Cidadeverde.com

Bandido invade comércio e proprietário morre após sofrer infarto

Um arrombamento a um comércio no município de Piripiri, a 157 km de Teresina, terminou com a morte de Pedro Araújo Soares, na madrugada desta quinta-feira (20). De acordo com informações de familiares e vizinhos, a vítima teria encontrado o bandido dentro do comércio e travado uma luta corporal.


                            Fotos: Silvio Vieira/ Cliquepiripiri

O caso foi registrado no bairro Vista Alegre, por volta das 4h. A Polícia Militar foi acionada, mas o comerciante já estava sem vida. 


"Um bandido destelhou a casa e ao pular para dentro, se deparou com o comerciante. Pelo barulho, percebemos que eles brigaram e, em seguida, o bandido fugiu pela janela, sem levar nada, aparentemente", relatam vizinhos.

Informações preliminares apontam que a vítima não tinha marcas de perfurações ou tiros. As causas da morte ainda não foram identificadas, mas a suspeita é que o comerciante veio a óbito, após um infarto.


Graciane Sousa

Cavalo tem rabo cortado para fazer peruca e suspeitos vão à delegacia

Um caso bastante inusitado foi registrado no município de Piripiri, a 157 km de Teresina. Na semana passada, um comerciante prestou queixa sobre o "furto" do rabo de um cavalo que teria sido levado por encomenda, para confeccionar uma peruca.

                  Fotos: Cliquepiripiri

A situação, bastante curiosa, envolve um comerciante, proprietário do animal, e dois homens, sendo tio e sobrinho. Os envolvidos não tiveram a identidade revelada e segundo a vítima, o cavalo veio da zona rural do município para participar de uma vaquejada, que deverá ocorrer nos próximos dias. 


"O comerciante conta que trouxe o cavalo para a cidade e quando percebeu haviam cortado o rabo do animal. Testemunhas contaram que viram um rapaz fazendo o serviço e os policiais civis iniciaram a investigação e encontraram o rabo do cavalo já costurado, feito uma peruca", conta a Polícia Civil. 

Ainda de acordo com a polícia, o suposto dono da peruca ainda negou participação no caso, porém entregou o objeto aos investigadores, e deverá prestar depoimento com o tio ainda nesta segunda-feira (17), no Complexo de Delegacias de Piripiri. 


Graciane Sousa

Piripiri recebe o primeiro profissional do Programa Mais Médicos

O médico cubano Manuel Garcia Morell se apresentou, nessa terça-feira (13), à Secretaria de Saúde Municipal de Piripiri (Sesam). O novo médico, do Programa Mais Médicos do Governo Federal, irá atuar no Programa de Saúde da Família, no Bairro Caixa D’água.


"Vim para ajudar o povo. Espero ajudar a população de Piripiri, que assim como todo brasileiro, é gentil e hospitaleiro. Quero retribuir esse tratamento", disse o médico cubano.


O prefeito de Piripiri, Odival Andrade, destaca a importância do programa federal para a população piripiriense. "Trata-se de uma grande ação do Governo Federal na área da saúde. Nosso município cresce a passos largos e precisamos de estrutura e profissionais capacitados para acompanhar esse crescimento”, destaca o gestor.

O secretário de Saúde de Piripiri, Wilson Andrade, diz que, a princípio, a cidade não seria contemplada com a vinda de médicos cubanos, pelas características do programa, voltado apenas para municípios menores e periferias das capitais.

"Mesmo assim, fizemos a solicitação junto ao Ministério da Saúde, e hoje o município foi contemplado. Nosso objetivo é um só: trabalhar em prol da saúde do povo de Piripiri", esclarece Wilson Andrade.


Da Editoria de Cidades

Prefeitura de Piripiri realiza Operação “Tapa Buraco” em ruas e avenidas

A prefeitura de Piripiri continua a realizar a Operação “Tapa Buraco”, projeto que nas ruas e avenidas esburacadas do município. As obras são coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento e Serviços Públicos.

 
Na última terça-feira (11), a equipe da Secretaria de Desenvolvimento recuperou a Rua Capitão Manoel de Oliveira, na área próxima ao Complexo Turístico Nossa Senhora dos Remédios. A Avenida Dr. João Bandeira Monte será a próxima.

 
Para o prefeito Odival Andrade, o fluxo de veículos exige a constante manutenção das vias públicas e “a prefeitura de Piripiri tem se empenhado, no sentido de garantir a boa qualidade das ruas e avenidas”.
 
De acordo com Odival, a prefeitura também está realizando outra operação paralela nos bairros de Piripiri, reparando calçamentos nos bairros Prado, Paciência e Mutirão, por exemplo, que também receberão limpeza completa e reposição de lâmpadas e luminárias.


Da Editoria de Cidades

Foragido da Major César é preso após denúnica de populares

O homem identificado como Francisco das Chagas Barbosa de Resende, 29 anos, foi preso durante abordagem de rotina em Piripiri, no bairro Anajás, por volta das 19h, de ontem (10).

                           Foto: Cliquepiripiri

De acordo com policiais do Ronda Cidadão, Resende era foragido da Penitenciária Major César e teria sido flagrado consumindo drogas, quando populares acionaram a PM. 

Em depoimento, o jovem confessou que após fugir do presídio, em 2013, se refugiou para Piripiri, onde morava com a mulher e um filho. 


Segundo  policiais do Ronda Cidadão,  Francisco das Chagas tem passagens por diversos crimes de roubo e é suspeito de envolvimento em crime de homicídio.


Com informações Cliquepiripiri

Prefeitura de Piripiri entrega carteiras de estudantes

A prefeitura de Piripiri iniciou a entrega das carteiras estudantis aos alunos da rede municipal de ensino. A carteirinha dá acesso à meia-entrada em eventos culturais e esportivos, tem selo holográfico, validade nacional e custo zero para os estudantes.


O diretor do Departamento da Juventude da Secretaria de Juventude, Esporte e Cultura de Piripiri, Rodirgo Santos, explica que a emissão das carteirinhas estudantis é fruto do trabalho da prefeitura, que começou com a aplicação de lei municipal que prevê gratuidade no serviço.

“Reorganizamos o Diretório Central dos Estudantes Municipais e, a partir daí, o prefeito Odival Andrade fez a parceria com o órgão, para providenciar a emissão das carteiras, uma ação inédita do município”, destaca Rodrigo Santos.

Ainda de acordo com Rodrigo, o benefício atinge todos os estudantes da rede municipal de ensino das zonas urbana e rural, e salienta que estudantes universitários e professores da rede particular, municipal ou estadual também serão beneficiados com carteiras.

Carteirinha segura

As carteirinhas são confeccionadas pela Secretaria de Juventude, Esporte e Cultura de Piripiri e levam, além da logomarca da prefeitura de Piripiri, um código de segurança para evitar fraudes.


A carteira é impressa em parceria com os órgãos estudantis nacionais, estaduais e municipais. A prefeitura de Piripiri também desenvolveu um programa de computador para cadastrar todos os estudantes. 

Da Editoria de Cidades

Homem resiste a prisão e atinge PM com tiro de raspão

Um Policial Militar do Ronda Cidadão de Piripiri foi agredido durante abordagem na avenida João Bandeira Monte, na noite de ontem (09). O soldado foi atingido com um tiro de raspão na região abdominal, enquanto tentava imobilizar o suspeito, que ainda teria quebrado os vidros da viatura.

                           Fotos: Piripiri40º



Segundo o comandante do Ronda Cidadão no município, tenente Alexandre Augusto, o suspeito, identificado como Antônio Carlos de Sousa, estaria dirigindo sob forte efeito de bebida alcoólica, quando resistiu à abordagem da PM. 

"Ela estava sob visível efeito de alcool e seria autuado pela Lei Seca. Quando o policial deu voz de prisão, ele não obedeceu e resistiu. A arma estava no colete e só atingiu o soldado de raspão, que ficou apenas com alguns hematomas", explica o tenente.

Antônio Carlos foi levado ao Complexo de Delegacias de Piripiri e deverá ser ouvido ainda hoje pelo Delegado Regional Gustavo Jung. Além de ser autuado pela Lei Seca, ele deverá responder também pelos crimes de lesão e dano ao patrimônio público. 


Graciane Sousa

Feira da agricultura familiar homenageia mulheres em Piripiri

Foi realizado, nesta sexta-feira (7), mais uma Feira de Agricultura Familiar em Piripiri, idealizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais e apoiada pela Prefeitura Municipal de Piripiri e Centro de Referência de Economia Solidária (Cresan). A feira acontece sempre na primeira sexta-feira de cada mês, na Praça do Curimim. O que se vê é a grande participação popular, comprando os produtos produzidos pelos agricultores familiares.


Na feira tem uma grande variedade, como galinhas caipiras, macacheiras, maxixe, melancia, rapadura, mel, artesanatos, bolos caseiros, temperos, sabonetes feitos com matérias-primas regionais, cachaça de fabricação local, ovos caipiras, tamburetes, entre outroos produtos, além da animação do povo, estimulada mais ainda pela boa música nordestina executada pelo sanfoneiro Joel & Banda.

Nesta edição, que aconteceu na véspera do Dia Internacional da Mulher, teve homenagem à ela (mulher). O Sinte - Regional Piripiri, juntamente com o STTR de Piripiri e Federação das Associações de Moradores e Conselhos Comunitários (FAMCC), através das Associações de Moradores de Bairros realizou um "Ato Público", onde foram homenageadas algumas mulheres que venceram o preconceito e assumem atividades importantes na cidade, como carroceiras, presidente de associações, motoristas de táxi, tratoristas, entre outras. Uma placa, com dedicatória da vereadora Eunice Barros (PT), foi entregue às homenageadas.


O prefeito de Piripiri, Odival Andrade, juntamente com a primeira-dama e secretária da SETAS, Clarinda Andrade, prestigiaram e participaram da feira e do "Ato Público". O chefe do executivo recebeu das mãos da vereadora Eunice Barros um documento feito pelas mulheres, tendo como conteúdo algumas demandas relacionadas à políticas públicas em prol da mulher, foco, principalmente, neste mês de Março.

Da Editoria de Cidades

Policlínica de Picos é entregue pela Associação ProBrasil ao Estado do Piauí

Representantes da Associação ProBrasil e da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi) assinaram o termo de cessão de uso da estrutura da Policlínica Especializada de Picos. Pelo documento, a gestão do prédio da Policlínica passará a ser feita pela Organização Social Centro de Assistência Médica de Picos (CAMPI).

A ProBrasil atendeu em 2008 a um pedido da Secretaria Municipal de Saúde de Picos e da população em apoiar o atendimento SUS com diagnóstico de média e alta complexidade e consultas especializadas.  A Associação planejou e executou o projeto da Policlínica sob coordenação do seu atual presidente, Uwe Weibrecht.

O objetivo da Policlínica é atender gratuitamente, com recursos do SUS, aos moradores do interior do Estado que sofrem com a falta de infraestrutura para o atendimento de Saúde e, para tanto, estão sujeitos a um atendimento médico predominantemente particular e de alto custo para o usuário.

A ProBrasil cumpriu a sua promessa de construir a Policlínica no prazo de nove meses e entregou ainda em 2009 o prédio pronto. Ao longo dos últimos anos o prédio já foi entregue duas vezes ao Estado que enfrentou dificuldades para colocá-la em funcionamento.

O projeto conta com o apoio do município de Picos e do Governo do Estado do Piauí, e ainda com apoio e acompanhamento do Tribunal de Contas do Estado do Piauí. O CAMPI, o Estado e a Prefeitura de Picos têm agora a responsabilidade de abrir a Policlínica dentro do prazo de 90 dias, conforme descrito no termo de cessão, para atendimento de saúde à população picoense e do Vale do Guaribas.

A ProBrasil garantiu que, no caso da abertura, o melhor hospital de trauma da Alemanha, o UKB de Berlim será o parceiro para um funcionamento de qualidade. No próximo dia 10, os representantes do UKB se encontram em Berlim para discutir a parceria com o Piauí que conta com o apoio do Governo do Estado.

Da Editoria de Cidades

Carnaval de Piripiri recebe mais de 25 mil foliões por noite

O Carnaval do Povo de Pirirpi 2014 recebeu, por noite, mais de 25 mil pessoas. O evento, na opinião do prefeito Odival Andrade, se consagra como um dos maiores carnavais do interior.

 
“Resgatamos o carnaval de rua de Piripiri. Trata-se, sem dúvida, de um data produtiva tanto quanto ao incentivo à cultura popular como à economia, pois mantém bom fluxo no comércio local”, observa Odival.
 

O Carnaval do Povo de Piripiri teve início no dia 28 de fevereiro, com o Corso de PeryPery, que recebeu mais de 200 carros. As bandas Leva Axé, Pinel, Pilera, Ghetto é Ghetto dentre outras.
 

O Carnaval do Povo de Piripiri aconteceu na Avenida Tomaz Rebelo e foi organizado pela prefeitura, por meio da Secretaria de Juventude, Cultura e Esporte.


Da Editoria de Cidades

Posts anteriores