Cidadeverde.com

Piauí registra 1º morte com suspeita de dengue em 2013; Secretaria faz alerta

Levantamento da Secretaria Estadual de Saúde confirmou nesta sexta-feira seis mortes por dengue no Piauí somente em 2012. Os dados são do boletim epidemiológico da Sesapi. De acordo com Inácio Pereira Lima, coordenador de vigilância em saúde ambiental, foram quatro mortes em Teresina, uma em Floriano e uma em União. Neste período de chuva, a Secretaria faz uma alerta para evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti. Um funcionário da Secretaria de Fazenda de Piripiri morreu ontem com suspeita de dengue hemorrágica.
 


Uma nova morte, pode ser o primeiro registro de óbito por dengue de 2013. Manoel Roberto de Souza Neto, de 48 anos, morreu internado no Hospital de Doenças Infecto Contagiosas - HIDC, em Teresina nesta quinta-feira (03). Segundo Antônio de Pádua, irmão da vítima, o laudo clínico aponta que a causa da morte seria dengue hemorrágica. Há cerca de oito dias, Manoel Roberto apresentava fortes dores abdominais.

"Estamos investigando laboratorialmente a causa da morte, já levantamos a hipótese de que poderia ser até leishmaniose, mas já foi descartada essa possibilidade. Agora vamos analisar se foi realmente dengue, e só então registrar algo", afirmou o Inácio Pereira.


Manoel Roberto de Sousa Neto

Em entrevista ao Cidadeverde.com, o irmão da vítima, afirmou que o irmão havia sido internado com dengue, mas o hospital informou que a doença havia se agravado e passado a ser hemorrágica. "Ele ainda passou pelo Hospital Chagas Rodrigues, mas não chegou a ser internado. Depois foi transferido para o HDIC. Disseram que ele havia contraído a dengue normal e depois passou para a hemorrágica", contou Pádua.

Segundo o boletim da Sesapi, no ano passado, cerca de 15840 pessoas contraíram dengue, destas, 23 tiveram complicações para formas mais graves, como é o caso da dengue hemorrágica.

Pádua, irmão da vítima denuncia que o irmão pode ter contraído a doença, pela grande presença de sucatas, no Centro de Piripiri, o que contribui para a proliferação da doença."Já pedimos auxílio para transferirem a sucata do do centro para outro lugar mais arejado mas não fomos atendidos. Com o período chuvoso, o local é em potencial abrigo para os mosquitos", finaliza Antônio de Pádua.

Procurado pelo Cidadeverde.com o secretário de Saúde de Piripiri, Wilson Andrade, afirma que já neste sábado (05), um mutirão com agentes de endemias será iniciado na cidade. Segundo o gestor, os problemas enfrentados agora, ainda são reflexos da gestão passada. "Eles relaxaram no sentido de campanhas de consientização e limpeza, mas estamos renovando e vamos agilizar tudo o mais rápido possível", afirmou Wilson.

O gestor reconhece que existe a sucata que pode ter provocado a proliferação do mosquito, mas garante que em poucos dias haverá uma operação de limpeza na cidade. "O prefeito recebeu a cidade com muito lixo e estamos há apenas três dias na gestão, com certeza tudo isso será solucionado logo", garante o secretário.

Rayldo Pereira e Graciane Sousa
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais