Cidadeverde.com

Polícia intercepta plano de fuga após encontrar bilhete que pedia "pé de cabra"

O Núcleo de Investigação da Polícia Civil interceptou um suposto plano de fuga do Complexo de Delegacias de Piripiri. Com dois mandados judiciais em aberto, Rômulo Fernando da Silva Castro foi preso neste sábado (01) e, de dentro da delegacia, teria jogado um bilhete a um adolescente que também estava detido, mas havia conseguido liberdade.


                                     Foto: Cliquepiripiri

Rômulo Fernando é conhecido como Pica Pau e estava foragido da Delegacia de Piracuruca, há mais de um mês. Acusado de tráfico de drogas e roubo, ele foi preso por policiais da Força Tática de Piripiri na residência da própria mãe e ainda tentou fugir.

"A mãe dele tem um bar e após denúncia anônima fomos lá e o encontramos sentado. Ao ver a polícia ainda tentou fugir, mas foi capturado", relatam fontes policiais.

De acordo com informações da Força Tática, o bilhete continha o número de um telefone e seria entregue a mulher que ficaria encarregada de providenciar um "pé de cabra", ferramenta utilizada em arrombamentos. 

"Um pé de cabra; aqui de lado tem uma rua, dá para pular. Peça para o (...) pular mais a lama"", teria escrito Pica Pau.  A ferramenta deveria ser arremessada no estacionamento do complexo e seria utilizada para arrombar a cela, segundo a Força Tática.


Graciane Sousa 

PRF apreende carreta com 26 toneladas de queijo sem nota

Policiais Rodoviários Federais do posto de Piripiri apreenderam, no quilômetro 189 da rodovia BR 343, um carregamento de 26.6550 quilos de queijo tipo muçarela, que estava sendo transportado sem nota fiscal.


A carga estava acondicionada em um caminhão VW/24280, emplacado em São Francisco do Brejão/MA. Quando solicitado pela fiscalização, o motorista J. S. X., 23 anos, informou que não tinha documentação fiscal da carga.

A mercadoria foi levada ao Posto da Secretaria de Fazenda no município de São João da Fronteira. Depois de avaliada pelos fiscais fazendários, constatou-se que a carga estava avaliada em R$ 230 mil. Para regularizar a situação o responsável terá que pagar as despesas com imposto equivalente a R$ 62 mil.

A princípio, o motorista declarou que o produto era transportado do Maranhão para o Ceará. No entanto, a embalagem da mercadoria indicava origem de um laticínio do Estado do Tocantins. Além da irregularidade tributária, os agentes da PRF constataram uma infração de excesso de peso correspondente a 12.750 quilos. Neste caso foi também aplicada multa com base no Código de Trânsito Brasileiro. 

Da Redação 

Bebê de dois meses morre engasgado com o leite da mãe

Um bebê de apenas dois meses de idade morreu engasgado com o próprio leite da mãe no município de Piripiri, a 157 km de Teresina. O caso ocorreu por volta das 7h, desta sexta-feira (31), e a mãe identificada pelas iniciais J.S.S está em estado de choque.

De acordo com o agente de Polícia Civil, Wagner Vieira, o corpo foi levado ao Hospital Regional Chagas Rodrigues e encaminhado, na tarde hoje, ao Instituto Médico Legal (IML), em Teresina, para diagnosticar a causa da morte. 


                           Foto: Cliquepiripiri

"A mãe estava desesperada e familiares contaram que ela amamentou a criança e deitou ele na cama para ir escovar os dentes. Minutos depois, o pai viu que a criança havia gofado pelo nariz e pela boca e estava, praticamente, sem vida", explica Vieira.

De acordo com familiares, a mãe ainda acionou vizinhos para tentar socorrer o filho, que não resistiu. A Polícia Civil aguarda resultado do exame cadavérico para apurar se houve negligência no caso.


Graciane Sousa

Sai lista de aprovados no teste simplificado para professor

A relação de candidatos aprovados no teste simplificado para professor da rede municipal de ensino de Piripiri foi divulgada nesta quarta-feira (29). Segundo a secretária de Educação, Eliana Teles, a maioria das vagas é para cadastro de reserva, mas cerca de 100 professores, entre os níveis infantil e fundamental, serão convocados imediatamente. 


Foram disponibilizados vagas nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Exatas, Ciências Naturais, Educação Física, Ensino Infantil e Linguagens e Códigos.

"Convocamos os profissionais a comparecerem na sede da secretaria munidos da documentação exigida. As aulas começaram no último dia 27 e a contratação será imediata pois algumas turmas ainda estão à espera de um professor", finaliza Teles. 


Confira resultado e edital


Graciane Sousa

Estudantes e professores da rede pública podem solicitar carteira estudantil

A emissão da carteira de identidade estudantil que garante 50% de desconto em estádios, shows, espetáculos, festas e eventos culturais teve início nesta segunda-feira (27). 

O documento será totalmente grátis e é destinado a estudantes ou professores da rede pública municipal ou estadual. Os interessados devem procurar a secretaria de sua escola, preencher um formulário com os dados pessoais, anexar cópia da identidade, CPF ou certidão de nascimento, comprovante de residência e foto 3x4. 


"A escola fornecerá uma declaração informando da situação de matrícula do aluno e se encarregará de fazer a solicitação para a Sejuce, que emite a carteira e envia para a escola, onde o aluno ou professor receberá o documento. É um procedimento rápido, simples e eficiente", explica Menandro Brito, secretário de Juventude Cultura e Esporte (Sejuce).

A carteira estudantil terá validade de um ano e a Sejuce pretende também disponilibilizar o formulário em outros locais, além das escolas.


Da Editoria de Cidades

Índios Tabajara de Piripiri entregam carta a Wilson e pedem demarcação de terras

A Associação de Remanescentes Indígenas de Piripiri entregou carta ao governador Wilson Martins onde pede entre outras reivindicações uma demarcação de terras para para os índios da região. Na carta que tem duas folhas, os representantes dos Tabajaras, fazem várias reivindicações ao governador do Estado.


"Tabajara significa Dono da Casa, mas hoje não temos casa pra ser dono. Ao contrário, fomos criminalizados, perseguidos acusados e dispersados. Ainda hoje sofremos com tais violências", dizem os indígenas na carta.

Segundo o documento, a todos os aldeamentos que existiam na região foram violentamente extintos e segundo eles algumas tribos foram reclassificados como caboclos e tiveram que dispor de suas terras.


Os índios alegam também que existem publicações oficiais que registram a presença dos índios no Piauí e mesmo assimm continuam sendo vítimas da omissão das autoridades. Atualmente são 53 famílias, mas segundo a carta outras 100 famílias a serem cadastradas.

Confira as reivindicações feitas no documento:

-Apoiar e valorizar os processos de identificação e delimitação das terras indígenas no Estado, viabilizando as secretarias que possam contribuir;

-Apoiar a demarcação de terra ingídena Tabajara de Piripiri, reconhecendo como um processo de relevante interesse social;

-Fomentar a instalação de uma unidade básica de atendimento a saúde indígena;

-Promover a construção e manutenção da escola indígena de ensino básico em Piripiri;

-Promover e apoiar a realização do curso de formação de educação escolar indígena;

-Desenvolver programas para que as tradições culturais sejam valorizadas e espaço na agenda cultural do Estado, com linhas de apoio para registgro, formação e gerenciamento de acervos próprios, bem como a construção de um espaço público para as nossas manifestações no município de Piripiri;

-Apoiar e articular a instalação e manutenção de organizações indígenas no estado;

-Criar ou delegar uma instância governamental para acompanhar as demandas dos povos indígenas;

Assinaram a cara as lideranças indígenas do povo Tabajara de Piripiri, cacique José Guilherme da Silva, Francisco das Chagas Dias Pereira, presidente da Associação de Remanescentes Indígenas de Piripiri e Vanusa Kátia Sousa Lima, vice-presidente da associação de remanescentes indígenas de Piripiri.

Rayldo Pereira

Ministério Público busca soluções para o Açude Anajás, em Piripiri

A terceira promotoria de Justiça de Piripiri, promoveu uma reunião no Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAODMA) para discutir a ocorrência de poluição por efluentes não tratados no Açude Anajás em Piripiri.


Participaram da reunião os promotores de Justiça Nivaldo Ribeiro e Denise Costa Aguiar (Coordenadora do CAODMA), além de representantes da AGESPISA, Caixa Econômica Federal, FUNASA, SEMAR, Prefeitura Municipal de Piripiri e da empresa do ramo de construção civil responsável por obras no entorno do açude.

A empresa do ramo de construção civil responsável pelas obras do loteamento residencial localizado em área contígua ao Açude Anajás encaminhará ao MP-PI – 3ª Promotoria de Justiça de Piripiri, no prazo de 05 (cinco) dias, cópia dos seguintes documentos: a) ART do empreendimento, b) Comprovante da presença de grades e limpeza do desarenador, c) documento comprobatório da entrega do resíduo enviados ao Aterro Sanitário do Município de Piripiri, d) autorização de registro do Loteamento pela Prefeitura Municipal de Piripiri, bem como o respectivo registro em Cartório; no prazo de 30 (trinta) dias, cópia dos seguintes documentos: a) Alvará de Construção, b) Teste de Estanqueidade, c) Comprovante de Impermeabilização, d) Manual de Operação e Manutenção da ETE, e) estudos ambientais, f) protocolo do pedido de licenciamento ambiental; no prazo de 60 (sessenta) dias, comprovante de cercamento por telas da ETE e da estação elevatória, bem como instalação do gerador. A mesma empresa se comprometeu ainda a construir, no prazo de 60 (sessenta) dias, uma barreira de areia a jusante da estação de tratamento e a montante do corpo receptor, com o objetivo de não lançar diretamente no Açude Anajás os efluentes oriundos da ETE. Ademais ficou estabelecido dia para a realização de vistoria pela AGESPISA, FUNASA, CEF e empreendedor, a fim de verificar todo o sistema de tratamento da ETE com emissão de Relatório e encaminhamento de cópia para o MP e FUNASA.

Da Editoria de Cidades

Prefeitura de Piripiri implantará centro de abastecimento d’água em comunidade rural

Em visita à região do Caldeirão, localidade rural de Piripiri, no último final de semana, o prefeito Odival Andrade anunciou a autorização de licitação, no próximo mês, para a construção de uma Estação de Tratamento de Água na região – que vai atender, além de Caldeirão, às localidades Nova Brasília, Piscicultura, Banda e Angical do Dnocs.


De acordo com Odival, a região do Caldeirão sofre, há anos, com a constante falta d’água e lembra que, em sua primeira gestão como prefeito de Piripiri, construiu mais de 30 sistemas de abastecimento, ressaltando que, atualmente, há 30 projetos no setor, alguns dos quais já sendo executados.
 
“Nossa meta é construir, em cada povoado e localidade que não tem água, um sistema de abastecimento d'água. A zona rural sofre com problemas estruturais que carecem de atenção especial e urgente e, portanto, temos trabalhado muito pela região”, pontua Odival Andrade.
 
Ainda segundo o prefeito, já em 2013, foram feitas cinco ampliações de abastecimento d’água em cinco localidades diferentes. Na região do povoado Campestre, será feita uma ampliação no sistema para resolver o problema da falta de água nos povoados Caiçara dos Filomena e do Corrente.

Da Editoria de Cidades

Primeira etapa de projeto de mobilidade urbana é concluída

Neste final de semana, foram concluídas as obras da primeira fase do projeto de asfaltamento no município de Piripiri. Ao todo serão cerca de 25 km de asfalto, sendo que 13 km já foram pavimentados, contemplando mais de 20 vias.

 
De acordo com o prefeito Odival Andrade, a segunda etapa da obra deve ser autorizada nesta quarta-feira (22), em visita do governador Wilson Martins a Piripiri.

 
“Esse é nosso compromisso com os piripirienses. A população sofria com problemas de mobilidade urbana, que, felizmente, com o apoio do Governo do Estado, estamos resolvendo”, destaca Odival.

Em visita ao município, o governador irá inaugurar a primeira etapa do projeto, bem como sinalização horizontal, e a reforma do Memorial Expedito Rezende.
 

Da Editoria de Cidades

Prefeitura realiza processo seletivo para professores

A prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria de Educação, realiza processo seletivo para professores, destinado ao preenchimento de cadastro de reserva visando suprir necessidade do quadro docente para o ano de 2014.

As inscrições podem ser realizadas até às 17h, deste sábado (18), na Secretaria de Educação Municipal, localizada na rua Rui Barbosa nº 330, bairro Fonte dos Matos.



Os candidatos devem ter idade mínima de 18 anos e a graduação exigida para o cargo, devendo apresentar o documento de identificação oficial com fotos, CPF e currículo comprovado. A taxa de inscrição é de R$ 10.

O processo seletivo será coordenado por uma comissão técnica de seleção nomeada por ato do prefeito Odival Andrade, e acontecerá em duas etapas, ambas eliminatórias. A primeira etapa é a análise curricular e a segunda, entrevistas com os candidatos.

Na primeira será feita a análise de currículo, quando serão avaliadas as graduações, cursos na área pretendida e experiência dos candidatos. A análise curricular será feita dia 20 de janeiro, e a divulgação do resultado será dia 21. O prazo para recursos será dia 22, e a convocação para as entrevistas se dará no dia seguinte (23).

As entrevistas com os candidatos classificados na etapa anterior e convocados serão realizadas de 24 a 27 de janeiro. O resultado final será divulgado dia 28.

A contratação e lotação serão realizadas imediatamente, nos dias 28 e 29 deste mês. 



Graciane Sousa

Posts anteriores