendo um dos pontos mais visitados da cidade, o açude reúne milhares de pessoas em vários períodos do ano. Às margens do açude, podem ser encontradas dezenas de barracas, que oferecem, dentre outros pratos, o famoso peixe do Caldeirão.

                              Fotos: Régis Falcão/ CCom

“Meus fins de semanas são praticamente marcados para vir ao Caldeirão com os amigos, sou filho da terra e gosto muito desse lugar. O que me atrai mais ao açude é o ambiente e também o tradicional peixe, que tem um sabor diferente”, comenta o empresário Hebert Soares.

O senhor Francisco Ricardo, que trabalha com o pai num dos quiosques localizados às margens do açude, conta que no carnaval e nas férias o número de banhistas triplica. “Sempre no carnaval e nas férias todos os bares ficam cheios, são períodos que mais vendemos aqui”, conta Francisco.

A construção do açude foi iniciada em 1933, resultado de um estudo da Inspetoria Federal de Obras Contra a Seca (IFOCS), hoje extinta. A obra atraiu vários trabalhadores à cidade, inclusive do vizinho estado do Ceará. Dentre os trabalhadores estava o pai do famoso humorista Chico Anísio.

 
A finalidade básica do açude era a regularização do rio Caldeirão, garantindo água para a região que durante anos sofreu com a estiagem. A capacidade do reservatório chega a mais de 50 milhões de metros cúbicos de água. Atualmente, o DNOCS mantém uma estação de piscicultura para a produção de alevinos nativos, chegando a produzir mais de 10 milhões de peixes.
 
Quem deseja conhecer o açude pode seguir pela BRs 343 e 222, que dão acesso à cidade de Piripiri. O açude fica localizado na comunidade Lagoa, cerca de nove quilômetros da cidade.

Da Editoria de Cidades

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais