Cidadeverde.com

Campanha quer arrecadar dinheiro para construir celas em delegacia do Piauí

O Ministério Público Estadual, a Defensoria Púlica, Judiciário e a Polícia Civil lançaram campanha que visa arrecadar fundos para construção de duas celas na Delegacia Regional de Piripiri. 

É necessário em torno de R$ 60 mil reais, incluindo equipamentos de segurança, para a execução do projeto de construção das celas. O projeto da campanha ressalta que não há  nenhuma cela da Delegacia Regional de Piripiri, diz que a situação é "insustentável" e ofende ao principio da dignidade humana. 

"Atrapalha o serviço da Polícia Civil, que não tem qualquer estrutura para uma situação em que for preso em flagrante várias pessoas, como os envolvidos em um assalto, por exemplo. Onde colocá-los até o juiz converter em preventivas as prisões em flagrante (quando então serão eles encaminhados para uma penitenciária)?", questiona.

A campanha critica a falta de celas da delegacia, afirmando que a construção dos espaços para abrigar os presos não é uma prioridade para o governo do Estado. 

"Só há uma forma do problema da ausência de celas para abrigar presos na cidade de Piripiri ser imediatamente enfrentado: o engajamento da sociedade civil", destaca o projeto da campanha.

Foto: Divulgação/Projeto

Com o propósito de ser transparente em relação aos recursos recebidos e aplicados, foi formada uma comissão com representantes do Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Polícia Civil, a fim de gerir e prestar contas.

Compõem a comissão a juíza Maria Helena Rezende Andrade Cavalcante, titular do Juizado Especial Cível e Criminal de Piripiri;  Marcelo de Jesus Monteiro Araujo, promotor de Justiça titular da 4ª Promotoria de Justiça; Robert Rios Magalhães Júnior – Defensor Público titular da 1ª Defensoria Pública; Jorge Terceiro Silva – Delegado Regional da 4ª Delegacia Regional.

O dinheiro deve ser depositado na conta poupança nº 0129-5, da Agência do Banco do Brasil nº 41861-7, variação 51.


Izabella Pimentel
redacao@cidadeverde.com