Cidadeverde.com

Saúde de Piripiri cura 100% dos casos de Tuberculose do município

De acordo com a Coordenação de Doenças Transmissíveis, da Secretaria Estadual de Saúde, em um levantamento epidemiológico feito em 15 municípios prioritários do Piauí, foi observado que Piripiri se destaca como um dos municípios de melhor indicador do Estado, atingindo cura de 100% nos casos de Tuberculose.

 
Mirada nestes números positivos, a Secretaria de Saúde do Estado, por meio do Laboratório Central do Estado (Lacen), em parceria com 3º Regional de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Piripiri, realizou a 5º Oficina de Tuberculose no Contexto Diagnóstico Laboratorial.
 
A oficina – que começou na última segunda-feira (30) e vai até esta sexta-feira (4), no auditório da 3º Regional de Saúde, em Piripiri – tem como objetivo descentralizar a cultura (exame que diagnostica a doença) pelo método Ogawa-Kudoh e por baciloscopia.
 
O método Ogawa-Kudoh é destinado ao cultivo e isolamento de diferentes espécies de Mycobacterium ­– gênero de actinobactérias altamente patogênicas, associadas a doenças comuns como a própria tuberculose e até lepra – em amostras clínicas diversas. Esse método consegue a maioria das espécies de micobactérias e tem as vantagens do baixo custo e rapidez nos resultados.

 
Já a baciloscopia, um dos métodos de diagnóstico da Tuberculose, é um exame que identifica os Bacilos Álcool-Ácido Resistentes (BAAR), micobatérias patogênicas causadoras da Tuberculose. A baciloscopia é o método de diagnóstico mais rápido e eficaz da doença.
 
O público-alvo da oficina é farmacêuticos, bioquímicos, biomédicos, técnicos em laboratório, técnicos em informática, vigilâncias epidemiológicas e análises clínicas. Além de Piripiri, devem participar da oficina profissionais de Buriti dos Lopes, Piripiri, José de Freitas, Campo Maior, Batalha, Barras, Esperantina, Piracuruca e União.

Da Editoria de Cidades

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais