Cidadeverde.com

Polícia de Piripiri prepara plano de segurança especial para os festejos

O Comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, Major Erisvaldo Viana, afirmou que já foi feito o plano de segurança para os festejos de Nossa Senhora dos Remédios, que foi aprovado pelo comando policiamento do interior.


"Estamos recebendo cerca de 20 policiais militares de batalhões do RONE, da Cavalaria, policiamento de trânsito e do policiamento rodoviário estadual", informou o Major.

Ainda segundo o comandante, haverá forte policiamento na região das barracas. "Vamos proibir acesso de alguns vândalos. Pedimos que a população fique tranquila. Para isto, nós teremos seis viaturas para intensificar o policiamento", comentou o policial.

Major Erisvaldo ainda faz recomendações de segurança para os moradores. "Agora lembramos que as pessoas, quando forem para as novenas e festas, não deixem que as suas casas fiquem sem ninguém. Vamos evitar arrombamentos por mais que tenha bastante policiamento. 

A policia militar ficará de prontidão, podendo ser acionada pelo 190.

Da Editoria de Cidades

Prefeitura intensifica obras para receber turistas nos festejos

A prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, tem intensificado obras de melhorias em ruas e avenidas. Entre os dias 6 e 16 de outubro, o município recebe turistas para os Festejos de Nossa Senhora dos Remédios.

 
“São pequenas obras que causam grande efeito no âmbito visual e estrutural na cidade. Essas melhorias também proporcionam uma cidade limpa, organizada e trânsito de qualidade para os piripirienses e visitantes de outras regiões”, observa o chefe do Departamento de Serviços Urbanos, Valdinar Sales.
 
Dentre os serviços realizados nas vias públicas pelas equipes de limpeza e iluminação pública da prefeitura, estão a capina, roço, varrição e pintura nos meios fios.

 
Além disso, as ruas com buracos e calçamento comprometido estão recebendo a Operação Tapa-Buraco, ação constante do governo municipal para resolver problemas estruturais que dificultam a mobilidade urbana.
 

Uma das vias atendidas foi a Avenida Desembargador Antero Rezende. O entorno da Praça Nelson Carneiro, onde tradicionalmente são armados botequins e o parque de diversões no período dos Festejos, também está sendo recuperado. Outras ruas serão beneficiadas, como é o caso da Emídio Mendes, no bairro São João, que receberá manilhas para levantamento da via, no cruzamento com a linha férrea.

Da Editoria de Cidades

Saúde de Piripiri cura 100% dos casos de Tuberculose do município

De acordo com a Coordenação de Doenças Transmissíveis, da Secretaria Estadual de Saúde, em um levantamento epidemiológico feito em 15 municípios prioritários do Piauí, foi observado que Piripiri se destaca como um dos municípios de melhor indicador do Estado, atingindo cura de 100% nos casos de Tuberculose.

 
Mirada nestes números positivos, a Secretaria de Saúde do Estado, por meio do Laboratório Central do Estado (Lacen), em parceria com 3º Regional de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Piripiri, realizou a 5º Oficina de Tuberculose no Contexto Diagnóstico Laboratorial.
 
A oficina – que começou na última segunda-feira (30) e vai até esta sexta-feira (4), no auditório da 3º Regional de Saúde, em Piripiri – tem como objetivo descentralizar a cultura (exame que diagnostica a doença) pelo método Ogawa-Kudoh e por baciloscopia.
 
O método Ogawa-Kudoh é destinado ao cultivo e isolamento de diferentes espécies de Mycobacterium ­– gênero de actinobactérias altamente patogênicas, associadas a doenças comuns como a própria tuberculose e até lepra – em amostras clínicas diversas. Esse método consegue a maioria das espécies de micobactérias e tem as vantagens do baixo custo e rapidez nos resultados.

 
Já a baciloscopia, um dos métodos de diagnóstico da Tuberculose, é um exame que identifica os Bacilos Álcool-Ácido Resistentes (BAAR), micobatérias patogênicas causadoras da Tuberculose. A baciloscopia é o método de diagnóstico mais rápido e eficaz da doença.
 
O público-alvo da oficina é farmacêuticos, bioquímicos, biomédicos, técnicos em laboratório, técnicos em informática, vigilâncias epidemiológicas e análises clínicas. Além de Piripiri, devem participar da oficina profissionais de Buriti dos Lopes, Piripiri, José de Freitas, Campo Maior, Batalha, Barras, Esperantina, Piracuruca e União.

Da Editoria de Cidades

Polícia tem pistas de suspeitos de atear fogo em barracas de Piripiri

O prefeito Odival de Andrade autorizou a reposição de material para a reconstrução de barracas que foram incendiadas em uma ação, supostamente,  em ação criminosa na noite da última terça-feira (01). De acordo com o secretário de Cultura, Menandro Brito, a polícia já tem suspeitas dos dois acusados de atear fogo nas barracas que estavam sendo montados para os festejos de Nossa Senhora dos Remédios.


"Após o incêndio, resolvi convocar os barraqueiros e solicitar ao prefeito que doasse o material. Fizemos um levantamento sobre quantidades, valores e locais onde são possíveis encontrar o material que será providenciado em caráter de urgência. As barracas ainda estavam sendo montados para as festividades que terão início neste domingo e vão até o próximo dia 16", disse o secretário. 


Ainda segundo Menandro Brito, os adolescentes acusados do incêndio criminoso residem no bairro Vista Alegre e já estão sendo monitorados pela polícia. 


O incêndio destruiu cerca de sete barracas de palha e madeira construídas na praça Nelson Carneiro. Além das barracas queimadas, o fogo também danificou ainda materiais que serviriam para a construção de outros barracões. 
 
Nesta quarta-feira (02), o secretário esteve em Teresina solicitando uma unidade do Corpo de Bombeiros para atuar durante a realização dos Festejos de Nossa Senhora dos Remédios.
 

Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Prefeito de Piripiri doa material a barraqueiros vítimas de incêndio

O prefeito Odival Andrade autorizou a secretaria municipal de Juventude, Cultura e Esporte (SEJUCE), a repor todo o material perdido pelos barraqueiros que foi destruído em um incêndio na noite desta terça-feira (01), em Piripiri.

Fotos: Divulgação

As barracas estavam na praça Nelson Carneiro, onde acontecem as festividades de Nossa Senhora dos Remédios e terão início neste domingo (6).

De acordo com o secretário, Menandro Brito, moradores contaram que dois garotos foram vistos ateando fogo em uma das barracas. As chamas logo se alastraram e destruíram outras sete que estavam próximas.


Além das barracas queimadas, o fogo também danificou outros materiais de palha e madeira que serviriam para a construção de outros barracões. O prejuízo até agora não foi calculado pelos comerciantes, mas o certo é que o fogo poderia ter tomado proporções ainda mais desastrosas.



Menandro, reuniu os barraqueiros para fazer um levantamento sobre quantidades, valores e locais onde é possível encontrar o material. “Estamos providenciando, em caráter de urgência, a compra desse material, o qual será doado pela prefeitura aos comerciantes”, explica o secretário.
 

Uma equipe da Sejuce também esteve na delegacia de Polícia Civil de Piripiri para registrar Boletim de Ocorrência, a fim de que as causas do incêndio sejam investigadas.
 
Ainda nesta quarta, o secretário Menandro Brito esteve em Teresina solicitando uma unidade do Corpo de Bombeiros para atuar durante a realização dos Festejos de Nossa Senhora dos Remédios.

 
Corpo de Bombeiros
 
Em 2012, ainda como deputado estadual, o prefeito Odival Andrade encaminhou pleito ao Governo do Estado solicitando a instalação do Batalhão do Corpo de Bombeiros em Piripiri.
 
“Piripiri é o quarto maior município do Estado e é mais do que sensata a instalação do Corpo de Bombeiros para atender essa região, inclusive por conta do grande fluxo populacional”, alerta Odival.

Da Editoria de Cidades

Dezenas de mulheres se reúnem no lançamento do "Outubro Rosa"

A programação do "Outubro Rosa" teve início no município de Piripiri nesta terça-feira (01). A ação visa alertar a população para a realidade atual do câncer de mama e importância do diagnóstico precoce.
 
                            Fotos: Israell Rêgo

A primeira atividade do Outubro Rosa foi realizada no Posto de Saúde da Família, bairro Fonte dos Matos. Na próxima segunda-feira (07), haverá caminhada de conscientização da população. No próximo dia 11, também do PSF do bairro Fonte dos Matos, haverá o "Dia Rosa".


O evento contará ainda com um 'mutirão médico', em que profissionais da saúde farão exames clínicos de mama, com o objetivo de encaminhar mulheres, com idade adequada, para realização de exames de mamografia. Além disso, também serão realizados outros exames preventivos e palestras educativas sobre câncer da mama.

 
O secretário de Saúde de Piripiri, Wilson Andrade, destaca a importância do Outubro Rosa como mais uma ação em prol da saúde das mulheres do município.
 
“Desde o início da gestão, temos dedicado atenção especial tanto à saúde da mulher como à do homem. O Outubro Rosa é uma ampla e eficaz ação nacional e a administração de Piripiri garante todo o empenho para executá-la”, pontua Wilson.
 
O prefeito de Piripiri, Odival Andrade, ressalta que a saúde do município é prioridade na gestão. “A saúde é um dos principais problemas a serem resolvidos no município. Dezenas de ações já foram desenvolvidas por nosso governo e, tenho certeza, as melhorias estão sendo sentidas pelos piripirienses”, finaliza.


Da Editoria de Cidades

Barracas do festejo de Piripiri pegam fogo; prefeitura apura se incêndio foi criminoso

Um incêndio por volta das 22h desta terça-feira (1º) destruiu oito barracas que estavam sendo construídas na praça Nelson Cordeiro, em Piripiri. As estruturas eram preparadas para os festejos da padroeira da cidade, Nossa Senhora dos Remédios, que vão acontecer a partir do próximo dia 6. 

Fotos: Piripiri40graus

Segundo o secretário de Cultura do município, Menandro Brito, populares informaram que viram duas crianças ateando fogo nas barracas. “Felizmente ninguém se feriu e tivemos tempo para mobilizar outras pessoas e impedir que o fogo se alastrasse. Não podemos acusar ninguém, mas vamos apurar se esses meninos fizeram isso por conta própria ou a mando de alguém”, pontua. 


Na manhã desta quarta-feira (2), Brito está reunido com os barraqueiros para definir o que fazer e que providências tomar. Ao todo, estão sendo construídas 70 barracas.



Carlos Lustosa Filho

Motociclista colide com ônibus em ultrapassagem na BR-222

O comerciante Francisco Gomes dos Santos, 57 anos, morreu em colisão com um ônibus da empresa Guanabara que fazia trajeto Teresina- Fortaleza. A vítima trafegava em uma motocicleta e foi atingida pelo veículo no trecho conhecido como curva do Barrocão, entre Piripiri e a rotatória do Parque Nacional de Sete Cidades.

                          Fotos: Cliquepiripiri

Segundo o delegado do Posto da PRF de Piripiri, inspetor Nilton Maia, o motorista da Guanabara, que não teve o nome revelado, disse que foi surpreendido pelo motociclista e não teve como frear. 


Ainda de acordo com a PRF, no momento do acidente, na noite deste domingo (29), haviam 35 passageiros no ônibus, quando o comerciante juntamente com um grupo de quatro motociclistas no sentido contrário, realizavam ultrapassagens.

"Só temos a lamentar a imprudência. Na BR-222, KM 68.2, tem uma dupla faixa contínua e ninguém pode ultrapassar nem por um lado, nem pelo outro. O acidente ocorreu na faixa do ônibus da Guanabara", explica o PRF, acrescentando ainda que o tacógrafo do ônibus marcava 90 km/h.


Com informações Cliquepiripiri

Prefeitura de Piripiri vai reformar mais quatro postos de saúde

A prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde do Município, conseguiu, junto ao Ministério da Saúde, por intermédio do programa Requalificar, a liberação de cerca de R$ 500 mil para reforma e ampliação de mais quatro postos de saúde no município.
 

Os postos contemplados são os dos bairros Germano e Paciência (ampliação), Caixa D’água e CAIC (reforma). Com a garantia destes recursos, todos os 26 Postos de Saúde da Família de Piripiri passaram por reforma ou ampliação ou foram construídos. Também está sendo aguardada a liberação de verbas para a construção de dois CAPS (II e AD), no valor de R$ 800 mil cada.
 
“Isso é fruto do trabalho de toda uma equipe que ajudou na adesão aos programas do Governo Federal na busca de recursos. E, claro, do prefeito Odival Andrade e dos parlamentares que são votados em Piripiri, que agilizaram a liberação das verbas”, destaca o secretário municipal de Saúde, Wilson Andrade.
 
O prefeito de Piripiri, Odival Andrade, pontua que “em menos de um ano, já investimos quase R$ 3 milhões só em postos de saúde na nossa cidade. Isso é o mínimo que podemos fazer para honrar a confiança de nossa população”.

Da Editoria de Cidades

Prefeito envia projeto de criação do Conselho Municipal de Trânsito

A Câmara dos Vereadores de Piripiri deverá votar em sessão extraordinária, nesta quarta-feira (02), projeto de lei enviado pelo prefeito Odival Andrade que prevê a criação do Conselho Municipal de Trânsito. 

De acordo com o secretário de Governo, Raimundo Filho, a proposta visa diminuir os registros de acidentes, principalmente, com vítimas fatais no município.


"Quase todo dia um pai de família morre em consequência de um acidente de trânsito. Precisamos mudar, com urgência, o registro de ocorrências com ou sem vítimas fatais.Na verdade, existe uma 'cultura' no município, onde muitas pessoas infringem as leis de trânsito e não são punidas", destaca o secretário. 

Entre as medidas para diminuir os índices de violência no trânsito estão melhorias na sinalização, construção de corredores paralelos as avenidas centrais e campanhas educativas. 

Participaram ainda de reunião no gabinete do prefeito Odival Andrade, na manhã desta segunda-feira (3O), para discutir o projeto de criação do conselho, representantes da Superintendência de Trânsito (Sutran), sindicatos, grupos de escoteiros, PM e PRF. 


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Posts anteriores