Cidadeverde.com

Mulher é morta a facadas acusada de roubar celular

Uma mulher identificada como Maria dos Remédios Sales Pereira, 26 anos, foi assassinada a facadas na madrugada da última sexta-feira (6), no município de Piripiri (157 km de Teresina).


O crime aconteceu nas proximidades do Mercadinho 15 de Novembro, na avenida Dr. João Bandeira Monte. O acusado, Francisco de Assis Araújo, mais conhecido como Teri, foi preso em flagrante pela polícia local.

Teri, 42 anos, em depoimento, contou que estava bebendo com a vítima em um bar da cidade quando precisou ir ao banheiro. Nesse momento, Maria dos Remédios teria ido atrás dele juntamente com outros dois homens e roubado o celular do acusado. 


Os outros supostos envolvidos não foram identificados ainda. A vítima deixa quatro filhos. 

Com informações do portal Piripiri40graus
Redação (redacao@cidadeverde.com)


Prefeitura de Piripiri intensifica obras estruturantes na zona rural

A zona rural de Piripiri está recebendo investimento da prefeitura municipal, que têm mudado e melhorado a vida dos moradores do interior.


Muitas escolas, estradas, passagens molhadas, sistemas de abastecimento receberam reforma, ampliação ou construção. Confira uma lista com algumas das obras estruturantes da cidade:

Zona Rural:

Estradas novas e recuperadas da Várzea até Ininga, Palmeira e de Ininga para Residência; recuperação da estrada de comunidade Santa Rosa; em processo a estrada de Bom Sinal à Barreirinha; início do trecho que vai da BR 404 ao Rio dos Matos e muitas outras que já foram recuperadas, como por exemplo: a do Assentamento das  Mulheres Organizadas, Formosa, Serrinha, Olho D'água Grande, Sertão de Dentro, Bonfim etc.


As comunidades Caldeirão e Banda estão recebendo perfuração de poços, além do empiçarramento, melhoria dos acessos para os bares e operação formiga na Banda.

A prefeitura em parceria com a FUNASA está levando água de qualidade para muitas localidades d o interior.

-Poço tubular na comunidade Carrasco com base, caixa e encanação em todas as casas;

-poço tubular na localidade Lagoa da Cruz para complementar o sistema que já existe;

-poço tubular na comunidade Pé do Morro para complementar o sistema de abastecimento existente;


-poço tubular na região das Carnaúbas com caixa d’água e com chafariz;
-poço tubular na localidade Serra dos Inácios com chafariz;
-poço tubular na localidade Campestre com chafariz;
-poço tubular na localidade corrente co chafariz.

A prefeitura está implantando, também, o sistema de abastecimento d’água na comunidade Canto da Várzea, equipamento do poço, base com caixa d’água de 5.000 litros e rede de canos nas ruas do povoado; a comunidade Boqueirão será feito todo o abastecimento de água, com bomba no poço, pedestal e caixa d’água de 5.000 litros e 500 m de canos; a comunidade Santa Rosa recebe rede de abastecimento d’água para o colégio e residências.


Dia 14 de abril (tarde/noite), inauguração da quadra de esporte da comunidade São Luiz;
Dia 15 de abril (manhã), inauguração no Pé do Morro de uma quadra de esporte;
Dia 22 de abril(manhã), na comunidade Cupins será inaugurado a ampliação e a reforma da escola, de uma biblioteca e uma quadra de esporte;

Dia 29 de abril(manhã), a comunidade Vereda do Zezinho receberá também um quadra de esporte.

Os moradores de São Luiz já estão na expectativa para a festa de inauguração, eu contará com quadrangular de futsal.

Fonte: Vejapiripiri

Bairro Paraibinha sedia a segunda sessão itinerante da Câmara Municipal de Picos

As sessões itinerantes já são realidade na Câmara Municipal de Picos. A primeira sessão itinerante foi realizada no último dia 01 de março em Fátima do Piauí, zona rural de Picos. A solicitação foi do vereador Rinaldinho (PSB). O objetivo das sessões itinerantes é fazer com que o legislativo chegue mais próximo das comunidades, percebendo as carências de cada região.


A segunda sessão ordinária itinerante será realizada nesta quinta-feira (29) no Bairro Paraibinha, zona leste de Picos, na Unidade Escolar Dirceu Mendes Arcoverde (Conjunto Petrônio Portela, S/Nº), a partir das 15h. A sessão será transmitida pela Rádio Cultura FM de Picos (104,3) e através do Twitter: @camarapicos e Facebook: Câmara Picos Pi.  A solicitação foi feita pelo vereador Diógenes Medeiros (PPS).


As sessões itinerantes acontecem uma vez em cada bairro ou comunidade da zona rural, sendo que cada parlamentar tem direito a uma solicitação. Confira as sessões itinerantes agendadas para os próximos meses:

·         Bairro Morada do Sol no dia 05 de abril, solicitada pelo vereador Hugo Victor (PMDB);
·         Bairro Passagem das Pedras no dia 26 de abril, solicitada pelo vereador Antônio Afonso (PP);
·         Bairro Parque de Exposição no dia 03 de maio, solicitada pelo vereador Edilson Carvalho (PTB);
·         Povoado Tabuleiro dos Pio no dia 23 de agosto de 2012, solicitada pelo vereador Titico Barbosa (PP);
·         Povoado Gameleira dos Rodrigues no dia 21 de junho, solicitada pelo vereador Iata Rodrigues (PSB). 

Sessão Itinerante

O projeto de emenda ao Regimento interno da Câmara Municipal de Picos, que trata das sessões itinerantes  é de autoria do vereador Iata Rodrigues (PSB) e foi aprovado em definitivo na sessão ordinária do dia 29 de setembro de 2011.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Setur e Uespi vão inventariar o município de Piripiri

O município de Piripiri, que é conhecido por suas belezas naturais como o Açude Caldeirão e o Parque Nacional de Sete Cidades, será inventariado pela Secretaria do Turismo (Setur), em parceria com os alunos do curso de Turismo da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).


O inventário foi solicitado à Setur, pelo secretário Municipal de Cultura de Piripiri, Simplício Mário, que pretende fortalecer o setor cultural e turístico. “O município de Piripiri possui muitas belezas, um patrimônio histórico que o Piauí desconhece. Acredito que o primeiro passo é realizar esse inventário para elaborarmos um planejamento específico para a preservação e divulgação do nosso potencial”, disse.

O formato do trabalho e como será a parceria entre Setur, Uespi e Prefeitura de Piripiri foi pauta de uma reunião que aconteceu nesta quarta-feira (28), na Setur. Para a diretora de Planejamento da Setur, Ermínia Medeiros, Piripiri é uma das cidades piauienses com maior potencial turístico. 

“Piripiri é celeiro de grandes humoristas, possui belezas naturais como o Açude Caldeirão, que fica a 9 quilômetros da sede do município e já é visitado turisticamente, mas outros locais de interesse turísticos precisam ser trabalhados. A igreja do Centro da cidade tem toda uma história, foi construída por franciscanos, com base na Catedral de St. Paulus, em Münster, na Alemanha, e muita gente não sabe disso. O município possui outros atrativos que precisam ser explorados turisticamente como o Memorial Expedito Resende, a Biblioteca Municipal Casa das Letras a Cachoeira da Conceição e com o trabalho de inventário esses locais terão destaque”, explica.


Segundo a Setur, o trabalho será realizado com colaboração dos alunos do curso de turismo da Uespi, que farão o trabalho de campo, aplicando os questionários e conhecendo os locais in loco. Além dos atrativos turísticos, o trabalho vai levantar também a infraestrutura turística do município, como número de hotéis, pousadas e leitos, restaurantes, transportes, agências de viagens e outros.

Segundo o coordenador do curso de Turismo da Uespi, Marcelo Ata, na próxima semana eles já iniciam a seleção dos alunos e o treinamento. “Vamos selecionar alunos do 7º período do curso de Turismo, que serão treinados para aplicar os questionários padronizados pelo Ministério do Turismo.É um trabalho que beneficia os alunos e a prefeitura, de um lado os alunos colocam na prática o que aprenderão em sala de aula e de outro a prefeitura ganhará um instrumento precioso para a elaboração de sua política para o turismo e a cultura”, afirma.

O inventário turístico de Piripiri está previsto para ser iniciado no fim do mês de abril. Serão utilizados três fins de semana, onde 12 alunos do curso serão auxiliados por três professores, mais cinco guias de Piripiri e dois técnicos da Setur. 

O trabalho será coordenado pela Setur e Uespi e a Prefeitura de Piripiri entrará com a hospedagem, transporte, alimentação dos estudantes e uma ajuda de custo. A Setur está providenciado a identificação dos cadastradores para facilitar a receptividade no município.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Recadastramento do Bolsa Família tem gerado longas filas

As enormes filas formadas em frente a Secretaria de Assistência Social (Setas) para recadastramento no programa Bolsa Família motivaram membros do órgão a explicar a situação à Câmara de Vereadores de Piripiri. 

De acordo com a secretária Socorro Menezes as filas não acontecem com autorização da Setas. “Não haveria necessidade de filas, das pessoas passarem a noite inteira ao relento, debaixo de sol e chuva. Este 'tumulto' acontece, principalmente, porque as pessoas deixaram para última hora", comentou.

                     Socorro Menezes, Secretária de Assistência Social de Piripiri

Entre as melhorias implementadas aos beneficiários a secretária citou a adoção de um espaço exclusivo para o programa. 

Apontado uma alternativa para amenizar o problema das longas filas, Socorro Menezes afirma que não há condições de aumentar o número de funcionários atendendo ao público porque é necessário treinamento específico para tal finalidade.

A data de recadastramento do programa termina na próxima quinta-feira (29). Segundo a coordenadora de programas especiais, Márcia Galvão, existe a possibilidade de prorrogação do prazo. 

“Será enviado um ofício para a Secretaria Estadual de Assistência Social (Sasc) que será encampado por vários municípios do estado. Mesmo não existindo a garantia, existe a possibilidade porque essa não é uma realidade apenas de Piripiri, mas de todos os municípios brasileiros”, disse a coordenadora.


Fonte: Com informações Piripiri40°

Piripiri é referência na implantação do projeto UCA

A cidade de Piripiri é referência na implantação do projeto UCA – um computador por aluno. Dentre as cidades, por onde este projeto já foi implantado, a rede municipal de ensino público de Piripiri tem sido elogiada. 

Recentemente a Janete Clea, Diretora do Departamento de Ensino do município, e Maria da Conceição, diretora da escola Maria de Lourdes Assunção estiveram participando de um encontro de capacitação na Universidade Federal do Piauí (Ufpi).


A finalidade do encontro, que contou com a presença de diretores e professores, foi para fortalecer os objetivos do projeto e a viabilidade para a implantação da UCA em outras escolas municipais.

O projeto Uca tem o objetivo de contribuir na construção da sociedade sustentável mediante o desenvolvimento de competências, habilidades, valores e sensibilidades.

O uso de um laptop por aluno visa ampliar o acesso à informação, desenvolvendo habilidades de produção e expandindo a sua inteligência para a construção coletiva do conhecimento.

Fonte: Piripiri40º



Luiz Meneses confirma pré candidatura em Piripiri

Em entrevista ao cidadeverde.com, o atual prefeito da cidade de Piripiri, a 157 quilômetros de Teresina, garantiu ser pré-candidato nas eleições municipais. Luiz Meneses (PTB) disputará a reeleição e disse que o momento é de conversação entre as lideranças políticas.


Em relação a situação dos professores em Piripiri, o prefeito contou que encaminhou nesta segunda-feira (26) um projeto para a câmara municipal que solicita a adesão ao piso nacional da classe, com data retroativa,  que está afixado em cerca de RS 1.451 para uma carga horária de 40h semanais. 

 “Não aderimos a indicação nacional, em primeiro momento, porque estava naquela polêmica no Congresso sobre a inconstitucionalidade da proposta. O pedido enviado ao legislativo é com data retroativa de 01 de janeiro. O município irá aderir a proposta e os professores deixarão de ganhar cerca de R$ 1.300 e passarão a ganhar o piso conforme a lei", finaliza Luiz Meneses.

Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
cidades@cidadeverde.com 

Município busca conquista do selo Unicef

A cidade de Piripiri vive a expectativa da conquista do Selo Unicef  Município Aprovado. Para conquistar a certificação, a secretaria de educação de Piripiri, Erandi Cavalcante promoveu na sexta-feira (24), um momento de integração das escolas da zona urbana e rural do município.


Na oportunidade, Erandi Cavalcante falou da importância da conquista do Selo como também do envolvimento das escolas no cumprimento de metas exigidas pelo o Unicef.

Durante o encontro as escolas apresentaram diversas trabalhos artísticos e também confirmaram o compromisso e trabalho por uma educação de qualidade com a dedicação de todos.

"Todos acreditam que, independente de receberem a certificação ou não, o processo de participação em uma edição é tão rico e tão intenso que deixa aprendizados na população – adulta e infanto-juvenil - e nos gestores, e reflete na política pública destinada a crianças e adolescentes", afirmou a primeira-dama de Piripiri, Socorro Menezes.

O Selo Unicef  Município Aprovado tem como objetivo mobilizar os gestores municipais, técnicos, crianças, adolescentes e outros setores da sociedade em torno dos direitos humanos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, contribuindo para a implementação de políticas públicas voltadas para a população infanto-juvenil. 

Além de mobilizar, a certificação  prevê atividades de capacitação, comunicação, monitoramento, avaliação de indicadores sociais e o reconhecimento público dos municípios que mais se destacam na garantia de direitos humanos das crianças e adolescentes.

Fonte: Piripiri40°

Avião pousa em campo de aviação desativado

Um avião de pequeno porte, de prefixo PT-JFP, pousou no antigo campo de aviação, atualmente Campo das Palmas. O pouso aconteceu na manhã deste sábado (24) por volta das 13h, e chamou a atenção da população por que o campo de pouso estava desativado.

                     Foto: Paiva Filho

Segundo informações obtidas no local por populares, o avião saiu de Paragominas no Pará, pilotado por um homem identificado apenas como João. 

Ainda segundo a população, no avião estariam um empresário conhecido como Roberto e sua família, que teriam familiares em Capitão de Campos.

Segundo o piloto, o mesmo pousou porque só conseguiu ver este campo e não o outro.

O melhor de tudo é que o pouso e a decolagem aconteceram com tranquilidade, sem causar nenhum acidente.

Fonte: Piripiri40°

Programa Minha Casa Minha Vida sorteia 366 casas em Piripiri

Na manhã desta quarta-feira (21), aconteceu o sorteio de 366 casas do Programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal. A população formou uma imensa fila que dava acesso ao auditório Osíris Melo de Melo, na Praça de Eventos onde aconteceu o sorteio.




A partir de agora os contemplados vão vistoriar os seus imóveis e aguardar a data da entrega das casas do residencial José Amâncio de Assunção, localizado às margens da Br. 343 na zona Leste de Piripiri.

O prefeito Luiz Menezes e a primeira dama dona Socorro Menezes, o gerente de governo da superintendência Jose Francides Lima, o gerente Marcodes Cavalcante, Luiz Carlos e Olivia Andrade coordenaram os trabalhos. 


Fonte: Piripiri40graus

Posts anteriores