Cidadeverde.com

IDEB: já estão abertas inscrições para fóruns regionais de Barras e Piripiri

Já estão abertas as inscrições para os Fóruns Regionais “Ideb 2019 – Estratégias para Elevação dos Resultados” que serão realizados nas cidades de Barras e Piripiri, envolvendo os 22 municípios do Território do Cocais. Os eventos têm como objetivo discutir meios para o incremento deste índice no ciclo 2018/2019 nas redes de ensino. Em Barras, o Fórum acontece no dia 26/10, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. Já a edição sediada em Piripiri será realizada no dia 09/11, no auditório da Faculdade Chrisfapi.

O público-alvo do evento são gestores municipais de educação, técnicos de secretaria, diretores de escolas, coordenadores pedagógicos, professores e estudantes da área de educação. A programação do Fórum prevê a exibição de cases de redes municipais do Piauí, análise de dados relativos a 2017 e discussão de estratégias para elevar o desempenho das escolas no atual ciclo do Ideb.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meios dos endereços eletrônicos www.e-inscricao.com/educaelevaideb/forumregionalidebbarras (Barras) e www.e-inscricao.com/educaelevaideb/forumregionalidebpiripiri (Piripiri) ou de depósito bancário identificado em nome de DACK Soluções Educacionais LTDA - EPP (CNPJ 29.066.174/0001-39): Agência 3507-6, Conta Corrente 72879-9, Banco do Brasil. Para maiores informações, os interessados devem entrar em contato pelo endereço eletrônico educasolucoeseducacionais@gmail.com ou pelo telefone 86 999583663.

“Para que se possa avançar no Ideb, faz-se necessário o investimento em estratégias voltadas à melhoria da gestão escolar e da avaliação da aprendizagem, por exemplo. Estes Fóruns Regionais serão momentos para compartilhar conhecimentos e experiências que permitam obter um desenvolvimento educacional eficaz nos municípios piauienses”, adianta Cleire Amaral, Doutora em Educação e uma das palestrantes do evento.

Ideb

O Ideb foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O índice é composto a partir de dados do Censo Escolar, do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil, com o objetivo de acompanhar a evolução da educação e estabelecer o padrão de qualidade definido pelo Ministério da Educação como meta a ser atingida pelas escolas de todo o País. Desta forma, foi implantado com o intuito de induzir políticas educacionais e monitorar a qualidade do ensino, sintetizando dois dos maiores desafios da educação básica brasileira: elevar as taxas de rendimento (fluxo escolar) e melhorar a aprendizagem dos alunos.


Confira a programação:

26/10 - Barras: Auditório da Secretaria Municipal de Educação
09/11 - Piripiri: Auditório da Faculdade Chrisfapi

8h - Credenciamento/Café da manhã   

8h30 - Abertura              

9h - Palestra Interativa 1: IDEB 2017 - Resultados das redes Municipais do Piauí
Ministrante: Cleire Amaral - Dra. em Educação

10h30 - Relatos de experiência dos municípios participantes

11h30 - Almoço

13h30 - Oficina de análise dos resultados 2017
Ministrante: Ana Célia Orsano - Dra. em Educação

 15h30 - 7 Estratégias para elevação do IDEB
* Diagnóstico
* Formação de professor 
* Programa de Ensino
* Monitoramento
* Gestão escolar
* Avaliação da aprendizagem
* Reforço da aprendizagem      

17h30 - Encerramento

Da Redação
redacao@cidadeverde.com