Cidadeverde.com

Ministério Público que reverter demissão de concursados

O Promotor de Justiça Nivaldo Ribeiro, em atuação no município de Piripiri, ajuizou ação civil pública para tentar reverter a demissão de cerca de 200 servidores concursados exonerados pelo atual prefeito Odival Andrade.

"Está em jogo o interesse coletivo de uma parcela dos servidores municipais que foram exonerados ilegalmente por um ato administrativo inconstitucional, em flagrante ofensa aos princípios do devido processo legal, da ampla defesa e do contraditório", argumenta o promotor de Justiça.

Promotor Nivaldo Ribeiro

De acordo com o representante do Ministério Público os concursados foram empossados e não poderiam ser demitidos por meio de decreto. "Se fosse constatada alguma irregularidade, estes servidores deveriam ser ouvidos e haveria a necessidade de todo um processo administrativo", reitera. 

Para o prefeito Odival Andrade, as demissões foram motivadas pelo aumento da despesa com pessoal nos últimos 180 dias da gestão anterior. 

Por outro lado, Nivaldo Ribeiro explica que o concurso foi homologado antes do período vedado pela Lei e inclusive, o Tribunal de Contas do Estado emitiu parecer em que se manifestava pela legalidade das nomeações.

O Promotor de Justiça requereu a nulidade do decreto, com a reintegração dos servidores, sob pena de multa de aplicação de multa diária no valor de R$ 10 mil, que será avaliada juiz João Bandeira Monte Júnior.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais