Cidadeverde.com

Inicia neste sábado consultas, exames e cirurgias de catarata com 2.400 vagas

O município de Piripiri recebe a partir de hoje, 4, até o dia 8 de junho, o Programa Olhar Bem que realiza consultas, exames e cirurgias de catarata, de forma itinerante e gratuita, levando assim a saúde para mais perto da população. Uma ação da Secretaria de Estado da Saúde, o programa já realizou mais de 6 mil cirurgias de cataratas.

Os atendimentos são feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a pessoas a partir de 60 anos de idade, ou com catarata traumática ou congênita, previamente diagnosticadas. Em Piripiri, serão ofertadas 2.400 vagas para consultas e 1.000 para cirurgias, atendendo a população de 22 municípios da região dos Cocais. Os atendimentos serão realizados na Unidade de Saúde Petecas, próximo à rotatória do posto Petecas.

Para ter acesso aos serviços oftalmológicos, o usuário deve procurar as secretarias municipais de saúde ou seu agente de saúde. Em até dois dias, o paciente passa pela consulta e constatado o diagnóstico de catarata, é submetido à cirurgia. Todos os que passam pela cirurgia recebem kits contendo medicação para uso no pós-operatório e óculos de proteção.

“Estamos otimistas com a execução do Programa Olhar Bem. A nossa intenção é percorrer todos os territórios levando atendimento oftalmológico à população que precisa. Pensando da agilidade desse atendimento oferecemos consultas e de imediato a cirurgia”, afirma Francisco Costa, secretário de Estado da Saúde.

Até agora foram realizados cinco mutirões (Picos, Bom Jesus, Floriano, São Pedro do Piauí e Campo Maior), totalizando 5.244 cirurgias realizadas em usuários de mais de 160 Municípios.

Depois de Piripiri, o Programa Olhar Bem vai até Parnaíba, no período de 12 a 16 de junho, onde serão ofertadas 2.400 vagas para consultas e 1.000 para cirurgias para a população de 22 municípios. No último roteiro, Corrente, no período de 20 a 25 de junho.

Municípios contemplados do território dos Cocais:
Barras, Batalha, Brasileira, Campo Largo do Piauí, Esperantina, Joaquim Pires, Joca Marques, Lagoa de São Francisco, Luzilândia, Madeiro, Matias Olímpio, Milton Brandão, Morro do Chapéu do Piauí, Pedro II, Piracuruca, Piripiri, Porto, 
São João da Fronteira, São João do Arraial, São José do Divino, Domingos Mourão e Nossa Senhora dos Remédios 

Cronograma do Programa Olhar Bem:
Piripiri – 4 a 8 de junho
Parnaíba – 12 a 16 de junho
Corrente – 22 a 25 de junho

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais