Cidadeverde.com

Índios Tabajara de Piripiri entregam carta a Wilson e pedem demarcação de terras

A Associação de Remanescentes Indígenas de Piripiri entregou carta ao governador Wilson Martins onde pede entre outras reivindicações uma demarcação de terras para para os índios da região. Na carta que tem duas folhas, os representantes dos Tabajaras, fazem várias reivindicações ao governador do Estado.


"Tabajara significa Dono da Casa, mas hoje não temos casa pra ser dono. Ao contrário, fomos criminalizados, perseguidos acusados e dispersados. Ainda hoje sofremos com tais violências", dizem os indígenas na carta.

Segundo o documento, a todos os aldeamentos que existiam na região foram violentamente extintos e segundo eles algumas tribos foram reclassificados como caboclos e tiveram que dispor de suas terras.


Os índios alegam também que existem publicações oficiais que registram a presença dos índios no Piauí e mesmo assimm continuam sendo vítimas da omissão das autoridades. Atualmente são 53 famílias, mas segundo a carta outras 100 famílias a serem cadastradas.

Confira as reivindicações feitas no documento:

-Apoiar e valorizar os processos de identificação e delimitação das terras indígenas no Estado, viabilizando as secretarias que possam contribuir;

-Apoiar a demarcação de terra ingídena Tabajara de Piripiri, reconhecendo como um processo de relevante interesse social;

-Fomentar a instalação de uma unidade básica de atendimento a saúde indígena;

-Promover a construção e manutenção da escola indígena de ensino básico em Piripiri;

-Promover e apoiar a realização do curso de formação de educação escolar indígena;

-Desenvolver programas para que as tradições culturais sejam valorizadas e espaço na agenda cultural do Estado, com linhas de apoio para registgro, formação e gerenciamento de acervos próprios, bem como a construção de um espaço público para as nossas manifestações no município de Piripiri;

-Apoiar e articular a instalação e manutenção de organizações indígenas no estado;

-Criar ou delegar uma instância governamental para acompanhar as demandas dos povos indígenas;

Assinaram a cara as lideranças indígenas do povo Tabajara de Piripiri, cacique José Guilherme da Silva, Francisco das Chagas Dias Pereira, presidente da Associação de Remanescentes Indígenas de Piripiri e Vanusa Kátia Sousa Lima, vice-presidente da associação de remanescentes indígenas de Piripiri.

Rayldo Pereira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais