Cidadeverde.com

Sebrae lança Feira de Negócios em Piripiri

Acontece amanhã, a partir das 19h, no auditório do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae em Piripiri, a solenidade de lançamento da Feira de Negócios do Festival de Humor e Arte de Piripiri. Participarão do evento, empresários que atuam em diversos segmentos na região.

A Feira de Negócios será realizada entre os dias 28 e 30 de novembro, como parte das atividades do Festival de Humor e Arte de Piripiri. A Feira tem como objetivo fortalecer a economia regional através da aproximação entre empresas locais e seus potencias clientes.

“Essa feira é uma oportunidade para os empresários do segmento de confecção divulgarem seus produtos para um grande público”, salienta o gerente do Escritório do Sebrae em Piripiri, Helder Freitas.

Empreendimentos dos setores de comércio e serviços, artesanato, agronegócios e alimentação terão estandes na feira.

Ainda de acordo com o gerente, os expositores estão se preparando para o evento por meio de cursos e consultorias realizadas pelo Sebrae. Entre os treinamentos ofertados estão Como Participar de Feiras e Eventos; Higiene e Manipulação de Alimentos, e outras capacitações.

Maiores informações no Escritório do Sebrae em Piripiri, localizado na Rua Santos Dumont, nº 584 – Centro; ou pelo telefone (86) 3276-1929.

FESTIVAL DE HUMOR E ARTE DE PIRIPIRI

A programação do Festival contará com apresentações de humor locais e nacionais; shows musicais; oficinas de textos humorísticos, charges e caricaturas.

Os visitantes também poderão conhecer os principais roteiros turísticos da região de Piripiri, a exemplo de Sete Cidades, Pólo de Confecção, Cachoeira da Conceição, Cachoeira do Bota Fora, Caldeirão, Pilões e a Cachaça Magnitude.

O Festival acontecerá na Praça de Eventos Arimatéa Castro Sousa, no centro de Piripiri, sendo um evento aberto ao público.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Sem proteção, homem escala torre e assusta população

O piripiriense, conhecido popularmente como "Índio", mais uma vez, assustou transeuntes que trafegavam pela praça da Bandeira, no centro da cidade. Sem Equipamento de Proteção Individual, o homem subiu na torre do antigo prédio da Telemar e acenava para a população. 


Índio é conhecido por façanhas arriscadas, inclusive, já tendo escalada a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios e em outros prédios. Após alguns minutos, Índio desceu da torre e revelou que a próxima aventura será subir na torre da Rádio Itamaraty, localizada próximo à BR-343.


Com informações Piripirireporter

Prefeitura de Piripiri recupera malha de calçamento desgastada

A Prefeitura de Piripiri começa a recuperar a malha de calçamento da cidade. As obras foram iniciadas no mês de setembro e já contempla várias ruas do Centro da cidade.

Nesta primeira etapa, foram contempladas as ruas Emídio Mendes Sousa (onde está sendo construída uma galeria), Antenor de Araújo Freitas, Olavo Bilac, São Francisco, Santos Dumont e Padre Domingos. As ruas que serão asfaltadas também estão sendo reparadas, antes de receber a pavimentação.

Segundo a prefeitura, o material que está sendo usado nos reparos é mais resistente à ação do tempo e mesmo ao aumento do fluxo de veículos nas vias do município. “Estamos usando uma dosagem de cimento 3 x 1, além de pedra de paralelepípedo. Isso dará uma maior durabilidade ao serviço”, afirma o superintendente de serviços urbanos, Valdinar Sales.

As próximas ruas onde serão reparadas as vias de calçamento são José Furtado (bairro Vista Alegre), Rua Oswaldo Cruz, Lêonidas Melo e Antônio Alves (no Centro).

“Nossas ruas têm, em sua maioria, calçamento velho, no qual não é feita manutenção há anos. Nossa cidade também é outra, com aumento no fluxo de veículos, muitos deles de carga, e com novos corredores de tráfego. Por isso a grande quantidade de buracos. Mas vamos consertar o piso antigos e construir novas pavimentações”, esclarece o prefeito Odival Andrade.
 
Na zona rural da cidade, já foram reformados mais de 200 quilômetros de estradas vicinais, interligando povoados. Localidades como Sertão de Dentro, Sussuarana, Assentamento Nossa Senhora dos Remédios, Serra dos Venturas, Serra dos Inácios, Guaribas, dentre outras, já foram contempladas. A meta da gestão é que, até o final do ano, cerca de 300 km de estradas já tenham sido recuperados.

“Havia locais que só se chegava a pé. As reformas que agora fazemos vieram de forma emergencial, principalmente para facilitar o acesso de alunos da rede municipal a suas respectivas escolas”, explica Reynolds Benício, secretário municipal de infraestrutura.

Para as obras, estão sendo usadas duas patrulhas motorizadas, com duas patrols, enchedeira, retroescavadeira e dois caçambões.
 
Cisternas
Em Piripiri, o programa Água Para Todos já cadastrou mais de 1.500 cisternas. O programa conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Piripiri e, até o final do ano, esse cadastro deve chegar a duas mil cisternas.

As cisternas já foram aprovadas pelo Conselho Municipal do Água para Todos. “São regiões críticas, atingidas pela falta d’água. O primeiro passo é sanar a carência de água para beber. Depois, dos sistemas de abastecimento d’água”, informa o secretário de infraestrutura do município, Reynolds Benício.

Da Redação

Bandidos abandonam arma e moto em perseguição após assalto

Policiais da Força Tática de Piripiri apreenderam uma arma de fogo com munições e uma motocicleta utilizados durante assalto a um posto de combustíveis por volta das 22h, desta segunda-feira (21). De acordo com a PM, os bandidos conseguiram fugir e abandonaram o material após perseguição.

                          Fotos: Cliquepiripiri

Segundo frentistas do posto, três homens, fingindo ser clientes, abasteceram duas motocicletas, efetuaram pagamento e, sem retirar os capacetes, anunciaram o assalto. 

"Encontramos os criminosos em fuga, na região do bairro Petecas, e começamos uma perseguição. Três homens fugiam em duas motos. Um conseguiu escapar. Dois fugiram na mata e abandonaram a moto, com pertences pessoais", relatam policiais da Força Tática.



A PM informa que foi levada uma quantia em dinheiro, ainda não revelada, e que foram apreendidos duas armas de fogo, mas até o momento, ninguém foi preso.


Com informações Cliquepiripiri

PRF prende motorista conduzindo caminhão com CNH falsificada em Piripiri

A Polícia Rodoviária Federal no Piauí (PRF) prendeu em Piripiri um motorista, identificado pelas iniciais C.G.M., 38 anos, conduzindo caminhão com carteira nacional de habilitação falsificada. O trabalho foi realizado durante vistoria de rotina no posto da instituição.


Os agentes pararam um caminhão M Benz, modelo L 1620, emplacado em Teresina/PI. Durante a análise dos documentos apresentados, criou-se dúvida sobre a carteira. Em vistoria preliminar, notou a ausência de elementos de segurança.

Ao verificar informações no banco de dados de condutores habilitados. A pesquisa demonstrou não ser aquele motorista formalmente habilitado para conduzir qualquer tipo de veículo automotor. Nenhum dado sobre ele havia no sistema de consulta.

O motorista foi preso e, junto com o documento apreendido, encaminhado à Delegacia de Polícia Civil do município de Piripiri para as medidas legais. O Caminhão permaneceu no posto da PRF até apresentação de um condutor com habilitação legal para aquele tipo de veículo.

Da Redação

Trio é preso acusado de falsificar ingressos do show de Zezé di Camargo e Luciano

A Polícia de Piripiri prendeu três homens acusados de venderem ingressos falsos no show da dupla Zezé di Camargo e Luciano durante os festejos da cidade. O show aconteceu ontem a noite no Parque de Vaquejada e reuniu cerca de 10 mil pessoas.


De acordo com o escrivão Hilton Brito, da delegacia da cidade, os acusados foram encaminhados pela Polícia Militar e estavam com cerca de 20 a 30 ingressos falsificados que supostamente seriam vendidos na porta do parque.

A prisão aconteceu pouco antes de começar o show. Eles estão recolhidos e deverão ser ouvidos na tarde de hoje.

O delegado Gustavo Jung informou que está em fase de apuração do caso. Ele recomenda que as pessoas prejudicadas devem procurar a delegacia.

“Não houve queixa por parte da produção do show e nenhum registro de vítima que foi prejudicada”, disse o delegado.

A Polícia fará a perícia nos bilhetes recolhidos para detectar se os ingressos são falsos.
 
Caroline Oliveira

Odival Andrade recebe medalha Ordem do Mérito Renascença

O prefeito de Piripiri, Odival Andrade, receberá, nesta sexta-feira (18), às 19h, em Parnaíba, a medalha Ordem Estadual do Mérito Renascença, maior comenda concedida pelo Piauí a pessoas que colaboram com o desenvolvimento do Estado.

 
A cerimônia de entrega da medalha acontecerá no Porto das Barcas, em Parnaíba, cidade estratégica no processo de Independência do Piauí, data celebrada neste dia 19 de outubro. O governador Wilson Martins e outras autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário piauiense estarão presentes, na ocasião.
 
“Para mim, é uma honra receber tal comenda. Na prática, é um reconhecimento do Piauí por nossas atuações como profissional, político, cidadão atuante neste Estado. Divido esse orgulho com todos os meus conterrâneos piripirienses”, enfatiza Odival Andrade.


Da Editoria de Cidades

Filho vinga mãe e mata pai durante festejos

Dois homens foram vítimas de balas perdidas e outro executado a tiros durante os festejos de Nossa Senhora dos Remédios, em Piripiri. O tiroteio ocorreu na noite desta segunda-feira (14) em meio a multidão que acompanhava a festa na praça Nelson Carneiro. Informações preliminares apontam que Francisco das Chagas Mendes foi morto pelo próprio filho para vingar o assassinato da mãe. 

                              Foto: Piripiri40º

A vítima fatal, conhecida como Charuto, cumpria pena por homicídio, há alguns anos, pela morte da esposa que foi degolada na frente dos filhos. A equipe do SAMU ainda foi acionada para resgatar a vítima, que teve morte imediata. 

"O Charuto foi condenado a 14 anos de prisão em regime semiaberto pela morte da esposa e cumpria pena na penitenciária de Parnaíba. Atualmente, ele estava em regime aberto e retornava ao presídio apenas à noite. Há cerca de oito anos ele matou a esposa na frente dos filhos que eram todos menores de idade porque a esposa não queria mais sustentar o vício dele em drogas", revela o escrivão Melo.

De acordo com informações da Polícia Civil de Piripiri, as outras vítimas Francisco Jerônimo Araújo, 40 anos, e Renato Ferreira de Sousa, 33 anos, foram encaminhados ao Hospital Regional Chagas Rodrigues com ferimentos no ombro e na cabeça, mas já foram liberados.

"Os dois estavam bebendo em uma das barracas quando foram atingidos. O tiro pegou na cabeça de uma das vítimas de 'raspão'. O Charuto ia passando quando foi alvejado", contam fontes policiais. Até o momento, ninguém foi preso e a polícia realiza diligências na região.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Homem ateia fogo ao próprio corpo e morre no Centro de Piripiri

O vendedor ambulante identificado como Antônio Patrício morreu após atear fogo no próprio corpo no início da tarde desta segunda-feira (14) em Piripiri. O fato aconteceu por volta das 13h no local onde funcionava o antigo escritório da Agespisa, na rua Felinto Resende, no Centro da cidade.

De acordo com Lucimar Alves, agente da Delegacia Regional de Piripiri, "Aranha", como era conhecido, pulou o muro do local que estava fechado e só foi encontrado, quando a fumaça chamou a atenção da vizinhança, que ao entrar no local encontrou o corpo do homem queimado, e acionou a Polícia.

Familiares da vítima foram até o necrotério local, onde fizeram o reconhecimento do corpo e explicaram à polícia que o vendedor sofria de depressão há alguns meses. "Quando chegamos ao local, havia um cheiro de álcool, acreditamos que ele usou isso para se queimar. Ele usava uma bermuda e todos os documentos dele estavam no  bolso e tudo foi queimado, o que restou foi apenas um pedaço da cueca que ficou grudado ao corpo", afirmou o agente.

O corpo do homem será trazido para o Instituto Médico Legal de Teresina e segundo o agente, a Polícia Civil abrirá inquérito para investigar as circunstâncias da morte.

Rayldo Pereira

Curso de Direito na Uespi em Piripiri é o 3º melhor do Brasil

O Ministério da Educação divulgou na última segunda-feira (8), o resulto do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) realizado em 2012. Na Universidade Estadual do Piauí (Uespi) foram avaliados 14 cursos da área de humanas.  Destes, cinco tiveram resultados excelentes, cinco bons, três regulares. O curso de Direito em Piripiri ficou pontuado como o terceiro melhor do Brasil.


O resultado do Enade revela o progresso que a educação superior vem vivendo, através da contratação de professores capacitados e da qualidade dos alunos. “Esse resultado é excepcional, pois 92% dos nossos cursos ficaram acima da média”, analisa o professor Francisco Soares, pró-reitor de Ensino e Graduação.

O empenho dos professores é reconhecido pelos alunos, como é o caso de Andréa Torres, estudante de Direito da  Uespi. “O curso de Direito da Uespi é muito bom, porque temos professores de alto nível  que se empenham para que nós sejamos sempre os melhores e não só os resultados do Enade evidenciam isso, mas também a OAB. E com as novas contratações nós não temos mais disciplinas sem professores. Além disso, os estudantes são muito esforçados”, ressalta a estudante.

O Curso de Direito foi um dos cursos com os piores índices no Brasil, mas na Uespi este é o curso que mais se destaca no exame. “Os nossos cursos de Direito foram avaliados como excelentes ou bons, tendo respectivamente os índices,  5 e 4. E o curso de Direito em Piripiri se destacou como o terceiro melhor do país. O único curso de Turismo de uma instituição pública no Piauí também obteve conceito máximo”, enfatiza Francisco Soares.

Os melhores colocados na instituição foram os cursos:  Direito em Picos e Piripiri com índice 5; Direito em Bom Jesus, Teresina e Parnaíba com conceito 4; Psicologia em Teresina com 5 e em Floriano com 4; Ciências Contábeis em Teresina com 4; Turismo em Teresina com 5; Comunicação Social em Teresina com 5.

O pró-reitor ressaltou ainda que a divulgação do resultado referente aos cursos de Publicidade e Propaganda em Picos e Teresina, na verdade se referiam aos cursos de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e Relações Públicas. “Na lista consta o curso de Publicidade, mas na verdade é o curso de Jornalismo, o equívoco ocorreu pelo fato dos dois possuírem o mesmo código”, afirma.

Confira a relação completa.

Da Editoria de Cidades

Posts anteriores