Cidadeverde.com

Sasc doa equipamentos para erradicar sub-registro civil em Piripiri

O município de Piripiri ganhará mais um reforço no processo de redução de sub-registro civil de nascimento. A partir da próxima segunda-feira (8), acontece a interligação do Hospital Regional Chagas Rodrigues ao cartório, o que irá garantir que todas as crianças que nascerem na unidade saiam devidamente registradas. Esta iniciativa é parte do projeto Registrar, desenvolvido pela Secretaria da Assistência Social e Cidadania do Piauí (Sasc), em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado (TJ). O evento que marcará o início da atividade será a partir das 10 horas no próprio hospital.

A partir da parceria, a Sasc faz a doação de um kit de informática (computadores, programas e etc), mesa e cadeira e o Tribunal de Justiça com seu Departamento de Informática fica responsável pela capacitação dos funcionários do hospital  e do cartório. “O TJ garantiu um profissional  atuando dentro do próprio Hospital  e vale ressaltar que a certidão de nascimento é o primeiro passo para o pleno exercício da cidadania no país. É gratuita e indispensável. Sem o documento, meninos e meninas ficam privados de seus direitos fundamentais, sem acesso aos benefícios sociais. Adultos não podem obter a carteira de identidade, CPF e outros documentos”,  enfatizou a diretora da Unidade de Direitos Humanos da Sasc, Cícera Andrade.

Este é o segundo município que a Sasc e o TJ fazem à interligação este ano. “Já fizemos este procedimento em Parnaíba, e também  já estamos mobilizando mais seis outras cidades do Estado para a implantação desta forma eficaz de redução do número de crianças nascidas, que ainda, não tem o seu registro civil de nascimento”, destacou a Cícera.

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais