Cidadeverde.com

Governador diz que Piauí enfrenta pior seca e faz apelo em Piripiri

  • diaspiripiri3.jpg Ana Maria
  • diaspiripiri8.jpg Ana Maria
  • diaspiripiri7.jpg Ana Maria
  • diaspiripiri6.jpg Ana Maria
  • diaspiripiri5.jpg Ana Maria
  • diaspiripiri4.jpg Ana Maria
  • diaspiripiri2.jpg Ana Maria
  • diaspiripiri1.jpg Ana Maria

O governador Wellington Dias (PT) fez um apelo nesta sexta-feira (30) no município de Piripiri afirmando que o Piauí enfrenta a “maior seca da história”. Na solenidade, Wellington Dias condenou lideranças que estão contrários a projetos que ajudam comunidades que enfrentam racionamento de água. No Estado, mais de 200 municípios estão em situação de emergência, devido à seca.

Wellington Dias aproveitou a solenidade onde anunciou 10 leitos de UTI, no hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri, para fazer o alerta.  O governador disse que este ano choveu apenas 370 milímetros, o que é insuficiente afetando o lençol freático e os reservatórios.

“Temos um mapa com vários municípios em que os reservatórios estão em situação critica como São Raimundo Nonato, Paulistana, Pio IX e região de Pedro II”.

Ele disse que vai se reunir com a presidente Dilma Rousseff e discutir projetos para a construção de adutora de engate rápido. 

Um dos projetos irá beneficiar o município de Pedro II já que o açude da Joana, único que abastece a cidade, está com 30% de capacidade.

A proposta é de usar a adutora de engate rápido puxando água do açude Caldeirão para levar água a Pedro II. No entanto, o projeto enfrenta rejeição de líderes de Piripiri. 

“Nossos reservatórios baixaram muito e temos oposição a tudo, menos para salvar seres humanos. Liderança nenhum pode ser conta um projeto como esse. Não podemos negar um copo de água a ninguém”, disse o governador durante seu discurso no hospital.

Aumento de leito no hospital de Piripiri

Wellington Dias iniciou o discurso afirmando que trabalha para aumentar a expectativa de vida do piauiense para 75 anos. Nos últimos anos passou de 60 anos para 71 anos a expectativa de vida no Piauí. Segundo ele, um dos fatores que contribui é a violência no transito e a criminalidade.

Wellington Dias anunciou os 10 leitos no hospital, a implantação de mamografia, tumografia, de sistema de água tratada. Ele informou que trabalha vários projetos com o ministro Marcelo Castro. 

Na cidade, o governador prometeu levar o sistema da TV e rádio Antares para Piripiri e implantar a telemedicina com canal direto com o Hospital Getúlio Vargas (HGV) para ajudar nos diagnósticos aos pacientes, além de vídeo aulas para alunos de escolas públicas. 

 

 

Flash Yala Sena

yalasena@cidadeverde.com